Capítulo 283: 1 Mudança na Família
De 2 de agosto a 13 de agosto, em apenas 11 dias, a epidemia ceifou 2 milhões de vidas ao redor do globo. A maioria das fatalidades ocorreu nos primeiros três dias.
O cenário desolado era quase o mesmo em grandes cidades atingidas pela epidemia em todo o mundo. As ruas outrora movimentadas perderam toda a vitalidade, não havia uma única alma à vista, exceto por ocasionais funcionários do centro de controle de doenças passando por elas, ou apenas alguns animais de rua solitariamente buscando comida e por seus já falecidos donos.
Fora das cidades afetadas, as pessoas trabalhavam sob a névoa das mortes de entes queridos e famílias, suas vidas estavam totalmente diferentes.
Máscaras cirúrgicas esgotadas, todos os tipos de antibióticos esgotados, vários desinfetantes esgotados, água mineral esgotada, trajes de proteção esgotados…
Nessas últimas duas semanas, as pessoas ao redor do mundo têm praticamente apenas um tópico de conversa, esta epidemia.
“Jiahua, bora jogar bola?”
“Não, se minha mãe descobrir vai me dar uma baita bronca. Ainda mais com essa situação, melhor ficar em casa navegando na internet mesmo.”
Chen Jiahua é um estudante do terceiro ano do ensino médio na cidade do Estado Oriental. Depois do vestibular, ele passou a maior parte do tempo ocioso. Ele originalmete planejava viajar pelo país em agosto, mas agora isso não era mais possível. Assim foram os dias restantes destas férias de verão. As notícias sempre recomendavam que as pessoas evitassem sair de casa o máximo possível neste período, e todos os grandes eventos foram cancelados, até mesmo locais como cinemas foram fechados temporariamente.
No entanto, a vida presa em casa era entediante e difícil. Especialmente porque era recomendado evitar ligar o ar-condicionado devido à propagação da bactéria.
Claro, nem todos obedeciam ao mandato. Muitos presumiam que teriam sorte o suficiente para serem poupados da infecção. Devido à mãe de Chen Jiahua ser médica em um posto de saúde, por expectativas dela e também por seu próprio interesse, ele recebeu uma carta de aceitação para o curso de cinco anos de Medicina Clínica na Universidade de Medicina de Jihua nesta cidade.
Então, eles não estavam brincando quando se tratava de prevenir a propagação da legionella em sua casa. O ar-condicionado, o chuveiro e outros itens não estavam sendo utilizados nos últimos dias.
Talvez por causa disso, uma nuvem de apreensão pairava mais densamente sobre a casa deles do que sobre as de outras pessoas.
Agora, com essa situação epidêmica, todos os dias era possível ver nos noticiários o aumento do número de mortos de pacientes e de profissionais de saúde infectados. Toda a família estava muito preocupada.
Os pais dele sugeriram que ele abrisse mão da vaga na Universidade de Medicina de Jihua, repetisse o último ano e tentasse novamente o vestibular no próximo ano, abandonando a ideia de seguir carreira médica.
Mas Chen Jiahua não queria isso, não porque tivesse um grande sonho de usar jaleco branco, mas simplesmente porque não queria passar por mais um último ano do ensino médio. Só de pensar em enfrentar novamente os dias de batalha com montanhas de exercícios já o deixava com o couro cabeludo adormecido, ele preferia mil vezes morrer do que passar por isso.
“Filho, você não faz ideia do quão difícil é estudar medicina”, disse sua mãe, aconselhando. “Se você escolher estudar medicina, vai ser como fazer o vestibular todos os dias.”
“Mas não foi isso que você disse no mês passado.” Chen Jiahua rebateu de volta. “Você disse que seria mais fácil arranjar emprego depois de formado e que os médicos têm mais chances de encontrar alguém para casar.”
“Mais fácil encontrar alguém para casar?” Sua mãe esclamou. “Se fosse tão fácil encontrar alguém para casar, eu não teria me casado com o seu pai.”
Na verdade, Chen Jiahua tinha plena consciência de que anteriormente sua mãe queria que ele estudasse medicina puramente por causa de sua própria frustração. Ela passou a maior parte da vida como médica em um posto de saúde e se sentia insatisfeita. Fora isso, sua renda era bem estável, então ela só queria o melhor para o filho.
Nos últimos dias, a mãe não de tentou o persuadir e, em vez disso, passou a lamentar-se como a Sra. Xiang Lin 1 o dia inteiro, falando como se tivesse colocado Chen Jiahua em perigo, ou como se ele já estivesse em uma situação perigosa.
“Filho, repetir um ano não é tão ruim assim”, seu pai também persuadiu, “Ainda somos jovens. Devemos primeiro preservar nossa vida e depois pensar em desfrutar da universidade.”
Isso é mesmo um problema de ser jovem ou não? Chen Jiahua estava com preguiça de entrar nessa discussão circular. Ele não poderia encarar outro último ano do ensino médio, senão ficaria careca antes dos vinte anos.
Embora a epidemia ainda estivesse distante do Estado Oriental e o espírito destemido dos profissionais de saúde tenha sido elogiado em todo o país recentemente, a família Chen, que sempre se considerou uma futura família de médicos, estava experimentando essa mudança.
“Está com medo até de sair para jogar bola? Vai ser lá na quadra de basquete do lado do nosso condomínio.” A voz irritada do amigo veio do celular. “Por que está sendo tão medroso? O Estado Oriental nem foi afetado pela epidemia, então do que você está com tanto medo? Ano passado até tivemos um surto daquela gripe e não deu em nada.”
No fim do último ano, o Estado Oriental foi exposto a uma grave gripe contagiosa. Na época, toda a cidade foi colocada em quarentena e os cidadãos ficaram sem acesso à internet. Seus meios de comunicação foram completamente cortados. Os outros estados não perceberam muito, mas os cidadãos do Estado Oriental passaram meses vivendo mergulhados no medo, a ponto de prejudicar o clima festivo de Ano Novo.
Agora, depois de meio ano, as coisas estavam gradualmente começando a melhorar, mas muitas pessoas estavam se tornando mais descuidadas e confiantes demais.
“É diferente desta vez”, suspirou Chen Jiahua. “Duas milhões de pessoas morreram em todo o mundo. Minha mãe tem uma colega de escola que é médica no hospital da cidade. Ela disse que desta vez é muito sério, não se compara à última gripe, não podemos subestimar ela.”
“Ah, esquece. Você é muito covarde. Faça o que quiser”, disse o amigo antes de desligar o telefone.
“Às vezes, ser um pouco covarde é o que faz você viver mais tempo”, murmurou Chen Jiahua. Mas estranhamente, por que ele próprio não tinha medo de se tornar médico?
Que calor. Que calor. Ele pegou o celular e foi até a varanda, sentando-se numa cadeira. Enquanto sentia a brisa natural, navegava na internet em busca de notícias.
Apesar do monitoramento online pesado, os rumores ainda voavam por toda parte. Haviam notícias de dentro e de fora do país, todo tipo de informação, algumas verdadeiras, outras falsas. Haviam até rumores de que alguns países estavam prestes a impor um bloqueio total, e autoridades importantes de todo o mundo estavam fugindo para lugares como Groenlândia e Antártida.
Mas a notícia que Chen Jiahua contou a seu amigo era real, sua mãe realmente tinha aquela colega.
Ao assistir às notícias sobre a epidemia, Chen Jiahua não se sentia muito bem, mas ao ver os relatos comoventes das áreas afetadas e as imagens dos locais atingidos: equipes médicas vestindo trajes de proteção, crianças com expressões corajosas em seus rostos e pessoas aguardando evacuação de forma organizada…
Ele sentiu uma nova força dentro de si.
Apesar de que essas imagens certamente não mostravam o quadro geral da situação, havia fatores de tentativa do governo de acalmar a população ao escolher essas imagens para divulgação
Depois de ver as notícias pelos principais veículos de comunicação por um tempo, ele foi conferir as redes sociais.
Assim que Chen Jiahua abriu, deparou-se imediatamente com a notificação de uma nova postagem que o aplicativo lhe enviou, com o título: “Urgente, suspeita do aparecimento da epidemia da nova legionelose no Estado Oriental!”
“O quê…” ele sentiu um arrepio repentino percorrer sua espinha, deixando-o um pouco entorpecido… epidemia? A epidemia chegou aqui!?
Ele rapidamente abriu a postagem e viu que alguém postou um vídeo, gravado da rua com o celular, de uma fila de veículos de isolamento passando, seguida por um grupo de pessoas sendo colocadas nos veículos. As pessoas tinham uma aparência estranha, estavam todas vestidas com roupas de aniagem peculiares 2. Ele rolou para ver os comentários e muitos dos internautas do Estado Oriental em pânico, sua sensação de segurança foi facilmente desfeita.
Em momentos como esse, a aparição dos veículos de quarentena era praticamente o mesmo que a confirmação da epidemia.
Quanto mais Chen Jiahua olhava os comentários, mais confuso ficava. Ele queria atualizar para ver novos comentários, mas percebeu que a postagem já tinha sido apagada pelo administrador.
“Essa não, não pode ser verdade…” Ele foi cada vez mais dominado pelo medo, então começou a procurar informações sobre a situação, mas não encontrou nada.
- Xianglin é personagem do conto “Bênção” escrito por Lu Xun. Ela experimentou a perda do marido duas vezes e do filho uma vez. Ela morreu tragicamente sob a dupla tortura do corpo e do espírito na atmosfera alegre do culto de Ano Novo.
Aqui a velha: https://m.douyin.com/shipin/7306813532077721619 [↩]
- Galeris, vi há pouco que o gringo traduziu errado :’((( vou ir trocando com o tempo esse erro. https://imgur.com/a/jzG0AzA [↩]

Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.