Capítulo 6 - Valor e Lealdade - Parte III - Combo de Aniversário (16/50)
Valor e Lealdade – Parte III
“As forças aristocráticas são grandes em espírito, pequenas em estratégia.”
Foi o que disse certa vez o heterocromático Oskar von Reuentahl. Imbecis sanguinários, todos eles — uma avaliação severa, sem dúvida, mas que as batalhas travadas até então pareciam confirmar, com o grande número de vitórias militares que ele e seus companheiros estavam obtendo.
Mesmo assim, ao lutar contra as forças inimigas na região estelar de Schan’n-tau, von Reuentahl descobriu algo inesperado que o forçou a mudar seu pensamento.
Impulsivo como sempre. No entanto, ele não pôde deixar de reconhecer que eles eram eficientemente organizados e habilmente controlados. Von Reuentahl repeliu três ondas de agressão inimiga, mas ficou impressionado com a tenacidade e a coordenação coesa com que lançaram sua ofensiva. As perdas sofridas foram maiores do que o esperado e, para von Reuentahl, era hora de deliberar.
Von Reuentahl compreendeu imediatamente que uma mudança no comando estava por trás da nova eficácia do inimigo, pois era provável que Merkatz estivesse agora na linha de frente. Além dele, não havia mais ninguém entre as forças confederadas dos aristocratas capaz de mobilizar tropas com tanta eficácia.
Isso significava que von Reuentahl estava em desvantagem apenas no que dizia respeito à diferença de força militar. Ele pode não ter sido um visionário, mas sabia avaliar corretamente as capacidades de seus adversários.
“Devemos recuar?”
Decidir recuar quando é necessário: também é uma marca de um grande comandante. Mesmo abandonar Schan’n-tau não era, estrategicamente falando, um grande problema. Não era uma fortaleza tática indispensável, mas apenas um pontinho no seu radar de influência em expansão. Embora não se importasse de desistir neste caso, von Reuentahl hesitou em tomar qualquer decisão precipitada, para poder causar uma impressão psicológica mais duradoura nos seus adversários.
Após uma série de derrotas e retiradas, a conquista da região estelar de Schan’n-tau daria a aparência de vitória aos aristocratas confederados. O espírito de corpo destes últimos aumentaria e eles enfrentariam a próxima batalha aproveitando essa onda. A coragem e o espírito muitas vezes podiam superar o planejamento cuidadoso de um adversário e levar à vitória; a história estava cheia de exemplos.
Um sorriso malicioso apareceu de repente nos olhos azuis e negros do taciturno von Reuentahl. “Muito bem, vamos nos retirar. Schan’n-tau não vale as vidas que custaria defendê-la. Deixaremos a recaptura para o Marquês von Lohengramm.”
Se um oficial superior perdesse um setor ocupado por um subordinado, perderia completamente a honra. Por outro lado, se um setor ocupado por um subordinado fosse resgatado por um oficial superior, o resultado final provaria que o oficial superior tinha habilidades muito superiores às do subordinado.
O oficial superior provavelmente ficaria irritado com o revés temporário, mas se dissesse: “Isso está além da minha capacidade. Por favor, mostre-me o verdadeiro valor de suas táticas”, isso inflaria o orgulho do oficial superior e deixaria uma ótima impressão a longo prazo.
Foi assim que von Reuentahl calculou. Como não havia esperança de uma vitória esmagadora, essa parecia ser a atitude mais sensata. Não era um cálculo que um militar teimoso e egoísta comum poderia ter feito.
Assim decidido, von Reuentahl começou os preparativos para a retirada. Com Merkatz como adversário, não seria tão fácil. Este prometia ser o momento decisivo de sua carreira tática.
Em 9 de julho, von Reuentahl partiu para a ofensiva. Em vários pontos, ele concentrou suas forças militares e causou danos ao inimigo por onde passava.
As forças confederadas dos aristocratas, no entanto, não demonstravam mais a desordem anterior, interceptando sistematicamente os ataques inimigos. Vendo que as linhas de frente de von Reuentahl estavam esticadas ao limite, eles lançaram um contra-ataque preciso. Isso por si só mostrava o quão habilidoso Merkatz era como comandante.
Von Reuentahl não tentou responder da mesma forma e, em vez disso, recuou sua frota central. Enquanto isso, as forças restantes mudavam seus ângulos ligeiramente e se espalhavam lateralmente. Essas manobras foram conduzidas em conjunto, mesmo que apenas para fins de aparência. Se alguém as observasse do ponto de vista correto, veria as forças de von Reuentahl assumindo uma formação côncava, flanqueando o inimigo em três lados.
Os oficiais do estado-maior de Merkatz também estavam cientes disso. Ao seu comandante, propuseram que reduzissem a velocidade de avanço para não cair na estratégia do inimigo.
Na ponte de sua nave almirante, Merkatz cruzou os braços, com os movimentos do exército de von Reuentahl refletidos de forma estranha nos seus olhos. Von Reuentahl era um estratega formidável e Merkatz questionava-se se toda aquela luta não seria apenas um estratagema para os distrair enquanto fugiam…
No final, Merkatz seguiu o conselho dos seus assessores. Devido ao temperamento impetuoso de seus aliados, causa de tantas dores de cabeça, Merkatz precisava ser discreto quando se tratava de táticas. Se von Reuentahl realmente pretendia escapar, ele poderia garantir a Região Estelar de Schan’n-tau sem mais derramamento de sangue. Teria sido diferente se o adversário fosse o próprio Reinhard, mas como não era o caso, ele queria evitar uma aposta perigosa.
As forças aristocráticas haviam diminuído a perseguição. Von Reuentahl verificou isso e, sem baixar a guarda, ajustou com flexibilidade sua formação côncava enquanto recuava com cuidado. Suas forças logo alcançaram a periferia de Schan’n-tau e, quando a distância entre inimigos e aliados aumentou, ele rapidamente reorganizou toda a sua frota em uma formação esférica defensiva e fugiu a toda velocidade.
A Região Estelar de Schan’n-tau havia caído nas mãos das forças confederadas.
“Aquele von Reuentahl jogou tudo na minha cabeça, não foi?”
Ao ouvir o relatório, Reinhard deu um sorriso irônico. Ele entendia muito bem a decisão de von Reuentahl de abandonar Schan’n-tau.
É claro que, para Reinhard, uma alma de mente aberta como a de von Reuentahl era mais atraente do que a de um simples militar que só compreendia as coisas em um nível tático. Não se podia esperar lealdade de um homem assim se ele não fosse recompensado; ser seu superior exigia a demonstração constante do talento e da capacidade condizentes com sua posição. Reinhard gostava bastante dessa sensação de tensão entre superior e subordinado. Era por isso que mesmo o sem graça von Oberstein era capaz de trabalhar sob seu comando.
Foi esse mesmo von Oberstein que falou agora.
“O almirante Merkatz é conhecido como soldado desde antes de Vossa Excelência nascer. As coisas podem ficar um pouco complicadas se ele tiver carta branca.”
“Carta branca? Mas aí está o problema. Não acho que o Duque von Braunschweig seja inteligente o suficiente para soltar Merkatz.”
“Como você diz. O adversário que enfrentamos não é o Almirante Merkatz, mas aqueles que puxam os cordões acima dele.”
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.