Índice de Capítulo

    Essa foi a primeira vez que Lu Zhou viu algo tão estranho. Alguém estava lhe dando dinheiro e ele tinha que aceitar.

    Era a primeira vez que Lu Zhou se deparava com algo tão estranho. Havia, de fato, alguém implorando para lhe entregar dinheiro, e, ainda por cima, não aceitá-lo simplesmente não era uma opção.

    Tudo bem, talvez essa afirmação soe um tanto exagerada, mas na prática não estava muito distante da verdade.

    De acordo com uma certa política de incentivo do Ministério da Educação, era possível conceder aos universitários um empréstimo sem juros, sendo que a própria universidade remanejaria uma parte dos seus fundos para complementá-lo numa proporção de 1:1.

    Por exemplo, se Lu Zhou, conforme a política, solicitasse um empréstimo de cem mil, o Ministério da Educação disponibilizaria cinquenta mil, e a universidade entraria com os outros cinquenta mil. Esse montante seria isento de juros durante o primeiro ano e, após esse período, haveria a incidência de uma pequena taxa de juros, mas ainda assim, em qualquer hipótese, seria consideravelmente inferior à de um empréstimo comercial, chegando, inclusive, a ser mais baixa que a própria taxa de inflação!

    Claro, isso não significava que Lu Zhou estivesse limitado a apenas cem mil.

    A universidade analisaria o seu projeto, juntamente com a proposta escrita e os protótipos apresentados, a fim de avaliar o valor exato do empréstimo a ser concedido.

    Em geral, esse montante não seria transferido para uma conta bancária pessoal, mas sim depositado diretamente na conta da empresa. Cada despesa teria de ser registrada, de modo que não haveria qualquer possibilidade de usar o dinheiro para comprar carro, imóvel ou consumi-lo de forma pessoal, ele só poderia ser empregado no projeto empreendedor, até que o empréstimo fosse integralmente quitado.

    Mesmo assim, isso já ajudava muito Lu Zhou. Atualmente, ele estava literalmente queimando seu próprio dinheiro para manter o funcionamento do aplicativo, e com o ritmo atual de crescimento de usuários, nem mesmo era certo que conseguiria sustentar essa operação até o fim do ano.

    Abrir uma empresa nem é algo complicado. Se há um empréstimo sem juros ali de bandeja, não aceitá-lo seria deixar passar à toa!

    No entanto, surgiu um problema. Tanto o Instituto de Matemática Aplicada quanto o de Ciência da Computação estavam de olho naquele projeto, ou, mais precisamente, naquele talento. No fim das contas, era tudo a mesma coisa, não fazia muita diferença.

    De um lado, havia um instituto abastado, com recursos de sobra e sem ter onde aplicá-los. Sem rodeios, ofereciam-lhe quinhetos mil para torrar. Caso não fosse suficiente, o conselho discutiria novamente, afinal, para o segundo semestre, não havia mesmo previsão de outros projetos.

    Do outro lado, tratava-se de um instituto que lançava muitos projetos a cada ano e, por isso, seus recursos eram visivelmente curtos e apertados. No máximo, conseguiriam levantar dozentos mil. Contudo, eles tinham a tecnologia, e, no Instituto de Ciência da Computação, os talentos surgiam em profusão. Bastava que algum professor assumisse o papel de consultor em seu projeto, e não haveria mais motivo para se preocupar com eventuais entraves técnicos. Afinal, todos eles eram peso-pesados que já haviam atuado como consultores técnicos para grandes corporações!

    De fato, era difícil decidir.

    Lu Zhou estava se inclinando para a segunda opção, pois não precisaria gastar tantos pontos gerais. Além disso, nem tudo pode ser comprado com dinheiro. No entanto, o reitor de matemática estava bem na sua frente e ele não podia envergonhá-lo descaradamente. Caso contrário, ele teria dificuldade em permanecer no departamento de matemática.

    Lu Zhou, naturalmente, inclinava-se mais para a segunda opção, pois isso lhe pouparia um bom número de créditos, e havia certas coisas que nem mesmo o dinheiro conseguia comprar. No entanto, o diretor do Departamento De Matemática Aplicada encontrava-se ali presente, e ele não podia, na frente dele, agir como um traidor oportunista, não é? Ainda pretendia manter seu lugar naquele departamento, afinal.

    Quanto à possibilidade de ambos os institutos colaborarem em conjunto para esse projeto…

    Lu Zhou considerava que, além de sua honestidade e boa aparência, sua maior virtude era a consciência de suas próprias limitações. Embora fosse um aluno brilhante, reconhecia que ainda não era excepcional a ponto de fazer com que os outros mudassem as regras por sua causa.

    Ao menos por ora, ainda não estava à altura disso.

    Se os dois institutos realmente tivessem intenção de colaborar, certamente não esperariam que um estudante tomasse a iniciativa de sugeri-lo. Os líderes já teriam se adiantado, como acontecera com aquela chamada “tropa de elite” da Competição de Modelagem Matemática.

    Nenhum dos dois diretores mencionou tal possibilidade, o que significava, com certeza, que não era algo fácil de se articular!

    Lu Zhou analisou isso de forma lógica. Esse tipo de projeto, muito provavelmente, não envolvia apenas prestígio, mas resultados concretos. Caso um dos institutos conseguisse incubar, de forma independente, um projeto expressivo, na avaliação de fim de ano ou em alguma reunião geral, certamente a liderança teria com o que se orgulhar diante de todos…

    “Diretor Zhang, peço desculpas de verdade.” Lu Zhou esboçou um leve sorriso com certo ar de vergonha, e disse com sinceridade: “O aplicativo do trem universitário já foi desenvolvido, e consigo lidar sozinho com as atualizações subsequentes. O que me falta no momento é exatamente o que o diretor Lu pode me oferecer.”

    Apesar da recusa, ele procurou expressar-se da forma mais diplomática possível.

    Mas talvez ele estivesse pensando demais. O diretor Zhang aparentemente não se importava tanto quanto ele imaginara, demonstrando apenas um leve sentimento de frustração.

    “Ah, eu entendo seu ponto… então deixemos assim mesmo. Ah, e se surgir alguma dúvida na área de computação, ainda pode vir me procurar.”

    Só que, se estiver esperando que o Instituto de Ciência da Computação interfira diretamente, arranjando um professor exclusivo para ser seu orientador… então é melhor tirar o cavalinho da chuva. Todos estão atolados de trabalho, e nenhum diretor de instituto teria tempo, ou disposição, para usar sua própria influência a fim de chocar o ovo para o instituto vizinho. A menos, é claro, que o próprio diretor do outro instituto aparecesse em pessoa para pedir.

    Mas, naturalmente, se você tiver capacidade suficiente para conquistar o apoio de algum professor ou pós-graduando do Instituto de Ciência da Computação por conta própria, ninguém iria te impedir.

    “Obrigado!”, disse Lu Zhou solenemente.

    “Eu nem te ajudei em nada ainda, deixa de formalidade! Ah, e não se esqueça do assunto da Competição de Modelagem Matemática. Se não voltar com o primeiro lugar nacional, nem apareça aqui de novo, e diga que nem me conhece!” O diretor Zhang fez um alerta fingidamente severo, mas logo em seguida sorriu e acenou com a mão ao levantar-se da cadeira: “Tenho outros compromissos, não vou ficar por aqui.”

    “Se cuida no caminho”, disse o diretor Lu com uma risada. “Não vou te acompanhar até a porta.”

    “Hah, olha só a sua cara de satisfação!”

    Pelo jeito, os dois deviam ter uma boa relação em particular, o tom entre eles era bem informal.

    Lu Zhou observou secretamente enquanto pensava internamente.

    Depois que Zhang Zhongjie se retirou, o Diretor Lu fez uma breve pausa antes de falar.

    “Lu Zhou, tem um formulário aqui comigo. Leve isso para casa, preencha tudo direitinho e me entregue amanhã no escritório.”

    “Entendido!”

    Satisfeito com o entusiasmo de Lu Zhou, o diretor Lu assentiu levemente e falou num tom de recomendação.

    “E lembre-se, trabalhar nesse projeto é ótimo, mas não se esqueça das suas obrigações principais.”

    Lu Zhou respondeu com um sorriso: “Fique tranquilo, Diretor Lu. Já estudei sozinho todas as disciplinas dos segundo e terceiro anos. Mesmo que o senhor aplicasse uma prova agora, eu daria conta tranquilamente.”

    “Hah, eu já sei que você vai bem nas provas, garoto. Mas quem disse que eu estava falando de exame?” O Diretor Lu soltou uma risada e, em tom meio de brincadeira, meio sério, continuou: “Os outros alunos eu até deixo passar, mas com você vai ser diferente. Vou estabelecer uma regra, todo ano você precisa publicar pelo menos um artigo em um periódico de alto nível! Se eu não vir essa publicação, duvido muito que vá conseguir a bolsa de estudos no ano que vem.”

    Lu Zhou: “…”

    Ele sabia que era para o seu próprio bem, mas lá no fundo não pôde evitar o impulso de soltar um sonoro VSF mentalmente.

    Aquele empréstimo de 500 mil foi como apagar um incêndio bem no limite para Lu Zhou, pelo menos agora ele não precisava mais sacrificar seu próprio dinheiro do dia a dia para tapar aquele buraco sem fundo.

    No começo, ele jamais imaginou que tanta gente fosse se interessar pelo aplicativo. Achava que, estourando, se conseguisse uns dez mil usuários já estaria ótimo. Mas acabou que o aplicativo que ele desenvolveu caiu na graça dos universitários.

    Claro que, por outro lado, isso significava abrir mão de outro grupo de usuários, afinal, tanto o nome “Trem Universitário”, quanto às opções no menu, não eram exatamente amigáveis para quem já não estivesse mais na faculdade. Muitos dos recursos simplesmente não serviam para esse público.

    Até o momento, a soma total de downloads do “Trem Universitário” em todas as plataformas já tinha passado de 200 mil, com mais de 310 mil passagens compradas com sucesso.

    E agora era justamente o pico de retorno às aulas, o volume de usuários ativos se mantinha no máximo.

    A empresa já estava oficialmente registrada, e Lu Zhou levou mais de três dias para concluir todos os trâmites. Assim que o dinheiro caiu na conta, ele não pensou duas vezes, fez o pagamento na hora e fez o upgrade dos servidores.

    Se você quer manter seus usuários, o mínimo que tem que se fazer é não dificultar a vida deles. Mesmo que seu aplicativo não seja nada de outro mundo, pelo menos não poderia ficar travando, não é? Se a pessoa tentar várias vezes e não conseguir comprar a passagem, vai acabar irritada, e vai saber, talvez acabasse trocando de aplicativo.

    Com o painel de desenvolvedor aberto, Lu Zhou encarava satisfeito os números de download crescendo sem parar.

    Depois de mais alguns dias, o aplicativo iria sair da posição de destaque na lista de gratuitos da loja do Android. Quando isso acontecesse, inevitavelmente viria mais uma onda de crescimento. E depois, até o dia 10 de setembro, quando o pico de retorno às aulas começasse a recuar, vai ser hora de ver quantos usuários vão continuar ativos.

    “O próximo passo é continuar as atualizações e a manutenção. Tenho dinheiro para contratar dois programadores, então isso não deve ser um problema.”

    Esticando os braços com um bocejo preguiçoso, Lu Zhou continuou encarando a tela. De repente, notou que havia várias mensagens não lidas, relatórios de bugs.

    Aquilo, sim, era problema sério. Não dava para tratar com descaso.

    Recompondo o espírito, sentou-se mais ereto e clicou na seção de mensagens não lidas.

    “Relatório de bugs… Tem tanta gente mandando bug assim? Deixa eu dar uma olhada.”

    [Mestre, pode dar uma olhadinha no meu artigo? Chama no meu WeChat]

    [Procuro um ghostwriter de artigo, contato no WeChat…]

    [Aquele sorteio no Weibo foi marmelada, não quero saber, se eu não ganhei é porque tem maracutaia].

    Lu Zhou: “…”

    VSF!

    Esses filhos da mãe vieram atrás de mim até aqui. Esse povo parece mesmo um bando de encostos!

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (1 votos)

    Nota