Capítulo 24: Garoto, você responde
Depois de chegar à sua residência, Xu Qing soltou um longo suspiro. Ele estava preocupado, pensando se havia feito a coisa certa ao espionar. No entanto, não parecia haver outra opção se ele quisesse saciar sua sede de conhecimento.
Uma coisa era óbvia: o Grão-Mestre Bai havia percebido sua pequena artimanha.
Eu deveria oferecer um pagamento.
A única dúvida era o que oferecer e se seria aceito. Caso contrário, será que ele teria outra oportunidade como aquela?
Preocupado em esquecer sua nova ideia, ele tirou uma tira de bambu de sua bolsa e usou o espeto de ferro para gravar “Grão-Mestre Bai” nela.
Depois de terminar, ele observou o resultado e adicionou mais quatro nomes. Um deles era o do Sargento Trovão, e os outros três pertenciam a pessoas que o haviam ajudado nos becos. Embora essa ajuda tivesse sido pequena, ele queria lembrar disso.
Assim que terminou de gravar os nomes, Xu Qing pegou outra tira de bambu e começou a registrar o conteúdo da palestra.
Então, ele retirou a tira onde estava registrada a informação da primeira lição e revisou tudo. Só então um olhar de satisfação surgiu em seu rosto.
Já conheço os detalhes de vinte e sete tipos de plantas medicinais.
Xu Qing estava de bom humor, e esse sentimento durou o dia inteiro, mesmo durante sua rotina diária de cultivo.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
No dia seguinte, ele levantou cedo e saiu para vender alguns trevos-de-sete-folhas. Também adquiriu outra planta que se parecia com uma flor da longevidade, então seguiu o que já estava se tornando uma rotina e foi até a tenda do Grão-Mestre Bai.
Ele ficou no mesmo lugar do dia anterior e, assim como antes, ouviu atentamente toda a aula. Também similar ao dia anterior, o Grão-Mestre Bai saiu e perguntou o que ele estava fazendo ali. Xu Qing, timidamente, ergueu a flor e fez a mesma pergunta que antes.
O Grão-Mestre Bai olhou para a flor e suspirou. Balançando a cabeça, ele disse a Xu Qing todas as informações sobre a planta que ele havia comprado.
Claro, isso forneceu a Xu Qing os detalhes sobre mais uma planta medicinal. Sentindo-se muito satisfeito e profundamente grato, ele fez uma reverência antes de ir embora. Assim como da outra vez, olhou por cima do ombro e viu o Grão-Mestre Bai observando-o. Mais uma vez, trocaram um aceno.
Xu Qing estava construindo memórias que jamais esqueceria.
Dessa forma, metade de um mês se passou.
Todos os dias, Xu Qing ia até a tenda do Grão-Mestre Bai com uma planta medicinal nas mãos. Ele assistia à aula e, depois, perguntava sobre a planta. Como resultado, aprendeu muito sobre plantas e vegetação e, além disso, adquiriu conhecimentos sobre como diferentes plantas funcionavam juntas.
Ele se beneficiou imensamente e agora tinha dezenas de tiras de bambu preenchidas com informações.
O Grão-Mestre Bai nunca mencionou nada sobre ele estar ouvindo escondido e sempre explicava pacientemente os detalhes das plantas que Xu Qing levava.
Eventualmente, os guardas se acostumaram a ver o Garoto com o casaco de pele aparecendo cedo na área da caravana. O mesmo aconteceu com os dois jovens aprendizes do Grão-Mestre Bai.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Na verdade, houve uma ocasião em que uma chuva forte caía, e o Grão-Mestre Bai, junto com seus dois aprendizes, presumiu que Xu Qing não apareceria. Mas ele surgiu, vestindo uma capa de chuva feita de junco trançado. Nem vento nem chuva eram capazes de detê-lo. Os dois aprendizes ficaram profundamente impressionados com isso.
Como resultado, quando certo dia Xu Qing, de forma atípica, não apareceu, os dois jovens aprendizes esticaram os pescoços para olhar lá fora. Eles realmente ficaram surpresos pelo pequeno saqueador sujo não ter vindo.
Contudo, eles não se decepcionaram, pois Xu Qing eventualmente apareceu, exausto.
O motivo de seu atraso naquele dia era que, além de assistir às aulas na tenda do Grão-Mestre Bai, ele também tirava um tempo para ir à região proibida em busca de flores da longevidade e cristais que removiam cicatrizes. Além disso, aprimorava suas habilidades caçando bestas mutantes.
Nenhum de seus esforços naquele dia havia corrido bem. Ele não encontrou nenhum dos dois itens que procurava e acabou enfrentando dificuldades com alguns dos perigos da região proibida.
Apesar de estar no quarto nível do Encantamento do Mar e da Montanha, e de possuir o julgamento apurado e os poderes de observação normalmente reservados a saqueadores experientes, nem mesmo Xu Qing conseguia evitar todos os perigos no fundo da região proibida.
No dia em que chegou atrasado, ele encontrou uma besta mutante que havia saído das profundezas, e mal conseguiu escapar com vida. Apenas correndo durante toda a noite foi que ele conseguiu retornar a base do acampamento pela manhã. Ele nem sequer descansou, indo direto para a palestra.
Dito isso, ele havia obtido alguns ganhos financeiros nos últimos dias, especificamente vendendo mais ‘seguro’ para Osso Afiado.
Osso Afiado estava se saindo muito bem. Depois da primeira vez em que comprou o seguro, ele fez disso um hábito. Até então, nunca mais encontrara a Névoa da Confusão, e, por isso, Xu Qing nunca precisou resgatá-lo. Mas Osso Afiado parecia determinado a continuar comprando o serviço. Por causa disso, outros no acampamento começaram a fazer o mesmo.
Por precaução, Xu Qing recusava a maioria das ofertas, com exceção do pequeno grupo que ele havia salvado no passado.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Ainda assim, ele tinha uma fonte constante de lucro. E, graças aos ganhos provenientes de suas incursões na região proibida, sua vida estava boa.
O Sargento Trovão não podia mais sair em missões, então Xu Qing se ofereceu para pagar um aluguel maior. O Sargento recusou, mas Xu Qing insistiu, e depois de uma longa troca de argumentos, o sargento percebeu que não tinha escolha a não ser aceitar.
Ele gastava a maior parte do dinheiro com comida, e assim, sempre que Xu Qing voltava da região proibida, havia uma refeição quente esperando por ele.
O Sargento chegou até a comprar algumas roupas novas para Xu Qing.
Elas eram tão esplêndidas que Xu Qing não teve coragem de usá-las. Ele as dobrou com cuidado e as guardou no armário. De vez em quando, ele as tirava para admirar, com um olhar satisfeito.
O momento favorito do dia para Xu Qing era a hora do jantar.
Não apenas porque a comida era deliciosa, mas também porque o Sargento Trovão sempre estava lá com ele. O sargento parecia um avô aposentado, sempre pronto para compartilhar as últimas fofocas sobre os vizinhos e explicar as notícias mais recentes do acampamento.
Crucifixo e Rapina Graciosa voltavam de vez em quando, se juntavam ao jantar e logo partiam em novas missões.
Xu Qing se sentia mais feliz do que nos últimos seis anos.
Ele tinha comida para comer, roupas para vestir e o Sargento Trovão para lhe fazer companhia. Sua base de cultivo continuava a melhorar, e seu conhecimento sobre plantas e vegetação crescia constantemente. Ele valorizava tudo isso e, claro, sempre que ouvia as palestras do lado de fora da tenda, prestava muita atenção.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Foi em uma manhã clara que, enquanto estava do lado de fora da tenda, ouviu o Grão-Mestre Bai testando seus aprendizes.
“Chen Feiyuan, fale sobre a Glória da Manhã da Noite Cadavérica.”
No último mês, Xu Qing havia aprendido que o aprendiz do Grão-Mestre Bai se chamava Chen Feiyuan, enquanto a aprendiz era Tingyu.
Ao ouvir a pergunta, Chen Feiyuan gaguejou algumas palavras sem sentido antes de finalmente fechar a boca.
Xu Qing não conseguia ver dentro da tenda, mas, ocasionalmente, quando conseguia espiar por uma fresta, via Chen Feiyuan parecendo muito abatido.
“Ignorante!” disse o Grão-Mestre Bai com severidade. “Tingyu, você responde.”
Infelizmente, Tingyu não estava tão preparada como costumava estar.
“Glória da Manhã da Noite Cadavérica, também conhecida como raiz manchada da montanha venenosa… mestre, eu… eu esqueci.” Sua voz foi sumindo até que ela ficou em silêncio.
A tenda estava em completo silêncio, enquanto o Grão-Mestre Bai, visivelmente irritado, finalmente falou, sem esconder a raiva em sua voz trêmula:
“Garoto, você responde.”
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Do lado de fora da tenda, Xu Qing arregalou os olhos por um momento e, sem pensar, começou a falar:
“Glória da Manhã da Noite Cadavérica, também conhecida como raiz manchada da montanha venenosa, refere-se ao caule e à raiz dos crisântemos pombas-torcazes de veias febrezeiras. É uma planta do tipo trepadeira lenhosa encontrada em ravinas de montanhas sombrias do tipo yin, geralmente em riachos frios ou matagais de selva. É adstringente, mas causa uma sensação de calor na boca. Também transmite uma sensação de decadência. É particularmente útil para proteger contra correntes de ar e induzir a transpiração. Dito isso, é extremamente venenosa e é um exemplo clássico da polaridade entre yin e yang nas plantas medicinais.” Com isso, Xu Qing fechou a boca.
Dentro da tenda, os dois aprendizes pareciam um pouco aborrecidos por terem sido ofuscados, então o Grão-Mestre Bai perguntou: “Quais são os sintomas de consumo excessivo?”
Xu Qing ficou muito nervoso, mas, sem hesitar, respondeu: “Os sintomas incluem dor abdominal, tontura e alucinações. Se não começar a combater o veneno dentro de quinze minutos, o resultado é a morte.”
“Como você neutraliza o veneno?”
“Você começa provocando o vômito e fazendo a lavagem gástrica. Depois, utiliza uma combinação de claras de ovos e estames de espinheiro vermelho, tratando os sintomas ao meio-dia, quando o sol está forte. O tempo de tratamento não deve ultrapassar uma hora, e deve durar três dias.”
Durante a explicação de Xu Qing, o Grande-Mestre Bai permaneceu na tenda com o rosto impassível. Os dois aprendizes, por outro lado, olhavam com olhos arregalados, atônitos.
“Por que isso é um bom exemplo da polaridade do yin e yang?” perguntou o Grão-Mestre Bai.
“A polaridade do yin e yang se manifesta perfeitamente na oposição entre vitalidade e desarmonia. O yang vital representa a medicina benéfica, enquanto o yin da desarmonia representa os venenos perigosos”, Xu Qing respondeu sem hesitar. Ele havia aprendido essa informação recentemente, recitando os detalhes inúmeras vezes até memorizar tudo perfeitamente.
“O que você pode fazer com essa planta?” perguntou o Grão-mestre Bai.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
“Você pode pegar a Glória da Manhã da Noite Cadavérica e combinar com a folha de mentalidade, o que dobraria a eficácia do yang. Isso ajudaria a tratar danos à alma e também aliviaria alguns efeitos da mutação. No entanto, se combinar com a orquídea felpuda, aumentaria sua eficácia do yin. Na verdade, ela se tornaria tão venenosa que, se uma pessoa comum consumisse, morreria em trinta respirações.”
“Como você lida com as orquídeas felpudas? Quais são os usos das raízes da folha de mentalidade? Como você…?”
O Grão-Mestre Bai fez mais perguntas de forma rápida, o que deixou Xu Qing ainda mais nervoso. No entanto, ele respondeu com a mesma rapidez.
Durante o período da queima de um incenso, o velho e o jovem passaram por uma sessão intensiva de perguntas e respostas.
As perguntas do Grão-Mestre Bai estavam todas relacionadas ao conteúdo das últimas aulas, então Xu Qing sabia as respostas e as forneceu rapidamente.
Os dois aprendizes começaram a ficar chocados, olhando com os olhos arregalados para a sombra de Xu Qing projetada na parede da tenda.
Finalmente, o Grão-Mestre Bai fez uma pergunta final.
“Pegue três Glória da Manhã da Noite Cadavérica com um ano, combine-as com seis tufos de nuvens-passageiras com três anos, adicione nove kyllingas de folhas curtas com dez anos e prepare um líquido medicinal. Para que ele serve?”
Os rostos dos dois aprendizes escureceram. Esta pergunta não era sobre uma simples descrição de plantas, mas uma mistura complicada.
Foi também a primeira pergunta que Xu Qing não conseguiu responder de imediato. Após pensar por mais de trinta respirações, ele respirou fundo e disse: “A desarmonia é difícil de suprimir. O yang revigora, o yin enfraquece. Ao incorporar a eficácia yang dos tufos de nuvens-passageiras, eleva-se as propriedades desintoxicantes das kyllingas de folhas curtas a um nível impressionante.”
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Após terminar de falar, Xu Qing ficou parado, com os olhos arregalados, como se tivesse acabado de perceber algo.
“E isso”, disse o Grão-mestre Bai friamente, “é setenta por cento da fórmula da pílula básica de grandização. Combine essas três plantas medicinais, aqueça-as por quatorze horas, e você terá a pílula. Fiz muitas perguntas a você. Agora, tem algo que queira me perguntar?”
Xu Qing ficou abalado. Durante o último mês ou mais, ele tinha várias perguntas não respondidas, afinal, ele tem ouvido as palestras. Mas, agora que o Grão-Mestre Bai lhe deu a oportunidade, ele não hesitou.
“Grão-Mestre Bai, o cânhamo de corda-de-fogo e as agulhas de semente-yang funcionam bem independentemente de onde crescem? Eu sei que são semelhantes, mas como exatamente eles diferem?”
“Por que não se pode colher brotos repousa-caixão durante o dia?”
“A seiva das folhas de mentalidade obviamente expulsa a impureza. Mas por que elas não podem ser usadas junto com os galhos visão-da-vida, que também expulsam a impureza?”
Xu Qing fazia uma pergunta após a outra, e o Grão-Mestre Bai respondia todas em detalhes.
Parecia que não haveria fim para as perguntas de Xu Qing. O tempo passou, muito além do horário em que a aula normalmente terminaria. Pelas expressões nos rostos dos dois aprendizes, era como se estivessem presenciando um fenômeno da natureza. Finalmente, Xu Qing olhou para o sol e, vendo como estava tarde, parou de fazer perguntas.
Para ele, era impossível descrever o quanto tinha se beneficiado neste dia. Muitas de suas dúvidas foram respondidas, e mais do que nunca, ele sentia que estava adquirindo uma compreensão abrangente do assunto. E isso apenas fazia sua sede de conhecimento crescer ainda mais.
Quando estava se preparando para partir, o Grão-Mestre Bai disse mais uma coisa de dentro da tenda.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
“De agora em diante, não fique fora da tenda. E não traga mais essas plantas medicinais aleatórias. A partir de agora, você assistirá às aulas aqui dentro.”
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.