Índice de Capítulo

    Nomeado após o método de esculpir os caracteres em cascas de tartaruga e ossos de animais, a escrita em ossos oraculares podia ser considerada a primeira forma de caracteres chineses e uma das escritas mais desenvolvidas na dinastia da China Antiga.

    Até na Terra, tais textos só podiam ser vistos em ruínas antigas ou livros e materiais antigos, porém, uma escrita tão antiga quanto essa apareceu numa sala de metal completamente selada num mundo completamente remoto. Se não tivesse sido nesta circunstância, Xiao Lin até teria pensado que alguém havia tentar pregar uma peça ridícula nele.

    Xiao Lin estudou cuidadosamente por um momento e falou pensativo: “Acho que provavelmente sei as regras deste jogo. Na realidade, é apenas um quebra-cabeça simples de tradução. Veja, nas grades tem palavras básicas em normês antigo, e a grade faltando provavelmente nos permite encontrar a tradução correspondente das peças de madeira, qual está escrito em escrita em ossos oraculares.”

    “Isso significa que consegue resolver?” Lilith ignorou a primeira metade da explicação e só ficou interessada no resultado.

    Xiao Lin sorriu amargamente: “Bem, isto será um pouco difícil para mim. Só sei um pouco. Não é como se eu fosse um professor de arqueologia. Em todo caso, ainda teríamos que tentar.”

     A escrita em ossos oraculares era essencialmente hieroglifos por natureza e era a maneira mais primitiva de criar caracteres. Suas limitações eram o declínio da pictorialidade, a ascensão do simbolismo e a dificuldade de desenhar em certos objetos físicos ou conceitos abstratos.

    O normês antigo de Xiao Lin o permitiu reconhecer as palavras na mesa, e foi afortunado porque sabia as palavras mais básicas, como sol, lua, montanhas, rios e o céu. Era levemente melhor que nada, embora ainda fosse possível adivinhar o significado geral dos hieroglifos, mesmo que não reconhecesse a palavra.

    O quebra-cabeça foi inicialmente concluído muito tranquilamente no começo, pois palavras simples podiam ser mais ou menos identificadas segundo os gráficos e não era muito complicado. No entanto, conforme prosseguia, o aumento da dificuldade se tornou mais aparente, com vários vocabulários estranhos que eram únicos para o normês antigo, enquanto estava ausente da escrita em ossos oraculares. Xiao Lin teve que observou o mais perto possível para preencher as partes vazias.

    Embora Lilith tivesse algumas dúvidas, ainda escolheu não interferir. Ela descansou o queixo nas mãos com tédio e encarou Xiao Lin silenciosamente, que tinha um olhar de seriedade.

    O resto do tempo foi gasto em silêncio. Xiao Lin pensou que decifrar as palavras seria um grande obstáculo conforme a dificuldade aumentava, e isso foi verdade a princípio, mas após um tempo na diminuição de eficiência, começou a melhorar de novo.

    Era um sentimento muito estranho. Por exemplo, alguns dos termos que ele não conseguiu entender nada, ficaram compreensíveis após um tempo. Era como se Xiao Lin estivesse num estado de automelhoria e aprendizado no processo da resolução do quebra-cabeça.

    Sem seu conhecimento, seu talento de nível SS estava produzindo sutilmente um efeito tremendo, especialmente após sua eficácia de aprendizado ter sofrido um avanço. O efeito foi ainda mais surpreendente quando aprendeu que algumas das escritas em ossos oraculares, algo que já tinha uma certa base.

    É claro, podia ser que ele tinha um talento linguístico que não sabia, pois essa foi a avaliação dada pelo computador central após o primeiro exame mensal.

    Xiao Lin não sabia quanto tempo levou. Podia ter passado algumas horas ou até dez horas. Quando finalmente se endireitou, suas pernas ficaram dormentes e ele quase caiu, surpreendente a sonolenta Lilith.

    “Terminou?”

    “Uhh, acho que sim.”

    “Acha?”

    Xiao Lin massageou as pernas e olhou para Lilith bocejando várias vezes. Ele falou impotente: “Você pelo menos tem que mostrar alguma preocupação comigo. Este trabalho não é mais fácil que lutar… Não posso garantir a precisão das minhas respostas.”

    Após algum tempo, houve um leve barulho na sala, e uma porta branco-leitosa apareceu no canto. Era a melhor resposta que Xiao Lin podia conseguir.

    “Graças aos deuses não foi em vão.” Lilith deu um tapinha no ombro dele e exibiu um olhar apreciativo.

    Após dar alguns passos, Lilith descobriu que Xiao Lin estava parado ali atordoado, ao invés de seguir junto. Ela não pôde deixar de perguntar: “O que você está pensando? Você precisa que eu te ajude?”

    Xiao Lin recusou, não sabendo se ria ou chorava, e apontou para as peças de madeira preenchidas segundo as notas. Ele retrucou: “Isto não parece estranho para você? Você não acha que isto parece com um gráfico de tradução?”

    Lilith ficou em silêncio. Como não era proficiente da linguística, não sabia distinguir entre normês antigo e escrita em ossos oraculares. No entanto, conseguiu entender o significado do gráfico de tradução.

    Era um sinal que terráqueos conversaram com normandos a dezenas de milhares de anos atrás, e quando alguma ambiguidade na linguagem ocorreu, alguém criou esse gráfico de tradução correspondente para se comunicar.

    As academias coloniais chegaram no Novo Mundo pela primeira vez a mais de dois séculos atrás, que era equivalente a quatro séculos no tempo da Terra. Eles foram o primeiro lote de visitantes, e esse era um fato histórico reconhecido por toda academia. Se a mesa de tradução na frente deles não foi deliberadamente fabricado pela mulher misteriosa para enganá-los, talvez houvesse uma necessidade de revisar seus livros da história colonial.

    Independente do que possa ser, muitos dos mistérios sobre o Planeta Norma estavam ocultas no fluxo do tempo. Os segredos similares sobre a Terra também podiam existir, segredos que até terráqueos como Xiao Lin e Lilith não tinham ideia.

    Devido à preocupação de Xiao Lin de enfrentar batalhas no caminho, sentou por um tempo para aliviar o cansaço do corpo, especialmente em termos de força mental. Suas conquistas o deixaram bem satisfeitos, e até sentiu que deveria pegar mais alguns cursos de linguística após retornar à academia. Talvez pudesse ter talento nisto.

    Quinze minutos depois, Xiao Lin e Lilith entraram mais uma vez no portão de luz. Ocorreu a mesma breve explosão de luz e a cena diante deles mudou de novo. Desta vez, não apareceram no ambiente selado de novo, em vez disso, surgiram num mundo vasto e enorme.

    Era um mundo cheio de sangue, onde o céu era tão vermelho quanto sangue e até o chão sob seus pés estava manchado de sangue, que provavelmente secou após vários anos. O solo era marrom-avermelhado na superfície e, no fundo, havia incontáveis esqueletos espalhados pelo chão. Alguns viraram amontoados de ossos, enquanto outros viraram pó pelo clima e alguns outros permaneceram intactos. Vários desses esqueletos eram humanos, mas havia aqueles com formas de alienígena.

    “Que energia de morte forte!” Lilith franziu a testa. Com seu nível de meditação, ela poderia preservar a energia de morte em quase todo canto e área que percorreram. Era óbvio que a densidade alcançou seu auge.

    “Isto parece similar a Terra Final. Este é o ponto de controle final?” Xiao Lin comentou sarcasticamente.

    Nota