Capítulo 510 - Abrindo um Buraco Enorme
『 Tradutor: Crimson 』
Na história, Yang Xiuqing assumiu o controle dos assuntos do País Taiping. Se ele não tivesse se tornado excessivamente ambicioso e ganancioso, tentando substituir Hong Xiuquan, suas conquistas não teriam terminado ali.
Como resultado, o Hong Xiuquan nas regiões selvagens estava extremamente cauteloso com Yang Xiuqing. Desde o começo, ele o colocou no último no exército e não queria que ele desempenhasse um papel em assuntos nacionais.
Hong Xiuquan era decente em termos de construir sua religião, formar a organização e usar seus poderes. No entanto, quando se tratava de administrar um país, ele era um verdadeiro zé ninguém.
Portanto, as três províncias sob o País Taiping não estavam indo tão bem economicamente. Apenas o prestígio pessoal de Hong Xiuquan permitiu que mantivessem seu governo.
As pessoas sob seu governo estavam todas vivendo vidas miseráveis.
Embora os tempos mudem, a personalidade de cada um não muda.
Embora Hong Xiuquan não fosse tão extravagante como no passado, ainda aproveitava a vida nos momentos adequados.
Nesta vida, Hong Xiuquan foi uma pessoa que manteve seu poder.
…
Voltando ao campo de batalha, Yang Xiuqing liderou suas tropas para lançar o terceiro ataque à Fortaleza Mulan.
No campo de batalha, a fumaça rugia.
Hong Long!
Os ataques contínuos de canhão colocaram a Fortaleza Mulan sob um teste extenuante.
As tropas do sul do País Taiping não temiam a morte. Os soldados carregavam seus escudos de ferro, sem medo de morrer, enquanto defendiam valentemente os quatro canhões, determinados a abrir um buraco enorme na Fortaleza Mulan.
Quão poderoso era o canhão da Dinastia Ming?
O grande bombardeio acabou abrindo um enorme buraco em um canto da muralha leste da cidade.
“Mire naquele buraco e abra-o!”
O comandante do canhão parecia animado ao ver a luz da vitória.
Os quatro canhões dispararam coletivamente e, uma após a outra, as “balas de trovão” atingiram a muralha, aumentando o buraco.
Devido às deficiências do canhão da Dinastia Ming em si, ele era bem terrível em termos de precisão. Se uma das quatro bolas de canhão acertasse, ele seria considerado realmente sortudo.
Durante a Dinastia Ming, armas de fogo ou canhões eram usados em larga escala. No entanto, por que não substituíram completamente as armas brancas como o ocidente?
Houve quatro razões principais.
Primeiro, os canhões precisavam ser capazes de disparar “bolas de canhão da floração” — bolas de canhão que explodem.
Por quê? Apenas uma bola de canhão explosiva poderia transformar o canhão de uma arma de cerco em uma arma de guerra terrestre e causar danos em larga escala. Se atirassem apenas bolas de canhão de ferro, o dano seria naturalmente limitado.
Enquanto isso, uma bola de canhão explosiva liberaria vários fragmentos e causaria uma grande área de dano.
O cano do canhão do ‘Canhão de Fogo Tóxico’ criado durante a Dinastia Ming foi feito de ferro forjado e usou mais de 10 tipos de pólvora. As bolas de canhão em si eram feitas de ferro fundido e continham veneno de enxofre. Depois de ser disparada, voava trezentos metros e explodia, ferindo pessoas. 1
Infelizmente, essa técnica não amadureceu durante a Dinastia Ming, por isso não foi usada em larga escala.
Mais tarde, durante a Dinastia Qing, a técnica não só falhou em melhorar, como também retrocedeu. Eles começaram a usar ferro como núcleo e até mesmo pedra para substituir bolas de canhão.
Antes do movimento de auto fortalecimento, o poder dos canhões da Dinastia Ming naturalmente só alcançava o poder de brinquedos.
Durante os anos setenta do século XIX, Zuo Zongtang foi para o mar e encontrou as ‘bolas de canhão da floração’ em Shanxi Fengxiang. Ele estava cheio de emoção, “Uma arma tão letal estava na China há trezentos anos, fazendo com que alguém prestasse atenção nisso. Como as pessoas das ilhas conquistaram os mares, enquanto nós ficamos presos sendo arrogantes por mais de dezenas de anos?”
Durante a guerra do ópio, o conservadorismo da Dinastia Qing em termos de armas fez com que pagassem um alto preço. Antes do movimento de auto fortalecimento, em duzentos anos da Dinastia Qing, suas armas eram ainda mais fracas do que as da Dinastia Ming. Comparado ao progressismo da Dinastia Ming, era possível ver as falhas do governante da Dinastia Qing.
Em segundo lugar, o canhão não era flexível.
Os canhões não eram flexíveis, então não eram adequados para serem reunidos. Os canhões da Dinastia Ming, seja o morteiro de cano curto Folang Jichong ou o Canhão Hongyi mais tarde, nenhum deles era flexível.
Embora o morteiro de cano curto não fosse tão grande, ainda precisava ser pregado no chão antes de disparar. O canhão Hongyi era originalmente um canhão de navio dos portugueses, pesando centenas de quilos. Como tal, era incômodo e adequado apenas para defesa.
Pelo contrário, os ocidentais tinham canhões leves, e podiam usar cavalos para formar formações de canhões em pouco tempo. O exército Ming também tinha carruagens de canhão, mas o poder do canhão montado era muito pequeno.
Assim como os cinco canhões que o País Taiping havia transportado de Tianjing. Eles já haviam despendido tanto tempo e esforço para levar essas armas para a Fortaleza Mulan. Se não, haveria dez ou até mais canhões no campo de batalha atual.
Em terceiro lugar, precisavam de um número suficiente de tropas de artilheiros.
Mesmo que um arcabuz tivesse uma vantagem maior do que arcos, sem mencionar a arma de pederneira que podia disparar de quatro a cinco balas por minuto. Durante a batalha do Japão, o tiro dos artilheiros de Oda Nobunaga foi famoso por uma era.
Infelizmente, a Dinastia Ming nunca teve uma força de artilharia significativa.
Essas armas grandes e pequenas eram padronizadas. Algumas até precisavam de pessoas para usá-las, o que era altamente inconveniente.
Em quarto lugar, os canhões precisavam da capacidade de controlar o fogo.
Controle de fogo significava regulamentação de armas, como comprimento de arma e técnicas de carregamento de pólvora. Sem esses controles, a taxa de acerto seria apenas uma piada.
Um artilheiro de elite tinha que estimar a distância do inimigo antes de dar um tiro. Embora fosse possível estimar por meio do uso de um telescópio, o método do momento poderia permitir estimativas mais precisas da distância.
No início do governo de Chongzhen, o exército Ming já havia começado a produzir em massa os Canhões Hongyi. No entanto, diferentemente dos ocidentais que usavam instrumentos para aumentar sua precisão, o exército Ming não tinha tais ferramentas, o que sempre permaneceu como a fraqueza dos muitos artilheiros do exército de Ming.
Depois que Hong Xiuquan adquiriu o Manual Técnico de Fabricação de Armas de Fogo da Dinastia Ming, ele naturalmente não tinha a habilidade de melhorar os canhões. Produzi-los já era altamente difícil.
Portanto, os quatro canhões do exército do sul eram apenas medianos em termos de precisão.
Os quatro miraram e atiraram sucessivamente durante uma manhã, mas apenas oito bolas de canhão atingiram o buraco — todas as outras erraram.
Essa cena fez com que o rosto de Yang Xiuqing ficasse totalmente preto, mas não havia nada que pudesse fazer a respeito.
Durante toda a manhã, o exército do sul perdeu outros seis mil homens. Considerando tudo, já tinham perdido trinta mil homens sem progresso algum.
Pensando na carta de Hong Xiuquan que pedia para ele ir com tudo, a expressão de Yang Xiuqing piorou cada vez mais. Ele ordenou que as tropas resistissem, e que não recuariam até que destruíssem a muralha.
…
Nas muralhas da Fortaleza Mulan, a expressão de Baiqi era de uma seriedade sem precedentes.
Embora os canhões inimigos não tivessem obtido sucesso, ainda chocaram Baiqi profundamente.
Como um general nascido durante o Período dos Estados Combatentes, ele era um completo estranho às armas de fogo. Vendo o inimigo empurrar um monstro que poderia atravessar suas muralhas grossas, como não poderia se sentir chocado?
Baiqi observou que o surgimento dos canhões revolucionaria as batalhas futuras.
Como um General Deus, ele não ficaria contente com seus padrões atuais, e desejaria melhorar continuamente. Depois dessa guerra, era hora de aumentar seu conhecimento sobre armas de fogo.
Parecia que era apenas uma questão de tempo até que o inimigo destruísse a muralha.
Baiqi imediatamente ordenou que os soldados movessem dez Carroças de Bloqueio de Lâminas para perto da área da muralha que estava sob ataque.
Carroças de bloqueio de lâminas eram armas de defesa usadas para bloquear e emperrar o portão da cidade. Havia vinte lâminas de aço na frente, e a carroça podia ser empurrado em direção ao buraco. Ele podia matar inimigos, enquanto bloqueava todas as suas flechas e pedras. Isso dificultava a escalada dos inimigos.
Portanto, as Carroças de Bloqueio de Laminas eram a melhor arma quando um inimigo rompia a muralha.
A Fortaleza Mulan tinha um projeto de portão complicado. Eles não apenas construíram dois Wengchengs consecutivos, como também usaram pedras enormes para bloquear o portão principal da cidade, e era preciso usar maquinário para puxar as pedras. 2
Essa maquinaria foi modificada depois que os Moístas chegaram.
Portanto, para o exército do sul do País Taiping, seria mais fácil destruir diretamente a muralha do que arrombar os portões.
A única fraqueza da Fortaleza Mulan era a falta de um rio de proteção.
Agora que o inimigo queria destruir a muralha, Baiqi só podia mover as Carroças de Bloqueio de Lâminas para aumentar a defesa.
Além disso, Baiqi também convocou Er’Lai, pedindo-lhe para liderar os dois regimentos de infantaria de bárbaros da montanha com armadura pesada da 3ª divisão para esperar na muralha norte, que estava sob ataque.
No momento em que o inimigo avançasse, um banho de sangue aconteceria.
Bloquear o ataque do inimigo e defender o buraco seria a chave para esta batalha. Neste momento, Baiqi naturalmente tinha que mover as tropas de elite do exército para se juntarem à defesa.
Em todo o exército, não havia grupo mais adequado.
Com tudo planejado, Baiqi deu um suspiro de alívio, pois já havia se preparado para o pior.
…
Às 14h, a maior mudança no campo de batalha finalmente aconteceu.
Hong Long!
Quando uma bola de canhão de ferro atingiu com precisão o buraco aberto, o inimigo finalmente quebrou a muralha a leste.
Instantaneamente, as tropas do sul do País Taiping soltaram gritos ensurdecedores; era como se pensassem que já tinham vencido.
A expressão de Yang Xiuqing também mudou para melhor. Ele sabia que a moral atual era boa e não precisava continuar o ataque amanhã. Ele imediatamente ordenou que as tropas lançassem seus ataques mais cruéis através do buraco enorme.
Eles precisavam vencer essa luta.
Os que estavam na frente eram as tropas lideradas por Li Xiucheng.
“Matem!”
O jovem General Li Xiucheng liderou as tropas de vanguarda, que eram a infantaria de elite sob seu comando. Eles avançaram em direção ao buraco; seus olhos estavam vermelhos de sangue. Eles não se importavam com a morte.
E no momento em que a muralha foi quebrada, os soldados de Shanhai rapidamente limparam as pedras e enfiaram duas Carroças de Bloqueio de Lâminas no buraco.
Os regimentos liderados por Er’Lai esperavam atrás das carroças. Luosha, que Er’Lai havia montado, rugiu; estava ansioso para simplesmente correr para a batalha.
A parte mais difícil desse cerco e batalha de defesa ocorreria nesse buraco relativamente estreito.
- Dú huǒ fēi chòng – Canhão de Fogo Tóxico | Não achei nenhuma tradução oficial, batizei assim.[↩]
- Wengchengs são uma técnica militar de arquitetura que visava melhorar a defesa de portões em muralhas e fortalezas, criando uma segunda linha de defesa onde os inimigos podiam ser facilmente encurralados e derrotados.[↩]
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.