Índice de Capítulo

    Um Fio Tênue – Parte V


    Depois de exalar todo o tipo de venenos retóricos, Kesselring despediu-se da residência de Henlow. Depois de relatar tudo o que tinha acontecido ao senhor feudal, Kesselring parecia um pouco abatido.

    “O que se passa? Algo parece estar incomodando-o.”

    “Estou feliz que tudo tenha corrido bem, mas há algo sútil que parece estar faltando quando eles são tão fáceis de manipular. Gostaria de fazer uma negociação em que houvesse faíscas voando.”

    “É impossível agradar a todas as pessoas. Em breve, você vai dizer que quer alguém mais fácil de negociar. E mesmo que a negociação de hoje tenha sido fácil, não pense que foi por causa de suas habilidades diplomáticas superiores.”

    “Eu compreendo isso. Foi porque o comissário está numa posição muito fraca… tanto publicamente como na privada.”

    Rupert Kesselring riu baixinho. O comissário era um homem cheio de desejos mundanos e, de acordo com as ordens do senhor feudal, o próprio Kesselring tinha-lhe fornecido dinheiro e mulheres bonitas, domesticando-o para uso futuro. Corromper diplomatas estrangeiros não violava o código moral dos phezzaneses. Coisas que não podiam ser compradas com dinheiro certamente existiam, mas as coisas que estavam à venda deviam ser compradas a preços justos de mercado — e, uma vez compradas, deviam ser usadas.

    “A propósito, Vossa Excelência, hesito em mencionar um assunto tão insignificante, mas poderíamos conversar um pouco sobre um homem chamado Boris Konev?”

    “Lembro-me de quem é. O que tem ele?”

    “Recebemos uma reclamação um tanto hesitante do escritório do nosso comissário na Aliança dos Planetas Livres. Ele não parece ser muito cooperativo nem trabalhador e, acima de tudo, é extremamente desmotivado.”

    “Hmm…”

    “Como comerciante independente, ele parece ter tido um talento razoável para os negócios. Mas prendê-lo ao estatuto de funcionário público… Não foi um pouco como mandar um nômade arar um campo?”

    “Então, o que está dizendo é que ele não é a pessoa certa para o cargo?”

    “Por favor, perdoe-me se o incomodei. Embora acredite que as medidas que Vossa Excelência toma são, sem dúvida, fruto de uma profunda reflexão…”

    Rubinsky rolou um gole de vinho com a ponta da língua.

    “Não há motivo para se preocupar. De fato, o Sr. Konev poderia muito bem pertencer ao mundo selvagem. No entanto, tenho peões que podem parecer inúteis agora, mas cujos propósitos se tornarão evidentes mais tarde. Tal como acontece com contas bancárias e obrigações, quanto mais longo for o prazo, melhor será a taxa de juro.”

    “Isso é verdade, mas…”

    “Quantos milhões de anos foram necessários para que o petróleo se formasse nas camadas da Terra antes de se tornar algo utilizável? Em comparação com isso, dê a um ser humano cinquenta anos e ele certamente mostrará resultados, não importa o quanto demore a amadurecer. Não há nada com que se preocupar.”

    “Centenas de milhões de anos… você disse?”

    Nas palavras murmuradas pelo assessor havia um tom estranho de derrota, como se a diferença entre os dois homens tivesse acabado de ficar clara. Kesselring voltou-se novamente para olhar para o senhor feudal. “Mesmo assim, a direção que os peões num tabuleiro de xadrez têm que seguir é decidida, mas isso não se aplica às pessoas. Elas se movem da maneira que querem, e torná-las úteis pode ser surpreendentemente difícil…”

    “Não estrague as minhas metáforas quando estou em boa fase. É verdade que a psicologia e o comportamento humanos são muito mais complicados do que os peões no xadrez. Portanto, para fazê-los mover-se como você quer, basta torná-los mais simples.”

    “O que queres dizer?”

    “Leve a outra pessoa a circunstâncias específicas e você pode tirar as opções dela, para que haja menos jogadas que ela possa fazer. Por exemplo, veja Yang Wen-li nas Forças Armadas da Aliança…;”

    A posição de Yang era um pouco incerta naquele momento. As autoridades da Aliança estavam no que poderia ser melhor descrito como uma relação de amor e ódio com ele. Incomodava-os pensar que Yang pudesse entrar no mundo da política com o seu atual nível de apoio e roubar-lhes legalmente a autoridade. Mas também tinham receios — receios que Rubinsky tinha inflamado através de Kesselring — de que Yang pudesse usar as suas vastas forças militares para estabelecer a sua própria supremacia de forma extralegal. Dadas estas duas preocupações, as autoridades, por seu lado, gostariam de ter Yang eliminado. No entanto, o gênio militar de Yang era absolutamente essencial para a Aliança. Se Yang não estivesse lá, as Forças Armadas da Aliança poderiam muito bem desmoronar sem sequer lutar. Ironicamente, poderia até dizer-se que Yang era protegido precisamente por causa do Ditador do Império, o Duque Reinhard von Lohengramm. Se Reinhard não fosse um fator, as autoridades da Aliança teriam ficado loucas de alegria e se livrado de Yang, cuja presença não seria mais necessária. Isso não significava que iriam ao ponto de tirar a sua vida, mas não pensariam duas vezes antes de inventar algum escândalo político ou sexual para manchar a sua reputação e roubar-lhe os seus direitos civis. Um líder de primeira linha encontra propósito na pergunta: “O que posso realizar com o meu poder?” Já o líder de segunda linha tem como único propósito perpetuar esse poder pelo maior tempo possível. E, no seu estado atual, a Aliança claramente tinha uma liderança de segunda linha.

    “Yang Wen-li está neste momento pendurado por um fio. Uma ponta está presa à Aliança e a outra ao Império, e enquanto esse equilíbrio se mantiver, Yang conseguirá se manter de pé, ainda que instável. No entanto…”

    “Quer dizer que nós, de Phezzan, vamos cortar esse fio?”

    “Nem precisamos de fazer isso — basta causar um pouco de desgaste. À medida que fizermos isso, as opções de Yang irão diminuindo gradualmente. Mais dois ou três anos e Yang terá apenas duas opções: ser expulso pelas autoridades governantes da Aliança ou derrubar as autoridades atuais e tomar o seu lugar.”

    “Também é possível que ele seja morto em batalha por Reinhard von Lohengramm antes que isso aconteça.”

    O assessor do senhor feudal não parava de apontar problemas potenciais. “Não posso permitir que o Duque von Lohengramm tenha esse prazer.”

    O tom de Rubinsky era simples e descontraído, mas algo obscuro estava acontecendo no fundo. Kesselring tinha a sensação de que Rubinsky estava evitando as suas perguntas.

    “Também existe a possibilidade de Yang Wen-li derrotar o Duque von Lohengramm no campo de batalha. Como lidaria com essa situação?”

    “Senhor Kesselring…” disse o Landesherr com uma mudança sutil no tom de voz.

    “Parece que falei demais e você ouviu demais. Ambos temos muito a fazer além de ficar aqui sentados a falar de filosofia. Este plano exigirá que nomeemos o Conde von Remscheid como líder, é claro, e ainda não escolhemos os membros da equipe que o colocará em prática. Primeiro, preciso que cuide disso.”

    Após uma breve pausa, Kesselring disse: “Peço desculpa. Concluirei as seleções em breve e voltarei com o meu relatório.”

    O assessor saiu da sala e o corpo poderoso de Rubinsky afundou-se na cadeira. Quando este projeto fosse posto em prática, o Império Galáctico, sob a ditadura de von Lohengramm e a Aliança dos Planetas Livres se tornariam inimigos mortais. No entanto, este plano tinha de ser executado antes que algum político perspicaz surgisse e tentasse negociar a coexistência pacífica entre as duas potências.

    Na mandíbula firme do senhor feudal de Phezzan, havia um sorriso tênue como o de algum animal carnívoro.

    Ele não podia dar-lhes a oportunidade de perceber que o inimigo da Aliança dos Planetas Livres não era o Império Galáctico, mas a Dinastia Goldenbaum. No momento em que o império e a APL reconhecessem a Dinastia Goldenbaum como um inimigo comum que deveriam derrubar juntos, a coexistência pacífica entre a nova ordem de von Lohengramm e a APL seria possível. E, por isso, eles nunca podiam perceber isso. A luta entre as duas grandes potências deveria continuar por mais algum tempo. Não para sempre. Mais três anos, ou talvez quatro, seriam suficientes. Então, quando as chamas da guerra finalmente se extinguissem, aqueles tolos ignorantes nunca imaginariam quem era que governava todos os planetas habitados, bem como o espaço que os unia…

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 0% (0 votos)

    Nota