Capítulo 7 - A Farsa Entre Os Atos - Parte IV
A Farsa Entre Os Atos – Parte IV
A reunião estava se aproximando do fim sem trazer frutos tanto quanto Yang podia ver. Quando ele estava para voltar para casa, no entanto, Yang foi parado pelo Marechal Sitolet, diretor da Junta de Operações do Quartel General, e acabou ficando.
Sem um som, os resquícios de energia desperdiçada flutuavam pelo ar como uma corrente de convecção.
“Então, você deve estar morrendo de vontade de dizer que eu deveria tê-lo deixado se aposentar”, disse Sitolet. Sua voz havia sido corroída por uma sensação de que seu trabalho havia sido em vão.
“Eu também fui ingênuo. Achei que, se capturássemos Iserlohn, as chamas da guerra se dissipariam depois. Mas aqui estamos nós.” Yang ficou em silêncio, tendo perdido de vista as palavras que deveria dizer. É claro que não havia dúvida de que, no cálculo do Marechal Sitolet, a chegada da paz teria garantido sua posição e fortalecido sua influência, mas, em comparação com o aventureirismo imprudente e as manobras políticas da facção pró-guerra, era muito mais fácil simpatizar com ele.
“No fim das contas, acho que fui enganado por meus próprios cálculos. Se Iserlohn não tivesse caído, os falcões talvez não estivessem fazendo uma aposta tão perigosa. De qualquer forma, você poderia chamar isso de merecimento justo no que diz respeito a mim, mas para você eu fiz uma verdadeira bagunça.”
“… Você está planejando se aposentar?”
“No momento, não posso. No entanto, assim que esta campanha terminar, não terei outra escolha a não ser me demitir. Independentemente de ela falhar ou ter sucesso.”
Se a expedição fracassasse, o Marechal Sitolet, como o homem de mais alto escalão no uniforme, seria naturalmente levado a assumir a responsabilidade com sua renúncia.
Por outro lado, se ela fosse bem-sucedida, haveria apenas um cargo mais alto para recompensar o marechal Lobos, comandante supremo da frota da força expedicionária, por sua realização: o de diretor do Quartel-General Operacional Conjunto. O fato de o Marechal Sitolet ter sido contra essa campanha também funcionaria contra ele; sua expulsão assumiria a forma de uma saída graciosa para dar lugar ao Marechal Lobos. Independentemente de como o dado fosse lançado, seu futuro já estava decidido. Tudo o que restava a Sitolet era se preparar para isso com elegância.
“Só estou lhe dizendo isso porque as circunstâncias são as que são, mas o que eu espero é que essa expedição falhe com o menor número possível de baixas.”
Yang não disse uma palavra.
“Se for uma derrota, é claro que haverá muito sangue derramado por nada. Mas o que acontece se vencermos? Está claro como o dia que os falcões aproveitarão a oportunidade e nem a razão nem o cálculo político serão suficientes para fazê-los aceitar a subserviência à governança civil por mais tempo. Então, eles sairão em debandada e acabarão caindo em um desfiladeiro. Os livros de história estão repletos de nações que foram levadas à derrota final por terem vencido uma batalha quando não deveriam. Você deve saber tudo sobre isso”.
“Sim…”
“O motivo pelo qual recusei sua demissão foi porque achei que poderia contar com sua compreensão se as coisas chegassem a esse ponto. Não é como se eu tivesse previsto as circunstâncias atuais, mas como resultado delas, sua presença no exército se tornou ainda mais vital.”
Yang continuou ouvindo em silêncio.
“Você sabe muito sobre história e isso lhe deu um certo desprezo pela autoridade e pelo poder militar. Não posso dizer que o culpo, mas nenhuma nação organizada pode existir sem essas coisas. Sendo assim, o poder político e militar deve ser colocado nas mãos de pessoas competentes e honestas – não daquelas que são o oposto polar – para que o Estado possa ser controlado pela razão e pela consciência. Como soldado, não vou me aventurar a falar de política, mas falando estritamente de seu papel nas forças armadas, o Contra-Almirante Fork é inadequado.”
A intensidade com que ele falou essas palavras surpreendeu Yang.
Por um momento, Sitolet parecia estar lutando para controlar suas próprias emoções.
“Ele levou esse plano de operações diretamente para o presidente do secretário do Conselho Superior por meio de uma rota privada. O fato de ele tê-lo vendido como uma estratégia para se manter no poder é suficiente para me dizer que ele é motivado por um desejo de avanço pessoal. Ele está almejando o posto mais alto nas forças armadas, mas no momento tem um rival que é forte demais e ele está ansioso para marcar uma conquista que o colocará à frente dessa pessoa. Ele se formou como o melhor de sua turma na Academia de Oficiais e tem uma mania engraçada de não perder para os Joãos comuns”.
Yang murmurou um casual “Entendo” para mostrar que estava ouvindo e um sorriso apareceu no rosto do Marechal Sitolet pela primeira vez.
“Às vezes, você pode ser muito denso. O rival dele não é outra pessoa, é você.”
“Eu, senhor?”
“Sim, você.”
“Mas, diretor, eu…”
“Isso não tem nada a ver com a forma como você se avalia. O problema está no que Fork está pensando e no método que ele adotou para atingir seus objetivos. Devo dizer que é muito político, no sentido negativo da palavra. Mesmo que não fosse por isso” – aqui o marechal suspirou – ”você deve ter percebido algo do caráter dele na reunião de hoje. Ele demonstra seus talentos não em conquistas reais, mas em discursos eloquentes e, o que é pior, menospreza os outros enquanto tenta parecer distinto. No entanto, ele não tem realmente o talento que pensa ter… Confiar o destino de alguém a ele que não seja o seu próprio é perigoso demais”.
“Agora mesmo, você estava dizendo que a importância de eu estar aqui havia aumentado…” disse Yang, pensativo. “Com isso, você está me dizendo para me opor ao Contra-Almirante Fork?”
“Fork não é exatamente o único. Quando você alcançar a posição mais alta no serviço, você será capaz de impedir e eliminar pessoas como ele por si mesmo. É isso que eu espero que você faça. Embora eu saiba que, para você, isso não passa de um agravante”.
O silêncio se agarrou aos dois como um pesado manto molhado. Yang teve que balançar a cabeça fisicamente para se livrar dele.
“Sua Excelência, o Diretor, está sempre me atribuindo tarefas que são grandes demais para mim. Dizer-me para tomar Iserlohn também era uma delas, mas…”.
“Mas você conseguiu, não conseguiu?”
“Daquela vez, eu consegui, sim, mas…” Yang se interrompeu e quase ficou em silêncio novamente, mas continuou dizendo: “Não é que eu despreze a autoridade e o poder militar – não, a verdade é que essas coisas me aterrorizam. A maioria das pessoas que ganham autoridade e poder militar se torna feia – eu poderia dar uma tonelada de exemplos. E não tenho confiança para dizer que eu também não mudaria.”
“Você disse a maioria das pessoas. O que é exatamente correto. Nem todo mundo muda.”
“De qualquer forma, pretendo ser um homem discreto e ficar longe da coragem. Quero fazer algum tipo de trabalho dentro do limite de minha capacidade e depois levar uma vida relaxada e tranquila – é isso que chamam de preguiçoso por natureza?”
“Isso mesmo. Preguiçoso por natureza”.
Enquanto olhava para Yang, que estava sem palavras, o Diretor Sitolet deu um sorriso divertido.
“Eu mesmo tenho lutado contra isso há muito tempo. Não é muito divertido trabalhar duro sozinho e ver outras pessoas levando uma vida tranquila e relaxada. Mas, antes de mais nada, se eu não conseguir que você faça o trabalho duro adequado ao seu talento, isso é o que eu chamaria de injusto.”
“… Injusto, senhor?” Além de fazer uma careta, Yang não conhecia outra maneira de expressar suas emoções.
No caso de Sitolet, o diretor provavelmente havia decidido trabalhar duro por vontade própria, mas Yang não achava que ele fosse assim. De qualquer forma, a única coisa certa era que ele havia perdido a chance de se demitir.
Lançamentos todas as segundas, quartas e sextas!
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.