Capítulo 615 — Deus? Planeta?
A gravação não foi muito longa, e depois de cerca de uma dúzia de minutos, a visão de Xiao Lin começou a ficar turva e ele logo estava novamente diante daquela porta.
“Terminou?” A expressão de Bell continuava inalterada.
Xiao Lin hesitou por um momento antes de perguntar, num tom estranho: “Você não está querendo me dizer que aquilo era um Deus, né?”
Bell não negou, mas devolveu a pergunta: “E então, o que você acha que viu?”
Xiao Lin disse: “O sol? Ou, para ser mais preciso, aquilo claramente era uma estrela.”
Bell não respondeu diretamente e apenas levou Xiao Lin embora. Afinal, ele realmente não podia permanecer muito tempo naquele espaço. Depois de voltarem ao dormitório, Bell soltou um suspiro antes de dizer: “Você sabe qual é a velocidade mais rápida que existe?”
“A velocidade da luz.”
“Isso mesmo. A velocidade mais rápida é a da luz. O limite do pensamento humano é de cerca de cem metros por segundo, então, mesmo nas questões matemáticas mais simples, os cálculos humanos não se comparam aos de uma calculadora. Uma máquina pode fazer bilhões de cálculos em um segundo, mas os neurônios humanos já determinaram nossos limites.” Bell parecia não estar respondendo diretamente à pergunta.
Mesmo assim, Xiao Lin coçou o queixo e disse, refletindo: “A velocidade do pensamento? Já li um artigo parecido. Dizia que a velocidade do raciocínio determina a inteligência. Com base nessa teoria, o limite do pensamento seria a velocidade da luz. Mas os humanos ainda estão longe disso e, claro, somos limitados pela nossa biologia.”
“Então, posso te dizer com certeza: mesmo no Planeta Norma, nem aqueles no rank Lendário conseguem atingir a velocidade da luz. A luz é o conceito mais abstrato que existe. Pode até ser que alguém consiga usá-la, mas absolutamente ninguém consegue controlá-la!” A expressão de Bell ficou séria enquanto ela acrescentava: “Existe um ditado no Planeta Norma: o tempo é domínio de Deus. E esse ditado não surgiu por acaso.”
“Se seres físicos não conseguem atingir o limite do pensamento, então só um Deus pode fazer isso… o que significa que essa é a maior diferença entre um Deus e um homem.” Xiao Lin murmurou em compreensão antes de exclamar de repente: “Espera… você está dizendo que aquela esfera de luz era um Deus verdadeiro, pensando na velocidade da luz? Meu Deus, você está querendo me dizer que, para um Deus verdadeiro conseguir pensar nessa velocidade, ele precisou se transformar em um estado puro de energia — que também é um estado de luz!”
Bell o olhou com admiração: “Exatamente. Na verdade, essa resposta nem é tão surpreendente assim. Eu li muitos textos religiosos da Terra. Não importa se são do Oriente ou do Ocidente, quase todos descrevem Deus como sendo luz. Só que os humanos nunca refletiram sobre o significado disso. Deus se mantém como luz não é porque é um estado elevado ou bonito — é porque ele precisa disso para conseguir manter o pensamento na velocidade da luz.”
Ela fez uma pausa e então levantou sua mãozinha para ilustrar algo no ar: “Pensar na velocidade da luz tem uma característica especial: a distância entre qualquer ponto se torna a mesma. Para que todos os pensamentos ocorram à mesma velocidade, cada interação, transmissão e combinação precisa acontecer igualmente rápido. Essa é a forma mais eficiente. E, com base nessa lógica, a forma que realiza isso da maneira mais eficaz, matematicamente falando, é uma esfera.”
Ela abaixou a mão, percebendo que Xiao Lin tinha uma expressão de quem não entendeu nada do modelo matemático. Bell revirou os olhos e disse: “Essa teoria foi formulada há muito tempo. Na época, o debate foi bem intenso. Afinal, se Deus realmente fosse uma esfera de luz, a conclusão seria bem estranha. Os fiéis mais devotos da Europa simplesmente não conseguiam aceitar. Só quando um Deus verdadeiro foi descoberto, todas as discussões cessaram e tudo foi selado.”
Xiao Lin não perguntou por que os registros foram selados — com certeza isso envolvia segredos demais para ele saber naquele momento. O que mais o preocupava era ele mesmo. Depois de ouvir Bell, ele voltou ao tópico anterior: “Então, você acha que a forma que eu assumi antes estava próxima de um Deus?”
A expressão de Bell ficou estranha de novo: “Pela definição de um Deus, é necessário um estado de energia pura que se mova na velocidade da luz. Quando você absorveu o conhecimento daqueles livros, eu senti que foi bem parecido. Está bem, eu admito que fiquei chocada com o que aconteceu.”
“Ivanovich não usou o mesmo método naquela época?” Xiao Lin perguntou, confuso.
Bell balançou a cabeça com seriedade: “Não, Ivanovich não se transformou em um estado de energia pura quando fez isso. Na verdade, com base em todos os registros da Academia Dawn que conheço, nunca vi nada parecido. Xiao Lin, você é diferente!”
Ele era diferente…
Xiao Lin suspirou de forma quase imperceptível. Desde o dia em que entrou na Academia Dawn, não era a primeira vez que ouvia isso. O reitor já havia dito isso a ele, e o mesmo aconteceu com Song Junlang. Não muito tempo atrás, aquele ser misterioso dentro do seu corpo também havia dito isso. E agora Bell estava repetindo.
Do choque inicial à confusão atual, Xiao Lin já estava meio anestesiado com essas palavras. Em outras palavras, era como se fosse seu destino. Na verdade, Xiao Lin estava começando a odiar essa sensação, especialmente depois da última avaliação mensal. Aquele ser misterioso havia dito claramente que a “singularidade” de Xiao Lin tinha sido imposta à força.
“Você não parece muito feliz.” Bell achou a reação de Xiao Lin estranha.
Xiao Lin limpou a expressão decepcionada e balançou a cabeça, encerrando o assunto. Para ele, mesmo que fosse algum descendente de um Deus antigo e distante, ele ainda era ele mesmo. Só existia um Xiao Lin neste mundo, e ele não queria saber do que aconteceu no passado — só se importava com o que precisava fazer agora.
“Então, eu realmente absorvi todo o conteúdo daqueles livros? Lembro que você disse que aquilo era basicamente tudo sobre estudos medicinais.”
Xiao Lin mudou de assunto. Bell entendeu que ele não queria continuar com aquele tema e sorriu: “Claro que sim. Não se subestime. No estado de Mito, sua capacidade de absorção é realmente incrível. Mas uma correção: é tudo o que a Academia Dawn sabe sobre estudos medicinais. Na verdade, ainda há muitas coisas no Planeta Norma que nem mesmo a academia conhece por completo.”
“Já é mais do que suficiente. Mas esse método parece meio trapaceiro. Será que não dá para aprender tudo na academia desse jeito?”
Bell revirou os olhos: “Se você acha que sua vida está longa demais, pode tentar.”
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.