Capítulo 6 - Para todo homem sua estrela - Parte VII
Para todo homem sua estrela – Parte VII
O Conselho Superior da Aliança dos Planetas Livres era composto por onze conselheiros. Os membros incluíam o presidente do conselho, o vice-presidente do conselho que também era presidente do Comitê de Assuntos Domésticos, o secretário, o presidente do Comitê de Defesa, o presidente do Comitê de Finanças, o presidente do Comitê de Lei e Ordem, o presidente do Comitê de Recursos Naturais, o presidente do Comitê de Recursos Humanos, o presidente do Comitê de Desenvolvimento Econômico, o presidente do Comitê de Desenvolvimento de Sociedades Regionais e o presidente do Comitê de Tráfego de Inteligência. Todos eles estavam reunidos em uma sala de reuniões dentro de um magnífico edifício cujas paredes externas eram da cor de pérola.
A Sala de Decisões não tinha janelas e era cercada em todos os quatro lados por paredes grossas e outras salas. Essas salas incluíam a Anti-Sala, para comunicação com pessoas de fora da aliança; a Sala de Gráficos, onde os relatórios e outros materiais eram compilados; a Sala de Inteligência, para processamento de dados; e a Sala de Operações, de onde o mecanismo da aliança era controlado. Além disso, essas salas eram cercadas do lado de fora pela antecâmara dos guardas de segurança, que tomava a forma de uma rosquinha em torno de todas elas.
É assim que se chama a sede de um governo aberto? pensou João Lebello, presidente do Comitê de Finanças, ao sentar-se em uma mesa redonda de sete metros de diâmetro. Isso não era algo que ele havia começado a pensar apenas agora; toda vez que passava por todos os raios infravermelhos no corredor para entrar na Sala de Decisões, essa pergunta preocupava seus pensamentos.
Naquele dia, durante a reunião de 6 de agosto de 796 ES, um dos tópicos que estavam sendo discutidos era a questão de aprovar ou negar uma proposta de envio de tropas que havia sido apresentada pelos militares. Esse plano, para usar a fortaleza ocupada de Iserlohn como uma cabeça de ponte para invadir o império, foi entregue ao conselho pessoalmente por um grupo de jovens oficiais de alto escalão. Para Lebello, isso cheirava a extremismo.
A reunião começou, e Lebello assumiu uma posição firme contra a expansão da guerra.
“É uma maneira estranha de dizer isso, mas até hoje, o Império Galáctico e nossa aliança continuaram a guerra apenas dentro do limite que nossas finanças toleram. No entanto…”
Somente as anuidades de sobrevivência para as famílias dos soldados mortos na Batalha de Astarte exigiriam um gasto anual de dez bilhões de dinares. Se as chamas da guerra se espalhassem ainda mais, nem as finanças da nação nem a economia que as sustentava conseguiriam evitar o colapso fiscal. Não importa que eles estivessem fazendo gastos deficitários mesmo agora.
Ironicamente, até Yang havia contribuído para os problemas financeiros. Em Iserlohn, ele havia feito cinco milhões de prisioneiros de guerra e apenas mantê-los alimentados estava se tornando uma tarefa considerável.
“Para reforçar nossas finanças, temos as mesmas duas opções que sempre tivemos: aumentar a emissão de títulos ou aumentar os impostos. Não há outra maneira.”
“E quanto a aumentar a quantidade de papel-moeda?”, perguntou o vice-presidente.
“Sem as finanças para sustentá-lo? Daqui a alguns anos, estaríamos negociando por peso em vez dos valores escritos nas notas. Pessoalmente, não desejo ser lembrado como o infame financista que não tinha um plano e deu início a uma era de hiperinflação.”
[TR/Leandor: Isso é o que acontece quando o governo imprime dinheiro do nada. Como os bens circulantes na economia continuam os mesmos e o volume de dinheiro aumenta, há um aumento generalizado de preços o que equivocadamente o pessoal chama de inflação. O termo inflação se refere à inflação da base monetária, que é o ato de imprimir dinheiro do nada. Então a inflação acontece quando o dinheiro é impresso do nada. O aumento geral de preços é só o sintoma dessa inflação e esse sintoma costuma acontecer um período de tempo depois da impressão de moeda do nada, podendo variar dependendo da situação. Então vejam que um governo pode muito bem imprimir o dinheiro de forma irresponsável e empurrar a culpa para o seu sucessor. Isso é muito mais comum do que parece e costuma acontecer em eleições.]
“Mas, a menos que ganhemos a guerra, nunca poderemos ter certeza de que teremos o amanhã, muito menos os anos futuros.”
“Então, nesse caso, deveríamos pôr um fim à própria guerra.”
Lebello disse essas palavras com uma voz poderosa e a sala ficou em silêncio.
“Graças à estratégia de um almirante Yang, agora temos Iserlohn. O império perdeu sua base avançada para invadir a aliança. Você não acha que essa é uma excelente oportunidade para concluir um tratado de paz com eles em termos favoráveis?”
“Mas esta é uma guerra justa contra a monarquia absoluta. Não devemos herdar as estrelas junto com gente como eles. Você acha mesmo que podemos parar só porque não é econômico?”
Várias pessoas responderam com seus próprios argumentos.
Uma guerra justa? João Lebello, presidente do Comitê de Finanças do governo da Aliança dos Planetas Livres, cruzou os braços, insatisfeito.
Oceanos de derramamento de sangue, falência nacional, massas empobrecidas. Se sacrifícios como esses eram essenciais para a realização da justiça, então a justiça parecia de fato um deus ganancioso, exigindo incansavelmente uma vítima sacrificial após a outra.
“Vamos fazer um pequeno intervalo…”, ele ouviu o presidente dizer em uma voz desprovida de qualquer brilho.
Lançamentos todas as segundas, quartas e sextas!
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.