Capítulo 38.1: Cultivador (2)
Tradutor: Dawana
Byeokra é uma nação situada a sudeste de Yanguo, próxima a Yanguo e situada na Rota da Seda, que cruza o Deserto do Céu. Graças à sua localização geográfica estratégica na Rota da Seda, que liga países distantes além do deserto, a riqueza de Byeokra era inimaginavelmente imensa.
A seda e o vidro são comuns em toda a região.
Os comerciantes que montavam camelos e cavalos comercializavam tabaco trazido de países do outro lado do deserto.
Ervas e frutas que nunca tinha visto antes circulavam pelos mercados.
‘Ainda é um lugar movimentado.’
Pensei comigo mesmo, examinando os arredores que não mudaram em nada desde minha última visita.
Esse é o lugar ao qual eu tinha vindo com Young-hoon Hyung-nim, o qual havia caído em um estado de desânimo antes de estabelecer o Palácio da Extremidade Marcial, durante a segunda regressão.
Naquela época, eu tinha aprendido algumas palavras do idioma Byeokra, mas como fazia muito tempo, as palavras não me eram familiares.
‘Devo aprender o idioma Byeokra novamente por alguns meses primeiro.’
Se eu for para o clã Cheongmun ou não, eu preciso saber falar o idioma para fazer perguntas.
Felizmente, há muitos comerciantes próximos à fronteira de Byeokra que falam Yanguo.
Sete meses depois.
Passei sete meses trabalhando em uma farmácia voltada principalmente para medicamentos, aprimorando minha fluência.
Deixei o dono da farmácia, que estava me pedindo para que continuasse trabalhando, e me aventurei mais profundamente em Byeokra.
Embora eu não tenha vindo com frequência, havia lugares que eu conhecia desde a época da formação do Palácio da Extremidade Marcial.
Assim como em Yanguo, em que os cultivadores não se manifestavam abertamente, era difícil encontrar o Clã Cheongmun em Byeokra.
No entanto, viajei por todo o país, em busca de paisagens e áreas estranhas com rumores peculiares.
Depois dessa busca, eu finalmente encontrei o território que parecia ser o de um clã de cultivadores.
Ufa!
“É aqui?”
Com meus olhos, que alcançaram o reino das Cinco Energias Convergentes à Origem e vendo a energia do céu e da terra, vi que havia uma barreira feita de energia espiritual cercando um vale inteiro.
‘Encontrei, o território de um clã de cultivadores!’
Mas eu ainda não conseguia dizer se esse território era o do Clã Cheongmun.
Mesmo em Yanguo, os clãs Jin e Makli têm raízes espalhadas por toda parte.
Byeokra deve ter mais de dois clãs de cultivadores, então eu precisava ter isso em mente.
Passei vários dias e noites na frente da barreira, esperando que alguém saísse de dentro dela.
A espera já durava cerca de dez dias.
‘Finalmente, alguém está saindo.’
Um homem com vestes azuis saiu da barreira.
‘Vestes azuis…’
Os cultivadores do Clã Makli geralmente usavam vestes longas azuis.
Eu fiquei um pouco receoso com o homem devido a essa lembrança, mas me aproximei dele sem demonstrar.
“Irmão, como você está?”
“Uh, como vai você?”
Ele recebeu minha saudação sem demonstrar nenhuma reação ao me ver.
“É uma grande surpresa ver um colega irmão aparecer do nada. Ha-ha-ha, se você fosse um mortal, eu teria eliminado você de imediato por descobrir o território de um clã de cultivadores, mas, felizmente, você também é um cultivador.”
“Ha-ha…”
Talvez devido à consciência que obtive depois de ascender às Cinco Energias, ou devido às Raízes Espirituais dos Cinco Elementos que adquiri, o homem de vestes azuis se dirigiu a mim sem hesitar e riu com vontade.
“A propósito, você também está indo em direção à fronteira, irmão? Estou pensando em participar da Conferência do Caminho Espiritual que será realizada este mês. Parece que você também está indo para lá, não é?”
“Conferência do Caminho Espiritual… Uh, irmão. Desculpe-me, mas não estou bem informado; poderia me dizer o que é isso?”
“Hmm? Você não sabe sobre a Conferência do Caminho Espiritual?”
O homem de vestes azuis olhou para mim como se eu fosse um caipira.
“Você veio de um lugar remoto para treinar, colega daoísta. Você não conhece a maior reunião de intercâmbio realizada na fronteira entre Yanguo e Byeokra, que ocorre a cada dois anos? É uma reunião onde cultivadores de Refinação do Qi como nós compartilham vários itens de cultivo, medicina espiritual, ferramentas mágicas, técnicas e talismãs…”
“Ah, eu estava tão focado em treinar nas montanhas que ignorei os assuntos mundanos. Agradeceria se você, irmão, que é muito experiente em tais assuntos, pudesse me esclarecer um pouco.”
“Hmm hmm. Você realmente não conhece nem mesmo o conhecimento básico, companheiro daoista. Se tiver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar.”
Eu animei seu humor e aos poucos fui extraindo informações dele.
O nome do homem era Byeok Mun.
Ele disse que pertencia ao Clã Byeok de Byeokra, de um dos três grandes clãs imortais: Clã Cheongmun (淸汶勢家), Clã Byeok (碧氏勢家) e Clã Gongmyo (孔昴勢家).123
“Bem, eu sou descendente do Clã Byeok, se bem que sou mais como um parente distante. É por isso que não recebo quase nenhum apoio para cultivar e não tive os ensinamentos adequados. Permaneci somente no início da 4ª Estrela de Refinação do Qi. Eu compreendi a fórmula verdadeira do Bing (丙), mas para avançar mais…”4
“Hahaha, mas você ainda está em melhor situação do que cultivadores como eu, sem um clã adequado.”
“Talvez eu esteja melhor que cultivadores soltos sem um clã como você. Mas ainda assim tenho meus problemas. Alguns anciãos me tratam como uma praga que apenas consome recursos de treinamento…”
Eu acompanhei a conversa de Byeok Mun e, quando ele falou sobre fórmulas verdadeiras e de conhecimentos detalhados de cultivo, eu rapidamente mudei de assunto para obter várias informações.
Aparentemente, cultivadores como eu, e que treinam sozinhos sem fazer parte de um clã, são chamados de cultivadores soltos.
Esses cultivadores livres se ocultam atrás de clãs nobres ou famílias poderosas de mortais, recebendo o apoio deles e se abastecendo de ervas espirituais e elixires necessários para seu cultivo.
Ou eles podiam trabalhar por conta própria para os clãs de cultivadores e auxiliá-los em troca de uma compensação.
‘Parece que os cultivadores de 1ª estrela de refinamento do Qi que vi atuando em segredo em Yanguo são dessa categoria.’
Também aprendi a estrutura básica dos clãs de cultivadores.
A linhagem direta do clã, a família principal.
Depois, os membros que se estenderam a partir da família principal.
E os membros de fora que trabalham junto com essas ramificações.
Até aqui, eles são tratados basicamente como ‘Clãs de cultivadores’.
Abaixo disso, estão os cultivadores soltos que são objeto de trabalho subcontratado dos membros externos ou dos filiais e lideram os mortais.
E, em seguida, os ancestrais imperiais de um país, que administram o estado junto com os cultivadores soltos subcontratados.
Eles são tratados quase como mortais.
A realeza recebe uma grande quantidade de recursos de cultivo e normalmente tem habilidades superiores, mas é tratada assim por estar fortemente ligada aos mortais.
Depois, há os cultivadores soltos que não têm nenhuma relação com os clãs de cultivadores.
Eles não são reconhecidos pelos clãs de cultivadores e são tratados como mortais.
Eles não recebem treinamentos regulares e geralmente não vão além do Refinamento do Qi de 1ª Estrela, por isso a maioria dos clãs de cultivadores os ignora.
“É claro que um daoísta como você, a julgar pela dimensão de sua consciência, deve estar em torno do Refinamento do Qi de 3ª ou 4ª estrela. Cultivadores soltos como você são exceção. Com seu nível, você pode facilmente se juntar a qualquer clã de cultivadores como um subcontratado.”
“Haha, obrigado pelo elogio.”
“Hmm, hmm. Eu também devo falar sobre as seitas de cultivo. De fato, até poucas décadas atrás, existia um conceito chamado ‘seitas de cultivo’ no mundo. Vários clãs de cultivadores se uniam para formar seitas de cultivo, agrupando discípulos com boas qualidades de todo o continente e aproveitando o seu protagonismo.
Mas, por alguma razão, um dia eles deixaram de aceitar discípulos e sumiram como o vento. Os anciãos do clã aparentemente sabem o motivo, mas não contam aos parentes distantes como eu. Haha…”
“……”
Parece que as seitas de cultivo, uma facção maior que os clãs de cultivadores, desapareceu repentinamente porque mais de 99% delas ascenderam pelo Caminho da Ascensão (Dangseonhyang) até o Portão da Ascensão.
Byeok Mun não parou de falar, e meus ouvidos estavam quase doendo.
Mas como cada informação que ele falava era necessária para mim, eu apenas ouvia sem dizer uma palavra.
Sem poder falar abertamente dentro do clã devido à atmosfera que se deve cultivar, Byeok Mun, tendo achado alguém como eu, que ouvia bem, tagarelava infinitamente como um peixe na água.
‘Teremos que nos separar assim que chegarmos à Conferência do Caminho Espiritual.’
Por mais que eu fosse grato pela conversa incessante de Byeok Mun, ela também era um pouco indutora de dor de cabeça.
“A propósito, com relação ao reino dos cultivadores. O reino dos cultivadores é restrito ao estágio de Construção do Qi? A maioria dos chefes de clãs de cultivadores é conhecida por estar no estágio de Construção do Qi…”
É claro que eu sabia que havia reinos superiores.
Mas, pretendendo ser um cultivador ignorante e solto, eu sondei, e Byeok Mun, agarrando a chance de mostrar seu conhecimento, iniciou a conversa com olhos brilhantes.
“Oh, meu Deus, oh, meu Deus. Parece que há muitas coisas que o companheiro daoista não conhece. Os cultivadores basicamente treinam para ascender aos céus e se tornar imortais (神仙) e alcançar a vida eterna. Esses cultivadores são principalmente divididos em três reinos principais.5
Conhecidos como os Três Limites do Cultivo (修仙三界),6
A Grande Fronteira (大境界) é onde se atinge o estado de imortal. O Limite Médio (中境界) está próximo de se tornar um imortal. E o Limite Menor (小境界) é o início da transcendência do caminho mortal.789
As seis etapas do Limite Menor.
Formação do Qi (丹修), Refinação do Qi (練氣), Construção do Qi (築氣), Formação do Núcleo (結丹), Alma Nascente (元靈) e Ser Celestial (天人).101112131415
Os cinco estágios da Fronteira do Meio.
Quatro Eixos (四軸), Integração (合體), Quebra de Estrela (碎星), Prato Sagrado (聖盤) e Entrada no Nirvana (開涅).1617181920
A Grande Fronteira é o estágio dos Verdadeiros Imortais (眞仙). Eu mesmo não conheço muito sobre ele.21
De qualquer forma, esses são os estágios mais altos de cultivo.”
‘Recolhimento de Qi?’
A Refinação do Qi não é o reino mais baixo?
Mas perguntar isso poderia expor minha identidade, então eu apenas concordei com a cabeça.
“Além disso, diz-se que, se um cultivador da Barreira Menor alcançar a Barreira Média, ele subirá para um mundo superior, que é diferente do mundo em que vivemos. Se isso é verdade ou não, eu não sei. É apenas uma lenda.
Para mim, todos os aspectos da Barreira do Meio são lendas ou mitos, e acredito que o estado de Ser Celestial na Barreira Menor é o fim do cultivo. Só que os mitos se distorcem ao longo do tempo, levando a reinos excessivos como a Barreira do Meio e assim por diante.”
“Hahahaha…”
Um reino exagerado, de fato.
Mas, eu não tive escolha a não ser acreditar que as fronteiras além do estágio de Ser Celestial realmente existem.
‘Os cultivadores que pegaram meus colegas devem ter estado no nível de Ser Celestial ou superior.’
Seu desespero em ascender ao reino superior deve ser devido ao fato de haver estágios além do Ser Celestial.
“Hmm, a propósito, já estamos chegando à Montanha Lingxu, onde é realizada a Conferência do Caminho dos Espíritos. O que você está planejando comprar na conferência?”
“Ah, comprar…”
“Eu trouxe aproximadamente cento e vinte pedras espirituais para adquirir bons elixires na conferência. Hehe, para um cultivador de Refinação do Qi como eu, é uma despesa enorme.”
“Pedras espirituais…”
Eu queria saber sobre as pedras espirituais.
Mas ouvi dizer que pedras espirituais são tratadas com moeda de troca entre os cultivadores, e não saber isso poderia me deixar desconfiado, então fiquei quieto.
No dia seguinte.
Chegamos ao pé da montanha Lingxu, na fronteira entre Yanguo e Byeokra.
‘Isso é…’
Senti uma aura esquisita que envolvia toda a montanha.
Ao contrário das barreiras que vi ao redor dos territórios dos clãs de cultivadores, a aura que envolveu essa montanha foi invisível até para minha visão aprimorada.
Quando perguntei sobre isso, Byeok Mun riu muito.
“Você realmente é um Eremita Rústico da Montanha. Normalmente, as grandes trocas como essa, ou a casa principal dos clãs de cultivadores, são revestidas de formações muito mais profundas do que as que protegem os territórios menores das famílias filiais ou de forasteiros.
Eles utilizam a própria Veia do Dragão em si como fonte de energia, de modo que ela está completamente envolvida com a aura circundante, dificultando sua localização até mesmo para cultivadores com consciência aguçada.”
“Huh…”
‘Então é por isso que nunca vi as casas principais do Clã Jin e do Clã Makli, mesmo com minha extensa pesquisa.’
- 淸汶勢家 -> Qīng Wèn Shì Jiā -> Qing significa azul. É livre de turbidez e sujeira, e sua cor é azul como o céu, é muito claro.
汶 (Wèn) um antigo nome de rio, na atual província de Shandong, O Rio Dawenshui , também conhecido como “Rio Dawen ”, nasce no norte da cidade de Laiwu , província de Shandong. (Wèn) pode significar “Quando” ou “Homem” mais teve muita coisa sobre isso.
勢 (Shì) O significado original de “势” refere-se ao poder que pode suprimir ou controlar os outros, especialmente o poder.
家 (Jiā) Seu significado original era dentro de uma casa ou residência.[↩] - 碧氏勢家-> Bì Shì Shì Jiā -> 碧 (Bì) O significado original é jade verde. Estendido para significar verde.Como esse tipo de jade tem um brilho verde-azulado, o termo é estendido para se referir ao verde-azulado.
氏 (Shì) O significado original é raiz, e mais tarde foi estendido para se tornar o título dos antigos nobres que representavam o sistema de clãs.
勢 (Shì) O significado original de “势” refere-se ao poder que pode suprimir ou controlar os outros, especialmente o poder.
家 (Jiā) Seu significado original era dentro de uma casa ou residência .[↩] - 孔昴勢家-> Kǒng Mǎo Shì Jiā -> 孔 (Kǒng) Acredita-se que seu significado original seja caverna ou cavidade. Pode ser usado em cavernas, aberturas de pontes, habitações em cavernas, poços de petróleo, etc.
昴 (mǎo) pelo que eu entendi ela significa tanto um nome de uma Estrela (Plêiades) e para um constelação do Tigre Branco (Bái Hǔ), já vi em vários sites chinês e falam a mesma coisa.
勢 (Shì) O significado original de “势” refere-se ao poder que pode suprimir ou controlar os outros, especialmente o poder.
家 (Jiā) Seu significado original era dentro de uma casa ou residência.
[ 勢家 é uma palavra chinesa que significa família poderos ][↩] - 丙 -> bǐng -> Nas inscrições em ossos de oráculos, Bing era usado como o nome do terceiro tronco celeste e, a partir daí, foi estendido para ser um sinônimo do terceiro número ordinal. Como os antigos associavam os caules celestes e os ramos terrestres aos cinco elementos, bǐng pertence ao fogo, sendo também sinônimo de “fogo”[↩]
- 神仙 -> Shén Xiān -> É uma metáfora para alguém que pode prever ou ver através das coisas; é também uma metáfora para alguém que é livre e irrestrito.[↩]
- 修仙三界 -> XiūXiān SānJiè -> 修 (Xiū) Seu significado original referia-se originalmente à decoração descontraída e ao embelezamento meticuloso, e mais tarde foi estendido à transformação e renovação, e posteriormente ao aprendizado, à busca e à perfeição.
仙 (Xiān) se refere à imortalidade e ascensão ao céu; o significado estendido inclui pessoas com talentos extraordinários, pessoas ou coisas que transcendem coisas comuns, e é usado para se referir a pessoas e coisas taoístas.
[ 修仙 (XiūXiān) significa Cultivo Imortal, no entanto, a explicação é um texto literalmente por tanto eu optei para explicação separada ]
三界 (SānJiè) Os Três Reinos referem-se aos três reinos mencionados no budismo: o reino do desejo, o reino da forma e o reino da ausência de forma. Esses são os seres sencientes iludidos que circulam no ciclo de nascimento, morte e mudança, e são divididos em três níveis de acordo com seu estado.[↩] - 大境界 -> Dài JìngJiè -> 大 (Dài) uma pessoa com os braços estendidos o máximo possível, sugerindo o significado de grande/excelente/grande.
境 (Jìng) Seu significado original se refere à fronteira ou limite nacional.
界 (Jìe) Seu significado original se refere à fronteira ou à fronteira [↩] - 中境界 -> Zhōng JìngJìe -> 中 (Zhōng) O significado original se refere a erguer uma bandeira com borlas como “中” para determinar a direção do vento, indicando o meio, e é estendido para significar dentro, centro e ainda mais estendido para significar metade, intermediário, adequado e alinhado com.
境 (Jìng) Seu significado original se refere à fronteira ou limite nacional.
界 (Jìe) Seu significado original se refere à fronteira ou à fronteira [↩] - 小境界-> Xiǎo JìngJìe -> 小 (Xiǎo) Seu significado original é partículas finas de poeira, que foi ampliado para significar minúsculo. Do significado de minúsculo, ele é ampliado para significar humilde, jovem ou pessoas jovens.
境 (Jìng) Seu significado original se refere à fronteira ou limite nacional.
界 (Jìe) Seu significado original se refere à fronteira ou à fronteira [↩] - 丹修 -> 丹 (Dān) Seu formato antigo lembra um poço para coletar elixir ou um recipiente, como um prato, com um ponto no meio que parece elixir. O significado original de Dan se refere ao cinábrio , que era frequentemente usado como pigmento de pintura nos tempos antigos e também pode ser usado como remédio. (Cinábrio é um minério natural de sulfeto de mercúrio (nome químico: HgS).
修 (Xiū) Seu significado original referia-se originalmente à decoração descontraída e ao embelezamento meticuloso, e mais tarde foi estendido à transformação e renovação, e posteriormente ao aprendizado, à busca e à perfeição.[↩] - 練氣 -> Liàn Qì -> 練 (Liàn) Seu significado original é um processo de processamento de seda ou tecidos de seda, ou seja, Refinar. O refino da seda é um processo repetitivo, então “refino” também é estendido para significar aprendizado e proficiência repetidos, como: prática e treinamento.
氣 (Qì) O significado original de “qi” se refere às nuvens, a todos os gases fluidos e, especificamente, à respiração. Nos tempos antigos, “qi” também se referia ao clima e ao tempo e, por extensão, ao cheiro emitido. Mais tarde, também se referia ao estado mental ou temperamento de uma pessoa, um estilo ou hábito desenvolvido ao longo de um longo período de tempo e que expressava externamente emoções como alegria e raiva.[↩] - 築氣 -> Zhù Qì -> 築 (Zhù) pode ser encontrado nos textos do período dos Estados Combatentes, e seu significado original era “um pilão usado para socar a terra” (um pilão usado para socar a terra ao construir uma parede de barro)[ 築 (Chiku) Aqui está no (Kanji, alfabeto japonês) mais tanto no Mandarim e Kanji tem o mesmo significado]
氣 (Qì) O significado original de “qi” se refere às nuvens, a todos os gases fluidos e, especificamente, à respiração. Nos tempos antigos, “qi” também se referia ao clima e ao tempo e, por extensão, ao cheiro emitido. Mais tarde, também se referia ao estado mental ou temperamento de uma pessoa, um estilo ou hábito desenvolvido ao longo de um longo período de tempo e que expressava externamente emoções como alegria e raiva.[↩] - 結丹 -> Jiè Dān -> Seu significado original é amarrar ou tecer nós com fios, cordas, grama e outras tiras, e é estendido para significar conectar e fazer amigos,etc.
丹 (Dān) Seu formato antigo lembra um poço para coletar elixir ou um recipiente, como um prato, com um ponto no meio que parece elixir. O significado original de Dan se refere ao cinábrio , que era frequentemente usado como pigmento de pintura nos tempos antigos e também pode ser usado como remédio.[↩] - 元靈 -> Yuan Líng -> 元 (Yuan) E seu significado original é cabeça humana.A cabeça é a parte mais alta do corpo humano, por isso seu significado é estendido para primário ou primeiro. Também é usado para indicar a origem de todas as coisas no universo e tem o significado de fundamental.
靈 (Líng) “Líng” era originalmente um termo especial para bruxas que dançavam para invocar deuses e, por extensão, pode se referir a deuses.Também pode se referir ao bem e, por extensão, à inteligência dos conhecimento das coisas, flexível e hábil, como sensível, inteligente e hábil ou relacionadas aos mortos, como: salão de luto.[↩] - 天人 -> Tiān Rén -> 天 (Tiān) O significado original do caractere é o topo da cabeça de uma pessoa, e também significa o céu sem limites acima da cabeça da pessoa, o que se estende para significar céu , espaço , etc., o que é o oposto do caractere ” terra “.
人 (Rén) Significa Homo sapiens/humanos/pessoas.[↩] - 四軸 -> Sì Zhóu -> 四 (Sì) Significa quatro.
軸 (Zhóu) Significa Eixo.[↩] - 合體 -> Hé Tǐ -> 合 (Hé) significado original é cobrir, e mais tarde foi estendido para significar fechamento, agregação, combinação e conformidade
體 (Tǐ) O significado original de “體” refere-se a várias partes do corpo e também se refere a uma parte do corpo.Ela é estendida para significar ontologia, entidade, a forma escrita de texto ou o gênero de trabalho, pode significar sistema, observar e entender.[↩] - 碎星 -> Suì Xīng -> 碎 (Suì) Significa quebrado.
星 (Xīng) significa Estrelas[↩] - 聖盤 -> Shèng Pán -> 聖 (Shèng) Seu significado original é semelhante a “聪”, que significa audição aguçada. Ela é estendida para se referir a uma pessoa que é proficiente em um certo conhecimento, habilidade e que alcançou realizações extremamente altas, com o mais alto caráter, mais ampla inteligência e conhecimento. Sagrado (圣) também é usado como adjetivo, referindo-se aos mais nobres, e é ainda mais estendido para significar relacionado aos deuses.
盤 (Pán) Seu significado original é prato, recipiente raso e aberto.[↩] - 開涅 -> Kāi Niè -> 開 (Kān) Significa abrir algo que esteja fechado.
涅 (Niè) e seu significado original se refere à pedra de alúmen que pode ser usada para fazer tinta preta.[↩] - 眞仙 -> Zhēn Xiān -> 眞 (Zhēn) Sua estrutura e significado original são atualmente desconhecidos. Seu significado básico é essência e natureza, que se estende para significar verdade e clareza. Quando “真” é usado como advérbio, significa real ou de fato.
仙 (Xiān) se refere à imortalidade e ascensão ao céu; o significado estendido inclui pessoas com talentos extraordinários, pessoas ou coisas que transcendem coisas comuns, e é usado para se referir a pessoas e coisas taoístas.[↩]
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.