Capítulo 6 - Uma Batalha Sem Armas - Parte II
Uma Batalha Sem Armas – Parte II
Também no dia 10 de abril, faíscas voavam em uma batalha sem armas na capital da Aliança dos Planetas Livres. O Almirante Yang Wen-li enfrentava o tribunal de inquérito e sua ajudante de campo, Frederica Greenhill, parecia ter feito inimigos em toda a administração Trünicht.
Yang não estava sendo interrogado todos os dias. Todos os inquisidores tinham outros trabalhos a fazer, entre eles o Presidente do Comitê de Defesa, Negroponte, que era o Presidente do Tribunal de Inquérito. Como não podiam concentrar todas as suas energias em intimidar Yang, o tribunal de inquérito reunia-se a cada dois ou três dias, o que significava que estava arrastando-se interminavelmente. Os nervos de Yang estavam bastante abalados e, se ele tivesse um temperamento explosivo, já teria explodido há muito tempo. Nessa altura, tudo o que Yang conseguia pensar era que o objetivo deste tribunal não era interrogá-lo e chegar a alguma conclusão; era simplesmente manter o processo de interrogatório.
Como planejam terminar isto? Yang questionava-se. Suponhamos que o objetivo do inquérito fosse determinar se a presença de Yang Wen-li era prejudicial para a Aliança.
Se a conclusão fosse que ele era inofensivo, teriam que libertá-lo. Se fosse que ele era prejudicial, teriam de tomar algum tipo de medida decisiva — mas, uma vez que a ameaça militar do império era muito real, não podiam, neste momento, dar-se ao luxo de perder Yang. Dito isto, também não podiam manter a investigação para sempre.
Quando Yang considerou estas circunstâncias, tudo lhe pareceu repugnante e ridículo, e também sentiu um ligeiro prazer malicioso com a situação. Qualquer que fosse a decisão, teriam que o libertar eventualmente, e Yang estava decidido a esperar e ver que tipo de desculpa inventariam para manter as aparências.
Ele tinha a carta de demissão no bolso. Se necessário, poderia tirá-la a qualquer momento e enfiá-la no nariz do Presidente do Comitê de Defesa. Ele a escreveu na primeira noite do inquérito e, no dia seguinte — quando pretendia jogá-la na mesa do presidente —, o tribunal não se reuniu e Yang, desmoralizado, colocou-a no bolso. Não era como se não tivesse havido oportunidade para a entregar desde então, mas só de saber que estava lá e que podia ser usada a qualquer momento ajudava-o a acalmar-se um pouco — e também trazia à tona o seu lado mais desagradável: vamos esperar até que as coisas fiquem um pouco mais dramáticas e depois vamos lá!
Sempre que o tribunal se reunia, Yang, à sua maneira, ficava animado. O que era mais difícil para ele eram os dias que tinha que passar em prisão domiciliar no alojamento que lhe foi atribuído. Além de comer , não havia nada para fazer lá. Da janela, não se via nada além do pátio. Ele nem sequer tinha acesso a uma televisão e quando tentou pedir alguns livros para ler — sabendo que era um esforço inútil — o pedido foi recebido com a esperada hesitação, seguida de uma recusa no final. Quando ele pensou: “Bem, nesse caso, vamos escrever um pouco mais.” Mas descobriu que tinha uma caneta, mas não tinha papel — tinha usado todas as folhas que tinha enquanto escrevia a carta de demissão. Quando caiu na cama, tentou imaginar-se a torturar cada membro do tribunal, mas logo se cansou disso.
Embora as três refeições fossem excelentes todos os dias, eram tão desprovidas de individualidade quanto os móveis daquele quarto e era inútil esperar algo diferente a cada vez. O pequeno-almoço, em particular, era exatamente o mesmo todos os dias: pão de centeio, manteiga, iogurte natural, café, sumo de vegetais, bacon e ovos, batatas fritas e salada com cebola, pimentão e alface. O sabor não era mau e devia ser muito nutritivo, mas se lhe perguntassem, Yang teria descrito como “sem sinceridade nem originalidade”. O mais imperdoável era a suposição de que as refeições eram seguidas de café.
Se Julian estivesse ali, teria preparado chá vermelho com folhas perfumadas de Shillong e, mesmo que os ovos estivessem no menu todos os dias, teria variado, fazendo omeletes num dia e ovos mexidos no outro. E a sua técnica para fazer gratinado de arroz e mingau de arroz com as sobras da noite anterior era, na opinião de Yang, inigualável.
Seria muito melhor para a cultura e a sociedade se ele optasse por fazer uma formação formal como cozinheiro e obtivesse uma licença para exercer essa profissão, em vez de seguir uma carreira militar medíocre que não contribuiria em nada para a civilização ou a humanidade. Se ele fizesse isso, Yang poderia até usar a sua pensão de reforma para abrir um restaurante para ele… É claro que era verdade que o trabalho de “cozinheiro” provavelmente não estimulava o romantismo juvenil do rapaz da mesma forma que “capitão de nave espacial”.
Dessa forma, dias sem sentido passavam para Yang em Heinessen. Mas era justo dizer que mesmo as suas circunstâncias eram de longe preferíveis ao trabalho árduo que Frederica estava fazendo. A luta de Frederica a fazia ficar literalmente sem dormir nem descansar.
Depois de receber aquela resposta insensível do Contra-Almirante Bay, Frederica e Machungo foram direto para o Comando da Armada Espacial. O oficial da recepção era um burocrata, empunhando regulamentos, enumerando poderes e mecanismos organizacionais como se fossem um cajado de feiticeiro. Ele desperdiçou muito do tempo de Frederica, mas finalmente ela foi notada por um jovem Tenente-Comandante chamado Edmond Messersmith, que estava saindo para ir para casa. Ele parou e tentou ajudá-la. Messersmith tinha sido aluno do pai dela quando Dwight Greenhill era Vice-Presidente da Academia de Oficiais e, durante algum tempo, o pai dela aparentemente tinha olhado para Messersmith como um possível noivo para Frederica. Frederica agradeceu-lhe e Messersmith respondeu com um pequeno sorriso agradável.
“Fico feliz em ajudar. Se precisar de alguma coisa, estarei à disposição. Dê um abraço na sua mãe por mim. Depois de todos esses anos, continua linda como sempre, Frederica.”
Frederica agradeceu, mas quando abriu a porta do escritório do Almirante Bucock, Comandante-Chefe da Armada Espacial, Messersmith já havia saído da sua cabeça.
“Tenente, o que você está fazendo aqui?”
Foi a primeira coisa que o almirante de 72 anos disse a ela. Como Frederica esperava, o segundo homem no comando não tinha ideia de que Yang havia sido convocado à capital. Aquela pergunta deixou bem claro o quão secreta era aquela corte de inquérito.
Frederica deu-lhe um resumo conciso do que tinha acontecido e, no final, as sobrancelhas brancas de Bucock tremiam, embora ele tenha permanecido em silêncio por um longo momento depois disso. Ele não estava tão surpreso quanto chocado.
“Para ser sincera”, disse ela, “eu estava muito insegura se deveria ou não levar isso ao conhecimento de Vossa Excelência. Embora eu ficasse muito grata por qualquer ajuda que Vossa Excelência pudesse me dar para tirar o Almirante Yang dessa situação, isso poderia se transformar num impasse entre os militares e o governo se as coisas piorassem…”
“Essa é certamente uma preocupação válida. Mas, ao mesmo tempo, isso já não é algo com que precisemos nos preocupar.”
Foi estranho o que o velho almirante disse. O tom amargo, até sombrio, com que ele falou parecia tão diferente do Bucock normalmente afável.
“O que quero dizer, Tenente, é que já não é possível que todos os militares se unam em oposição ao governo.”
“Quer dizer que os militares estão divididos internamente, com duas facções rivais?”
“Duas! Há duas facções, sem dúvida. Pelo menos se você puder colocar uma maioria esmagadora ao lado da minoria e chamar isso de duas. Naturalmente, estou na minoria. Não que isso seja algo para se gabar.”
Frederica respirou suavemente. Hesitou em dizer as próximas palavras, mas não podia ficar ali parada sem perguntar: “Como é que uma coisa dessas aconteceu?”
Por alguma razão, o velho almirante parecia tão hesitante em responder à pergunta quanto ela em fazê-la. Mas, assim como Frederica não conseguiu se conter, Bucock não conseguiu evitar de responder.
“Não é fácil dizer isto, mas se tenho de apontar uma razão, é por causa do golpe militar do ano passado. A confiança nas forças armadas caiu drasticamente por causa disso. Temos menos voz nas decisões e os políticos — eles aproveitaram a oportunidade para infiltrar os seus próprios homens nas forças armadas. Ao manipular as nomeações dos militares como bem entendem, eles conseguiram encher o centro da nossa liderança com os seus infiltrados. Nem eu nem o Diretor Cubresly pudemos fazer nada durante o golpe do ano passado, então, mesmo quando nos opusemos, as nossas opiniões foram simplesmente ignoradas.”
O meu rosto deve estar branco como um lenço, pensou Frederica. Mais uma vez, o seu pai, Dwight Greenhill, o rosto do golpe de Estado, apareceu diante dela, impedindo-lhe o caminho. Era impossível para ela não gostar do seu pai. No entanto, se este tipo de coisa continuasse a acontecer, ela poderia muito bem acabar por odiá-lo.
“Por essa razão, tanto eu quanto o Almirante Cubresly somos rochas isoladas em um mar vasto no momento. Embora não esteja claro qual foi o motivo fundamental dos políticos para convocar o Almirante Yang à capital, eles sem dúvida estão pensando que, até certo ponto, podem fazer o que quiserem sem que ninguém se oponha — e quem se opuser, eles simplesmente podem esmagar.”
“Não sei o que dizer… Não sabia que estava colocando você em uma posição tão difícil.”
“Do que está falando? Eu não estou em nenhuma situação particularmente difícil. Estou apenas revoltado, só isso. Todas as suas manobras repugnantes estão me deixando louco. Na verdade, esta sala pode muito bem estar grampeada. Eu diria que a probabilidade é superior a 90%.”
Ao ouvir isso, o corpulento Sub-Oficial Machungo deu um salto de dez centímetros no ar. O velho almirante riu até ter um ataque de tosse. No entanto, parou de rir quando cruzou o olhar com Frederica.
“A razão pela qual estou tendo esta conversa, apesar disso”, disse ele, “é que já é tarde demais para enganar alguém sobre a quem represento e porque quaisquer gravações que tenham feito com um dispositivo de escuta seriam legalmente inadmissíveis como prova. Eu, por outro lado, poderia processá-los por violarem os meus direitos humanos com a sua escuta. Isto é, supondo que o governo queira obedecer à Carta da Aliança.”
“O governo não pode pisar publicamente a sua fachada de democracia. Quando chegar a hora, acho que podemos usar isso como arma.”
“Fico feliz em ouvir o tenente falar com tanta sabedoria e perspicácia. A propósito, voltando à situação do Almirante Yang, agora que sei o que está acontecendo, farei tudo o que puder. Pode contar com a minha cooperação.”
“Não é um problema para você?”, perguntou Frederica. Desta vez, o velho almirante sorriu alegremente.
“Você veio aqui e pediu, então é tarde demais para se preocupar com isso agora. Tenho uma ótima opinião sobre aquele jovem. Ah, mas não diga a ele que eu disse isso. Afinal, os jovens podem ficar muito convencidos muito rapidamente.”
“Estou muito grata por isso. E como sei que é uma pessoa gentil que não se importará que eu diga isso, também tenho grande consideração por você, Vossa Excelência.”
“Adoraria que a minha esposa ouvisse isso. A propósito, há mais uma coisa…”. Aqui, o rosto do velho almirante ficou mais sério. “Ninguém a seguiu até aqui, seguiram?”
Um olhar de choque percorreu os olhos castanhos de Frederica, e ela olhou para Machungo. Ela estava pensando apenas na situação com Yang e não tinha pensado na possibilidade de estar sendo seguida. Isso tinha sido descuidado.
Machungo endireitou-se e respondeu com uma voz grave e rica. “Não tenho provas, mas vi mais do que um carro terrestre que me pareceu suspeito. Se estávamos sendo seguidos, acho que trocaram de carro pelo caminho.”
“Como eu imaginava. É o tipo de coisa que um trapaceiro como Bay provavelmente faria.”
Bucock estalou a língua ruidosamente, possivelmente com a intenção de que Bay o ouvisse através dos seus insetos invisíveis. Bucock era um velho ousado.
“Tenente, este é o estado em que se encontra a base da nossa democracia. A chuva ainda não começou, mas será uma visão terrível quando estas nuvens se tornarem mais densas. Estamos numa curva ascendente que vai de mal a pior e voltar a ter tempo limpo não vai ser fácil.”
“Senhor, viemos aqui preparados para isso.”
“Muito bem.”
Havia um tom de cordialidade na voz brusca do homem. “Acho que isso significa que somos parceiros. Apesar da diferença de gerações.”

Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.