Capítulo 311: Reunião Pré-operatória
Devido ao controle mais rigoroso da internet dentro do país, o vídeo ocultista “Homem” não se espalhou muito. Na verdade, poucas pessoas se importaram com isso.
Mas um outro boato que surgiu fora da rede nacional logo se espalhou entre certos círculos de fãs, e junto com esse boato veio outro vídeo ocultista.
O primeiro responsável pela publicação de “Homem” foi uma conta chamada “wewatched_2021”. “Nós assistimos”, sendo 2021 provavelmente uma referência ao ano presente. O vídeo “Homem” foi banido, mas a conta não. A FBM obviamente via ali uma oportunidade de rastreamento.
O outro lado, no entanto, parecia não temer ser rastreado. A mesma conta publicou um novo vídeo intitulado “Intérprete”.1
O vídeo mostrava o mesmo palco de antes. As crianças não apareciam, mas havia uma criatura marinha coberta de escamas, uma espécie de homem-peixe monstruoso, parada diante da câmera, olhando em silêncio. A sensação de realidade que transmitia não era de um efeito especial convincente. Não parecia efeito algum. Quem assistia sentia desconforto, um mal-estar inexplicável, uma angústia impossível de descrever…
Mas a Phecda sabia o que era, e a FBM, que também recebera a informação, sabia igualmente. Aquilo era um Profundo.
Essa doença de pele talvez estivesse de fato relacionada aos Profundos.
No vídeo “Intérprete”, depois que o profundo permaneceu em silêncio por um minuto, rostos de astros e celebridades começaram a piscar rapidamente, como num slide. Havia figuras famosas de todos os países do mundo. No final do vídeo, surgiram legendas bilíngues, em chinês e inglês:
“Onde eles estão? Eles ainda estão bem? Seus países estão enganando vocês. Procurem por eles e vejam o que está acontecendo agora.”
O vídeo também não tinha som algum. Mesmo assim, quem o assistia parecia ouvir um ruído estranho, algo que parecia um uivo, mas não era um uivo, como se fosse o som de um matadouro, misturado a ruído branco, sussurrando, áspero, bem junto aos ouvidos.
Se apenas um espectador tivesse essa sensação, não seria nada de especial. Mas quando praticamente todos os que assistiram experimentaram o mesmo, isso indicava que “Intérprete” realmente era capaz de afetar o estado mental de quem o via. Seria isso por conta de alguma força sobrenatural? As pessoas, tomadas de espanto, passaram a dar mais atenção às legendas finais do vídeo.
Era um vídeo feito para gerar pânico e provocar o governo.
Mesmo sendo rapidamente banido, a questão que ele levantava virou um assunto quente. Será que aquelas celebridades estavam bem? Teriam se envolvido em algum tipo de perigo?
O chamado efeito de celebridade refere-se à capacidade que figuras famosas têm de atrair atenção e ampliar a influência de algo.
Independentemente de quem fosse “wewatched_2021” e de suas intenções, o plano de usar celebridades para criar um ponto de repercussão havia funcionado.
Alguns famosos logo responderam nas redes sociais dizendo que estavam bem. Alguns até postaram selfies. Houve quem acreditasse, e houve quem duvidasse se aquelas postagens eram mesmo deles.
Quando o assunto chegou de volta ao país, o vídeo ou não passava na revisão, ou era apagado logo após ser publicado. Mesmo assim, certas descrições em texto, mensagens privadas entre fãs e discussões discretas continuavam a se espalhar em silêncio. Alguns, preocupados, comentavam:
“Tem uma foto da Yiman lá!”
“Ontem a Yiman estava do lado de fora do set, dando autógrafos. Está tudo bem, é só um vídeo para assustar.”
Os fãs de Xie Yiman estavam muito tensos. Não era apenas por causa da foto no vídeo, mas também porque uma entrevista dela não foi ao ar como previsto, e, embora ela fosse sempre ativa nas redes sociais, não se via nem a sombra dela nesses dois dias, nem mesmo a equipe dera qualquer sinal.
Eles oravam para que nada tivesse acontecido com a sua doce Yimanzinha.
…
“Ah Jun, existem três métodos de anestesia para a ablação por radiofrequência. O primeiro é a anestesia geral, o segundo é aplicar anestesia local após a punção estar posicionada e o terceiro é não aplicar anestesia local após a punção, e aumentar gradualmente a temperatura da radiofrequência de baixa para alta.”
Em uma sala de conferências médica no Hospital Popular de Beihe, um grupo em jalecos brancos realizava uma reunião pré-operatória para definir o plano cirúrgico.
Gu Jun estava sentado próximo a cabeceira da mesa, franzindo a testa enquanto olhava para o diagrama anatômico facial projetado na tela, ouvindo atentamente as palavras do cirurgião-chefe, Si Kouxian.
Si Kouxian, um homem de meia-idade de rosto quadrado e especialista em neurocirurgia, foi o cirurgião-chefe da primeira lobotomia durante o surto da doença do pesadelo e, embora tenha sofrido com o choque mental da época, recuperou-se bem. Após isso, passou a integrar o recém-criado Departamento de Feitiços. A cirurgia atual pertencia à área de terapia neurointervencionista, e ele era um dos cirurgiões principais.
Gu Jun, por sua vez, apenas auxiliava aqueles especialistas, já que não possuía experiência na área. Ele sequer havia operado antes um arco em C de fluoroscopia usado em intervenções desse tipo.
Os dermatologistas Zhang Haidong, Sun Wei e outros também se afastaram temporariamente. A equipe cirúrgica havia sido enviada pelo centro de comando, além de Si Kouxian, estavam ali o especialista em neurointervenção Zhang Jinsong e outros médicos do Departamento de Feitiços, como Cai Zixuan, que participavam como assistentes e para fins de aprendizado e treinamento.
Também havia pessoal do Departamento dos Selos Anciãos, encarregado de prevenir possíveis impactos mentais. A sala de cirurgia estava sendo equipada com pedras de selos anciãos para servir de estabilizadores.
Wu Shiyu e Deng Ximei também participariam oferecendo assistência sensorial, e naquele momento estavam sentadas à mesa de conferência.
Mas, segundo o Tio Dan, em situações como aquela quem seria de mais ajuda provavelmente seria Wang Ruoxiang, mas infelizmente…
“Se usarmos anestesia local, há o risco de o anestésico infiltrar-se no líquido cefalorraquidiano ou na corrente sanguínea”, disse Si Kouxian. “Isso também prejudicaria a localização precisa das ramificações do nervo trigêmeo, reduzindo a qualidade da cirurgia e aumentando a chance de dano à função motora. Além disso, caso seja necessário reajustar a posição da agulha de punção, seria preciso esperar o efeito da anestesia local passar antes de prosseguir, o que prolongaria o tempo do procedimento. E, nas condições atuais, a anestesia local também afetaria nossa capacidade de avaliar imediatamente o resultado terapêutico.”
Gu Jun assentiu em silêncio. Cirurgias na face eram diferentes das realizadas em outras partes do corpo, era preciso considerar cuidadosamente a proteção do encéfalo.
Anestesia geral não poderia ser usada. Anestesia local também não.
“Se não aplicarmos anestesia, a dor do paciente será intensa.” Si Kouxian lançou um olhar em volta da mesa de conferência. “O paciente apresentou uma grave instabilidade hemodinâmica esta tarde. Se somarmos a isso uma dor extrema, pode ocorrer um acidente cardiovascular ou cerebrovascular. Ah Jun, você conhece o estado do paciente melhor do que nós. A decisão do protocolo fica com você.”
Si Kouxian havia dito o que todos pensavam, Zhang Jinsong compartilhava da mesma opinião. Afinal, a paciente Xie Yiman estava sob responsabilidade direta de Gu Jun.
Naquele dia, Gu Jun já tomara muitas decisões médicas, e cada uma delas poderia ser fatal.
Era como caminhar sobre um arame estendido à beira de um precipício. Um único passo em falso, e o corpo despencaria e se estilhaçaria. Mas quem cairia não seria ele. Seria o paciente.
A sensação de ter a vida de outra pessoa nas próprias mãos era imensamente pesada.
“Sem anestesia.” Gu Jun, ainda assim, tomou a decisão, mais uma. “As desvantagens usuais da anestesia local são um fator, o segundo é que durante o tratamento o paciente já apresentou uma reação adversa ao anestésico e o terceiro é que a paciente vive sob dor constante. Acredito que a dor cirúrgica não a derrubará, talvez até, ao substituir a sensação anômala por outro tipo de dor que não seja prurido, o cérebro dela produza sensação de prazer.”
Ele falava com base em experiência própria. Quando fora forçado a atuar no Maravilha do Pesadelo de Dylath-Leen e suportar uma dor inumana, o mais insuportável não era a intensidade, e sim a persistência invariável daquela sensação distorcida. Quando outro tipo de estímulo tomava seu lugar, por mais doloroso que fosse, trazia até certo alívio.
“Está bem.” Si Kouxian e os demais não se opuseram. Havia risco em qualquer escolha, e não havia como prever o resultado.
O procedimento de ablação por radiofrequência não apresentava grande dificuldade técnica. Assim, após definirem alguns pontos, discutindo os locais de punção adequados à condição de Xie Yiman e possíveis ocorrências intraoperatórias, bem como os planos de contingência, o grupo chegou praticamente a um consenso.
Quando todos se levantavam para seguir rumo à sala de cirurgia, Gu Jun recebeu um novo comunicado do centro de comando.
Havia sido localizada a ficha médica de uma paciente possivelmente o paciente zero, uma jovem de 18 anos chamada Tian Yiqing.
Mas ela estava desaparecida havia alguns dias, e sua data de atendimento antecedia em cinco dias o início dos sintomas de Xie Yiman.
- A tradução literal da palavra em chinês é o “performer” em inglês, que envolve qualquer artista, músico, ator que faça uma “performance”, isso inclui os livestreamer já que performam conteúdos variados na internet. Em portugês não temos uma palavra exata para isso, apenas as categorias separadas. A melhor palavra que encontrei foi realmente “intérprete”, acho paia mas não achei nada melhor.[↩]
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.