Índice de Capítulo

    A Batalha de Astarte – Parte V


    O Tenente Comandante Lao, sem saber dos conflitos de opinião entre o Vice-Almirante e Yang, deu uma olhada duvidosa para essa resposta. Yang foi até o quadro de comunicação e acionou o interruptor para comunicação externa. Parecia que as máquinas eram construídas de forma mais robusta do que as pessoas.

    “Atenção, todas as naves. Aqui é o próximo no comando do Comandante da Frota Paetta, o oficial de equipe, Comodoro Yang.”

    A voz de Yang atravessou os espaços vazios, perfurando o vazio.

    “A nave principal Patroklos foi atingida e o Comandante Paetta está gravemente ferido. Por ordem dele, estou assumindo o Comando da Frota.”

    Aqui ele fez uma pausa de uma única respiração, dando aos seus companheiros o tempo necessário para se recuperarem do choque.

    “Não se preocupem. Se seguirem minhas ordens, ficarão bem. Se quiserem voltar para casa vivos, preciso que mantenham a calma e façam o que eu digo. No momento, nosso lado está perdendo, mas a única coisa que importa é estar ganhando no último momento.”

    “Ooo-garoto, até eu estou falando muito grande”. Yang estava sorrindo ironicamente, mas apenas por dentro; ele não deixou que isso viesse à tona. Na posição de Comandante, você tinha que estufar o peito mesmo quando sentia vontade de abaixar a cabeça.

    “Não vamos perder. Todas as naves: concentrem-se em destruir seus alvos um a um até que eu envie mais instruções. Câmbio.”

    Essa transmissão também estava sendo monitorada pelas Forças Imperiais. Na ponte da nave principal Brünhild, Reinhard ergueu ligeiramente as sobrancelhas finas. “Você não vai perder? Se eles seguirem suas ordens, ficarão bem? Parece que as forças rebeldes também têm pessoas que sabem falar muito.” Um brilho frio como o de um fragmento de gelo se escondeu em seus olhos. “A essa altura, como você pretende compensar sua força mais fraca? … Hmm, não importa. Vamos apenas dizer ‘Mostre-me o que você tem’. Kircheis!”

    “Senhor.”

    “Reagrupar nossas fileiras. Diga a todos as naves para assumirem a formação de fuso. Você entende por quê?”

    “Você pretende fazer um avanço frontal?”

    “Correto, como eu já esperava de você.”

    Através de Kircheis, a ordem de Reinhard foi transmitida a todos as naves da Força Imperial.

    Se não fosse por seu capacete, Yang teria tirado sua boina para raspar seu cabelo preto naquele momento. Quando havia pouca diferença de força, a tática mais eficaz para o lado atacante era o avanço frontal ou o cerco parcial. Ele estava adivinhando que eles escolheriam a mais agressiva das duas e parecia que tinha acertado em cheio.

    “Tenente Comandante Lao.”

    “Sim, Comandante Interino, senhor.”

    “O inimigo está assumindo uma formação em forma de fuso. Eles vão tentar um avanço frontal.”

    “Um avanço frontal!”

    “Eles estão animados depois de eliminarem a Quarta e a Sexta Frotas. A Força Imperial provavelmente nem pensará em mais nada.”

    O Tenente Comandante Lao olhou desanimado para Yang enquanto fazia seu comentário. A fraqueza da Força da Aliança – da qual a expressão de Lao era representativa – era o verdadeiro fruto das táticas agressivas do Império, refletiu Yang.

    “Como você planeja combater isso?”

    “Tenho algo em mente.”

    “Mas como vamos nos comunicar com as outras naves? Há o perigo de o inimigo estar ouvindo nossas transmissões. Os sinais de flash têm o mesmo problema e as naves auxiliares levariam muito tempo.”

    “Não se preocupe – use vários canais e diga a todas as naves para abrirem os circuitos C4 de seus computadores táticos. Isso será suficiente. Se isso for tudo o que dissermos, o inimigo não deverá entender, mesmo que perceba.”

    “Comandante interino, senhor, isso significa que… Vossa Excelência já havia elaborado um plano e inserido os dados… muito antes dessa batalha começar?”

    “Embora eu preferisse que isso fosse desperdiçado”, disse Yang. Talvez em seu tom de voz houvesse uma leve nota de autojustificação. Os olhares gelados tinham sido a recompensa padrão para os profetas da derrota, mesmo quando Cassandra era rainha em Troia1.

    [TR/Leandor: Em tempo, esse é um problema recorrente em grandes estruturas hierárquicas, principalmente em ditaduras, onde os portadores de notícias ruins acabam sendo punidos, o que leva a situação daqueles em cargos de comando menores evitarem e até mentir deliberadamente sobre a situação real na linha de frente. Sabe-se que a Rússia tem um problema crônico nesse sentido, o que acaba reduzindo e muito a eficácia de suas tropas no terreno e provoca a tomada de decisões pelo comando que acabam em resultados desastrosos. Esse problema não é exclusivo de exércitos ou estados, mas também é um problema em grandes empresas.]

    “Não se preocupe com isso – apresse-se e transmita minhas instruções.”

    “Sim, senhor, imediatamente.”

    O Tenente Comandante Lao saiu correndo em direção ao assento reocupado do oficial de comunicações. Com apenas cinco oficiais ilesos, era impossível administrar a ponte, então cerca de dez homens foram convocados de outros departamentos. As naves de guerra não transportavam pessoal excedente, o que significava que o Patroklos teria que trabalhar em outro lugar. No entanto, isso não poderia ser evitado.

    Com calma, a Força Imperial preparou sua formação de fuso e, em seguida, iniciou seu ataque. As naves da Aliança os enfrentaram com armas em punho, mas as naves Imperiais não lhes deram atenção. À medida que a distância entre os dois diminuía, os feixes em erupção começaram a tecer inúmeros padrões de barras cruzadas.

    Comandado por Fahrenheit, o esquadrão de vanguarda do Império não diminuiu a velocidade ao mergulhar nas fileiras da Aliança.

    “Todas as naves inimigas estão nos atacando!”

    A voz do operador era estridente e aguda.

    Yang olhou para o painel no teto. Um monitor grande angular de 270 graus estava inserido ali. À medida que as naves inimigas aceleravam e diminuíam a distância, elas pareciam estar saltando ferozmente em direção à garganta da Aliança. Seus movimentos eram dinâmicos e precisos. Diante disso, as forças da Aliança que os interceptavam não podiam deixar de parecer lentas e sem brilho.

    Bem, vamos ver o que acontece.

    Na cadeira de comando, Yang cruzou os braços. Ele não estava realmente tão calmo quanto parecia. No momento, as ações do inimigo estavam dentro dos limites das previsões de Yang. O problema era o que seus aliados fariam. Tudo ficaria bem se eles seguissem seu plano, mas um passo em falso e as coisas provavelmente sairiam do controle, e toda a força seria posta em fuga. E o que ele faria então?

    Coçar a cabeça e fingir que estou envergonhado, disse Yang a si mesmo, respondendo à sua própria pergunta. Ele não podia prever tudo, nem havia um movimento infalivelmente correto que pudesse fazer. Ele não era responsável por coisas que estavam além de seu poder.

    1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Cassandra []

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 0% (0 votos)

    Nota