Capítulo 49 - Que perda colossal!
“Argh, que perda colossal!”
Ao acessar o site oficial da universidade e deparar-se com um comunicado que fora atualizado sabe-se lá quando, Lu Zhou não pôde deixar de suspirar com pesar.
Quem, em sã consciência, poderia imaginar que escrever artigos acadêmicos poderia ser um caminho para enriquecer?
Tudo isso aconteceu apenas durante o tempo de uma reunião da diretoria…
As diretrizes para concessão de prêmios publicadas no site oficial são as seguintes.
[Valor do prêmio = (IF + 1)*5.000 yuans.]
IF era o fator de impacto do periódico.
Por exemplo, o “Communications on Pure and Applied Mathematics” possui um fator de impacto de 3,130. Com dois artigos matemáticos publicados neste periódico, a universidade concederá a ele uma recompensa total de 41.300 yuans. E, de acordo com o professor Tang, este montante será entregue como um incentivo à pesquisa científica, o que, nos termos do Artigo 4º, Inciso I da Lei do Imposto de Renda Pessoa Física, está isento de tributação!
As outras nove publicações, por terem sido divulgadas em periódicos de circulação geral, embora estivessem indexadas na SCI1 2 e apresentassem um fator de impacto, lamentavelmente, não se enquadravam nos critérios de premiação!
Ao chegar a esse ponto da leitura, Lu Zhou sentiu uma pontada de dor no coração.
A julgar pela avaliação feita por um certo presidente de uma empresa listada em bolsa, suas nove publicações não deixam dúvidas quanto ao seu valor. No entanto, por pura ganância diante da pequena quantia de 150 yuans de pagamento por direitos autorais, acabou, no fim das contas, se prejudicando a si mesmo.
Agora não adiantava mais se arrepender.
Entretanto, se pensarmos bem, seria difícil dizer se foi um prejuízo ou um lucro.
Mas, pensando bem, é difícil afirmar se ele saiu realmente perdendo ou se, de algum modo, acabou lucrando.
Se não tivesse publicado em periódicos comuns, submetendo seus textos à revisão de editores acadêmicos mais especializados, seus artigos talvez nem tivessem conseguido se destacar entre tantas outras, tampouco teriam sido aprovadas com tanta rapidez.
Em grande parte, o motivo pelo qual conseguiu receber uma avaliação S+ e desbloquear a tarefa de recompensa do sistema foi devido, justamente, à agilidade dos periódicos comuns em aprovar artigos.
De toda maneira, parecia que o dinheiro para o servidor estava garantido… a grosso modo?
“Zhouzi, o que você está olhando?”
Ao notar que Lu Zhou, de forma atípica, não havia ido à biblioteca estudar, mas permanecia sentado no dormitório, encarando a tela do computador como se estivesse “em transe”, Liu Rui se aproximou, curioso.
Após tanto tempo, aquele sujeito finalmente voltou a chamá-lo pelo apelido antigo, e não mais de irmão Lu.
Parece que toda popularidade tem seu prazo de validade…
“Nada de mais”, suspirou Lu Zhou, “só estou de luto pelo meu dinheirinho voando para longe…”
“Que dinheirinho… está falando da recompensa por artigo científico? Caralho, você é muito pica…” Os olhos de Liu Rui se arregalaram e ele exclamou alto: “Quanto você vai levar?”
“Acho que dá para pegar uns dez ou vinte mil yuans.”
Lu Zhou resolveu ser modesto, então cortou o valor pela metade.
Só que ele não esperava que, mesmo assim, o número ainda fosse o bastante para deixar o outro completamente chocado.
Eles ficaram em silêncio por um bom tempo, Liu Rui não disse uma palavra.
Passado um tempinho, ele soltou um suspiro, e com um tom carregado de melancolia, falou: “Zhouzi, não vou dizer mais nada. Você paga o rango hoje.”
Lu Zhou pensou por um instante, e achou justo.
Afinal, eles tinham feito uma promessa naquele tempo, que se algum dia um de nós enriquecesse, que não esquecesse dos outros. Poderiam até não enriquecerem juntos, mas pelo menos uma refeição digna era o mínimo.
Lu Zhou podia até ser meio fissurado por dinheiro, mas nunca foi mão de vaca.
E assim, ele levou Liu Rui até a rua de lanches do lado de fora do portão da universidade, e escolheram um pequeno restaurante de malatang para se sentar…
…
Depois de fazer o pedido, e com o malatang já servido, Liu Rui, que nem era muito chegado numa bebida, surpreendentemente pediu duas garrafas de cerveja.
Cada um abriu uma.
Depois que o malatang foi servido, Liu Rui de repente perguntou: “Como está sendo ficar no campus durante as férias de verão?”
Enquanto mordia um espetinho de broto de feijão, Lu Zhou pensou por um instante e respondeu: “Está de boa, até que bem produtivo.”
“Invejo você, de verdade”, suspirou Liu Rui. “Eu sinto que estou ficando cada vez mais burro, nada entra mais na minha cabeça.”
Sendo bem honesto, ele já estava começando a se arrepender de ter se inscrito naquela competição de modelagem matemática.
Depois de ter passado, com sorte, na primeira fase dentro da universidade, ele recebeu colegas de equipe e um professor. No entanto, quando o treinamento começou de verdade, ele percebeu o tamanho do abismo que o separava dos verdadeiros gênios.
Por exemplo, o veterano do terceiro ano na equipe dele já tinha ganho o prêmio nacional de segundo lugar duas vezes. Ele estava participando dessa edição com a meta de alcançar o primeiro lugar antes de se formar. Em comparação com um cara desses, ele próprio se sentia um completo figurante, como um seguidor pendurado na barra da calça de um mestre.
E o mais incrível é que até esse gênio se mostrava humilde, dizendo que ainda precisava aprender muito.
Mais tarde, Liu Rui ficou sabendo que além dessas equipes organizadas pela escola, ainda existiam outras, montadas pelos próprios institutos da universidade, as chamadas “tropas de elite”. E era lá que os verdadeiros monstros estavam reunidos. Só que esses caras não treinavam junto com os outros, então era raro ver algum deles por aí.
Agora, Liu Rui finalmente entendeu que a equipe do Lu Zhou provavelmente era uma daquelas lendárias “tropas de elite”.
Depois de descobrir isso, ele ficou cheio de sentimentos mistos por dentro.
A distância era tão absurda que ele começou até a se perguntar se ainda fazia sentido sentir inveja daquele colega de quarto que tinha alcançado um sucesso tão subitamente.
Lu Zhou brindou com Liu Rui e disse, num tom descontraído: “Acho que é você que tá se forçando demais.”
“Fazer o quê? Até quem é melhor do que eu está se matando de tanto se esforçar. Se eu não correr atrás também, tô fodido.” Liu Rui soltou um longo suspiro, como se estivesse tentando soprar para longe aquela nuvem pesada no peito, deixando-o flutuar com a noite que se estendia.
Só que Lu Zhou, que já tinha bebido um pouco, não entendeu nem um pouco aquela melancolia.
E, como todo mundo sabe, quando o álcool bate, merda começa a sair pela boca.
“Se não me engano… essa frase não era assim, não.”
Liu Rui parou, meio confuso, achando que Lu Zhou ia vir com alguma reflexão daquelas. Então perguntou sério: “Como é que é, então?”
Lu Zhou arrotou um pouco e respondeu, sem pensar muito: “Se até quem é melhor do que você tá ralando… para que diabos você vai se esforçar?”
Liu Rui: “…”
No fim das contas, os dois tomaram sete garrafas de cerveja. Cinco delas, Liu Rui detonou sozinho.
…
O problema é que Liu Rui nunca foi de aguentar muita bebida, e ainda por cima é daqueles que ficam quietos quando ficam bêbados. Quando chegou na última garrafa, o cara simplesmente PÁ!, caiu com tudo na mesa, assustando Lu Zhou, que pulou de susto. Até o dono da barraca de malatang ficou em pânico, achando que tinha servido cerveja falsificada.
Depois disso, quando virou aquele idiota, descobriu que ele estava soltando alguns delírios sem sentido. Só então Lu Zhou e o dono da barraca finalmente puderam respirar aliviados.
Após pagar a conta, ele se virou e, cambaleando com o Liu Rui bêbado nos ombros, conseguiu arrastá-lo até o dormitório. Lu Zhou já não tinha mais força nenhuma para colocar o cara na beliche, então puxou uma esteira de dentro do armário dele, estendeu no chão e decidiu que aquilo seria a cama da noite.
Depois ainda ajudou o cara a se ajeitar direitinho em cima da esteira e, de brinde, cobriu ele com um cobertor leve.
Até aí, convenhamos, já era serviço demais para qualquer um.
Ele então ligou o ar-condicionado, se jogou na cadeira, abriu uma garrafa de água mineral, tomou um gole e soltou um suspiro longo.
Aquilo tudo tinha acabado com ele.
Enquanto isso, o Liu Rui, aquele infeliz, bastou deitar e já começou a roncar alto, dormindo feito um anjo, alheio completamente a tudo.
“Vai acordar de manhã com a cabeça explodindo, pode apostar.”
Lu Zhou balançou a cabeça e abriu o notebook. Ele entrou em um site de compras on-line e começou a procurar um servidor apropriado.
De acordo com o que o velho Tang havia dito, o setor financeiro da universidade ia transferir o dinheiro para o cartão no dia seguinte. Se ele escolhesse hoje, mal o dinheiro caísse, já daria para fazer o pedido direto.
Se possível, ele queria comprar um equipamento de boa qualidade.
E não era só por causa daquele aplicativo de compra de passagens que ele tinha feito de brincadeira, o principal motivo era o sistema de recompensa da missão que desbloqueava o “Inteligência Artificial Lvl 0”.
O que será que aconteceria ao usar os pontos para subir o Inteligência Artificial Lvl 0 para o Lvl 1?
Seria o primeiro ramo tecnológico desbloqueado desde que ele ganhou o sistema.
Diante disso, o coração de Lu Zhou se encheu de expectativa.
No entanto, assim que ele viu o preço dos servidores, sua cara escureceu na hora.
“Dell… gabinete tipo rack 2U, 56 núcleos, 112 threads, 256GB de RAM, vem com doze HDs de 8TB… duzentos e setenta mil?! Tô fora, tô fora.”
“Lenovo IBM, matriz de armazenamento de controlador duplo. Usa a tecnologia de compactação em tempo real Storwize, 64 GB de RAM, 8 conexões de fibra de 8 GB, 24 discos rígidos de 3,5 polegadas! Preço, 40.000! Parece bom… Espere! Deixei passar um zero… Não posso pagar por isso!”
“Lenovo IBM, matriz de armazenamento com controladores duplos, tecnologia de compressão em tempo real Storwize, 64GB de RAM, oito conexões de fibra de 8GB, 24 discos rígidos de 3,5 polegadas! Preço… quatro mil? Isso parece bom… ah merda, deixei passar um zero! Sai fora, isso aí é para gente grande.”
Virou mais uma página, e era tudo nessa faixa de preço.
Que merda…
Por que tudo é tão absurdamente caro?
Lu Zhou ordenou os resultados por preço e viu que até existiam uns servidores mais baratos, na faixa de algumas poucas dezenas de milhares. No entanto, ele sabia se eles dariam conta de aguentar a operação que ele precisava. E também, ele não poderia gastar todo o seu dinheiro apenas nisso.
Afinal, manter um servidor rodando também custa dinheiro!
Indeciso, Lu Zhou de repente lembrou-se daquele gênio da computação que fazia parte do grupo com ele.
Ah é, por que não perguntar para ele?
Vendo que ainda era cedo, Lu Zhou puxou o celular e ligou direto para ele.
- Eu confundi o significado deste termo, então acabei fazendo traduções errôneas em algumas partes. Como eles se referem a qualquer artigo científicos indexado no SCI como “artigos SCI”, eu vou mudando aos poucos porque vou ter que verificar cada uma das situações para ver se precisa de modificação ou não.[↩]
- SCI significa Science Citation Index (Índice de Citações da Ciência). Hoje em dia é chamado de SCIE (Scientific Citation Index Expanded). É uma base de dados gerida pela Clarivate Analytics, que indexa os periódicos científicos mais influentes e de maior impacto no mundo. Um artigo “estar indexado na SCI” significa que foi publicado em um periódico/ revista científica altamente qualificada, reconhecida internacionalmente como relevante e confiável dentro de sua área.[↩]
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.