Índice de Capítulo

    Corte de Inquérito – Parte V


    A sala era desnecessariamente espaçosa, com um teto alto. A iluminação era mantida deliberadamente fraca, assim como o ar era mantido um pouco abaixo do limite inferior da faixa de temperaturas confortáveis, criando uma sensação fria e seca na pele de Yang.

    Como se estivesse de acordo com alguma paixão sombria, tudo ali parecia calculado para criar uma sensação quase palpável de intimidação. Os assentos dos interrogadores eram elevados e olhavam para baixo, para o interrogado, enquanto cercavam o seu assento por três lados.

    Se Yang fosse do tipo que valorizava muito a autoridade e o poder, teria encolhido em corpo e alma no instante em que entrasse na sala. No entanto, tudo o que Yang sentia naquela sala era uma maquiagem espessa cobrindo um blefe malicioso. Embora a visão provocasse uma sensação física de repulsa no corpo de Yang, ele não estava intimidado nem com medo.

    Nove inquisidores estavam sentados nos assentos acima. Do ponto de vista de Yang, eram três à frente, três à direita e três à esquerda. Assim que os seus olhos se ajustaram à pouca luz, ele conseguiu distinguir o rosto do homem de meia-idade que o observava do meio dos três assentos à sua frente. Era Negroponte, que agora ocupava o lugar de Presidente do Comité de Defesa na administração Trünicht. Era aproximadamente da mesma altura que Yang, mas muito mais corpulento. Devia ser ele o responsável pelo tribunal de inquérito. Claro que provavelmente não passava de um porta-voz do verdadeiro orador — o Chefe de Estado da APL, que não podia se dar ao luxo de aparecer num lugar como aquele.

    A ideia de ter de passar os próximos dias entretendo os subordinados de Trünicht ali deixou Yang de mau humor. Frederica e o suboficial Machungo tinham sido retirados do seu lado e agora ele era obrigado a travar uma batalha solitária. Um tribunal marcial teria sido muito mais justo, pois, se quisessem, os réus poderiam escolher até três advogados de defesa. Aqui, porém, parecia que Yang teria de se representar a si próprio.

    Negroponte disse o seu nome e, em seguida, o homem sentado à sua direita apresentou-se.

    “O meu nome é Eurique Martino Borges de Alantes e Oliveira. Sou o Presidente da Universidade Central de Governo Autônomo.”

    Yang fez continência para mostrar o devido respeito. Este homem era aparentemente o Vice-Presidente e provavelmente merecia o seu respeito apenas por ter memorizado um nome tão longo.

    Os outros sete inquisidores também se apresentaram, um após o outro. Cinco deles eram políticos ou burocratas da facção Trünicht e, como tal, eram o tipo de gente que Yang detestava se dar ao trabalho de lembrar. No entanto, quando ele identificou o rosto magro e inexpressivo do Almirante Rockwell, Diretor do Quartel-General da Retaguarda e único oficial uniformizado presente, não conseguiu simplesmente sorrir educadamente e esquecê-lo. Era uma lembrança gritante de como a camarilha de Trünicht estava expandindo-se dentro das Forças Armadas. O único outro político que não pertencia à facção Trünicht presente, Huang Rui, parecia mais curioso sobre este tribunal do que leal a ele. Ele deixou uma impressão em Yang, embora de um tipo diferente da de Rockwell. Provavelmente, ele tinha sido escolhido como inquisidor para que Trünicht pudesse manter uma aparência de imparcialidade, mas no ar venenoso dessa farsa unilateral, ele poderia apenas desempenhar o papel de ventilador. Seria um erro esperar muito dele, mas mesmo assim…

    Quando todas as apresentações terminaram, Negroponte disse: “Bem, Almirante Yang, pode sentar-se — não, assim não! Não cruze as pernas! Sente-se direito. Está sob inquérito, Almirante Yang. Não se esqueça da posição em que se encontra.”

    Depois de sabiamente engolir as palavras “Ninguém me disse como me sentar”, Yang fez a expressão mais humilde que conseguiu e endireitou-se na cadeira. Na batalha, também, o timing era tudo.

    “Bem, vamos começar o inquérito…”

    Era uma declaração solene, mas não causou a menor impressão em Yang. Ele só rezava para que aquilo acabasse logo.


    As duas primeiras horas foram passadas revendo e a confirmando as realizações passadas de Yang. Começando pela data de nascimento, nomes dos pais e profissão do pai, o seu histórico até entrar na Academia de Oficiais foi examinado em detalhe, com comentários feitos à medida que cada ponto era apresentado. Pareciam saber mais sobre Yang do que o próprio Yang.

    O que fez Yang gemer mais alto por dentro foram os boletins escolares dos seus dias na Academia de Oficiais, que foram projetados num ecrã na parede. Deixando de lado os seus 98 pontos em História Militar, os 94 em Teoria Estratégica (Clássica) e os 92 em Exercícios de Análise Tática, ele tinha 58 no teste prático de tiro, 59 no teste prático de pilotagem de caças e 59 em Exercícios de Engenharia de Motores, pelo que tinha bons motivos para se sentir envergonhado, já que uma nota 55 ou menos em qualquer disciplina resultaria na reprovação.

    No entanto, como as coisas poderiam ter sido diferentes, tanto para o próprio Yang quanto para a Aliança dos Planetas Livres como um todo, se ele tivesse sido reprovado e expulso. Iserlohn ainda estaria nas mãos do império, orgulhosamente inexpugnável, embora, por outro lado, as Forças Armadas da Aliança tivessem escapado daquela derrota desastrosa em Amritsar. Protegido pelo Colar de Artemis, o golpe do Congresso Militar para o Resgate da República poderia ter sido parcialmente bem-sucedido e um estado de guerra civil com a oposição ainda poderia estar arrastando-se. E se assim fosse, era perfeitamente possível que o Duque Reinhard von Lohengramm, aproveitando-se da guerra civil, tivesse enviado todas as suas enormes frotas de uma só vez e estivesse a caminho de realizar o seu sonho de conquistador.

    Quanto ao impacto pessoal em Yang, ele nunca teria conhecido a jovem Frederica Greenhill durante a evacuação de El Facil, nem teria conhecido Alex Caselnes depois disso. Sem Caselnes, ele nunca teria conhecido Julian ou tido von Schönkopf como subordinado. Ele poderia ter sido recrutado e perdido a vida na linha de frente, ou poderia ter escapado do recrutamento e acabado como fugitivo. Um ser humano não era mais do que o menor componente, um átomo, da história, mas de todos os caminhos infinitamente ramificados para o futuro, apenas um foi escolhido para se tornar a realidade. Seria então de louvar a maravilha da obra hábil do destino, pelos inúmeros microcosmos mutuamente associados que estavam sempre tomando forma?

    “… e, atualmente, você é o membro mais jovem das Forças Armadas da APL a chegar ao posto de Almirante e nosso Comandante Supremo na linha de frente. Esse é um exemplo perfeito do que as pessoas querem dizer quando falam em ‘sorte invejável’.”

    A forma como ele disse isso irritou Yang, estourando a bolha de especulação com que ele se cercara e trazendo-o de volta à realidade. Ele não se importou muito com a expressão ou o tom com que ela foi dita. Se o tratamento que ele estava recebendo era realmente tão invejável, eles podiam trocar de lugar com ele. Era ele quem tinha que dar ordens constantemente enquanto a nave subia e descia a cada minuto. Era ele quem tinha de realizar com eficiência o trabalho de morte e destruição enquanto os feixes das naves de guerra inimigas formavam enormes ondas de luz que envolviam todo o seu campo de visão. Era ele quem acabara de ser obrigado a fazer uma viagem de quatro mil anos-luz no momento em que as coisas pareciam estar se acalmando — e tinha viajado toda aquela distância até a capital apenas para ser arrastado perante este tribunal de inquérito. Ele não iria implorar por simpatia, mas, no que lhe dizia respeito, o seu estatuto não era, de forma alguma, motivo para inveja. Soldados anônimos e as suas famílias podiam ser desculpados por pensar assim, mas ele não precisava ouvir isso deste bando, que estava sentado em segurança, longe da linha da frente, pensando apenas na melhor forma de derrubar qualquer um que se destacasse dos demais.

    “Na nossa república democrática, ninguém — independentemente de quem seja — está autorizado a tomar medidas arbitrárias que excedam as normas. A fim de eliminar todas as dúvidas sobre este ponto, convocamos hoje este tribunal de inquérito. Por essa razão, a minha primeira pergunta é…”

    Aí vem, pensou Yang.

    “No ano passado, quando reprimiu o golpe de Estado do Congresso Militar para o Resgate da República, todos os doze satélites que compõem o Colar de Artemis — satélites construídos com um enorme investimento de fundos públicos para a defesa da capital — foram destruídos sob as suas ordens, correto?”

    “Sim, senhor.”

    “Você provavelmente afirmará que essa foi uma medida taticamente inevitável, mas não posso deixar de sentir que foi uma decisão precipitada e mal conduzida. Não havia realmente outra maneira além da destruição completa de bens valiosos da nossa nação?”

    “Julguei que não havia, então tomei essa atitude. Se acredita que essa decisão foi errada, gostaria muito de ouvir a alternativa.”

    “Nós não somos especialistas militares. É seu trabalho pensar em termos táticos. Agora que mencionou, porém, não teria sido melhor se tivesse entrado na atmosfera depois de destruir, digamos, dois ou três satélites de ataque?”

    “Se tivesse feito isso, teríamos sem dúvida sido atacados pelos satélites restantes e as nossas forças teriam certamente sofrido baixas.” Como se tratava de um fato indiscutível, Yang nem sequer levantou a voz. “Se está dizendo que os satélites não tripulados são mais importantes do que a vida dos soldados, então o meu julgamento foi errado, mas…;”

    Yang odiou-se um pouco por ter dito isso, mas sem pelo menos essa resistência, Negroponte não responderia.

    “Bem, então, que tal isto: os conspiradores estavam presos em Heinessen de qualquer maneira. Em vez de tomar uma ação tão rápida e repentina, não teria sido melhor ter esperado para desgastar a vontade deles de resistir?”

    “Também pensei nisso, mas houve dois fatores que me fizeram abandonar a ideia.”

    “Todos gostaríamos de ouvi-los.”

    “O primeiro problema era que a facção golpista estava psicologicamente encurralada e havia o risco de que tentassem sair dessa situação usando VIPs do governo na capital como escudos humanos. Se eles tivessem vindo exigir concessões com pistolas apontadas para as nossas cabeças, não teríamos tido outra escolha a não ser negociar com eles.”

    Um silêncio constrangedor se estendeu por vários segundos.

    “A segunda questão envolvia um perigo ainda maior. Naquela altura, a revolta dentro do império estava chegando ao fim. Se tivéssemos continuado a sitiar Heinessen e apenas esperado que a facção golpista implodisse, Reinhard von Lohengramm, um talentoso estrategista militar, poderia muito bem ter lançado uma invasão em grande escala, impulsionado pelo ímpeto da sua vitória na guerra civil do império. Além dos civis, Iserlohn tinha apenas uma pequena força de segurança e alguns funcionários de controle de voos espaciais na altura.”

    Yang fez uma pausa para respirar. Ele adoraria um copo de água.

    “Por estas duas razões, tive de tomar medidas que libertassem Heinessen o mais rapidamente possível e, além disso, desferissem um golpe psicológico esmagador na facção golpista. Se isso merece críticas, resigno-me a aceitá-las. Mas, independentemente dos meus sentimentos, os homens e mulheres que arriscaram as suas vidas lutando sob o meu comando não aceitarão isso, a menos que você possa apresentar um plano alternativo melhor.”

    Nem mesmo Yang estava acima dessa ameaça implícita. E pareceu ter funcionado. Um murmúrio de vozes baixas passou entre os membros do conselho, com olhares irritados sendo lançados de seu grupo em direção a Yang. Parecia que eles não tinham mais espaço para contra-argumentos. A única exceção foi Huang, que se virou para o lado e bocejou um pouco. Finalmente, Negroponte limpou a garganta ruidosamente e falou.

    “Bem, então vamos deixar este assunto de lado por enquanto e passar para o próximo. Pouco antes de enfrentar o inimigo na Região Estelar de Dória, você aparentemente disse o seguinte para toda a sua força: ‘Em comparação com os direitos individuais e a liberdade, o Estado simplesmente não vale tanto assim’. Temos o testemunho de várias pessoas que ouviram você, então não há engano, não é mesmo?”

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 0% (0 votos)

    Nota