Capítulo 539 – Atraindo a Cobra Para Fora do Buraco
『 Tradutor: Crimson 』
11º Mês, 30º Dia, Noite — Cidade Tianjing.
No dia em que Ouyang Shuo liderou suas tropas para entrar na cidade, está estava naturalmente em um estado de paz e vivacidade. Todos os elementos desordeiros haviam sido sufocados sob o punho de ferro de Yang Xiuqing.
Segundo os arranjos de Yang Xiuqing, Ouyang Shuo encontrou os oficiais e generais do antigo regime. Perdoou milhares de criminosos comuns e distribuiu artigos do cotidiano ao povo da cidade. Basicamente, tudo o que era auspicioso e trazia sorte.
Yang Xiuqing era versado e habilidoso em organizar esse tipo de cerimônia — podia-se dizer que era a especialidade do País Taiping.
Ao ver aquilo, Ouyang Shuo não pôde deixar de admirar.
Ele ficou ocupado o dia inteiro. A exibição só terminou após o banquete noturno.
Ao escolher onde repousar, Ouyang Shuo contrariou pela primeira vez os planos de Yang Xiuqing. Pelo plano deste último, Ouyang Shuo deveria ficar no palácio que Yang Xiuqing havia lacrado.
Ouyang Shuo recusou educadamente. Em vez disso, escolheu um pátio na cidade — que antes pertencia ao general caído Lin Fengxiang. Era imponente o suficiente para não ferir sua posição.
Ao ver isso, Yang Xiuqing não insistiu. Percebera que havia motivos por trás da recusa do Lorde em entrar no palácio.
Terminadas as formalidades, Ouyang Shuo teve enfim tempo para tratar de assuntos concretos.
Naquela noite reuniram-se no pátio de Ouyang Shuo o major-general da Divisão de Guardas temporariamente encarregado da defesa da cidade, o General Huwei Lin Yi, os responsáveis pelos Guardas Cobra Negra, a Divisão de Inteligência Militar e o jovem general Shihu.
Era, evidentemente, uma reunião interna de Shanhai. Nem mesmo Yang Xiuqing fora convidado por Ouyang Shuo.
Na verdade, antes da chegada de Ouyang Shuo à Cidade Tianjing, as informações colhidas pelas duas organizações de inteligência já haviam sido enviadas para que ele as lesse.
Quanto ao pequeno incidente ocorrido a caminho de Tianjing, só demonstrou que estavam dando atenção demais à cidade e negligenciando as aldeias.
Pelas informações das duas agências, Ouyang Shuo soube que havia uma força oculta residindo em Tianjing — uma força que mirava contrariar Shanhai. Entre essa força oculta havia generais do exército, ministros e oficiais do antigo regime; até comerciantes e outras figuras — basicamente representantes de todos os estratos da sociedade.
Portanto, Ouyang Shuo precisava apressar-se em eliminar esse poder oculto antes que Bao Shuya chegasse para assumir. Caso contrário, no instante em que Tianjing ficasse sem um grande exército a mantê-la sob controle, caos e tumultos poderiam explodir a qualquer momento.
A questão era: o que fazer?
Lin Yi sugeriu enviar o exército e “lavar” a cidade com sangue.
Ao ouvir isso, Ouyang Shuo balançou a cabeça e rejeitou prontamente.
Lin Yi era puramente um homem da guerra, por isso esse tipo de pensamento era compreensível — e, de certo modo, uma opção viável. Mas para Ouyang Shuo era uma péssima ideia.
Desde que Shanhai tomara Tianjing tão facilmente, havia vantagens e desvantagens.
Pense: se tivessem tomado a cidade pela força, Ouyang Shuo poderia ter aproveitado o ímpeto da vitória para promover uma purga com base nas informações dos Guardas Cobra Negra e da Divisão de Inteligência Militar — e, provavelmente, ninguém teria coragem de se opor.
Agora a situação era diferente: Tianjing havia se rendido.
Lidar com pessoas rendidas e usar violência ampla sobre elas não era fácil. Ignorar essa preocupação tornaria o povo comum hostil a eles e deixaria figuras como Yang Xiuqing — que juraram lealdade a Shanhai — em posição embaraçosa e ressentida.
Como resultado, Ouyang Shuo foi extremamente cuidadoso ao lidar com os assuntos relacionados à Cidade Tianjing. Por essa razão, aceitou o plano de Yang Xiuqing e suportou aquele grande espetáculo à tarde.
Além disso, havia outro problema que fazia com que Ouyang Shuo precisasse agir com cautela.
Nas mãos das duas organizações de inteligência, havia de fato uma lista com os nomes de algumas das pessoas ligadas a esse poder oculto. No entanto, não tinham certeza se a lista estava completa. Até mesmo os dois responsáveis não estavam confiantes.
No momento em que os militares começassem a limpeza, com certeza alarmariam os inimigos, assustando-os e fazendo-os se esconder ainda mais fundo.
Assim, se quisessem expulsá-los, precisariam de um plano.
Os poucos presentes discutiram até altas horas da noite antes de finalmente pensarem em uma solução adequada.
Naturalmente, monitorariam e manteriam sob vigilância os inimigos já identificados, garantindo que pudessem ser eliminados a qualquer momento.
Quanto aos membros ocultos no exército, ficariam sob responsabilidade de Lin Yi.
Para esse assunto, Ouyang Shuo também instruiu Shihu a liderar as duas divisões independentes de bárbaros da montanha para auxiliar a Divisão de Guardas, sob o pretexto de proteger a segurança do Lorde. Eles usariam essa oportunidade para aumentar seu controle sobre a cidade e assumir Tianjing.
Especialmente em relação aos cem mil soldados do Exército Taiping dentro da cidade; precisavam estar atentos a eles. Restringiriam seu suprimento logístico e seu raio de atividades para reduzir o risco ao mínimo.
Na raiz de tudo, Ouyang Shuo ainda precisaria se reunir com Yang Xiuqing e os outros generais para discutir o que fazer com os cem mil soldados.
Enquanto conseguissem remover a ameaça militar, todo o resto seriam apenas pequenos problemas.
Assim, a reunião do dia seguinte seria um grande teste para Ouyang Shuo. Ele sabia que entre os generais do Exército Taiping, certamente havia pelo menos um ou dois que ainda eram leais a Hong Xiuquan.
Enquanto não encontrassem uma chance de se rebelar, permaneceriam indetectáveis e continuariam à espreita.
Pensando nesse ponto, lidar com um inimigo assim definitivamente não era tarefa simples.
Por outro lado, se ele quisesse atrair os outros rebeldes ocultos da cidade, Ouyang Shuo pensou em um método chamado “Atrair a cobra para fora do buraco.”
“Atrair a cobra para fora do buraco?” Perguntou Lin Yi.
“Isso mesmo.”
“Que grande ideia o Lorde tem?” Lin Yi sorriu e perguntou novamente.
Quando Ouyang Shuo ouviu essa pergunta, também sorriu:
“Pense bem, na cidade, há algum lugar considerado sagrado para as pessoas que ainda são leais a Hong Xiuquan?”
“O palácio do rei?” Lin Yi e os outros responderam em uníssono.
“Exato!”
“O Lorde quer destruir de propósito o palácio do rei para enfurecer aqueles leais a Hong Xiuquan e fazê-los se revelarem?” perguntou Lin Yi.
“Não.” Ouyang Shuo balançou a cabeça e explicou: “Queimá-lo em chamas não seria uma enorme perda para nós?”
Em termos práticos, Ouyang Shuo ainda cobiçava riquezas.
Como as Prefeituras Xunzhou e Zhen An precisavam urgentemente de fundos, Ouyang Shuo naturalmente precisava pensar em um método para resolver seus problemas financeiros.
Quanto ao seu plano específico, Ouyang Shuo não o revelou.
Na manhã seguinte, cedo, Ouyang Shuo emitiu seu primeiro decreto imperial desde que se mudou para Tianjing.
O decreto afirmava que, já que Tianjing fora escolhida como a cidade administrativa da Prefeitura Xunzhou, ela deveria naturalmente ter um escritório provincial adequado para o governador e os quatro departamentos utilizarem.
Após algumas pesquisas, concluiu-se que o local do palácio do rei era o melhor para construir esse escritório provincial.
Assim, Ouyang Shuo teria de suportar a dor de demolir o palácio para construir um escritório padrão e prático.
No momento em que o decreto imperial foi divulgado, a cidade entrou em alvoroço.
O povo comum ficou chocado com o heroísmo do Lorde. Já para aqueles leais a Hong Xiuquan, remover o palácio do rei era o mesmo que cortar a última ligação que tinham com seu rei. Isso doía ainda mais do que derrubar a própria casa.
Assim, no momento em que o decreto foi divulgado, muitas pessoas imploraram ao Lorde que retirasse a ordem. Esses indivíduos que se manifestaram naturalmente entraram nos registros dos Guardas Cobra Negra.
Sem mencionar aqueles que eram absolutamente leais a Hong Xiuquan, até mesmo Yang Xiuqing ficou confuso com a ordem do Lorde. Afinal, como ministro do antigo regime, ele sabia a importância do palácio do rei para o povo e para os fiéis da religião.
Se queria construir um escritório provincial, não havia necessidade de passar por tantos problemas.
Primeiro, bastava algumas modificações simples no palácio para que ele se tornasse um escritório realmente majestoso. Em segundo lugar, mesmo que não o modificassem, escolher outro lugar para construir o escritório também era possível.
Afinal, o que ele queria construir era apenas um escritório provincial. Não era um novo palácio, então não havia necessidade de se preocupar tanto com fengshui.
Pensando em como o Lorde insistiu em não se mudar para o palácio, Yang Xiuqing deduziu que ele estava realmente determinado a derrubá-lo.
Em breve, ele partiria para Leizhou para assumir o cargo de governador, então naturalmente não queria ir contra as intenções do Lorde nem se opor à sua decisão.
Na verdade, muitas pessoas o procuraram pedindo que intercedesse e convencesse o Lorde a retirar sua decisão.
Quando Yang Xiuqing ouviu esses pedidos, só pôde esboçar um sorriso constrangido.
Naturalmente, todas essas pessoas foram barradas no pátio pelos Guardas Divinos Marciais e nem sequer conseguiram ver o rosto de Ouyang Shuo.
Antes de derrubar o palácio do rei, Ouyang Shuo não demonstrou nenhuma intenção de usar as dez carruagens de tesouros. Em vez disso, pediu à Divisão de Comércio que negociasse com as várias Câmaras de Comércio sobre a venda desses itens.
Primeiro, ele não era uma pessoa materialista. Segundo, queria remover a influência de Hong Xiuquan em ambas as prefeituras.
Segundo estimativas conservadoras, os tesouros retirados do palácio somavam trezentos mil em ouro; isso mostrava quão luxuosa havia sido a vida de Hong Xiuquan.
Com essa enorme quantia de ouro, as finanças das duas prefeituras não precisariam do apoio da Casa do Governador-Geral de Nanjiang.
Quanto às criadas e eunucos do palácio, foram naturalmente dispensados de suas funções.
Naquela tarde, inúmeros ferreiros e artesãos começaram a derrubar o palácio.
Isso mesmo, o lugar foi derrubado.
Os materiais de alta qualidade, as esculturas em pedra, estátuas e outros itens foram todos cuidadosamente recolhidos. Eles não foram destruídos como Lin Yi havia imaginado.
Ouyang Shuo anunciou que realizariam um leilão para vender esses itens antigos do palácio. O povo de ambas as prefeituras poderia participar.
Esses itens poderiam servir como lembranças em suas casas. Mesmo que não quisessem uma lembrança, os próprios materiais e decorações eram produtos raros.
Vendo que não conseguiam impedir a demolição do palácio, Ouyang Shuo acreditava que os leais a Hong Xiuquan não conseguiriam manter a calma. Eles certamente apareceriam para comprar todos esses produtos.
Com isso, ele poderia ganhar algum dinheiro e também capturar esses rebeldes, atingindo dois objetivos de uma só vez.

Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.