Capítulo 71: Avaliação
por MrRody『 Tradutor: MrRody 』
“Sim,” Shang respondeu enquanto se levantava lentamente.
Shang sempre quis uma avaliação de uma parte neutra. Afinal, ele só podia se avaliar até certo ponto.
E, além disso, Shang já havia recebido um pouco de feedback.
Sua ferida na cabeça era prova disso.
‘Eu não percebi um vaso tão grande vindo em direção à minha cabeça. Agora que penso bem, posso me lembrar de ouvir a coluna tremer, mas simplesmente filtrei isso como informação irrelevante.’
‘Acho que essa é a maneira do Vice-Reitor de me mostrar que ignorei meu ambiente. Posso entender por que isso é um mau hábito em um campo de batalha.’
“Certo,” Soran disse enquanto se sentava de volta em sua cadeira. “Então, vamos falar sobre suas técnicas de espada primeiro. Mervin?” Soran perguntou enquanto olhava para o homem mais velho ao seu lado.
Mervin assentiu e olhou para Shang.
“Horrível.”
Silêncio.
Shang esperava mais, mas nada mais veio. “Poderia elaborar?” Shang perguntou.
“Seus movimentos são rápidos, mas é só isso,” Mervin respondeu. “Você planeja seu próximo golpe muito bem e desferi seu golpe com bastante velocidade, mas não há um depois. Você luta como se só pensasse no golpe atual e não no próximo ou no próximo depois desse.”
“Quando algo dá errado com seu ataque atual, você hesita e pausa por um momento porque não tem certeza do que deve fazer a seguir. Em essência, você está planejando seu ataque apenas quando já é hora de desferi-lo, não antes.”
“Outra coisa é que seus ataques não têm nuances. Seus ataques são todos muito diretos e honestos. O que os inimigos veem é o que eles recebem. Você não usa fintas, e não usa sua espada para manipular a percepção do inimigo.”
“Por fim, seu único objetivo ao atacar seu oponente é matá-lo. No entanto, esse é o objetivo final, e não pode ser sempre alcançado com um único golpe. Muitas vezes, você precisa alcançar múltiplos sub-objetivos para finalmente tirar a vida do seu inimigo.”
Então, Mervin se levantou e passou pela mesa.
Os outros dois sorriram um pouco ao vê-lo levantar-se voluntariamente. Obviamente, o jovem havia despertado os instintos de professor de Mervin.
Mervin tirou sua espada e a segurou na frente dele enquanto olhava para Shang. “Você pode me derrotar com um ataque se tivesse seu poder físico?” ele perguntou.
Shang olhou para Mervin. “Não,” ele respondeu rapidamente.
A espada de Mervin o isolava perfeitamente de tudo na frente dele. À primeira vista, ele não parecia segurar sua espada de maneira especial, mas Shang sentia que a defesa de Mervin era impenetrável.
“Por que não?” Mervin perguntou.
“Por causa da sua espada,” Shang respondeu.
“Você pode se livrar da minha espada?” Mervin perguntou.
“Difícil,” Shang respondeu.
“Então, o que você precisaria fazer?”
As sobrancelhas de Shang se franziram. “Eu precisaria continuar atacando você e abalar seu equilíbrio até ter a chance de atacá-lo diretamente ou me livrar de sua arma.”
Mervin assentiu. “Correto,” ele respondeu. “Notei que você percebe essas coisas rapidamente em uma luta, mas não as percebe imediatamente. Você primeiro tem que tentar algo antes de saber que não funciona.”
“Você é essencialmente uma besta em seu estilo de luta,” Mervin disse enquanto guardava sua espada novamente e voltava para sua cadeira. “Você luta de maneira honesta, direta e sem um plano, como uma besta.”
“A vantagem desse estilo é que muitos inimigos podem se sentir sobrecarregados pela sua pura intenção de matar. Afinal, seus ataques mostram muito diretamente que você está lá para matá-los e que não está brincando.”
“No entanto, esse estilo só funciona em soldados inexperientes. Alguém que pode realmente manter a calma em uma batalha será sua queda. Eles notarão seus ataques e objetivos muito simples e levarão a batalha para uma direção de sua derrota.”
“Imagine que você ataque seu inimigo, e ele bloqueie. Então, ele ataca, e você bloqueia. Então, você ataca novamente, e ele bloqueia. E então, ele ataca. De repente, você está com as costas contra uma parede, e bloquear de sua posição atual é difícil. Você preferiria muito mais desviar. No entanto, você não pode desviar por causa da parede.”
“Sem planejamento e sem prestar atenção ao ambiente, algo assim pode acontecer com você,” Mervin disse. “O inimigo segue seu plano e o empurrará para uma posição desfavorável. Como guerreiro, você precisa ser capaz de ver essas coisas e planejar em torno delas.”
“Você luta como uma besta, mas é humano. Você não está usando nossa arma mais forte, que é nossa mente superior.”
“Quase todas essas coisas podem ser facilmente corrigidas aprendendo algumas técnicas de espada. Afinal, essas técnicas são especificamente criadas para evitar essas situações. Existem ataques que são perfeitos para usar se você se sentir pressionado. Existem ataques que são perfeitamente adequados para pressionar seu oponente.”
“Ao compreender todas essas técnicas, você subconscientemente já planejará como lutar contra seu oponente.”
“Mas como está agora, suas técnicas de espada são adequadas apenas para massacrar bestas, não humanos, e um guerreiro que não pode lutar contra humanos é um guerreiro que não viverá por muito tempo.”
Após essa frase, Mervin ficou em silêncio.
Shang ouviu atentamente a enxurrada de palavras de Mervin com olhos ardentes.
Sim, isso era o que ele estava aqui para aprender!
Feedback!
Ensinamentos!
Mervin estava completamente certo em tudo o que disse!
Shang nunca havia realmente lutado contra um humano poderoso ainda, mas Shang podia muito bem imaginar como tal luta se desenrolaria. Provavelmente aconteceria exatamente como Mervin previu.
Os humanos usavam muitas técnicas complicadas que Shang não estava acostumado a lidar. Um bom exemplo foi o golpe de Soran com sua lança. Soran aparentemente atacou o rosto de Shang, e Shang reagiu. No entanto, Soran na verdade atacou o torso de Shang.
Deve-se lembrar que Soran fez seu corpo dois níveis mais fraco do que Shang. Isso significava que Shang era muito mais rápido que Soran nessa situação.
A parte mais impressionante era que esse golpe nem era muito difícil de realizar. Shang poderia imaginar tal golpe como uma técnica básica de um usuário de lança. Não era uma técnica celestial que só poderia ser compreendida após ser um guerreiro por décadas.
Era uma aplicação simples de uma arma, e se fosse uma batalha real, Shang estaria em perigo de vida.
Por quem?
Por alguém dois níveis abaixo dele.
Por quê?
Porque Shang ainda não havia lutado contra humanos e porque ainda não havia aprendido com humanos.
“Obrigado pelos ensinamentos,” Shang disse com respeito enquanto se inclinava ligeiramente.
Mervin apenas bufou. “Não mencione isso. Eu só não conseguia assistir alguém lutar tão horrivelmente.”
Então, Soran olhou para Shang. “Você está bem com essa avaliação?” ele perguntou com um sorriso.
Shang assentiu. “Sim, apenas essas poucas palavras destacaram muitos dos meus erros e maus hábitos.”
Soran assentiu. “É bom que você tenha essa mentalidade. Honestamente, é bastante raro ver alguém ter uma mentalidade tão madura na sua idade.”
Soran riu um pouco. “É quase como se você já estivesse nos seus 20 anos.”
Shang não respondeu.
“De qualquer forma, vamos falar sobre sua mentalidade,” disse Soran.