Capítulo 1 - Na Noite Eterna - Parte VII
Na Noite Eterna – Parte VII
Naquele ano, em ES 788, a Batalha de El Facil acelerou muito o curso da vida do Subtenente Yang Wen-li.
A cortina dessa batalha se ergueu com uma cena de escandalosa desgraça para a marinha da Aliança dos Planetas Livres. Para a batalha em si, os dois lados enviaram cerca de mil embarcações cada um e, depois que ambos os lados sofreram cerca de 20% de baixas, eles a cancelaram temporariamente. Yang não fez nada durante o combate. Tudo o que ele fez foi sentar-se em sua cadeira na ponte da nave principal e assistir à batalha. Nem sequer lhe pediram sua opinião.
No entanto, quando as navas da Aliança estavam começando a retornar à base, eles foram inesperadamente atacados por trás. A Marinha Imperial, enquanto fingia que também estava retornando à base, executou uma rápida inversão de curso e atacou a Marinha da Aliança, que havia relaxado a guarda e mostrado seu flanco.
Lanças de energia rasgaram a escuridão do espaço e novas em miniatura brilharam e desapareceram em um instante. As energias liberadas pelas naves destruídas se transformaram em um redemoinho, jogando outras naves de um lado para o outro. O Contra-Almirante Lynch – o Comandante da frota da Aliança – deve ter entrado em pânico. Sem tentar acalmar a confusão de seus aliados, sua nave principal fugiu de volta para El Facil a toda velocidade.
Ao saber que seu Comandante havia fugido, a frota da Aliança naturalmente perdeu a vontade de lutar e as naves que estavam travando batalhas isoladas com os inimigos próximos começaram a se separar e fugir do campo de batalha, uma após a outra. Algumas delas escolheram suas rotas de retirada de forma independente e fugiram completamente do território de El Facil, enquanto outras seguiram suas naves capitânia e escaparam para o próprio planeta de El Facil. As naves que se atrasaram na retirada enfrentaram um de dois destinos: aniquilação ou rendição. Quase todas escolheram a rendição.
As forças sobreviventes que escaparam para El Facil ainda contavam com duzentas naves e cinquenta mil soldados, mas a Marinha Imperial se reforçou posteriormente, aumentando suas forças para três vezes esse número, planejando aproveitar a chance de “libertar o território de El Facil das garras das forças rebeldes” de uma só vez. A população civil de três milhões de habitantes de El Facil se encolheu em meio a essa situação tensa. Já era tarde demais para impedir a queda de El Facil.
Os civis vieram negociar com os militares, buscando a criação e a implementação de um plano de evacuação para todo o planeta. O oficial encarregado que apareceu diante deles foi o subtenente Yang Wen-li.
Ele era muito jovem e sua patente era baixa. Será que os militares estavam levando-os a sério? Os civis tinham suas dúvidas, mas Yang fez um bom trabalho em tudo o que deveria fazer, embora ficasse coçando a cabeça de uma forma que não inspirava confiança. Em meio ao caos da iminente invasão imperial, Yang adquiriu embarcações civis e militares e fez os preparativos para a evacuação.
Mesmo que Yang não estivesse lá, qualquer oficial militar competente poderia ter feito isso. Yang aparentemente acalmou os civis impacientes enquanto aguardava a chance de partir.
No dia seguinte, chegou uma mensagem urgente que chocou a todos. O Contra-Almirante Lynch estava fugindo de El Facil com seus subordinados diretos e as provisões militares. Ele havia abandonado os civis e seus outros subordinados.
Para os civis em pânico, Yang finalmente deu instruções para evacuar… na direção oposta à rota de Lynch.
“Não há motivo para preocupação”, ele lhes disse. “O Contra-Almirante está desviando a atenção da Marinha Imperial para nós. Podemos escapar agora, se apenas seguirmos o vento solar de forma tranquila e evitarmos usar dispositivos de permeabilidade ao radar ou algo do gênero.”
Com essa decisão casual, o jovem Subtenente transformou seu próprio Comandante de Frota em um chamariz.
E sua previsão foi certeira. O Contra-Almirante Lynch e os outros foram avistados pela Marinha Imperial, que estava afiando as garras na expectativa de que ele tentasse fazer exatamente isso. Depois de serem perseguidos como animais caçados, as embarcações da Aliança finalmente levantaram uma bandeira branca e foram levadas em cativeiro.
Enquanto isso, o comboio de embarcações liderado por Yang estava deixando o sistema El Facil e indo em direção ao território na retaguarda. Elas foram vistas na grade de detecção da Marinha Imperial, mas graças à noção preconcebida de que as naves de evacuação estariam equipadas com algum tipo de sistema antidetecção – e ao fato de que elas apareceram no radar -, pensou-se que as naves não eram objetos feitos pelo homem, mas um grande enxame de meteoros, e assim elas escaparam bem debaixo do nariz do inimigo.
Mais tarde, quando os oficiais da frota imperial souberam disso, as taças de vinho que haviam sido levantadas para brindar à vitória foram quebradas no chão. Yang chegou ao território na retaguarda de El Facil com três milhões de civis e os aplausos de boas-vindas o aguardavam.
Como uma chuva de meteoros, palavras de elogio à compostura e à ousadia de Yang choveram dos altos chefes das forças armadas. Eles não tinham escolha. Afinal de contas, sua marinha havia perdido a batalha, fugido do inimigo e, finalmente, abandonado os próprios civis que deveriam estar protegendo. Para apagar essa mancha de desgraça e desonra, a liderança precisava de um herói militar.
Por isso: “Yang Wen-li: um modelo dos combatentes da Aliança dos Planetas Livres.” “Um guerreiro que brilha com a luz da justiça e da humanidade.” “Que todos os soldados da Aliança louvem esse jovem herói!”
Naquele ano, em 12 de junho do calendário padrão, às 09h00, Yang foi promovido a Tenente pleno. No mesmo dia, às 13h00, ele foi promovido a Tenente-Comandante. Os regulamentos militares determinavam que promoções duplas especiais não eram permitidas para Oficiais vivos, mas esse tratamento incomum foi organizado pelos escalões superiores.
O próprio homem estava muito menos animado do que as pessoas ao seu redor. Encolhendo os ombros, ele apenas murmurou: “Que diabos é tudo isso?” e foi isso.
A única coisa que o deixava feliz era o fato de ter recebido um aumento de salário com as promoções, o que significava que ele poderia encher sua biblioteca com os livros de história que sempre quis.
Entretanto, essa também foi a época em que Yang sentiu um interesse real em estratégia militar.
Basicamente, a natureza fundamental do combate não mudou em nada desde três ou quatro mil anos atrás, pensou Yang, comparando suas experiências com seu conhecimento de história militar. Antes de chegar ao campo de batalha, o que conta é o reabastecimento. E depois que você chega lá, o que conta é a qualidade dos comandantes. A vitória ou a derrota depende desses dois fatores.
Havia muitos provérbios antigos que enfatizavam a importância dos comandantes. “Um general destemido não tem soldados covardes”, por exemplo, ou “Cem ovelhas lideradas por um leão triunfarão sobre cem leões liderados por uma ovelha”.
O Tenente-Comandante de 21 anos sabia melhor do que ninguém o motivo de seu sucesso. Isso se devia ao fato de que as Forças Armadas Imperiais – e também as da Aliança – tinham uma fé cega na tecnologia científica e o resultado disso eram noções preconcebidas como: “Se aparecer no radar, não deve ser uma nave inimiga”.
Nada era mais perigoso do que a sabedoria ossificada. E, pensando bem, não era esse também o motivo pelo qual ele havia conseguido vencer Wideborn no simulador em seus dias de academia? Ele conseguiu surpreender um oponente que se apegava à ideia de um ataque frontal decisivo.
Conhecer a psicologia de seu inimigo. Esse era o ponto mais importante da estratégia militar. E, depois disso, o fato de que, no campo de batalha, o reabastecimento é absolutamente essencial para fazer bom uso de seus recursos. Levado ao extremo, você nem precisava atacar a força principal do inimigo – bastava cortar suas linhas de suprimento. Se o inimigo não pudesse lutar, ele não teria outra escolha a não ser se retirar.
O pai de Yang havia enfatizado o valor do dinheiro em todos os aspectos de sua vida. Se você tratasse todo o exército como um único indivíduo, o dinheiro seria a linha de suprimentos. Quando ele pensou dessa forma, as palavras de seu pai se mostraram bastante valiosas, afinal.
Depois disso, quase todas as vezes que Yang participava de operações de combate, ele marcava uma conquista inesperada de algum tipo. E com essas conquistas, ele foi promovido a Comandante, depois a Capitão e, aos 29 anos, a Comodoro. Seu antigo colega de classe, Wideborn, era Contra-Almirante, mas isso porque, como Capitão, ele havia se mantido fiel à estratégia ortodoxa, enfrentado um ataque surpresa e, assim, recebido uma promoção dupla especial postumamente.
E agora Yang Wen-li estava na Região Estelar Astarte e, de repente, houve um tumulto na ponte. Não foi nada agradável. Ela foi causada por uma mensagem urgente recebida da nave de vigilância.
“A Frota Imperial não está na área que previmos. Eles estão acelerando rapidamente e vão interceptar a Quarta Frota.”
“O quê?!” Paetta gritou. Sua voz era estridente e tingida de histeria. “Isso é loucura… Eles não fariam isso!”
Yang estendeu a mão para o console e pegou o documento que estava ali, quase sem vergonha. Um documento em papel. Quatro mil anos haviam se passado desde que os antigos chineses inventaram o material, mas a humanidade ainda não havia inventado nada melhor para escrever. O documento era o plano de operações que ele havia apresentado anteriormente. Ele folheou as páginas. Linhas de texto escritas com as letras impessoais de seu processador de texto chamaram sua atenção.
“… se o inimigo desejar agir de forma agressiva, ele poderá ver essas circunstâncias não como uma ameaça de envelopamento, mas como uma excelente oportunidade de atacar nossas forças divididas e destruí-las individualmente. Se isso acontecer, o inimigo primeiro tomará a ofensiva contra a Quarta Frota, que está posicionada diretamente à sua frente. A Quarta Frota é numericamente a menor e, portanto, a mais fácil de atacar e derrotar. Além disso, depois de derrotar a Quarta Frota, o inimigo poderá atacar a Segunda Frota ou a Sexta Frota a seu critério. Uma maneira de resistir a essa estratégia é a seguinte: Depois de enfrentar o desafio, a Quarta Frota deve oferecer resistência moderada por um tempo e, em seguida, iniciar uma retirada lenta. Enquanto o inimigo os persegue, a Segunda e a Sexta Frotas os atacam pela retaguarda. Quando o inimigo se virar para atacar, a Segunda e a Sexta Frotas oferecerão resistência leve enquanto se retiram e, dessa vez, a Quarta Frota atacará por trás. Repita até que o inimigo esteja exausto. Em seguida, cerque e destrua. Essa estratégia tem uma probabilidade muito alta de sucesso, mas é essencial prestar muita atenção à concentração de forças, à comunicação e à flexibilidade no avanço e na retirada.”
Yang fechou a pasta e olhou para o monitor de grande angular do teto. Centenas de milhões de estrelas estavam olhando para ele com frieza.
O jovem Comodoro quase começou a assobiar, mas se conteve e começou a trabalhar com afinco em seu console.
Lançamentos todas as segundas, quartas e sextas!
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.