Capítulo 1 - Na Noite Eterna - Parte VI
Na Noite Eterna – Parte VI
Dessa forma, Yang Wen-li ingressou na escola de oficiais inteiramente como um expediente. Apesar do fato de que ele era um estranho tanto para o patriotismo quanto para o militarismo beligerante, seu curso havia sido definido.
Ele jogou fora quase toda a montanha de tralhas que herdara do pai – embora tenha guardado algumas delas – e mudou-se para o dormitório da escola de oficiais literalmente de mãos vazias.
Como suas motivações eram as que eram, não havia como Yang ser um aluno de alto nível. Ele estudava diligentemente sua história militar – e toda a ampla gama de história não militar que compunha seu histórico – mas economizava o máximo possível em suas outras matérias.
Particularmente nas áreas de treinamento de armas, aulas de voo e engenharia mecânica – as matérias chatas – ele ficava perfeitamente feliz em obter notas que ficavam um pouco acima da reprovação.
No entanto, se ele fosse reprovado, corria o risco de ser expulso e, mesmo que não fosse expulso, os testes de recuperação tomariam um tempo precioso. A questão é que, desde que ele não fosse reprovado, estava tudo bem. Seu objetivo não era ser o Diretor do Quartel-General de Operações Conjuntas, o Secretário da Armada Espacial ou o Superintendente Geral do Estado-Maior. Ele queria ser um pesquisador no Escritório de Coleta de História Militar. Ele não tinha praticamente nenhum interesse em progredir como soldado.
Suas notas em História Militar eram excelentes e, combinadas com suas notas de tirar o fôlego em todas as matérias práticas, produziam um total que era a própria imagem da “média”. No entanto, as notas de Yang em Simulações Estratégicas Táticas não eram nada ruins. As notas nessa aula eram determinadas pelo fato de os alunos se enfrentarem em simulações de RV. Um dia, os instrutores ficaram chocados quando o melhor aluno da turma – um garoto chamado Wideborn, que era considerado o aluno mais brilhante que a escola havia visto na última década – foi derrotado por Yang Wen-li.
Yang concentrou todas as suas forças em um ponto, cortou as linhas de suprimento do oponente e, em seguida, passou a adotar uma postura puramente defensiva. Wideborn, usando uma variedade de táticas, penetrou profundamente nas fileiras de Yang, mas quando seus suprimentos acabaram, ele não teve escolha a não ser recuar. Tanto o julgamento do computador quanto a pontuação do instrutor deram a vitória a Yang.
[TR/Leandor: Essa é uma tática antiga que visa o alongamento das linhas do suprimento inimigo, tornando-a difícil de se defender e que foi amplamente explorada na recente guerra de invasão russa na Ucrânia. Os comandantes ucranianos usando diversas táticas provocaram o alongamento das linhas de suprimento russas e táticas psicológicas que davam ao inimigo a esperança da chegada de reforços a meros 30 quilômetros de Kiev, mas por um amplo esforço de sabotagem nas vias de acesso nunca chegaram, assim o invasor russo foi obrigado a recuar das imediações de Kiev e de todo o norte da Ucrânia em razão da falta de suprimentos. A Rússia, a até então dita “A segunda maior potência militar do mundo” foi escorraçada de Kiev e do norte da Ucrânia, fazendo seu famoso “recuo estratégico para posições mais favoráveis” ou como alguns dizem… “um recuo estratégico na mandioca”.]
Wideborn, cujo orgulho havia sido ferido, ficou furioso. “Eu teria vencido se ele tivesse jogado direito e lutado comigo de frente. Quero dizer, tudo o que ele fez foi ficar correndo para frente e para trás para fugir, certo?”
Yang não discutiu. Para ele, essa aula estava compensando suas notas baixas em Engenharia Mecânica e, com isso, ele estava totalmente satisfeito.
Essa satisfação, no entanto, seria de curta duração.
No final de seu segundo ano, Yang foi chamado por um instrutor e recebeu a ordem de mudar sua especialização para Estratégia Militar.
“Não é só você”, disse o instrutor, tentando ser consolador. “Eles estão acabando com todo o departamento de História Militar, então todos os alunos têm que mudar de curso. Você venceu aquele Wideborn na simulação. Isso é uma conquista. Você deveria mudar de departamento de qualquer forma, só para aproveitar ao máximo seus talentos.”
“Eu vim para essa escola porque queria estudar História Militar”, objetou Yang. “Não acho que seja justo recrutar alunos e depois descartar seu departamento antes de eles se formarem.”
“Cadete Yang, você pode não estar na ativa ainda, mas a partir do momento em que entrou nesta escola, você se tornou um soldado. É assim que os oficiais subalternos são tratados. E como soldado, você tem que seguir suas ordens.”
Yang não disse nada.
“Mas ouça, não há como isso ser um mau negócio para você. Estratégia Militar é um departamento que está repleto de alunos de alto nível. Os alunos que tentam entrar em Estratégia, mas não conseguem, vão para outros departamentos. Essa é a realidade aqui. É raro alguém ir para o outro lado”.
“Sinto-me honrado, senhor, mas… eu pareço um aluno de alto nível para você?”
“Cuidado com o sarcasmo. De qualquer forma, se não gostar, você tem o direito de desistir, naturalmente. É claro que, se fizer isso, terá de pagar todas as mensalidades e taxas escolares que acumulou até agora. Somente os soldados podem estudar de graça”.
Yang ficou atônito. Ele não pôde deixar de se lembrar do que seu falecido pai havia dito sobre dinheiro. Na verdade, com as pessoas sendo pessoas, você nunca poderia ser livre nesta vida.
[TR/Leandor: É um bom ensinamento, meu professor na faculdade adorava falar – “Não existe almoço grátis” e “Nada cai do céu azul”, se você recebe algo de graça, na verdade a mercadoria é você, eles estão esperando algo de ti que vai compensar o investimento, isso também vale para os “serviços públicos gratuitos”].
Aos vinte anos, Yang se formou no departamento de estratégia militar com notas medianas e recebeu sua comissão como alferes. Um ano depois, ele foi promovido a subtenente, mas isso era normal para os formandos da Academia de Oficiais. Isso não significava que seu histórico de serviço fosse particularmente notável.
Ele foi designado para um escritório na Sede Operacional Conjunta chamado Escritório de Registros e Estatísticas, e ninguém se destacou em combate lá. Mas, para Yang, era muito agradável ter um emprego em que ele podia estar perto de registros antigos.
Entretanto, simultaneamente à sua promoção a subtenente, Yang recebeu ordens para trabalhar na linha de frente. Ele partiu para seu novo posto como oficial da equipe das forças estacionadas no território de El Facil.
“Quando uma coisa enlouquece, tudo enlouquece”, resmungou o jovem tenente de grau júnior.
Apesar de nunca ter procurado ativamente se tornar um soldado, lá estava ele, usando uma boina preta com uma estrela branca de cinco pontas, um cachecol branco-marfim enfiado na gola de seu moletom preto, sapatos pretos e calças da mesma cor do cachecol: um uniforme militar extremamente funcional.
Lançamentos todas as segundas, quartas e sextas.
Caso queiram apoiar o tradutor de alguma forma
pix -> 928238d4-7a56-4daf-a591-eee9d70c62ac
Informações sobre combos no Discord.
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.