Capítulo 4 - O Nascimento da Décima Terceira Frota - Parte VI
O Nascimento da Décima Terceira Frota – Parte VI
Marechal Sidney Sitolet, diretor da Junta Militar Operacional do Quartel General da Aliança dos Planetas Livres, era um homem negro de meia idade que tinha perto de dois metros de altura. Embora não fosse do tipo cujos talentos eram imediatamente evidentes, ele era capaz tanto como gerente de organizações militares quanto como estrategista, as pessoas confiavam em seu caráter simples, mas digno. Embora não fosse muito popular, ele gozava de amplo apoio.
Diretor da Junta Operacional do Quartel General era o posto mais alto no qual homens e mulheres de uniforme poderiam aspirar e em tempos de guerra o indivíduo que possuía tal posição também lhe era dado o título de Vice-Comandante em Chefe das Forças Armadas da Aliança. O Comandante em Chefe das Forças Armadas era dado ao Presidente do Alto Conselho que era o Chefe de Estado. Sob ele, o Presidente do Comitê de Defesa estava encarregado da administração militar e o Diretor da Junta Operacional do Quartel General supervisionava o comando militar.
Infelizmente, na Aliança dos Planetas Livres esses dois não estavam em bons termos necessariamente. A cabeça da administração militar e a cabeça do comando militar tinham que cooperar um com o outro. A menos que o fizessem, era impossível manejar os militares suavemente. Apesar disso, suas personalidades geravam embates e com nada a ser feito a respeito do fato deles não gostarem um do outro, a relação entre Trünicht e Stolet era frequentemente descrita como uma neutralidade armada.
Quando Yang pisou no escritório, o Marechal Sitolet o comprimentou com um sorriso nostálgico. Anteriormente, quando Yang era um estudante da Academia de Oficiais, o Marechal tinha sido seu diretor.
“Tome assento, Contra-Almirante Yang.”
Yang fez o que Sitolet disse sem reservas. O marechal investigou diretamente o assunto em questão. “Eu pedi para você entrar porque há algo que preciso informá-lo. Sua carta de nomeação será emitida formalmente amanhã, mas você está prestes a ser promovido a contra-almirante. Esta não é uma oferta não oficial – já está decidida. Você sabe o motivo pelo qual está sendo promovido, presumo?”
“Porque eu perdi?”
A resposta de Yang fez o marechal de meia idade soltar um sorriso doloroso. “Bem, você não mudou nem um pouco desde os velhos tempos. Uma expressão suave e uma língua afiada. Você era assim quando você estava na Academia de Oficiais também.”
“Mas isso é um fato, não é mesmo, Mest.. –digo Diretor?”
“Eu imagino por que você pensa assim?”
“Há um ditado militar ancestral que diz que dar a alguém recompensas é prova de que você está em situações perigosas. Aparentemente porque há necessidade de divergir os olhos das pessoas da derrota.”
Yang disse sem um pingo de desculpas e provocou uma careta no marechal de novo.
Ele cruzou os braços e olhou intensamente para seu ex-estudante.
“Em certo sentido, você está correto. Nós sofremos uma grande derrota, como não tinha sido vista em anos recentes e os militares como os civis estão muito chateados. Em ordem de suavizá-los, um herói é necessário. Em outras palavras, você, Contra-Almirante Yang.”
Yang deu um leve sorriso, mas ele não parecia estar completamente satisfeito.
“Você provavelmente não gosta de se tornar um herói artificial. Mas para um soldado isso também é um tipo de missão. Além disso, suas conquistas realmente fizeram ser merecida à promoção. Se em razão daquilo você não fosse promovido, ficaria em questão se a Junta Operacional do QG realmente recompensa o sucesso e punem o fracasso.”
“Sobre o Comitê de Defesa, qual era o desejo do Presidente Trünicht?”
“Seu desejo como um indivíduo, neste caso, não apresentou problemas. Mesmo como Presidente do Comitê, ele tem sua posição como figura pública na qual pensar.”
Isso é provavelmente verdade para sua figura pública. Mas parece para Yang que o lado pessoal de Trünicht encorajou a ação dos Cavaleiros Patrióticos contra ele.
“Por sinal, mudando de assunto, aquele plano de operações que você submeteu para o Vice-Almirante Paetta antes do início dos combates… eu imagino, você acha que nossas forças poderiam ter ganhado se ele fosse executado?”
“Sim, provavelmente.” Yang respondeu tão modestamente quanto podia.
Marechal Sitolet pressionou seu queixo enquanto pensava profundamente. “Mas é possível, não é mesmo, que possamos usar esse plano em outra ocasião. E quando essa hora chegar, nós podemos dar o troco no Conde von Lohengramm.”
“Isso dependerá do Conde von Lohengramm. Se seu sucesso desta vez o tenha tornado convencido, se ele não puder resistir a tentação de tentar vencer uma grande força com uma pequena de novo, então aquele plano poderá provavelmente ser revivido. No entanto…”
“No entanto?”
“No entanto, eu não acho que uma coisa assim irá acontecer. Derrotar uma larga força com uma pequena, a primeira vista, certamente parece espetacular, mas está fora do alcance com táticas ortodoxas e realmente está mais no reino dos truques mágicos que na estratégia militar. Eu acho difícil acreditar que o Conde von Lohengramm não saiba disso. Na próxima vez que ele vier a atacar, ele provavelmente estará liderando uma força esmagadoramente grande.”
“Isso é verdade – reunir uma força maior que a de seu inimigo é a fundação das táticas militares. Amadores, no entanto, são mais tendenciosos aos chamados truques de mágica – eles acham que você é incompetente se você não puder destruir uma grande força com uma menor. Então quando você perde uma grande força contra um inimigo da metade de seu tamanho…”
Yang podia perceber a angústia nas feições negras do marechal. Apesar de como o próprio Yang podia ser percebido, era apenas natural que o governo e os cidadãos tivessem uma visão estreita dos militares como um todo agora.
“Contra-Almirante Yang, se você pensar sobre isso, nossas forças não fizeram nenhum erro nos fundamentos táticos. Nós enviamos ao campo de batalha o dobro das forças inimigas. Por quê nós perdemos tão desastrosamente apesar disso?”
“Porque nós ferramos tudo na aplicação dessa força.” A resposta de Yang era simples e direta ao ponto. “Apesar de prepararmos uma força superior, nós falhamos em tomar melhor vantagem nesse quesito. Nós provavelmente nos sentimos seguros demais no tamanho de nossa força.”
“E?”
“Excluindo a época da tão chamada guerra de apertar de botões e o período louco do desenvolvimento eletrônico de radares, sempre houve dois princípios básicos para o uso das tropas no campo de batalha: concentração de suas forças e rapidez na sua movimentação. Ambas. Para resumir em uma sentença, ‘Nunca criar uma força desnecessária.’ O Conde von Lohengramm praticou isso à perfeição.”
“Hmm …”
“Por outro lado, olhe para nossas forças”, Yang continuou. “Enquanto a Quarta Frota estava sendo destruída pelo inimigo, as outras duas estavam perdendo seu tempo se mantendo no plano original. O reconhecimento dos movimentos do inimigo e a análise de inteligência também eram insuficientes. Todas as três frotas tinham que lutar contra o inimigo sozinhas sem reforço. Isso é o que acontece quando você se esquece dos princípios de concentração e rápida mobilização.”
Yang se calou. Para ele se tornar tão falante era, ultimamente, uma raridade. Isso era por que ele estava se sentido um pouco ansioso?
“Eu vejo. E vejo seu discernimento de poderes.” O marechal assentiu com a cabeça repetidamente. “No entanto, há uma outra coisa e essa não está decidida–é uma oferta. Algumas mudanças organizacionais serão feitas em partes dos militares. Novas forças serão adicionada aos remanescentes da Quarta e Sexta Frota para criar a Décima Terceira Frota. E você está para ser apontado como o primeiro comandante da frota.”
Yang balançou a cabeça para um lado. “As nomeações como comandante de frota não vem com vice-almirantes?”
“Essa nova frota é do tamanho de metade de uma normal. Por volta de 6.400 embarcações e setecentos mil em termos de pessoal. E a primeira missão da Décima Terceira Frota é capturar a Fortaleza de Iserlohn.”
O tom de voz do diretor era totalmente casual.
Depois de um momento, Yang lentamente abriu a boca para confirmar o que ele acabara de ouvir. “Com meia frota, você está me dizendo para tomar Iserlohn?”
“Isso mesmo.”
“Você acredita que isso é possível?”
“Eu acredito que se você não for capaz, será impossível para qualquer outro.”
“Eu acredito em você.” “Você pode fazê-lo.” Os velhos argumentos decisivos tradicionais, pensou Yang.
Não havia como dizer quantas pessoas tiveram seus egos estimulados por aquele doce sussurro e acabaram arruinando suas vidas tentando o impossível. Aqueles que falaram docemente também nunca foram responsabilizados.
Yang permaneceu em silêncio.
“Você não está se sentindo confiante, posso concluir?”
Quando o diretor disse isso, Yang foi ainda mais incapaz de responder. Se a ele faltava confiança, ele teria dito diretamente. Mas Yang tinha ambos, confiança e esperança de sucesso. Se ele tivesse no comando dos assaltos em Iserlohn, as Forças Armadas da Aliança certamente não teria a desonra de ser derrotada já por seis vezes no passado e perdido tantos homens. A razão pela qual ele não conseguia responder apesar disso era porque ele não gostava de virar um joguete nas mãos do Marechal Sitolet.
“Se você for capaz de alcançar esse feito impressionante de liderar a nova frota e capturar a Fortaleza de Iserlohn” O Diretor Sitolet disse, olhando intensamente, quase que sugestivamente, para o rosto de Yang, “então apesar do que possa pensar pessoalmente de você, mesmo o Presidente do Comitê de Defesa Trünicht não terá outra escolha de reconhecer sua habilidade de garantir que as coisas sejam feitas.
O que queria dizer que a posição do Diretor Sitolet iria ser fortalecida com respeito ao presidente. O que estava rolando evidentemente estava mais no campo político do que na esfera da estratégia militar. O Diretor era uma raposa engenhosa!
“Eu farei o pouco que posso,” Yang respondeu depois de uma longa pausa.
“Sério? Você fará?” O Diretor Sitolet assentiu, olhando com satisfação. “Bem então, dê as ordens para Caselnes para se apressar e organizar e equipar a nova frota. Se tiver suprimentos que você precise, requisite-os para mim, quaisquer que o sejam. Eu o ajudarei o quanto eu puder.”
Eu me pergunto quando partiremos para o campo de batalha, pensou Yang. O diretor deve ter mais setenta dias aproximadamente de mandato. E como ele pretende ser renomeado, isso significa que a operação para tomar Iserlohn terá que ser concluída antes disso. Se presumirmos que são necessários trinta dias para a operação em si, então parece que deixaremos Heinessen em no máximo quarenta dias.
Não é provável que Trünicht se oponha a essas decisões pessoais para a operação.
Isso porque ele certamente pensa que é impossível tomar Iserlohn com só metade de uma frota e quando a missão terminar em fracasso, ele poderá ser capaz de dispor tanto de Sitolet quanto de Yang publicamente. Ele pode até mesmo brindar dizendo que Yang e os demais cavaram suas próprias covas.
Mais uma vez, Yang está para ser incapaz de tomar um chá preparado por Julian por um tempo. Para ele, era uma pena.
Lançamentos todas as segundas, quartas e sextas!

Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.