Capítulo 26: O Crepúsculo Da Vida De Uma Pessoa
No leste da Fênix do Sul, o verão havia chegado. As chuvas se tornavam mais frequentes, e a temperatura subia.
Já era quase meio-dia, e a aula havia terminado. Xu Qing saiu da tenda do Grão-Mestre Bai, olhou para o céu azul profundo, semicerrando os olhos devido ao sol, e murmurou: “Já estamos no quinto mês.”
Era difícil acreditar, mas ele já estava no acampamento dos saqueadores havia dois meses. Pensar na chuva de sangue, nas ruínas da cidade e em tudo o que havia vivido lá fazia parecer que era uma lembrança distante. Ainda assim, cada detalhe continuava vívido em sua mente.
Agora, ele era muito diferente do garoto que vivia nas favelas. Sua base de cultivo se fortalecia dia após dia, seu conhecimento sobre plantas e vegetação crescia continuamente, e, de modo geral, Xu Qing sentia que estava amadurecendo.
Graças às refeições deliciosas do Sargento Trovão, sempre repletas de carne, seu corpo, que antes estava magro e esquelético, começou a ganhar forma.
E graças ao seu cultivo do Encantamento do Mar e da Montanha, seu sangue vibrava com mais intensidade do que nunca. Sem esforço algum, ele exalava uma aura poderosa, que parecia perfurar em qualquer um que estivesse ao seu redor. Talvez por praticar o golpe de sabre que viu no complexo do templo, seus olhos pareciam brilhar mais intensamente que os de uma pessoa comum. E esse efeito parecia aumentar conforme ele praticava.
Ao mesmo tempo, sua frequência às aulas e o conhecimento que ele estava adquirindo o faziam parecer um acadêmico.
Por conta disso, Xu Qing passou a adquirir o hábito de lavar as mãos. Embora ainda não tivesse conseguido limpar o rosto da sujeira, ela não conseguia esconder sua boa aparência. Por isso, as mulheres das tendas emplumadas frequentemente piscavam para ele e o chamavam, mas ele as ignorava.
Seu humor, no entanto, permanecia sombrio. Não havia encontrado uma única flor da longevidade e, pior ainda, o Sargento Trovão estava visivelmente mais envelhecido e enfraquecido.
Com o tempo, Xu Qing passou a ir menos à região proibida. Após ouvir a palestra do Grão-Mestre Bai, ele retornava para casa e se dedicava ao cultivo. O fato de poder sentir a presença do Sargento Trovão por perto o ajudava a manter seu humor equilibrado.
Ultimamente ele apreciava ainda mais o jantar.
Em uma noite em particular, que não foi diferente das outras, ele ignorou os saqueadores ao redor enquanto se dirigia à loja geral depois da aula.
A garota que ele conhecia estava ocupada no trabalho, mas quando o viu, ela imediatamente correu para trás do balcão e saiu com uma jarra de álcool. Ela entregou a ele. Ela já havia se acostumado há muito tempo com ele vindo a essa hora para comprar álcool.
“Obrigado”, ele disse calmamente. Ele não conseguiu deixar de olhar para a cicatriz no rosto dela. Apesar de quão cruel parecia, a garota era otimista no geral.
Sorrindo, eles conversaram por alguns minutos até que um cliente a chamasse para ajudá-lo.
Xu Qing levantou a jarra e se virou para sair. Quando a garota o viu, ela rapidamente disse algumas palavras para seu cliente, e depois correu até a porta.
“Grande Irmão Garoto!” ela chamou.
Xu Qing parou de caminhar e olhou por sobre o ombro enquanto ela se aproximava. Quando ficou mais próxima, ela estendeu a mão, e ele viu que na palma dela havia um pedaço de doce.
“Eu sei que você tem se sentido pra baixo recentemente”, ela disse. “Sempre que eu estava triste, minha mamãe me dava um doce. Eu só precisava comer, e já me sentia melhor. Esse é o último pedaço que eu tenho e… quero que você fique com ele.” Parecia preocupada que ele fosse recusar, então empurrou o doce para a mão dele e correu de volta para a loja. Na porta, parou, olhou para trás e disse, “Fique bem, Grande Irmão Garoto!”
Ele ficou parado, meio sem saber o que fazer, enquanto ela voltava para dentro, então olhou para o doce. Um momento se passou… e ele guardou cuidadosamente o doce.
No caminho de volta, o acampamento parecia mais barulhento do que o normal, ele percebeu duas caravanas entrando, uma após a outra.
A caravana principal estava composta por carroças elegantes e cavalos fortes e musculosos, superando a qualidade de todas as caravanas que Xu Qing havia visto até então. Entre seus membros, havia uma grande quantidade de guardas, além de quatro ou cinco homens de meia-idade que exalavam intensas flutuações de poder espiritual.
No entanto, eles não eram as pessoas mais importantes da caravana.
À medida que as caravanas avançavam, surgiu um grupo de jovens homens e mulheres. A maioria parecia ter cerca de dezesseis ou dezessete anos, e caminhavam com confiança, vestidos com roupas elegantes. Todos tinham pele clara, com os jovens homens sendo bonitos e refinados, e as jovens mulheres, elegantes e belas.
Essas pessoas claramente possuíam origens extraordinárias. Desprezando a sujeira e o caos da base do acampamento, montaram suas tendas do lado de fora. A arrogância deles era evidente para todos.
Cada um dos membros do grupo tinha assistentes, de modo que o grupo de apenas quinze ou vinte jovens era seguido por cerca de cem pessoas.
Atrás deles, havia uma segunda caravana, que, embora bonita, não tinha o mesmo impacto da primeira. Devido ao alto status do grupo de jovens, a segunda caravana não ousava ultrapassá-los. Assim, ao entrar no acampamento, os membros da segunda caravana seguiram por caminhos separados, mantendo um perfil bem mais discreto.
Xu Qing apenas deu uma olhada rápida neles enquanto passava.
As caravanas chegavam a cada poucos dias, seja para vender mercadorias ou montar acampamento antes de entrar na região proibida. Podia-se ver todos os tipos de pessoas nesses grupos. Era assim que a vida se desenrolava no acampamento, e Xu Qing já considerava isso algo normal.
Ao voltar para casa, Xu Qing viu que o Sargento Trovão estava no pátio fazendo alguns alongamentos. A luz do sol que caía sobre ele fazia o velho parecer ainda mais como se estivesse na última fase de sua vida. O humor de Xu Qing afundou novamente.
Vendo o jarro na mão de Xu Qing, o Sargento Trovão sorriu e disse: “Comprou mais bebida, hein? Excelente! Vá arrumar a cozinha. Eu vou dar uma volta para procurar algo para o jantar.”
Com as mãos atrás das costas, ele saiu do pátio.
Esse era o acordo entre eles. O Sargento Trovão ficava responsável por comprar a comida. Claro, Xu Qing insistia em pagar um pouco mais de aluguel para compensar o custo.
O Sargento Trovão voltou um pouco mais cedo do que o habitual. Xu Qing havia acabado de terminar de arrumar a cozinha quando o velho entrou com um saco de carne. Sorrindo para Xu Qing, ele começou a preparar o jantar.
Como de costume, Xu Qing apenas se sentou ao lado e observou, esperando aprender uma coisa ou outra. No entanto, enquanto assistia, algo parecia estranho…
Normalmente, eles jantavam muito mais tarde que isso.
Ao perceber isso, o coração de Xu Qing afundou ainda mais. No entanto, ele apenas observou o trabalho do Sargento Trovão. Pensou em perguntar os motivos, mas, no final, preferiu ficar quieto. Como sempre, o Sargento Trovão cozinhava e conversava ao mesmo tempo.
Era como a conversa que se espera enquanto se prepara um jantar em família. Mesmo antes do sol da tarde se pôr, a comida estava pronta. Colocando-a na mesa, o Sargento Trovão olhou para o abatido Xu Qing e bagunçou seus cabelos.
“Garoto, já comprei minha licença de residência para Vale dos Pinheiros. Mais tarde, vou arrumar minhas coisas e partirei logo pela manhã.” Ele deu um grande gole do álcool que Xu Qing havia comprado.
Xu Qing sentiu como se não soubesse o que fazer. Finalmente, disse calmamente: “Não imaginei que fosse embora tão cedo.”
O Sargento Trovão riu. “Na verdade, eu já havia feito a compra há um tempo. Só não te contei. Não fique tão triste, tá? Nesse mundo, não existe banquete que dure para sempre.” Ele tomou outro gole. “Vai, come logo.”
O Sargento Trovão parecia mais velho do que nunca, quase como se fosse uma figura ancestral.
Xu Qing pegou os pauzinhos em silêncio e começou a comer. Embora a comida fosse provavelmente deliciosa, para ele, estava sem sabor.
O Sargento Trovão percebeu a expressão de Xu Qing e suspirou, mas ainda assim sorriu e começou a contar as últimas fofocas do acampamento. Depois de um tempo, Xu Qing, de repente, disse: “Você não pode esperar Crucifixo e Rapina Graciosa voltarem? Eles não devem demorar muito.”
“Não. Quando eles voltarem, vão fazer igual a você, o que só vai piorar as coisas. Além disso, eles podem me visitar sempre que quiserem.”
O Sargento Trovão pegou seu cachimbo, preparou-o e começou a fumar. A fumaça começou a se espalhar lentamente, tornando o ambiente embaçado. Quando terminou de comer, ele foi arrumar suas coisas.
Xu Qing permaneceu sentado à mesa, olhando para a comida. Não estava com fome. Pela primeira vez, não lavou os pratos nem limpou a cozinha. Em vez disso, foi até o quarto do Sargento.
“Você realmente precisa ir?” ele perguntou.
“Não precisa ficar triste. Agora vou viver em uma cidade! Você deveria ficar feliz por mim.”
O Sargento Trovão riu de coração e pediu a Xu Qing para ajudá-lo a dobrar as roupas. Xu Qing lavou as mãos e logo começou a ajudar. Com a ajuda dele, o Sargento Trovão terminou de arrumar tudo ainda mais rápido. Ele não tinha muita coisa para levar. Além das roupas, deixou tudo para Xu Qing.
“A casa é sua”, disse ele.
“Eu pago o aluguel”, Xu Qing respondeu, com uma expressão séria.
O Sargento Trovão sorriu e não continuou esse assunto. Em vez disso, puxou Xu Qing para uma mesa ao lado, onde se sentaram. Ali, o Sargento Trovão falou ainda mais sobre os saqueadores do acampamento. E um ponto-chave que ele enfatizou foi a origem do dono do acampamento.
“O dono do acampamento não é qualquer um. Ele é da Seita do Guerreiro Vajra Dourado, o grupo mais poderoso dessa região. Eles controlam dezenas de cidades e acampamentos, e o patriarca deles é um especialista de nível Estabelecimento de Fundação. Daqui pra frente, seja muito cuidadoso com o dono do acampamento.”
Quando chegaram a esse ponto da conversa, já estava ficando tarde. Xu Qing percebeu que o Sargento Trovão estava cansado, então se levantou e foi embora. O Sargento Trovão o observou sair e suspirou.
Essa foi a primeira noite em muito tempo que Xu Qing não praticou cultivo. Ele ficou olhando pela janela para a noite até que o horizonte clareou e o sol nasceu.
Isso foi rápido.
Sentindo-se tomado pela melancolia, Xu Qing decidiu não ir para o pátio como costumava fazer. Em vez disso, esperou até ouvir o som do Sargento Trovão abrindo o portão principal. Só então ele saiu do seu quarto.
Enquanto o sol da manhã espalhava seus raios dourados pela terra, os dois se encontraram no pátio, olhando um para o outro.
O Sargento Trovão sorriu. “Estou indo embora, Garoto.”
“Eu vou te acompanhar.”
“Não precisa. Você tem que ir para a aula.”
“Eu vou te acompanhar.”
“Você…”
“Eu vou te acompanhar.”
O Sargento Trovão pareceu perceber que não conseguiria dissuadir Xu Qing, então assentiu.
E assim, os dois caminharam pelo acampamento, enquanto a maioria dos outros saqueadores ainda dormia. Quando se aproximaram da tenda do Grão-Mestre Bai, Xu Qing correu até ela. Não havia sinal do Grande Mestre Bai, nem de Chen Feiyuan. Apenas Tingyu estava lá, estudando um códice medicinal.
“Você se importaria de me ajudar a pedir o dia de folga?” disse ele. Juntando as mãos e fazendo uma reverência, ele se virou e saiu apressado.
Tingyu parecia muito surpresa e até saiu da tenda, sendo então capaz de ver Xu Qing e o Sargento Trovão seguindo para longe.
A luz da manhã projetava suas sombras à frente enquanto caminhavam, cada vez mais longe.
Xu Qing carregava a mochila do Sargento Trovão nas costas, sem dizer nada.
O Sargento Trovão estava com sentimentos mistos. Olhando para o jovem teimoso carregando suas coisas, ele tentou falar sobre algumas fofocas do acampamento. Mas depois de apenas algumas frases, percebeu que não conseguia continuar.
Os dois subiram a montanha onde haviam descansado antes e olharam para o acampamento lá embaixo. Naquele tempo, o Sargento Trovão liderava o caminho, com Xu Qing o seguindo.
Daquela vez, ele parecia tão imponente quanto uma espada, enquanto Xu Qing se assemelhava a um lobo solitário.
Agora, Xu Qing liderava, e o Sargento Trovão o seguia.
Desta vez, Xu Qing parecia o pico de uma montanha, enquanto o Sargento Trovão se curvava como o crepúsculo em seu declínio.
Xu Qing estendeu a mão para apoiar o Sargento Trovão e, então, o levantou em suas costas, assim como fez na região proibida.
O Sargento Trovão podia ver o lado do rosto de Xu Qing, o que o fez suspirar.
“Você precisa ficar de olho nos outros saqueadores”, disse baixinho. “Sei que você se tornou muito forte ultimamente, mas isso não significa que pode subestimá-los. Saqueadores… bem, eles são fora da lei. Vão tentar conseguir o que querem, seja de maneira justa ou injusta…
“Não se esqueça de alimentar os cães todas as noites. Você pode confiar neles mais do que em qualquer outra pessoa no acampamento.
“Coma bem. E não coma comida fria. Aqueça antes! Você ainda está crescendo, então não seja preguiçoso com essas coisas.
“Se não fizer isso, vai se arrepender quando ficar mais velho. Ah, e lembre-se de dormir na cama. E use a roupa de cama! Não tenha medo de sujá-la. Se precisar, lave e coloque ao sol para secar.
“Outra coisa…”
Tudo o que o Sargento Trovão dizia estava cheio de preocupação profunda.
Xu Qing assentiu enquanto carregava o velho. E gravou tudo em sua memória.
O Sargento Trovão continuou falando e falando. Mas estava velho e fraco, e eventualmente adormeceu.
Quando Xu Qing ouviu o som do ronco, ele fez questão de manter seus passos silenciosos. Ao mesmo tempo, tentou escolher o melhor caminho, para tornar a jornada mais tranquila. E assim, Xu Qing carregou o Sargento Trovão pela selva, evitando terrenos difíceis, até que a noite caiu. Quando a luz diminuía, alongando as sombras deles, Xu Qing avistou uma cidade ao longe.
Por volta dessa hora, o Sargento Trovão acordou e percebeu a cidade. Ele suspirou. “Chegamos!”
“É”, disse Xu Qing, com o coração pesado. A pedido do Sargento Trovão, ele o colocou cuidadosamente no chão.
O Sargento Trovão pegou a bolsa das mãos de Xu Qing. Olhou para o portão da cidade e depois de volta para Xu Qing. Um momento de silêncio passou. O Sargento Trovão sorriu. Estendeu a mão e bagunçou o cabelo de Xu Qing.
“Hora de voltar, Garoto. Se sentir minha falta, pode vir me visitar. Estarei na Rua Águas Claras, n.º 3, no sul da cidade.” Pegando sua bagagem, ele caminhou em direção ao portão da cidade.
Xu Qing sentiu que tinha mil coisas para dizer, mas não sabia como dizer. Então, ele apenas ficou lá em silêncio.
Antes de entrar no portão da cidade, o Sargento Trovão parou e olhou para trás. Dando um olhar profundo para Xu Qing, acenou. Então, os guardas o apressaram para dentro, e ele desapareceu de vista.
Xu Qing ficou ali por um longo tempo, parecendo solitário….
O portão da cidade se fechou à noite, e seu coração se sentiu completamente vazio.
“Se cuide”, murmurou. Então, virou-se, sentindo-se amargo e solitário.
A noite caiu, cobrindo-o com a escuridão. Sozinho, ele caminhou pelos campos, contornando o terreno árduo, subindo a montanha. Mais… e mais distante.
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.