Índice de Capítulo

    Yu Sheng percebeu que seu julgamento inicial tinha sido um pouco equivocado.

    Embora Aileen de fato não ocupasse muito espaço, o carro continuava apertado depois que ela entrou — não tinha a ver com as pessoas, mas sim com o carro. Isso tornava o fato de Xu Jiali conseguir se espremer atrás do volante algo verdadeiramente milagroso.

    Como um homem robusto de quase dois metros de altura escolheu um carro como este!

    Yu Sheng e Hu Li se aninharam no banco de trás (o banco do passageiro estava empilhado com duas caixas de papelão grandes, sem lugar para sentar), ouvindo o motor tremer e começar a girar na frente do carro. Quando o veículo finalmente saiu do bairro, ele não conseguiu mais se segurar e perguntou a Xu Jiali no banco do motorista: “Isso é um bico seu depois do trabalho?”

    “Sim”, disse Xu Jiali, sorrindo. “De qualquer forma, tempo ocioso é tempo ocioso. Quando não estou em missão, gosto de dirigir pela cidade depois do expediente, então aproveito para ganhar um dinheirinho extra.”

    A expressão de Yu Sheng era estranha. Ele olhou para o carro trêmulo, para o homem corpulento espremido no banco da frente, e pensou que aquele era um Mergulhador Profundo veterano da Agência de Operações Especiais, que depois do trabalho dirigia um carro de aplicativo para ganhar uma grana extra — e ainda por cima, num carro velho que provavelmente tinha quase a mesma idade que ele. Será que o padrão de vida dos funcionários da Agência era tão precário assim?

    Quanto mais pensava, mais sentia que algo estava errado, mas não tinha coragem de perguntar, sentindo-se terrivelmente desconfortável por dentro.

    Felizmente, havia alguém com um pouco mais de cara de pau presente — na frente de conhecidos, a pequena boneca não precisava mais “fingir”.

    Os olhos de Aileen brilharam, recuperando o destaque. Ela se moveu do colo de Hu Li para o meio do banco de trás, esticou a cabeça e perguntou: “Seu carro é bem ‘peculiar’, hein? A Agência de Operações Especiais não paga salários?”

    “Não é isso”, Xu Jiali balançou a cabeça, sorrindo. “Eu tenho um apego a este carro. Foi o primeiro que comprei depois de começar a trabalhar. Embora já fosse usado quando o comprei, dirigi ele por todos esses anos, e realmente não consigo me desfazer.”

    Dizendo isso, ele estendeu a mão e deu um tapinha na alavanca de câmbio ao lado, virando a cabeça ligeiramente para dizer: “E não se enganem por ele ser velho, este velho companheiro nunca falha. Em todos esses anos, nunca me deixou na mão. Não é, velho companheiro?”

    Assim que ele terminou de falar, Yu Sheng ouviu um ronco grave e potente vindo do motor do carro, seguido por dois “bip-bip” rápidos e leves da buzina. Aconteceu tão rápido que, a princípio, ele nem percebeu que havia algo de errado.

    Só depois de alguns segundos ele se deu conta de que Xu Jiali não tinha feito nenhuma ação extra, nem tinha buzinado — o carro realmente tinha “respondido” à comunicação do motorista!

    “Seu carro…”, Yu Sheng endireitou-se instantaneamente, olhando para Xu Jiali com incredulidade. “Ele acabou de te responder?”

    Nesse instante, todo tipo de imaginação surgiu em sua mente. Por exemplo, um carro velho e decrépito que parecia abandonado, mas que tinha sido secretamente modificado por um agente de elite. Dentro da lataria enferrujada, na verdade, havia um cérebro eletrônico. O barulho do motor era apenas uma simulação da inteligência artificial. Se a situação exigisse, essa coisa poderia decolar a qualquer momento, e as quatro rodas se levantariam para revelar oito mísseis, com o cano de escape podendo ser disparado também…

    Xu Jiali, no entanto, apenas sorriu e disse de forma casual e natural: “Não é nada. É o Espírito da Máquina.”

    Yu Sheng: “…?”

    A situação era ainda mais absurda do que ele tinha imaginado.

    Xu Jiali continuou: “É por isso que muita gente na Agência me inveja. Equipamentos de alta tecnologia são fáceis de conseguir, com orçamento, você pode ter quantos quiser. Mas um Espírito da Máquina é algo que não se encontra facilmente. Em toda a equipe, há apenas alguns equipamentos com alma, e quando não estão em missão, são tratados como tesouros. Nosso capitão tentou comprar meu carro várias vezes, até que da última vez meu velho companheiro ficou bravo e o perseguiu pelo estacionamento por três voltas. Só então ele parou de insistir. Ei, por que vocês ficaram quietos?”

    Yu Sheng ainda estava atordoado.

    Mas pelo tom de Xu Jiali, ele deduziu que o outro parecia tratar aquilo como um tipo de conhecimento comum — pelo menos, “conhecimento comum” dentro do sistema da Agência de Operações Especiais. Então, ele teve que esconder sua surpresa com força, substituindo-a por um suspiro um tanto sutil: “… Isso… é bem impressionante.”

    “Não é? É por isso que muitos na Agência estão aprendendo comigo agora. Eles não querem trocar seus carros e celulares velhos, apenas continuam usando, na esperança de que, como eu, consigam cultivar um Espírito da Máquina em seus objetos antigos.”

    Yu Sheng: “…!”

    Que diabos de Espírito da Máquina é “cultivado”! Então, nesse mundo, se você polir contas por tempo suficiente, elas criam uma pátina, e se você usar um carro por tempo suficiente, ele cria um Espírito da Máquina, é isso?

    Xu Jiali, concentrado em dirigir, não notou a sutil mudança na expressão de Yu Sheng no banco de trás. Ele apenas perguntou casualmente após um momento de silêncio: “Saindo tão tarde… olhei o endereço e não parece ter nenhuma rua de pedestres ou shopping por perto. Vão a um mercado noturno?”

    Enquanto falava, ele olhou pelo retrovisor para a pequena boneca sentada entre Yu Sheng e Hu Li: “E esta senhorita boneca também vai junto. A maneira dela de sair é bem criativa.”

    Yu Sheng estava prestes a falar, mas Aileen se adiantou: “Estamos saindo para trabalhar!”

    Então, ela se virou para Yu Sheng, como se só agora se lembrasse de perguntar: “…Pode falar sobre isso, né?”

    Yu Sheng não se importou: “Pode, não é nenhuma operação secreta. Além do mais, o outro lado é oficial.”

    “Trabalhar?” Xu Jiali reagiu instantaneamente. Após um breve silêncio, seu tom ficou sério. “Precisam de ajuda?”

    “Não precisa”, Yu Sheng acenou com a mão. “Não é um grande projeto.”

    Xu Jiali assentiu, mas depois de alguns segundos não resistiu e perguntou novamente: “É legal, certo? Não me leve a mal por perguntar…”

    “Foi a Chapeuzinho Vermelho que nos indicou.”

    “Então não deve haver problema. A organização ‘Contos de Fadas’ tem uma excelente reputação, sempre seguem as regras”, Xu Jiali finalmente relaxou, mas ainda acrescentou alguns conselhos. “Sei que vocês fundaram a ‘Pousada’, então vou dizer mais algumas coisas: a Cidade-Limite é um lugar com todo tipo de gente. Não importa quantos informantes a Agência tenha, sempre haverá cantos que não conseguimos ver. Cuidado para não serem enganados, fiquem alertas às tentações. Se acharem que alguém ou algo é suspeito, não hesitem, apenas denunciem. Denunciar é uma virtude.”

    Não sabia se era impressão sua, mas Yu Sheng sentiu um tom estranhamente solene na voz dele ao dizer “denunciar é uma virtude”.

    “Pode deixar, nós entendemos”, Aileen acenou com a mão, um pouco impaciente, e apressou: “Dá pra dirigir um pouco mais rápido? Sinto que seu carro está se esforçando muito para andar…”

    “Ele parece estar um pouco nervoso hoje, não está conseguindo se soltar”, Xu Jiali coçou a cabeça. “Quando nos aproximamos da sua rua, ele até morreu uma vez. Normalmente não é assim.”

    Yu Sheng sentiu alguém puxar sua manga. Ele se virou e viu Hu Li olhando fixamente para ele.

    “Benfeitor, quer que eu amarre uma das minhas caudas na traseira do carro para empurrar?”

    Yu Sheng rejeitou a ideia da garota-raposa sem pensar duas vezes.

    Era piada? No meio da noite, um Chery subsônico com propulsão de foguete correndo pelas ruas… seria melhor ter uma raposa com propulsão de foguete correndo por aí! Pelo menos a segunda opção era tão absurda que talvez menos pessoas acreditassem. Se a primeira chamasse a atenção das autoridades da Cidade-Limite, a carteira de motorista de Xu Jiali provavelmente seria cassada…

    De qualquer forma, embora tenham demorado quase um quarto a mais do que um carro de aplicativo normal, Yu Sheng e seu grupo chegaram perto do local que Chapeuzinho Vermelho havia enviado. Yu Sheng olhou pela janela e viu que as luzes da rua à frente eram escassas. Um grande edifício se destacava vagamente no final da estrada.

    “Podemos descer aqui. A estradinha à frente é ruim para fazer o retorno.”

    “Certo”, Xu Jiali acenou. “Levem seus pertences ao descer. Se encontrarem algum problema, me liguem.”

    O grupo de Yu Sheng partiu.

    Na rua mal iluminada, Xu Jiali observou as duas silhuetas (Aileen era muito pequena e foi bloqueada por Hu Li) se afastarem. Depois de um bom tempo, ele soltou um suspiro leve, largou o volante e recostou-se no assento, que era um pouco apertado para ele.

    O carro ligou sozinho, moveu-se lentamente para o lado da estrada onde não atrapalharia, e então o motor murmurou suavemente, emitindo um zumbido. Xu Jiali olhou de soslaio para o painel de instrumentos, com um leve sorriso no rosto: “Velho companheiro, você se assustou, não foi?”

    O motor resmungou duas vezes.

    Xu Jiali se espreguiçou o máximo que o espaço de direção permitia e colocou a mão no volante. “Não precisa dizer nada. Foi um trabalho duro hoje. Vou encher o tanque com gasolina 97.”


    Yu Sheng olhou para trás.

    Luzes distantes se moviam, viravam e desapareciam do outro lado da estrada. A voz de Aileen entrou em sua mente: ‘Você acha que foi coincidência?’

    “Tanto faz.” Yu Sheng acenou com a mão.

    ‘Tanto faz?’

    “Tanto faz o carro que pegamos. Vamos ver se da próxima vez o Li Lin também vai estar ‘coincidentemente’ dirigindo um carro de aplicativo perto da nossa casa. Espero que o carro dele seja maior”, disse Yu Sheng, rindo. “Depois de mais alguns encontros, nem vou precisar pagar a corrida, já que a Agência deles com certeza vai reembolsar.”

    ‘…Sua atitude é bem despreocupada’, Aileen comentou com sinceridade.

    Yu Sheng não disse nada, apenas estendeu a mão e afagou o cabelo de Aileen, depois olhou para longe.

    Sob um poste de luz um tanto fraco, uma pequena garota de casaco vermelho escuro estava parada em silêncio na luz, parecendo esperar há um bom tempo.

    Caso queira me apoiar de alguma forma, considere fazer uma doação

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (1 votos)

    Nota