Índice de Capítulo

    Como ele era o principal responsável pela cidade, ele não tinha tanto tempo a perder. O secretário Liu disse mais algumas palavras protocolares diante das câmeras, terminou sua encenação e deixando para trás uma silhueta elegante, partiu.

    Logo em seguida, Lu Zhou percebeu com surpresa que, com a saída do secretário Liu, o professor Wang também se retirou e, depois disso, muitos dos veículos de imprensa ao redor também se dispersaram.

    Emmm…

    Por que ele estava tendo a sensação de que tiraram vantagem dele?

    Mas, no final das contas, ele não tinha perdido nada, então Lu Zhou não se importou.

    Olhando para a bolsa de alça única de Lu Zhou, o diretor Qin sorriu e disse: “Indo para a biblioteca?”

    Lu Zhou assentiu: “Sim, vou estudar por conta própria lá.”

    O diretor Qin sorriu novamente: “Eu estava indo justo no mesmo caminho, vamos juntos?”

    “Está bem.”

    O prédio administrativo ficava perto da biblioteca, então os dois seguiram pela trilha de pedras próximo do dormitório em direção à biblioteca.

    No caminho, o diretor Qin sorriu de repente e disse: “O que foi mesmo que eu disse da última vez? Isso não conta como um acontecimento de estremecer os céus e a terra?”

    Lu Zhou sorriu, um pouco sem jeito: “Acho que… que ainda é um pouco diferente de estremecer os céus e a terra.”

    O diretor Qin soltou uma risada e disse: “Heh, garoto, a sua ambição não é pequena. Até o Diário do Público se mobilizou é publicou um artigo durante a noite. Se isso não conta como estremecer os céus e a terra, o que mais você pretende fazer de grandioso?”

    Lu Zhou ficou chocado: “O Diário do Público?!”

    O diretor Qin arqueou as sobrancelhas, sorrindo enquanto dizia: “Você não entrou na internet para ver?”

    “Eh… na verdade, acabei de acordar.”

    O diretor Qin balançou a cabeça e disse com seriedade: “Vocês, jovens, devem evitar ficar acordados até tarde. O importante é lutar por um dia de cada vez, não disputar cada segundo. Vocês não são como nós. O futuro ainda é longo, não há necessidade de começar a desgastar o corpo tão cedo.”

    “Entendi.” Embora, na verdade, o que Lu Zhou quisesse dizer era que na noite anterior ele não havia virado a noite, apenas dormira demais por causa de uma injeção.

    “O editorial publicado pelo Diário do Público é bem interessante, mencionou esse seu assunto. Se tiver interesse, depois pode dar uma olhada.” O diretor Qin sorriu. “Nosso secretário Liu, assim que leu o editorial pela manhã, já veio correndo para a universidade à tarde.”

    Então foi por causa disso?

    Lu Zhou compreendeu de repente.

    Embora suspeitasse de que seu artigo tivesse rendido algum tipo de crédito político ao secretário Liu, não imaginava que a causa fosse justamente um editorial do Diário do Público.

    Mas, pensando melhor, fazia sentido. Afinal, o Diário do Público reflete a posição de Pequim, e os governos locais sempre seguem Pequim. O que as instâncias superiores valorizam, as inferiores naturalmente também valorizam. Sempre foi assim desde a antiguidade.

    Ao pensar nisso, Lu Zhou não pôde deixar de refletir em silêncio.

    Alguém como ele, cuja nota em Ciências Políticas vivia na beira da reprovação, era melhor manter distância dessas coisas.

    Vendo que Lu Zhou não disse nada, o diretor Qin sorriu e continuou: “O ponto de vista do professor Tang é de fato correto. Ao fazer pesquisa, é preciso evitar a arrogância e a impaciência, afastar-se do mundo das vaidades. Mas, ao meu ver, isso não é tudo. Afinal, o homem é um animal social. Se numa sociedade ele se isola de seus semelhantes, só terá uma vida amarga.”

    Lu Zhou assentiu, pensativo, e perguntou em voz alta: “Diretor Qin, o senhor quer dizer o quê?”

    “Nada em especial, só estou conversando com você.” O diretor Qin sorriu. “Aliás, não está curioso sobre a recompensa que a universidade vai lhe dar?”

    Lu Zhou: “Isso… o senhor pode me adiantar?”

    “Não é nada secreto, por que não adiantaria?” O diretor Qin soltou uma gargalhada. “Já que você quer ouvir, vou lhe contar.”

    Após uma breve pausa, o diretor Qin prosseguiu.

    “Primeiro, a questão do registro de residência. Os líderes da cidade vão ajudá-lo a resolver isso. De acordo com as diretrizes de atração de talentos do comitê municipal, após a transferência do seu hukou1 de Jiangling para Jinling, você poderá usufruir das políticas preferenciais de fixação de talentos. Na hora de solicitar um empréstimo habitacional, não será necessário apresentar histórico de crédito, e a taxa de juros seguirá o padrão mínimo. O valor exato eu não me lembro, mas, de qualquer forma, é bem baixo!”

    “Quanto ao segundo ponto, esse talvez lhe interesse mais.” O diretor Qin sorriu, olhando para Lu Zhou que o ouvia atentamente, e continuou: “Ontem nosso reitor convocou uma reunião conosco para discutir sobre o seu artigo. De acordo com as regras anteriores de premiação de artigos científicos indexados, usar apenas o fator de impacto da revista como critério não consegue refletir com precisão o valor acadêmico do seu trabalho.”

    “Por isso, após discussão, decidimos lhe conceder uma recompensa de um milhão!”

    Esse “um milhão” foi dito pelo diretor Qin de maneira tranquila, como se fosse apenas uma brisa que passou.

    No entanto, aos ouvidos de Lu Zhou, foi como se sua respiração tivesse congelado de repente.

    “Um… um milhão?!”

    Engolindo em seco, Lu Zhou teve a impressão de ouvir as próprias batidas do coração.

    “Hehe, achou pouco?” O diretor Qin sorriu e continuou, respondendo à própria pergunta: “De fato, é pouco. Comparado àquele Enigma de Seetapun resolvida pela Zhongnan, a Conjectura de Zhou que você demonstrou, seja em termos de dificuldade, valor acadêmico ou contribuição para a matemática da China, está em um nível totalmente diferente. Mas espero que entenda, um prêmio de um milhão de yuans já é o máximo que o reitor Xu pode autorizar.”

    A Universidade de Jinling não carece de recursos. Os repasses estatais são suficientes. Mas isso não significa que o dinheiro da universidade possa ser usado à vontade.

    Na verdade, o diretor Qin ainda não tinha dito tudo. Mesmo esse prêmio de um milhão de yuans não era algo que o reitor Xu pudesse decidir sozinho. Pelo menos em termos formais, era preciso passar por uma reunião, depois enviar o relatório à instância superior e, por fim, obter a aprovação da liderança do Ministério da Educação.

    De qual conta sairia esse dinheiro, e sob que formato seria repassado, tudo isso seguia regras próprias.

    “Não, não é pouco!”

    Ao dizer isso, os ombros de Lu Zhou tremiam de tanta excitação.

    Afinal, era um milhão!

    Se fosse dando aulas particulares, precisaria trabalhar sem parar por centenas de meses, sem comer nem beber, para juntar essa quantia.

    Em toda a sua vida, só tinha visto tanto dinheiro assim nos filmes…

    Olhando para o ar emocionado de Lu Zhou, o diretor Qin conteve o riso em seu coração e pensou consigo mesmo que de fato era.

    Após uma breve pausa, ele sorriu e prosseguiu.

    “Certo, eu só queria lhe avisar com antecedência. Já chegamos à biblioteca. Não precisa me acompanhar, pode ir cuidar de seus assuntos.”

    Lu Zhou sorriu e disse: “Então, diretor Qin, eu vou indo primeiro!”

    “Vá, vá.”

    Depois de se separar do diretor Qin, Lu Zhou ainda não havia se recuperado do impacto daquela notícia sobre o um milhão de yuans.

    Ele se sentia tonto, como se estivesse flutuando no céu.

    Alguns dias atrás ainda se preocupava com a dívida de cinco milhões. Ele não esperava que, ao acordar, a universidade já tivesse resolvido um quinto desse problema para ele…

    Nesse mesmo momento, não muito longe dali, Chen Yushan caminhava em direção à porta da biblioteca, carregando uma pilha de livros nos braços.

    De repente, ao chegar à entrada, ela avistou uma silhueta familiar.

    Seus olhos brilharam e, alegre, Chen Yushan apressou o passo, estendendo a mão para dar um leve tapa no ombro de Lu Zhou.

    “Lu Zhou, Lu Zhou, você tá bombando, sabia?”

    Ao virar-se e perceber que era Chen Yushan, Lu Zhou, ainda atordoado, apenas assentiu de forma mecânica: “Eu sei.”

    Chen Yushan abriu a boca, um pouco desapontada: “Ah… então você já sabia.”

    “Um milhão…”

    “Um milhão do quê?” Chen Yushan perguntou, confusa.

    “Nada não.” Finalmente voltando a si, Lu Zhou balançou a cabeça. “Já que abusei tantas vezes das suas refeições, fico até sem graça… Hoje à noite eu pago.”

    “Sério?” Os olhos de Chen Yushan voltaram a brilhar, mas logo ela mostrou um olhar desconfiado. “Espera aí, desde quando você anda tão generoso? Isso não é do seu feitio.”

    “…Uma palavra. Vai ou não vai?”

    “Vou!” Chen Yushan respondeu sem hesitar, mas logo lembrou da experiência traumática da última vez e, baixando a voz, acrescentou rapidamente: “Mas, por favor, que não seja malatang, tá? Eu realmente não aguento aquilo…”

    Olhando para a expressão no rosto da colega veterana, Lu Zhou quase não conseguiu conter o riso.

    Era só um malatang… precisava ter tanto medo assim?

    1. Hukou é um sistema de registro doméstico usado na República Popular da China para, principalmente, controlar a migração em áreas urbanas, restringindo acesso da população rural a serviços públicos e incentivando a permanência nas áreas de origem. Embora mais flexível, o sistema ainda gera desigualdades, pois o estatuto de hukou é hereditário e a sua mudança para um estatuto urbano é difícil, limitando os direitos e oportunidades de quem tem hukou rural e migra para cidades. []

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 0% (0 votos)

    Nota