Índice de Capítulo

    Os dias passaram lentamente. Logo, chegou a hora da prova de “Álgebra Avançada II”.

    “Alunos, por favor, desliguem seus celulares. Coloquem o crachá de estudante e o documento de identidade no canto esquerdo da mesa. Vou repetir as regras do exame mais uma vez. Não haverá tolerância para cola. Quem for pego será enviado imediatamente à secretaria acadêmica. Vocês estão prestes a entrar no segundo ano. Espero que não cometam um erro num momento tão crucial como este. Todos os anos, há alguns estudantes desonestos. Espero que sigam as regras.”

    Um professor idoso estava no púlpito e olhava ao redor da sala. Em seguida, apontou para um aluno de mestrado e disse: “Jovem Wong, comece pelo lado direito.”

    “Certo”, respondeu o rapaz chamado de Wong, acenando com a cabeça. Ele começou a verificar as identidades dos alunos pelo lado direito.

    O velho professor colocou sua garrafa térmica no púlpito e começou a checar os documentos pelo lado esquerdo.

    Lu Zhou espreguiçou-se. Ele desligou o celular e o guardou na mochila. Assim como todos os outros, colocou seus livros e aparelhos eletrônicos nas mesas da primeira fila.

    Finalmente, o dia havia chegado!

    Depois de terminar as provas, ele teria muito tempo para fazer outras coisas.

    Lu Zhou voltou para sua cadeira e se sentou. O aluno de mestrado olhou para os seus documentos de identidade. Depois, Lu Zhou ficou lá, esperando pela prova.

    Afinal, a Universidade de Jinling era uma instituição 985. Quando se tratava de provas, as regras eram extremamente rigorosas. Mesmo que aquele velho professor usasse óculos e tivesse um sorriso no rosto, se ele pegasse alguém passando bilhetes ou olhando para o celular, não importava o quão discretos tentassem ser, ele perceberia instantaneamente.

    Alguns alunos trouxeram cola. Eles estavam sentados lá, ansiosos. Queriam trapacear, mas tinham medo de serem pegos.

    Lu Zhou suspirou. Sentiu pena dessas almas desafortunadas. Ele rapidamente começou a escrever na prova.

    Aparentemente, o professor Tang foi quem elaborou o exame. No entanto, não importava quem tivesse feito a prova, pois os tópicos testados estavam todos dentro do programa. Pelo menos, do ponto de vista de Lu Zhou, as questões eram muito fáceis.

    A primeira seção era de preenchimento de lacunas. A primeira questão pedia para resolver uma equação diferencial. Ele só precisava seguir os passos. Embora a fórmula fosse um pouco complicada, era o mesmo tipo de questão de sempre. Para Lu Zhou, isso significava pontos garantidos.

    A segunda questão pedia para, com base em pontos de coordenadas espaciais, calcular a equação de uma reta paralela a uma linha dada. Não tinha segredo, também é uma questão fácil de ganhar pontos.

    A terceira questão envolvia derivadas, e a quarta era sobre encontrar a integral de uma curva. Mais pontos garantidos.

    A quinta questão é bem interessante. Dada a equação conhecida f(x) = … e a série de Fourier seno expandida de f(x) com período de 3/2π, sendo a função resultante S(x), calcule o valor de S(-5/2π).

    Emmm…

    Era um pouco difícil.

    Lu Zhou segurou o lápis e bateu levemente no rascunho algumas vezes. Logo, resolveu o problema.

    Esta questão parecia um pouco mais complexa, especialmente por testar conhecimentos relacionados à série de Fourier seno, ao mesmo tempo em que também avaliava o cálculo de integrais de equações. Sem mencionar que a equação não era exatamente tão simples. No entanto, uma vez que se compreende o método de solução, o que parece um processo de cálculo complicado na verdade não é tão difícil, era só deixar as coisas seguirem seu curso naturalmente.

    Lu Zhou já havia estudado dois livros inteiros sobre o assunto. Para alguém como ele, era moleza.

    Imediatamente, ele passou para as questões de múltipla escolha. Estas também eram praticamente pontos gratuitos. Ele começou a marcar as respostas rapidamente.

    Depois disso, chegou a parte das questões dissertativas. Finalmente, era hora de levar as coisas a sério!

    Lu Zhou esfregou as mãos, sentindo-se preparado. Estava pronto para encarar o desafio. Quando olhou para a questão, ficou pasmo…

    Mas não porque parecia difícil.

    E sim porque…

    Emmmm…

    Era só isso?

    Lu Zhou olhou discretamente para o lado. Seu vizinho de carteira estava claramente em apuros, mordendo a ponta da caneta com força.

    Ele então deu uma rápida espiada para trás. Um colega ainda mais criativo havia dobrado um dado a partir da folha de rascunho. Obviamente, estava tentando resolver a questão usando mágica.

    Um rapaz se levantou e caminhou em direção ao púlpito. Ele entregou sua prova e saiu pela porta com confiança.

    Lu Zhou sentiu-se cheio de respeito pelo rapaz.

    Heróis percorrem o mesmo caminho!

    Então não sou o único que achou essa prova fácil!

    Sem hesitar mais, Lu Zhou começou a escrever. Rapidamente, resolveu as questões do exame. Exceto pela última, que levou cinco minutos, todas as outras demoraram apenas dois minutos cada.

    Ele revisou sua prova e tinha certeza de que não havia cometido nenhum erro. Notou que nem tinha usado um quarto da folha de rascunho. Arrumou suas coisas e entregou a prova.

    O velho professor estava sentado no púlpito, tomando chá, e nem olhou para Lu Zhou enquanto ele entregava a prova.

    Porém, quando sua visão periférica captou um relance da folha, ele apertou os olhos.

    Oh.

    Ele realmente terminou?

    Só se passou apenas meia hora!

    Com leve desdém, o professor pegou a prova e ajustou os óculos. Então começou a revisar as respostas.

    A primeira questão estava correta.

    A segunda, correta.

    A terceira…

    Quanto mais ele olhava, mais séria e digna se tornava sua expressão.

    O aluno de mestrado ficou curioso sobre o que havia na prova, mas, ao ver a expressão séria do professor, decidiu não incomodá-lo. Silenciosamente, ele desceu da plataforma e foi patrulhar o fundo da sala.

    Os segundos e minutos passaram. Após ler a última linha da última questão, as sobrancelhas franzidas de Lu Fangping finalmente relaxaram. Ele balançou a cabeça em aprovação.

    Interessante.

    Muito interessante.

    “Pelo visto, o velho Tang ensinou um bom talento…”, suspirou em pensamento o professor Lu Fangping, enquanto desrosqueava a tampa da garrafa de chá e tomava um gole. No entanto, a expressão em seu rosto permanecia impassível.

    Já os dois primeiros estudantes que saíram da sala não causaram qualquer reação. No máximo, os outros tentavam se consolar pensando: “Os dois imbecis já desistiram. Acho que não sou o único que achou isso difícil…”

    Exceto Liu Rui, que estava sentado atrás de Lu Zhou.

    Ele viu com seus próprios olhos que a prova de Lu Zhou estava completamente preenchida.

    Embora não pudesse ver claramente o que Lu Zhou havia escrito, pelo contorno das equações, era evidente que não era algo inventado.

    …Talvez?

    Ele olhou para sua própria prova. Ainda estava preso na última questão de preenchimento. Não conseguia pensar em uma resposta de jeito nenhum.

    Logicamente, deveria desistir dessa questão, terminar o resto da prova e depois voltar a tentar resolvê-la. Porém, Liu Rui continuava pensando que, se Lu Zhou conseguiu resolver, ele também deveria conseguir. Ele não suportava a ideia de fracassar.

    A inveja me faz separar os componentes.

    A inveja me faz fatorar.

    Ahhhhh…

    Meu coração está prestes a explodir!

    Liu Rui agarrou seus cabelos, sentindo que sua vida inteira estava desmoronando.

    Após sair da sala de exame, Lu Zhou não perdeu tempo. Ele foi até o dormitório, transferiu a dissertação para o pen drive e então seguiu para o prédio de experimentos, onde encontrou o escritório do Professor Tang.

    O escritório estava muito silencioso. Além do professor Tang, que estava em pé ao lado da janela enquanto fumava, havia apenas dois veteranos concentrados em seus projetos no computador, de tal forma que, quando Lu Zhou entrou, nem sequer levantaram os olhos, como se não tivessem percebido sua chegada.

    O professor Tang viu Lu Zhou parado na porta e fez sinal para ele entrar. Quando viu o pendrive, sorriu: “Ah, você já terminou o seu artigo tão rápido assim?”

    Lu Zhou respondeu educadamente: “Sim, finalmente terminei. As versões em inglês e chinês estão aqui. O senhor poderia revisá-las para mim?”

    “Dê aqui. Foi para isso que veio, não foi?”

    O Professor Tang pegou o pendrive de Lu Zhou e foi para sua mesa. Ele abriu seu notebook, conectou o dispositivo e começou a ler o artigo.

    “Como foi a prova?”

    “Foi tranquilo. Achei as questões bem fáceis.”

    “Ah, bem convencido. Eu mesmo vou corrigir sua prova.”

    “Por favor, pegue leve comigo!”

    “Nem pense nisso.”

    Tang Zhiwei riu e abriu o artigo. Se qualquer outro aluno fizesse um pedido desses, ele certamente ficaria ressentido. Mas quando era Lu Zhou, ele apenas ria.

    Ele sabia do nível de habilidade de seus alunos. Pedir para alguém como Lu Zhou fazer esse exame era quase um insulto.

    O verdadeiro palco para um aluno como ele não era uma prova final, mas sim a competições nacionais como a “Taça Desafio” de Trabalhos Acadêmicos e Tecnológicos Extracurriculares para Estudantes Universitários ou a Competição Nacional de Modelagem Matemática para Estudantes Universitários.

    Tang Zhiwei colocou os óculos e focou sua atenção no artigo. Continuou a leitura com cuidado.

    Sinceramente, quando viu Lu Zhou entrando em seu escritório, o coração de Tang estava cheio de surpresa.

    Seguir a carreira acadêmica era como usar um balde para carregar água do mar até um reservatório

    O caminho inteiro seria balançando entre altos e baixos, com o coração apertado e um esforço sem descanso… Após atravessar montanhas e vales, enfrentando ventos e sol, finalmente chegaria à imensa reserva de conhecimento acadêmico. Se conseguisse tirar uma gota de água do balde que passou por aquele caminho e jogá-la no reservatório, então essa jornada não teria sido em vão.

    Quem deseja se destacar na mundo acadêmico precisa, antes de tudo, ter um coração devoto. Aqueles que buscam resultados rápidos e fáceis estão destinados ao fracasso.

    Não importava o quanto ele fosse talentoso em matemática, quanto de água um graduando poderia carregar em seu balde?

    Ele sequer chegaria ao reservatório. A pouca água que tinha secaria no meio do caminho.

    Por isso, o professor Tang Zhiwei manteve-se muito calmo. Ao olhar o artigo, ele não tinha a mentalidade de um matemático, mas sim a de um educador. Como se cuidasse de uma flor que acabara de brotar do solo.

    Mesmo antes de começar a leitura, já pensava em como pediria para Lu Zhou reescrever seu artigo de forma relativamente educada. Queria ensinar ao aluno que não se deve correr antes de aprender a andar. Ao mesmo tempo, não queria desencorajar seu interesse e paixão pela pesquisa.

    De repente, o Professor Tang ficou paralisado. Suas sobrancelhas franziram e ele mergulhou em profunda reflexão.

    Isso…

    Isso foi realmente escrito por um estudante de graduação?

    Talvez ele tenha copiado de algum livro de referência?

    Pensando nisso, o professor Tang, com uma mente cheia de dúvidas, pegou aleatoriamente um trecho e colou no Baidu para fazer uma busca.

    Nada correspondente.

    Ainda não convencido, o velho professor entrou em um site de verificação de plágio e desta vez fez o upload de todo o artigo…

    Seus olhos se arregalaram ao ver o resultado da busca.

    Como isso é possível?!

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (1 votos)

    Nota