Capítulo 10 - Um Novo Prelúdio - Parte I
Um Novo Prelúdio – Parte I
A série de batalhas que ficou conhecida como a Batalha de Amritsar — em referência ao nome da região estelar onde ocorreu o confronto final — terminou com a derrota total das forças militares da Aliança dos Planetas Livres.
A Força Expedicionária da Aliança abandonou completamente os mais de duzentos sistemas estelares fronteiriços que, graças à retirada estratégica do Império Galáctico, eles haviam ocupado temporariamente, e mal conseguiram garantir seu primeiro prêmio do conflito: a Fortaleza de Iserlohn.
A Aliança havia mobilizado uma força de mais de trinta milhões de soldados, mas os sobreviventes que retornaram para casa passando por Iserlohn somavam menos de dez milhões e a porcentagem dos que não retornaram foi de quase 70%, um número desastroso.
Essa derrota naturalmente lançou uma sombra imensa sobre todas as facetas da política, economia, sociedade e Forças Armadas da Aliança. As autoridades financeiras ficaram pálidas ao calcular as despesas até então e as despesas ainda por vir — incluindo pagamentos únicos às famílias enlutadas, bem como pensões. As perdas sofridas em Astarte não foram nada comparadas a isso.
Críticas e censuras severas choveram sobre o governo e os militares por parte das famílias enlutadas e da facção anti-guerra por terem lançado uma campanha tão imprudente. A raiva dos cidadãos que perderam pais e filhos por causa de uma estratégia eleitoral trivial e da ambição histérica de um oficial de estado-maior por ascensão profissional derrubou o governo e os militares.
Entre a facção pró-guerra, mesmo agora havia apologistas que defendiam a invasão, dizendo: “Vocês falam do grande custo em vidas e tesouros, mas há coisas que merecem ainda mais consideração do que essas. Não devemos cair em ideologias cansadas da guerra baseadas na emoção”.
No entanto, eles não puderam fazer nada além de ficar em silêncio, pois as respostas os colocaram em um beco sem saída:
“Esqueça o dinheiro! O que exatamente você está falando que vale mais do que vidas humanas? Proteger aqueles que estão no poder? Ambição militar? Então você está dizendo que, enquanto vinte milhões de soldados derramavam seu sangue por nada — enquanto muitas vezes esse número derramava lágrimas por eles em casa — a vida humana não era algo que merecia seu respeito?”
A facção pró-guerra não conseguiu responder, porque, com exceção de um número muito pequeno de pessoas sem consciência, todos se sentiam de alguma forma envergonhados pelo simples fato de estarem vivendo em segurança.
Os membros do Conselho Superior da Aliança apresentaram suas demissões em massa.
A popularidade da facção pró-guerra despencou, o que significou que a facção anti-guerra entrou em destaque em um grau semelhante. Os três conselheiros que votaram contra a invasão foram elogiados por sua perspicácia e o presidente do Comitê de Defesa, Trünicht, foi nomeado chefe interino do governo e ocuparia esse cargo até as eleições do ano seguinte.
Em seu escritório em casa, Trünicht ergueu uma taça em comemoração à sua própria perspicácia. Ele não teria que esperar muito para que a palavra “interino” desaparecesse de seu título.
Nas forças armadas, o Marechal Sitolet, diretor do Quartel-General Operacional Conjunto, e o Marechal Lobos, Comandante-Chefe da Armada Espacial, renunciaram juntos. Havia rumores de que Lobos, por meio de seus próprios fracassos, havia arruinado seu rival Sitolet.
O Vice-Almirante Urannf e o Vice-Almirante Borodin, os dois Comandantes de Frota que morreram corajosamente no campo de batalha, receberam promoções duplas especiais e foram condecorados postumamente com o posto de Marechal. Nas Forças Armadas da Aliança, não havia o posto de Almirante Sênior e Marechal era o próximo na hierarquia acima de Almirante.
O Almirante Greenhill foi transferido para a Secretaria Geral do Comitê de Defesa, onde, como diretor de investigações de campo, foi removido da linha de frente dos esforços para combater as atividades militares do império.
O Contra-Almirante Caselnes também foi transferido e deixou a capital de Heinessen para se tornar Comandante da Base de Abastecimento 14, localizada dentro do território da Aliança. Alguém tinha que assumir a responsabilidade pelo fracasso do esforço de abastecimento na Batalha de Amritsar. Deixando sua família para trás na capital, ele partiu para uma terra fronteiriça a quinhentos anos-luz de distância. Sua esposa levou suas duas filhas pequenas e voltou a morar com os pais.
Depois de se recuperar, o Contra-Almirante Fork recebeu ordens para se juntar à reserva e lá parecia que sua ambição havia chegado ao fim.
Tudo isso causou uma escassez alarmante de recursos humanos na liderança das Forças Armadas da Aliança. Quem poderia ocupar esses cargos?
Assumindo o cargo de diretor do Quartel-General Operacional Conjunto — e, nesse processo, sendo promovido de Vice-Almirante a Almirante — estava Cubresly, que até então servia como Comandante da Primeira Frota.
Como ele não havia participado das batalhas em Astarte ou Amritsar, não tinha nenhuma responsabilidade pelas derrotas nessas batalhas. Ele construiu um histórico sólido de resultados concretos na segurança da capital e na defesa da ordem pública interna, bem como em sua função tradicional de reprimir os cartéis de piratas espaciais e manter a segurança das rotas marítimas. Ele se formou com excelentes notas na Academia de Oficiais, onde era considerado certo que um dia ele chegaria ao mais alto escalão das Forças Armadas. Essa previsão se tornou realidade com uma rapidez que o próprio homem nunca imaginou.
Substituindo Cubresly como Comandante da Primeira Frota estava o Vice-Almirante Paetta, que estava se recuperando dos ferimentos sofridos na Batalha de Astarte.
Bucock foi nomeado Comandante-Chefe da Armada Espacial e, naturalmente, promovido a Almirante durante o processo. Esse Almirante experiente finalmente assumiu um cargo digno de sua experiência e sua nomeação foi muito elogiada tanto dentro quanto fora das Forças Armadas. Por mais famoso que Bucock fosse, ele havia começado como um soldado comum e, se não fossem as circunstâncias, provavelmente nunca teria se tornado Comandante-Chefe da Armada Espacial. Nesse sentido, algo ironicamente positivo havia surgido da infelicidade de sua derrota miserável.
A forma como Yang Wen-li seria recompensado não foi decidida imediatamente. Ele trouxe mais de 70% dos membros da Décima Terceira Frota de volta para casa com vida — uma taxa de sobrevivência muito maior do que a de qualquer outro regimento da Força Expedicionária. Ninguém pôde acusá-lo de ter se escondido em outro lugar para se proteger. A Décima Terceira Frota esteve no meio de combates intensos o tempo todo e permaneceu no campo de batalha até o fim, dando tudo de si para que os aliados pudessem escapar.
Cubresly esperava nomear Yang seu Comissário de Estado-Maior no Quartel-General Operacional Conjunto. Bucock disse diretamente a Yang, com certeza, que prepararia o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada Espacial para ele.
Por outro lado, a tripulação das naves da Décima Terceira Frota não conseguia mais imaginar ter outro comandante além de Yang. Como von Schönkopf disse acertadamente: “Os soldados querem um comandante que tenha habilidade e sorte. Para eles, essa é a melhor maneira de sobreviver”.
Enquanto ainda não havia certeza sobre sua próxima missão, Yang tirou férias longas e foi para o planeta Mithra. A situação agora era tal que, se ele ficasse em sua residência oficial em Heinessen, não poderia sair de casa sem ser cercado por civis e jornalistas querendo conhecer o herói invicto e com seu videofone tocando constantemente era impossível descansar.
Seu transmissor de texto começou a receber mensagens a cada poucos segundos. Uma delas era uma breve nota da sede do Corpo de Cavaleiros Patrióticos — “Estendemos nossos elogios a um grande Almirante de nossa amada pátria” —, ao que Yang explodiu em gargalhadas, enquanto outra, da mãe de um soldado da Décima Terceira Frota que havia sido morto em combate — “Você também é apenas um amigo e aliado de assassinos” —, o deixou profundamente desanimado. Era realmente uma situação sem saída. Honra e glória eram coisas construídas apenas sobre os cadáveres empilhados de soldados desconhecidos…
Julian havia proposto as férias porque sentia que precisava fazer algo. Além de se sentir deprimido, Yang havia aumentado drasticamente o consumo de álcool. Yang não era do tipo que ficava bêbado e fazia coisas ruins, como perturbar a paz ou brigar, mas também não bebia por prazer e não havia como seu nível de consumo ser bom para sua saúde. Yang, talvez com algum grau de autoconsciência sobre isso, aceitou humildemente a sugestão de Julian. Yang passou três semanas cercado por uma exuberante beleza natural verdejante, perdeu o interesse pelo álcool e voltou à capital para encontrar sua carta de nomeação esperando por ele.
Comandante da Fortaleza de Iserlohn, Comandante da Frota de Patrulha de Iserlohn, Conselheiro do Conselho Supremo das Forças Armadas da Aliança.
Esse era o novo status que Yang Wen-li havia recebido. Ele também foi promovido a Almirante. Havia vários exemplos anteriores de pessoas que haviam se tornado Almirantes aos vinte e poucos anos, mas essa era a primeira vez que alguém havia sido promovido em três patentes da Marinha Espacial em um ano.
Como a Frota de Patrulha de Iserlohn havia sido criada pela combinação das antigas Décima e Décima Terceira Frotas, o termo comum para ela, “Frota Yang”, passou a ser reconhecido oficialmente.
Era justo dizer que as Forças Armadas da Aliança haviam demonstrado seu maior carinho pelo jovem herói nacional. No entanto, tudo isso era o oposto do que Yang realmente queria. Ele esperava se aposentar em vez de ser promovido e ter uma vida pacífica como civil em vez da honra como guerreiro. No entanto, Yang partiu para Iserlohn, onde assumiu o comando total da linha de defesa de sua terra natal.
Naturalmente, isso pôs fim à sua vida em Heinessen e a questão do que fazer com o jovem Julian deu a Yang muito o que pensar. Ele até pensou em pedir à família da Sra. Caselnes para acolhê-lo, mas Julian não tinha absolutamente nenhuma intenção de deixar o lado de Yang.
Desde o início, Julian decidiu acompanhar seu guardião. Yang o viu se preparando e, apesar de alguma hesitação, acabou decidindo levá-lo junto. Eventualmente, um ordenança seria designado a Yang para cuidar de suas necessidades pessoais e, se fosse esse o caso, deixar essa tarefa para Julian parecia de alguma forma mais confortável. Embora não quisesse que o menino seguisse o mesmo caminho que ele, Yang também não queria se separar de Julian. Julian foi nomeado trabalhador civil para as forças armadas e tratado como equivalente a um Cabo. Ele também recebia um salário.
Naturalmente, porém, não foi apenas Julian quem seguiu Yang para Iserlohn. Sua assessora pessoal era Frederica Greenhill. O Vice-Comandante da Frota de Patrulha de Iserlohn era Fischer. E von Schönkopf também estava lá, como Comandante das Defesas da fortaleza. Murai e Patrichev vieram com ele como oficiais de estado-maior, assim como Lao, que havia auxiliado Yang na batalha de Astarte. O Capitão da Primeira Divisão Espacial da Fortaleza era Poplin. Além disso, oficiais de estado-maior da antiga Décima Frota vieram com ele. A formação da Frota Yang estava tomando forma gradualmente.
“Agora, se eu conseguir que Caselnes assuma as funções administrativas”, pensou Yang, decidindo chamá-lo assim que pudesse.
O que o incomodava, porém, eram os movimentos da Marinha Imperial.
Além do Conde Reinhard von Lohengramm, havia outros almirantes — descendentes de grandes casas nobres — que haviam se inspirado em suas façanhas militares; será que eles não estariam planejando incursões neste momento, com o objetivo de atacar quando a capacidade de resposta das Forças Armadas da Aliança estivesse enfraquecida?
Felizmente, porém, essa inquietação nunca se manifestou na realidade, pois uma situação urgente havia surgido dentro do Império Galáctico, deixando-os sem margem de manobra para lançar campanhas distantes.
O Imperador Friedrich IV havia morrido repentinamente.
Lançamentos todas as segundas, quartas e sextas!
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.