Índice de Capítulo

    “ Essa é a coisa, ” a sacerdotisa suspirou. “ Não podemos perguntar a eles porque ninguém foi capaz de convocá-los desde então, cerca de uma semana atrás. Estivemos em contato com igrejas até em Koth, e elas relatam a mesma coisa — mesmo os celestiais mais acessíveis estão nos ignorando. Inferno, até ouvi rumores de que adoradores de demônios não podem mais entrar em contato com seus mestres vis. É como se algo tivesse cortado todo o plano material dos reinos espirituais. ” 

    Zorian engoliu em seco. Há uma semana… o início do loop temporal, é claro.

    “ Bastante perturbador, não é? ” disse Kylae. “ Junto com a linha do tempo apenas sumindo daqui a algumas semanas, bem, devo admitir que me assustou de verdade. Descobrir que os dois são independentes com certeza me ajuda a relaxar. ”

    Houve mais conversas depois disso, mas nada disso foi muito produtivo. Ele prometeu a Batak e Kylae que fossem discretos sobre seus problemas ao entrar em contato com o mundo espiritual e partiu.

    Ao contrário da sacerdotisa, Zorian não sentiu que a conversa aliviou suas preocupações.

    * * *

    Após sua visita ao templo, Zorian decidiu parar em um dos muitos restaurantes espalhados por toda a cidade e considerar essas novas informações com um pouco de comida e bebida. Não havia dúvida de que o rompimento do vínculo entre os planos espirituais e o material era causado pelo loop temporal, mas o que isso significava era menos claro. O plano material era o único que experimentou o loop temporal, isolado de todo o resto dentro de algum tipo de bolha de tempo

    O fato de sua linha do tempo atual parecer acabar mesmo quando o loop reiniciasse sugeria isso. Ao que parecia, o feitiço não estava arrebatando um monte de almas e colocando-as em seus corpos passados, como ele assumiu no começo — estava literalmente rebobinando o próprio tempo na área alvo, deixando algumas almas intactas no processo. Não é de admirar que o feitiço seja transmissível — em comparação com reverter tudo um mês no passado, o custo de inclinar uma ou duas almas adicionais provavelmente era irrelevante.

    E se isso fosse verdade, seria muito perturbador. Isso não era magia humana. Cerca de cem magos na posse de um poço de mana e muito tempo de preparo poderiam afetar um país de tamanho médio. O loop temporal deve ter envolvido todo o continente, pelo menos, para que a estrutura do feitiço não tenha sido notada após um dia ou dois. 

    As notícias tinham rápida difusão nos dias atuais. E, sendo honesto, Zorian teve um palpite de que o loop temporal envolvia todo o planeta. Era como algo direto da era dos deuses… mas se seres superiores estavam envolvidos, por que o loop temporal seguia o curso pretendido com tanta rigidez?

    Suas reflexões foram interrompidas pelo raspagem de uma cadeira próxima. Alguém decidiu se juntar a ele.

    “ Ah, ” ele disse. “ É você. ”

    “ Essa é a maneira de cumprimentar um amigo, Barata? ” Taiven reclamou.

    Zorian revirou os olhos para ela.

    “ Olá, Taiven, ” ele disse sem graça. “ Engraçado ver você aqui. Quero dizer, este lugar está bem longe das suas aventuras usuais. É quase como se você decidisse me rastrear até este lugar… ”

    “ É porque eu rastreei, ” Taiven disse. “ O que você está fazendo nos limites da cidade? ”

    “ Eu estava visitando um templo nas proximidades, ” Zorian respondeu. “Arquitetura adorável.“

    “ Você, visitando templos? ” Taiven zombou. Zorian não disse nada. “ Tudo bem, que seja. Eu não vou bisbilhotar. Caso você esteja se perguntando, estou aqui porque perguntei por aí para ver se conseguia encontrar um empata humano que pudesse ajudá-lo a controlar seus poderes. ”

    “ Você perguntou? ” perguntou a Zorian, de repente muito mais alerta e entusiasmado com essa conversa.

    Taiven sorriu com timidez. “ Eu meio que encontrei alguém disposta a ajudá-lo, mas não tenho certeza se é algo que você está disposto a procurar. A mulher em questão é curadora de um dos grandes hospitais de Cyoria e só está disposta a ensiná-lo se você concordar em fazer um contrato de aprendiz com ela e se tornar um curandeiro completo. ”

    Zorian bateu a língua em decepção. Ele pretendia aprender o básico da cura mágica em algum momento no futuro, mas isso estava muito longe. Aprender medicina não era algo que você faz no seu tempo livre e, sem dúvida, exigiria que ele dedicasse a maior parte do reinício ao dominar esse campo. Ele já tinha muitas coisas no prato.

    “ Não, isso não serve para mim, ” Zorian suspirou. “ Não tenho nada contra curandeiros, mas essa não é a carreira que pretendo. ”

    “ Sim, eu meio que pensei, ” Taiven disse. “ Seria mesmo uma pena desperdiçar todo esse tempo que você gastou em fórmulas de feitiços. Acho que as aranhas ainda são sua melhor aposta, não é? ”

    “ Sim, ” concordou Zorian. “ Embora… para dizer a verdade, elas se arrastaram em relação a me ensinar. Talvez se elas pensassem que eu tivesse alternativas válidas para a ajuda delas, elas se apressariam um pouco? Qual era o nome da curandeira, afinal? ”

    Taiven estreitou os olhos. “ Você esteve lá sozinho de novo? ”

    Ah.

    “ Taaaaalvez… ”

    Ela estendeu a mão pela mesa e o agarrou pelo ombro. Doeu.

    “ Zorian, seu idiota, ” ela reclamou. “ Eu disse para você não fazer essas coisas sozinho! Mesmo se você confia tanto nas aranhas gigantes esquisitas — e eu não acho mesmo que você deva — há outras coisas lá em baixo! Não importa o quão capaz você seja, é sempre inteligente ter outro conjunto de mãos e olhos com você. A menos que você pense que eu não poderia acompanhá-lo? ”

    “ Eu não acho isso, ” disse Zorian. “ Eu só não queria ser um incômodo e… ”

    “ Eu já disse que não me importo de ajudar, ” Taiven o interrompeu. “ Você não pode usar isso como desculpa. ”

    “ … e as Araneas são meio preconceituosas contra pessoas não psíquicas, ” terminou Zorian.

    “ Não o quê? ” perguntou Taiven incrédula.

    “ Psíquicas. Pessoas que são como eu e elas. Não tenho uma explicação abrangente sobre o que é ser psíquico, mas parece ser algum tipo de afinidade instintiva pela magia mental. É daí que minha empatia parece vir — araneas afirmam que é uma forma fraca de leitura da mente, e que eu poderia mesmo fazer mais uma vez que elas se dignassem a me ensinar. ”

    Taiven parecia sem palavras por um momento.

    “ Você está lendo minha mente? ” ela por fim disse. “ Eu não lhe dei permissão para fazer isso! ”

    “ Estou apenas recebendo impressões vagas de suas emoções, e nem de forma consistente,” respondeu Zorian com um longo suspiro. “ Além disso, é por isso que estou me reunindo com as araneas — para aprender a não fazer isso, a menos que eu queira. Como você achava que a empatia funcionava, afinal? ”

    “ Acho que não dessa forma, ” admitiu Taiven. “ Mas estamos saindo da pista — por que eu não ser psíquica incomoda suas novas amigas aranhas? ”

    “ Como devo saber? Preconceitos raramente fazem muito sentido. ”

    “ Bem, vá em frente e pergunte a elas na próxima vez que as vir! ” Taiven disse. “ Porque se você não puder me dar uma resposta adequada na próxima vez que eu perguntar, vou lá perguntar a elas, com ou sem a sua permissão. É uma besteira total! ”

    * * *

    Além de sua visita ao templo, nenhum dos outros clarividentes foi de alguma forma útil para Zorian. Um bom número deles nem queria falar com ele, e outros que não faziam previsões de longo prazo não notaram nada de estranho. Bem, um deles reivindicou ter feito uma previsão de longo prazo e não encontrou nada digno de nota, mas ele era uma fraude óbvia e passou a maior parte da conversa tentando fazer com que Zorian se separasse de seu dinheiro em troca de uma leitura mais detalhada do futuro.

    Então Zorian voltou-se para o assunto de seus colegas de classe e a possibilidade de um deles ser o terceiro viajante do tempo. Zorian não achou que houvesse muita chance disso, mas é melhor prevenir do que remediar. Além disso, era uma boa maneira de procurar pistas, e ele estava pensando em conhecer melhor seus colegas de classe de qualquer maneira.

    Incluindo ele, havia exatamente 20 pessoas na classe de Zorian — 12 meninas e 8 meninos. Dessas, havia três pessoas que ele quase tinha certeza de que não eram a terceiro viajante — Akoja, Benisek e Kael. Os dois primeiros porque ele sabia mesmo qual era o comportamento e a personalidade normais antes do intervalo de tempo e interagiu bastante com os dois em vários reinícios para julgá-los inalterados, e Kael por causa dos eventos que ocorreram no reinício anterior. Tentando anotar tudo o que sabia sobre o resto, ele logo encontrou dois colegas muito suspeitos: Tinami Aope e Estin Grier.

    A Casa Nobre Aope tinha uma reputação muito sombria. A Casa começou sua existência durante as Guerras das Bruxas, quando um dos principais clãs de bruxas concordou em desertar para o lado ikosiano se recebessem o status de uma Casa formal em troca. Os ikosianos, sempre pragmáticos, concordaram. 

    Sem dúvida, eles pensaram que poderiam ordenhar os renegados por seus segredos mágicos e depois os excluíriam em silêncio até que pudessem ser removidos oficialmente, mas isso nunca aconteceu. Em vez disso, os Aope subiram nas fileiras do sistema político ikosiano, deixando um rastro de rivais quebrados em seu rastro, até que enfim se destacaram como uma das Casas Nobres mais prestigiadas de toda a Altazia. 

    No entanto, esse sucesso extremo não foi resultado de apenas serem políticos muito competentes — havia boatos de que os Aope praticavam todo tipo de magia negra proibida decorrente de suas raízes bruxas. Necromancia. Convocação de demônios. Magia mental.

    Claro, tudo isso era apenas um boato. É claro que ninguém que valorizasse sua vida e carreira sugeriria que Tinami Aope, a filha primogênita do atual chefe da família Aope, praticava magias proibidas. Pereça o pensamento. E, de fato, a garota era tímida demais e muito retraída e, em geral, parecia que não machucaria uma mosca.

    Isso não provou nada, no entanto. Cuidado com os calmos e tudo isso. Se havia uma pessoa na classe que tinha fácil acesso a magias que poderiam estragar Zach e sequestrar o loop temporal para seus próprios fins, provavelmente era Tinami. Melhor ainda, sua natureza retirada garantiria que poucas pessoas a conhecessem o suficiente para perceber que ela estava agindo de maneira estranha, a menos que ela fizesse algo muito louco.

    Estin Grier, o segundo suspeito, muito por causa de seu local de origem. Ele e sua família imigraram para Altazia de Ulquaan Ibasa — a infame Ilha dos Exilados. Como a ilha era habitada na maior parte por magos exilados após a Guerra dos Necromantes, isso fez de Estin a segunda pessoa que poderia ter acesso plausível a magias proibidas sem muitos problemas.

    Além disso, Zorian estava bastante certo de que os magos que lideravam a força de invasão vinham em sua maioria de Ulquaan Ibasa. A ilha era um dos poucos lugares onde se podia encontrar necromantes e trolls de guerra suficientes para explicar o número deles presentes na invasão. Foi também a última casa registrada de Quatach-Ichl — o general lich que lutou contra a Antiga Aliança na Guerra dos Necromantes e cuja descrição física correspondia quase exatamente ao lich que derrotou Zach por completo naquela fatídica batalha em que Zorian foi arrastado para o loop temporal. 1

    É claro que esses dois eram apenas os suspeitos óbvios, e o terceiro viajante, se de fato presente entre seus colegas de classe, estava sem dúvidas escondido com muito mais astúcia. Percebendo que ele não sabia o suficiente sobre as pessoas de sua classe para fazer um bom julgamento, Zorian decidiu procurar a ajuda de uma pessoa que sem dúvida poderia lhe dizer algo sobre todos.

    Olá, Benisek, Zorian disse, sentado ao lado do garoto gordinho e falador. “ Posso pedir que você me faça um favor? ”

    “ Claro, ” Benisek disse. “ O que você precisa? ”

    “ Preciso de informações básicas sobre todos da nossa classe. Qual é a última fofoca sobre eles e assim por diante. ”

    * * *

    [ Bem, essa é com certeza uma virada interessante dos eventos, ] observou a matriarca. [ Uma confirmação do ponto de corte na linha do tempo e outra pista sobre a verdadeira natureza desse loop temporal é muito mais do que eu esperava. Devo admitir que não esperava mesmo que você encontrasse algo útil entre os adivinhos humanos, mas lá vai você. Acho que você ainda não descobriu nada sobre seus colegas de classe? ]

    [ Não realmente, ] Zorian respondeu. [ Estou apenas começando a investigação. Na verdade, essa é uma tarefa que abrange vários reinícios, portanto você não deve esperar resultados rápidos. ]

    [ Sim, claro. Bem, não tenho mais nada a acrescentar, a menos que você tenha alguma dúvida adicional, podemos nos encontrar na próxima semana para verificar o progresso um do outro? ]

    [ Na verdade, tenho duas perguntas, ] disse Zorian.

    [ Pergunte, então. ]

    [ Primeira pergunta: você pode me explicar o que exatamente você quer dizer com mentes inquietas e por que você os despreza tanto? ] Zorian perguntou. [ Você continua dizendo essa palavra e parecia muito insultuoso e fanático. ]

    A matriarca apertou as pernas, emitindo uma emoção complexa que Zorian não conseguiu decodificar com suas limitadas habilidades empáticas. Isso tendia a acontecer muito, na verdade, já que a aranea era diferente demais dos humanos em corpo e mente.

    [ Peço desculpas se ofendemos, ] ela por fim disse. [ Já fazia um bom tempo desde que tivemos um contato real e sustentado com um ser humano, e é provável que haja mal-entendidos e pontos de discórdia. ]

    [ Percebo que você não respondeu de verdade à minha pergunta, ] apontou Zorian.

    [ É como você suspeita: uma mente inquieta é uma criatura que não é psíquica como você e eu. Tenho certeza de que podem ser pessoas maravilhosas, mas eu — e a maioria das minhas colegas araneas — acham difícil levá-los a sério. É como conhecer uma sociedade de pessoas que nascem cegas… é claro que elas podem administrar a falta de visão, mas você provavelmente ainda as considera aleijadas na essência. ]

    [ Você nunca me disse o que significa ser psíquico, sabe? ] Zorian apontou.

    [ Tudo, desde o menor grão de areia até os próprios deuses, é conectado através da grande teia invisível que sufoca toda a criação, ] disse a matriarca. [ As pessoas psíquicas são abertas a essas conexões e entram em contato com as mentes dos outros, ou mesmo com o próprio universo, para realizar o que vocês chamam de magia. ]

    [ Essa explicação parece… quase religiosa, ] disse Zorian.

    [ A grande teia invisível aparece com destaque em nossa espiritualidade, ] admitiu a matriarca. [ Qual foi a outra pergunta que você queria me fazer? ]

    [ Ah, sim. Eu encontrei uma empata humana que poderia estar disposta a me ensinar algumas de suas habilidades. Eu queria pedir sua opinião- ]

    [ Não! ] a matriarca interrompeu. [ Essa é uma péssima ideia! Seus empatas humanos são maus professores! Seu treinamento consiste em nada além de mostrar às pessoas como desligar a conexão com a Grande Teia e mantê-la fechada a maior parte do tempo! Eles fazem lavagem cerebral em seus alunos para acreditar que sentir emoções é tudo o que há em seus poderes e que o resto das artes mentais é imoral! Eles zombam do grande dom! ]

    Zorian piscou em choque. Ele pretendia produzir uma reação abordando o tópico em questão, mas não tinha ideia de que a matriarca seria tão afetada! Raiva e indignação só derramaram da matriarca, deixando claro que ela se importava muito com esse assunto. Pela primeira vez desde seu primeiro encontro com ela, ele lembrou que ela era mesmo uma criatura aterrorizante.

    [ Isso é uma denúncia muito mais forte do que eu esperava, ] admitiu Zorian, forçando-se a manter a calma. [ Gostaria de sugerir uma alternativa, então? Eu quero mesmo controlar essa capacidade. ]

    [ Não prometi ajudá-lo com isso? ] a matriarca perguntou.

    [ E então você ignorou por completo o problema, ] respondeu Zorian.

    [ Eu pensei que você precisava de tempo para chegar a um acordo com isso. Você não agiu exatamente emocionado quando eu o informei sobre seus dons. Talvez se você não tivesse esperado seis meses antes de entrar em contato comigo, estaríamos na mesma sintonia? ]

    Ouch.

    [ Mas não importa, ] a matriarca disse, [ toda essa discussão é inútil. Se você quiser aprender a usar seu dom de maneira eficaz, terei prazer em ajudar. Volte amanhã a essa hora e podemos começar com suas lições. ]

    Ela se virou para sair antes de parar e enviar a ele uma explosão final de comunicação.

    [ E então, depois de experimentar a Grande Teia em toda a sua glória, você pode ir para essa empata humana e ver por si mesmo quem está certo. ]

    1. Encontrar o BOSS final logo de começo, é osso…

    Nota