Índice de Capítulo

    É preciso dizer que, embora a experiência de andar no carro de Xu Jiali fosse um pouco ruim, ouvir o conhecimento obscuro que ele compartilhava ao longo do caminho era bastante interessante.

    Era muito mais vívido e imagético do que as entradas secas e rígidas no banco de dados da “Comunicações da Fronteira”.

    A paisagem do lado de fora da janela recuava constantemente. O Xiali quebrado passou das ruas velhas do Bairro Antigo para a avenida principal da cidade, e depois seguiu pela avenida principal, passando por áreas movimentadas repletas de arranha-céus e shoppings. Hu Li, debruçada na janela, olhava com curiosidade para a paisagem do lado de fora. Embora suas orelhas e caudas estivessem escondidas, sua expressão animada e feliz sempre fazia Yu Sheng sentir como se houvesse um monte de caudas balançando atrás dela.

    “A propósito, quanto tempo leva daqui até a sua Agência de Operações Especiais?”, Yu Sheng perguntou, curioso. “Vamos para a sede de vocês… ou devo dizer, quartel-general?”

    “Vamos para a sede”, disse Xu Jiali, assentindo e olhando para o trio de Yu Sheng pelo retrovisor. “É rápido, chegamos em meia hora.”

    “Tão perto?!”, Yu Sheng exclamou ao ouvir. Ele pensou na escala incrivelmente grande da cidade e ficou chocado com a distância que poderia ser percorrida em meia hora de carro. “A sede de vocês fica perto do Bairro Antigo?”

    Xu Jiali, no entanto, balançou a cabeça. “Não, a sede da Agência de Operações Especiais fica muito, muito longe — mas de qualquer ponto desta cidade até a Agência, a viagem levará menos de meia hora.”

    Yu Sheng ficou pasmo. “…Hã?”

    “Porque pegamos um ‘atalho’”, Xu Jiali sorriu, um sorriso com um toque de orgulho de “finalmente te surpreendi”. Em seguida, ele virou o volante, saiu da estrada principal e, seguindo uma via secundária na borda da área comercial, entrou em uma área tranquila atrás de um shopping. “Nós, da Agência de Operações Especiais, também temos nossos ‘pequenos truques’.”

    Enquanto falava, Yu Sheng viu a entrada de um estacionamento à frente. Xu Jiali entrou pela rampa e, no primeiro nível, parecia apenas um estacionamento normal, com muitos carros particulares estacionados e várias placas indicando saídas para o shopping, supermercado ou ruas próximas. Mas, em seguida, Xu Jiali fez várias curvas lá dentro e, do fundo do estacionamento, entrou em outra rampa—

    Yu Sheng nem percebeu como aquela rampa apareceu. Antes de se aproximarem, parecia apenas um espaço vazio no final do estacionamento, com algumas poças de água de origem desconhecida. Mas assim que se aproximaram, uma estrada inclinada para baixo surgiu subitamente na água. Uma luz fraca iluminou a passagem, que parecia um pouco estranha, descendo continuamente, como se pudesse se estender até o subsolo.

    À medida que se aprofundavam, a cor das luzes nas laterais da passagem mudou gradualmente. Um azul-gelo frio preencheu o lado de fora das janelas do carro. O ambiente ficou excepcionalmente silencioso, e até mesmo o som do motor do carro parecia abafado, como se estivesse atrás de uma cortina grossa, soando distante e surdo. De repente, Yu Sheng sentiu sua intuição espiritual começar a pulsar violentamente. Enquanto ele ainda se perguntava o que estava acontecendo, Aileen reagiu mais rápido que ele: “Espere, estamos caindo em um Domínio Anômalo?!”

    “A rigor, estamos ‘passando por’ um Domínio Anômalo”, Xu Jiali virou-se ligeiramente. “Profundidade L-1, o Domínio Anômalo ‘Atalho’, cobre todo o Limiar. Não gera entidades e, além de um pequeno risco de se perder, é basicamente inofensivo. A Agência de Operações Especiais está localizada no ponto de convergência total do ‘Atalho’ e ‘pegou emprestado’ um pouco do poder especial deste Domínio Anômalo. Chegamos.”

    Assim que Xu Jiali terminou de falar, Yu Sheng sentiu um solavanco sob ele. Em seguida, a estranha sensação de sua intuição espiritual pulsando ao entrar em um Domínio Anômalo desapareceu rapidamente. Ele notou que o carro já havia saído da passagem e, após atravessar um portão, entrou em um estacionamento bem iluminado.

    “Podem descer”, Xu Jiali estacionou o carro em uma vaga e veio ajudar Yu Sheng a abrir a porta. “Vamos subir pelo elevador central.”

    Yu Sheng colocou Aileen em seu ombro e, com uma Hu Li curiosa e animada, seguiu Xu Jiali, o “guia”. O grupo atravessou o estacionamento surpreendentemente grande, contornando vários cruzamentos no labiríntico espaço subterrâneo até chegar ao hall dos elevadores, onde seguiram Xu Jiali, que passou o cartão e entrou no elevador.

    Assim que entraram no elevador, Yu Sheng notou os avisos colados na cabine e perto dos botões.

    Neles, havia várias dicas e advertências impressas ou escritas que pareciam um tanto estranhas—

    “O elevador não para nos andares 1-3.”

    “Controle de iluminação no 4º andar. Se você entrar em um 4º andar bem iluminado, retorne imediatamente ao estacionamento ou vá para o 12º andar (segurança).”

    “Elevador em manutenção aos sábados. Se a tela do elevador exibir a mensagem ‘manutenção’ fora deste horário, pressione o botão azul e saia. Você pode usar os elevadores 2 ou 5.”

    “Se você for um funcionário de andares superiores, só pode usar este elevador para ir aos subsolos 1 e 2 e aos andares térreos. Se o elevador indicar chegada ao subsolo 3 ou a andares mais profundos, cumprimente os funcionários de nível profundo no elevador, mas não saia da cabine.”

    Havia várias outras dicas semelhantes.

    Yu Sheng olhou para os papéis colados na cabine e, depois de alguns segundos, virou-se para Xu Jiali. “…O ambiente de trabalho de vocês tem um risco bem alto, hein? Para vir trabalhar, precisa passar por uma rodada de testes de regras?”

    “Na verdade, a gente se acostuma”, disse Xu Jiali, com uma expressão calma. “É principalmente porque o prédio da sede da Agência de Operações Especiais tem muitos ‘nós’ especiais, conectando muitos lugares. E alguns andares são simplesmente montados em espaços anômalos, onde, além de escritórios, há alguns ‘nativos’ estranhos circulando. Mas não é tão perigoso quanto as pessoas de fora pensam. A maioria dos lugares e regras aqui não são letais, e se você se perder, há dispositivos de ajuda especiais ou atalhos de retorno. Há até um ‘Departamento de Trabalho Tranquilo’ no prédio, que trabalha em conjunto com a segurança para levar os colegas perdidos de volta aos seus postos…”

    Sua explicação, em vez de tranquilizar, só tornou as coisas mais bizarras. Até Aileen não pôde deixar de resmungar: “Que diabos de Departamento de Trabalho Tranquilo… Então, aqui, se você tentar se esconder em um canto para matar o tempo, será considerado um ‘incidente de perda’ e arrastado de volta ao seu posto por um bando de seguranças?”

    Xu Jiali deu de ombros. “Não há o que fazer. Afinal, a natureza do nosso trabalho e o ambiente são especiais, especialmente perto dos andares especiais. Se você se ausentar do seu posto por trinta minutos e não voltar, quem sabe se você foi matar o tempo ou foi engolido pelo escritório ao lado? Mas, na verdade, está tudo bem. A maioria dos andares aqui é muito estável, e os postos de trabalho com maior pressão não têm jornadas longas. Para os funcionários da Agência de Operações Especiais, que passaram por treinamento especial, este ambiente não é diferente de trabalhar em um prédio de escritórios comum.”

    “Você também trabalha neste prédio?”, Yu Sheng perguntou, curioso.

    “Não, passo a maior parte do tempo em campo”, Xu Jiali acenou com a mão. “Quando volto, geralmente fico de prontidão no prédio anexo. Além disso, existem instalações como ‘postos de serviço’ e ‘bases’ para as unidades de operações regulares. Elas não estão diretamente conectadas ao prédio principal, mas podem ir e vir rapidamente através dos andares de atalho ou de ‘passagens’ especiais.”

    Enquanto conversavam, o elevador parou em um andar marcado como 54-1/2. Com o suave anúncio de abertura de portas da transmissão da cabine, as portas do elevador se abriram, revelando um corredor bem iluminado.

    O trio de Yu Sheng seguiu Xu Jiali pelo corredor, notando que o andar estava muito silencioso. Apenas ocasionalmente viam algumas pessoas de uniforme passando, todas com expressões sérias e apressadas.

    De um lado do corredor, havia uma série de portas fechadas; do outro, uma fileira de janelas grandes e arrumadas, através das quais se podia ver a paisagem do lado de fora—

    Do lado de fora da janela, havia uma formação rochosa densa e opressiva. Pilares de pedra de cor escura e enormes estruturas de estalagmites se entrecruzavam, preenchendo todo o espaço. E no final da formação rochosa, à distância, havia uma enorme fenda. Do outro lado da fenda, parecia haver uma floresta coberta de neve branca. A luz do sol incidia sobre a neve, ofuscante.

    Yu Sheng: “…Que diabos de paisagem é essa!”

    Xu Jiali, no entanto, tinha uma expressão de quem já estava acostumado. Ele olhou para fora e pareceu feliz. “Oh, hoje o tempo abriu do lado de fora do 54 e meio, o tempo está bom. A fenda deste andar já está nevando há quase meio ano.”

    Os olhos de Hu Li se arregalaram. Finalmente, até ela não pôde deixar de perguntar: “Cada andar deste prédio é um mundo à parte?”

    “Não todos os andares”, Xu Jiali acenou com a mão. “Eu não disse agora há pouco que a maioria dos andares aqui é bem estável? Apenas cerca de um terço dos andares tem algumas paisagens estranhas. E não é que cada um seja um mundo à parte, é só que eles por acaso não ficam no Limiar.”

    Yu Sheng ficou boquiaberto. ‘Que diabos de “apenas um terço dos andares” e “por acaso não ficam no Limiar”! Este lugar é tão bizarro assim?’

    Xu Jiali, no entanto, parecia não ter notado as expressões fascinantes no rosto de Yu Sheng e dos outros. Ele continuou a explicar calmamente: “O prédio da sede da Agência de Operações Especiais é como uma enorme ‘agulha de amostragem de fendas espaço-temporais’. Andar por andar, ele atravessa muitos ‘locais especiais’. Se o Limiar é o ‘hub espacial’ deste mundo, então a sede da Agência de Operações Especiais foi construída no cruzamento em N mais movimentado deste hub. Por isso, nosso prédio tem até duas pequenas alfândegas e um posto de fronteira. Quando tivermos oportunidade, posso levá-los para um tour especial. É bem interessante para quem vem aqui pela primeira vez.”

    “Só de ouvir já acho interessante o suficiente”, o tom de Yu Sheng já estava um pouco entorpecido. “Como vocês construíram este prédio?!”

    “Um pouco de engenharia civil mágica, os detalhes eu não sei”, Xu Jiali deu de ombros. “Mas agora você deve entender por que, sempre que você ‘abre uma porta’, toda a nossa Agência de Operações Especiais entra em pânico, certo?”

    A expressão no rosto de Yu Sheng congelou instantaneamente.

    “Quando uma distorção espaço-temporal é detectada, o alarme soa em todo o prédio, de cima a baixo”, suspirou Xu Jiali, com um tom de quem relembra um passado difícil. “Até o prédio anexo e várias instalações satélites conectadas ao prédio principal disparam o alarme. Embora mais tarde tenhamos descoberto que, na verdade, não houve danos, quando o alarme soou, parecia que a sede tinha sido invadida. Na noite mais movimentada, metade do prédio foi evacuado de emergência…”

    O que mais Yu Sheng poderia dizer? Ele só podia continuar com a expressão congelada: “…”

    Caso queira me apoiar de alguma forma, considere fazer uma doação

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (2 votos)

    Nota