Capítulo 1 – Choque! Um trabalho com salário anual de cem mil é, na verdade…
2014, Cidade de Jinling, China.
O sol escaldante de junho fazia o chão ferver, como se tentasse evaporar até a última gota de água das estradas de asfalto.
Lu Zhou ouvia o barulho caótico das buzinas dos carros ecoando ao seu redor e observava as pessoas apressadas indo e vindo pelas ruas. Ele estava parado em frente ao Centro de Serviços Unicom 1, olhando fixamente para as estradas. Embora ocasionalmente uma brisa fresca soprasse contra suas costas, o grosso traje que vestia o impedia de desfrutar o luxo do ar-condicionado.
Alguém poderia perguntar: por que ele estava ali?
É claro, pela sobrevivência…
Ok, vamos traduzir para a linguagem humana.
Durante as férias de verão, o Centro de Serviços Unicom, em parceria com a fabricante de celulares Vivo, lançou uma promoção. Bastava vestir uma fantasia de mascote e ficar parado na entrada para ganhar 60 yuans por hora. Isso era praticamente o dobro do que se ganhava distribuindo panfletos, e ainda tinha a vantagem de não precisar aguentar olhares de reprovação das pessoas. Além disso, como a temperatura ao ar livre ultrapassava os 30 graus, havia um subsídio de 10 yuans por hora devido ao calor extremo, totalizando 70 yuans por hora.
Assim que Lu Zhou ouviu falar do salário, ele nem hesitou antes de aceitar o trabalho.
Analisando logicamente, se ele trabalhasse cinco horas por dia, isso resultaria em 350 yuans por dia. Trabalhando trinta dias no mês, ele ganharia 10.500 yuans.
Quem diria que um emprego com salário anual de 100 mil estava, na verdade, localizado na entrada do Centro de Serviços Unicom?
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Claro, Lu Zhou sabia que nem mesmo a rica e poderosa Huawei podia arcar com promoções todos os dias, muito menos uma empresa como a Vivo.
No entanto, mesmo que ele trabalhasse apenas por uma semana, ainda ganharia 2.600 yuans.
Quando Lu Zhou já estava entediado a ponto de começar a contar quantas folhas havia na árvore de plátano perto da entrada, um sujeito corpulento, com a pele ligeiramente escura, começou a caminhar em sua direção enquanto enxugava o suor do rosto.
O nome do homem gordo era Wu Dahai, e, assim como Lu Zhou, ele também era estudante de matemática na Universidade de Jinling. No entanto, Wu Dahai era dois anos mais velho. Ele estava no terceiro ano e, em poucos meses, estaria indo para o quarto. Ele era o gerente dos estudantes que faziam trabalhos de meio período. Foi ele quem apresentou o trabalho de mascote a Lu Zhou.
“Lu Zhou, você está bem? Que tal encontrarmos alguém para te substituir? Você pode ir descansar dentro do Centro de Serviços Unicom por um tempo.” Por ter um corpo que não lidava bem com o calor, Wu Dahai parecia ter acabado de ser pescado de dentro de um rio, completamente encharcado da cabeça aos pés.
Embora estivesse com muita vontade de descansar, Lu Zhou ainda balançou a cabeça e disse: “Estou bem, ainda consigo aguentar mais um pouco.”
“De novo, você está realmente bem ou só está fingindo que está bem? Você já está aí de pé praticamente a tarde toda.” Wu Dahai falou com uma expressão de aflição no rosto.
Na verdade, ele estava com medo de que o cara sofresse uma insolação.
“Estou bem, sério. Você não precisa se preocupar comigo”, disse Lu Zhou. Ele balançou a cabeça com firmeza e acrescentou: “Faltam só mais uma hora. Já estou aqui há tanto tempo, consigo aguentar mais uma hora. Não acha?”
Wu Dahai hesitou por um momento, olhando para Lu Zhou, e disse: “Então… eu realmente não vou mais me meter, viu.”
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
“Uhum, vai lá cuidar das suas coisas.”
Wu Dahai viu como Lu Zhou estava decidido, então não insistiu.
Ao ver que Lu Zhou estava tão decidido, Wu Dahai não insistiu mais.
Na verdade, no fundo de seu coração, ele também sentiu um teco de sorte.
Afinal, com um calor desses, arranjar alguém para cobrir o turno não era nada fácil. Apesar de ele ter várias pessoas fazendo bicos sob sua supervisão, não havia muitos como Lu Zhou, que trabalhavam com tanto afinco. Se as coisas dessem errado, ele mesmo poderia acabar tendo que vestir aquela grande jaqueta de algodão.
Enquanto observava o gordo se afastar, Lu Zhou desviou o olhar dele e voltou a encarar, distraído, a grande árvore guarda-sol chinês na entrada do Centro de Serviços Unicom.
De repente, Lu Zhou sentiu que a visão à sua frente parecia estranha.
Por que as pessoas na rua… estavam voando em direção ao céu?
Suas pernas ficaram fracas e todo o seu corpo desabou no chão.
Com a pouca consciência que ainda tinha, ele ouviu o som de passos apressados em sua direção e gritos vindos do Centro de Serviços Unicom.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
“O mascote na porta está tendo uma insolação!”
“Rápido, tirem o capacete dele e tragam água!”
“Puta que pariu, Lu Zhou, por favor, me diga que você está bem!”
“Sem resposta, isso não é bom. Rápido, levem ele para o hospital!”
“Usem o meu carro!”
“…”
A última réstia de luz desapareceu de sua visão, trazendo uma escuridão sem fim…
…
Lu Zhou era um estudante do primeiro ano do curso de Matemática na Universidade Jinling e, dentro de alguns meses, estaria ingressando no segundo ano. No início, ele se inscreveu para Engenharia de Software, mas por causa de alguns poucos pontos que faltaram, acabou sendo transferido para o menos popular Departamento de Matemática.2
Às vezes, Lu Zhou não conseguia evitar se perguntar: de que diabos serviria passar quatro anos estudando esse curso maldito?
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Parecia não haver resposta.
Havia dois caminhos padrão para os formados em Matemática: seguir com estudos acadêmicos avançados (no exterior ou em um mestrado) ou mudar para outra área de formação.
Na verdade, também era possível trabalhar na universidade, mas, como bacharel, era necessário estar muito próximo dos professores. Contudo, mesmo que conseguisse ficar para trabalhar, só faria trabalhos administrativos e irrelevantes. Seria melhor continuar e fazer um mestrado.
Porém, fazer um mestrado não era uma opção realista para Lu Zhou.
A família de Lu Zhou morava em Jiangling. Apesar de o nome soar parecido com Jinling, as cidades estavam separadas por milhares de quilômetros. Seu pai, de classe média, trabalhava em uma fábrica de metais em Jiangling. Sua mãe, que estava doente, já havia se aposentado e gastava uma boa quantia de dinheiro em tratamentos médicos.
Toda a família dependia da renda do pai. Ele também tinha uma irmã mais nova no ensino médio, e seria caro quando ela ingressasse na universidade.
As intenções de seu pai eram de que Lu Zhou não precisasse se preocupar com dinheiro. Ao contrário, ele queria que Lu Zhou continuasse seus estudos e obtivesse um doutorado.
Mas Lu Zhou sabia muito bem que isso não era possível.
Tendo em vista que ele já tinha meio pé na sociedade, precisava considerar questões mais realistas.
Para ser mais específico, ele tinha que pensar sobre seus problemas com dinheiro.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Ele não queria ser um peso para sua família nem atrapalhar o futuro de sua irmã mais nova. Por isso, desde que entrou na universidade, ele buscava ser financeiramente independente. Enquanto outros jovens celebravam sua juventude cantando em clubes ou estudando duro na biblioteca, ele distribuía panfletos, instalava roteadores e entregava comida.
Às vezes, ele não conseguia evitar perguntar qual era o propósito da vida universitária? Os trabalhos que ele fazia não exigiam nenhuma habilidade que até um estudante do ensino médio não pudesse fazer. Um estudante do ensino médio talvez até fizesse melhor. Pelo menos, eles não sofreriam insolação apenas por ficar algumas horas fora de um ambiente com ar-condicionado.
E, assim como a questão da carreira de um matemático, também não havia resposta para essa pergunta.
Naquele momento, ele caiu…
Quando sua consciência finalmente voltou, Lu Zhou ficou atordoado ao olhar ao redor para o ambiente branco.
Onde é… que estou?
Ninguém respondeu.
Com sua memória em um estado nebuloso, ele lembrou que tinha sofrido uma insolação no Centro de Serviços Unicom e que algumas pessoas gentis o haviam carregado até um carro antes de levá-lo ao hospital. No entanto, aquele lugar não parecia em nada com um hospital. Na verdade, nem parecia com a vida real.
Justo quando Lu Zhou começou a se sentir ansioso com a situação, uma tela translúcida surgiu abruptamente diante dele, assustando-o tanto que ele deu um pulo para trás.
“Sistema de… alta tecnologia? Mas que diabos é isso?!”
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Olhando para as palavras em negrito que começaram a aparecer gradualmente na tela translúcida, Lu Zhou primeiro ficou espantado, mas logo foi tomado por uma alegria incontrolável.
Será que… ele foi escolhido por um daqueles lendários sistemas das histórias?
Ele já tinha lido romances desse tipo online.
Engolindo em seco, Lu Zhou apressou-se a perguntar: “Sistema… que funções você tem?”
Embora nenhuma voz misteriosa tenha respondido à sua pergunta, palavras começaram a aparecer na tela holográfica transparente.
[
Sistema de alta tecnologia:
Este sistema é dedicado a elevar o nível de civilização dos habitantes nativos. Quanto aos segredos deste sistema, explore-os por conta própria. A seguir, será apresentada uma explicação detalhada sobre as funções do sistema.
Introdução à interface principal do sistema:
※ Ciências Centrais: (O tronco principal da árvore tecnológica, com foco em direções teóricas. O nível máximo é 10. Experiência só pode ser obtida por meio de tarefas, não podendo ser trocada por pontos gerais. Completar a árvore tecnológica desbloqueará opções futurísticas e tarefas de engenharia megastruturais.)
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
A. Matemática: A base de todas as disciplinas. Determinará o limite de nível para outras Ciências Centrais.
B. Física: Pode ajudá-lo a compreender o universo.
C. Bioquímica: Pode ajudá-lo a compreender a si mesmo.
D. Engenharia: Transforma ferramentas, o ambiente e o mundo.
E. Ciência dos Materiais: Materiais e engenharia são inseparáveis.
F. Ciência da Energia: Desde combustíveis fósseis até o hélio-3, desde baterias de ar de lítio sólido até baterias de antimatéria, desde transmissão de energia sem fio até condução a laser de longa distância. A vida se alimenta de entropia negativa, e o destino final do desenvolvimento energético está nas distantes estrelas e oceanos cósmicos…
G. Tecnologia da Informação: A genética é o código de deus, e o objetivo final do código é criar deus. ]
———–
※ Ramos Tecnológicos: Estes são os ramos da árvore tecnológica. Após desbloquear determinadas ciências ramificadas, a experiência necessária para o upgrade pode ser trocada por 1 ponto geral equivalente.
Exemplo: A Genética Lvl 1 exige Bioquímica Lvl 1, e pode ser ativada ao consumir 100 pontos gerais, desbloqueando a Genética Lvl 1 (0/1000).
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
A Genética Lvl 2 exige Bioquímica Lvl 2, Engenharia Lvl 1, e uma cumulativa de 1000 pontos gerais. Com as três condições atendidas, é possível atualizar a Genética Lvl 1 para Genética Lvl 2 (0/?).
———–
Desenhos Técnicos: Como o nome sugere, são desenhos técnicos simples e fáceis de entender. Desde um pequeno chip de nanoescala até grandes projetos de engenharia como a esfera de Dyson. Quando as condições objetivas necessárias para a produção são atendidas, a produção pode ser realizada seguindo os passos descritos no desenho técnico.
———–
Pontos Gerais: Podem ser usados para ativar as recompensas de tarefas ou consumir 200 pontos gerais para gerar uma nova tarefa aleatória. É possível também utilizar os pontos gerais para resolver problemas técnicos (o número de pontos gerais consumidos depende do nível da disciplina, da tendência do problema técnico e da dificuldade de resolução).
Tarefas: A cada vez que surgirem três tarefas aleatórias, você pode escolher uma delas para ser executada como objetivo. Ao completar a tarefa, você receberá a recompensa correspondente. Após a conclusão da tarefa, o painel de tarefas será imediatamente reiniciado.
]
Lu Zhou não sabia nem que expressão facial fazer. A matemática, que ele sempre considerou inútil, parecia agora ter se invertido, tornando-se o pai de todas as outras disciplinas neste sistema? A sensação de virar o jogo como um picles de peixe virando o deixou genuinamente sem palavras.3
O que o deixou ainda mais sem palavras para reclamar veio a seguir.
Depois que as instruções desapareceram, seu painel de atributos apareceu imediatamente.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
[
Sistema de alta tecnologia:
Usuário: Lu Zhou
Ciências Centrais:
A. Matemática: Nível 0 (0/1000)
B. Física: Nível 0 (0/1000)
C. Bioquímica: Nível 0 (0/1000)
D. Engenharia: Nível 0 (0/1000)
E. Ciência dos Materiais: Nível 0 (0/1000)
F. Ciência da Energia: Nível 0 (0/1000)
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
G. Tecnologia da Informação: Nível 0 (0/1000)
Ramos Tecnológicos: Nenhum
Desenhos Técnicos: Nenhum
Pontos Gerais: 0
Tarefa: Não obtida
]
Embora eu não seja exatamente um gênio depois de ter ingressado na universidade, pelo menos eu sou de uma 9854. Mas essa quantidade de zeros… Não é me subestimar um pouco demais?
Lu Zhou não sabia se deveria rir ou chorar enquanto olhava para aquela fila de zeros.
Este sistema com certeza deve ter cometido algum erro!
Justo quando Lu Zhou estava pensando nisso, seus ombros começaram a tremer violentamente, e logo depois, sua consciência foi puxada para fora deste espaço completamente branco…
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
- Isso aqui se refere a maior empresa de telecomunicações da china, China Unicom.⤶
- Na verdade aqui fala algo sobre um bagui de redirecionamento automático, tipo Sisu, que manda os alunos pra onde der com os pontos que tem :]⤶
- Picles de peixe virando faz parte de um ditado aí, quer basicamente dizer que é algo impossível de acontecer.⤶
- 985 refere-se a um grupo de universidades na China, as mais prestigiadas.⤶
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.