Porcentagem de plágio: 0,3%.

    Não poderia ser mais legítimo.

    “Lu Zhou, deixe-me te perguntar algo e responda com sinceridade. Você realmente escreveu este artigo sozinho?”

    O Professor Tang Zhiwei fixou seu olhar penetrante em Lu Zhou, através das grossas lentes de seus óculos bifocais, e nas suas pupilas turvas cintilava uma surpresa difícil de esconder.

    Havia um toque de entusiasmo.

    A única questão era que ele ainda não conseguia acreditar. Não conseguia acreditar que os processos matemáticos apresentados neste artigo fossem, de fato, obra de um estudante de graduação.

    Lu Zhou não evitou aquele olhar desconfiado. Pelo contrário, ele riu e, com um tom humilde, disse: “Foi tudo graças à orientação do Professor Tang.”

    Mesmo que tenha trocado sido por pontos gerais, deveria contar como meu próprio trabalho, certo?

    Ele não tinha vergonha de pensar que era obra dele!

    Tang Zhiwei desviou os olhos de Lu Zhou e continuou analisando o artigo por um longo tempo.  

    Como Lu Zhou estava livre, apenas permaneceu ao lado dele, aguardando.

    O céu gradualmente escurecia, e o relógio na parede indicava seis horas. Finalmente, o professor Tang terminou de ler a última parte do artigo e soltou um longo suspiro.

    “O processo de argumentação está muito bom, até posso dizer que está excelente. O único defeito é que a formatação do artigo ainda tem alguns problemas, as palavras usadas nos detalhes e o formato das referências bibliográficas estão um pouco fora do padrão, mas são questões pequenas. Você está no primeiro ano e já consegue escrever um artigo assim, rapaz, você tem um grande futuro pela frente!”

    O professor Tang tirou os óculos e os colocou sobre a mesa. Ele olhou para Lu Zhou, sorriu e disse: “Deixe este artigo aqui. Eu vou editá-lo um pouco para você.”

    Lu Zhou ficou eufórico e respondeu rapidamente: “Muito obrigado, professor!”

    Se ele tivesse que procurar um serviço profissional de edição, seria bem caro. Além disso, poderiam nem editar bem. Se você encontrar uma empresa desonesta e seu artigo não passar, tudo o que fariam seria dizer que seu artigo é um lixo.

    “Desculpei por ter te tomado tanto tempo, pode ir embora agora. Lembre-se de vir aqui me procurar em dois dias, ou então eu te ligo… Deixe seu número aqui, estou com preguiça de ir procurar naquela lista.” O Professor Tang apontou para a folha A4 em cima da mesa e, em seguida, jogou a caneta para o Lu Zhou.

    Obviamente, Lu Zhou que estava radiante, escreveu rapidamente seu número de celular.

    “Ah, Zhou, deixe-me te perguntar algo. Você já pensou em qual revista deseja submeter seu artigo?”

    Com um sorriso forçado, Lu Zhou disse: “Eu procurei online. O fator de impacto da AMC parece ser bem alto. Além disso, o processo de revisão é rápido, então eu planejava…”

    “Não seja ridículo!” murmurou o professor Tang. Ele acrescentou: “Qual é o sentido de submeter para lá? Ainda bem que perguntei, senão seria tarde demais! Você sabia que as teses submetidas à AMC nem sequer contam para a avaliação dos estudantes de doutorado?”

    “Que coisa mais absurda!” O Professor Tang murmurou com um tom repreensivo. “Qual é a utilidade de submeter naquela porcaria? Ainda bem que te perguntei sobre isso, senão, você se arrependeria por ser tarde demais. Você sabia que no nosso processo de avaliação para doutorado, o número de submissões de artigos para o AMC não conta para a avaliação?”

    Hein?

    Tinha isso?

    Mas, mesmo sabendo disso, Lu Zhou não se importava muito. Afinal, ele ainda não havia decidido nada sobre o exame de admissão para pós-graduação, quanto mais sobre fazer doutorado. O que ele mais queria era que a avaliação fosse rápida, para poder concluir as tarefas do sistema.

    Se ele enviasse para uma revista mais rigorosa, acabaria esperando meses na fila e, no final, se ainda recebesse um ‘pleted-reject, aí Lu Zhou iria ficar doido.

    “As revistas na área de matemática, a nacionais são bem variadas, com algumas sendo boas e outras nem tanto. Eu sugiro que você tente submeter para revistas internacionais. Para o seu artigo, tanto a ‘Revista de Lógica Simbólica’ quanto a ‘Comunicações em Teoria e Matemática Aplicada’ são boas opções. A primeira se foca mais em artigos acadêmicos originais sobre lógica simbólica e artigos de revisão, enquanto a segunda aborda principalmente pesquisas em matemática aplicada, física matemática e análise matemática. Essas são minhas sugestões, você pode refletir sobre isso por conta própria. E lembre-se de uma coisa, se você tiver a audácia de submeter este artigo para uma revista como o AMC, nunca mais venha me procurar.”

    Lu Zhou: “Eu…”

    Ele hesitou e mudou suas palavras.

    “Muito obrigado, Professor Tang, pelos seus sábios conselhos. Eu…”

    O professor Tang acenou com a mão e brincou: “Pare de puxar meu saco. Vá embora!”

    Lu Zhou saiu e fechou a porta ao sair.

    O escritório ficou silencioso novamente. O estudante de mestrado que estava escrevendo seu artigo se espreguiçou. Ele olhou para o tópico da tese do professor e perguntou com um sussuro: “Professor, aquele era um estudante de graduação?”

    “Inacreditável, não é?”, riu o professor Tang. Ele continuou: “Deixe-me te contar uma coisa. Não apenas ele é de graduação, como também está no primeiro ano!”

    Os olhos do outro estudante de mestrado arregalaram-se, e ele deixou seu projeto de lado enquanto perguntava, incrédulo: “Primeiro ano?! Ele já está começando a submeter para revistas científicas no primeiro ano?! Por que os estudantes de graduação estão tão insanos hoje em dia?”

    “Sim, é por isso que vocês têm que se esforçar”, disse o professor Tang. Enquanto olhava para seus dois estudantes, ele falou seriamente: “Não deixem que os mais jovens os superem. Mesmo que vocês não sintam vergonha, eu sinto!”

    Enquanto Lu Zhou estava consultando o professor Tang Zhiwei com seu USB, a proxa de “Álgebra Avançada II” finalmente terminou. Após entregar suas provas, o caos tomou conta do lado de fora da sala de avaliação.

    “Merda, o tempo foi muito curto! Ainda tinha duas questões enormes que eu nem respondi!”

    “Foi difícil demais! Quem escreveu aquela última questão impossível?”

    “A questão da série de Fourier? Nem olhei. Pulei direto!”

    “A penúltima questão, aquela sobre campos de convergência e funções de séries de potência, e ainda pedindo a soma da série–”

    “Nem me pergunte. Não sei, não entendi, só quero silêncio…”

    “Irmão Tao, como você foi? Passou?”

    “Nem menciona isso. Já tô esperando a prova de recuperação.”

    Claro que os alunos burros ainda eram uma minoria. Mas muitos dos gênios acabavam sendo influenciados pelo pessimismo deles depois de ouvir tantas reclamações.

    Por exemplo, Liu Rui, que estava fora da sala de avaliação postando no feed de notícias dos amigos:

    [Álgebra é tão difícil! Me ferrei. Não sabia nada. Vou ter que fazer os exames de recuperação. T.T]

    Na realidade, ele não só tinha terminado a prova, como também revisado tudo.

    Ele terminou de digitar e clicou em “postar”.

    No mesmo momento, Huang Guangming e Shi Shang chegaram.

    “Liu Rui, o que você está fazendo?”

    “Mexendo no celular enquanto espero vocês”, respondeu Liu Rui, desligando o telefone e fingindo como se nada tivesse acontecido. “Vamos, bora comer no refeitório.”

    “Como o Zhou foi? Vi ele saindo meia hora depois de começar a prova”, disse Shi Shang.

    “Não sei. Vamos perguntar pra ele quando voltar”, respondeu Liu Rui, balançando a cabeça.

    Huang Guangming continuou perguntando: “Ah, Rui, o que você colocou na última questão de múltipla escolha?”

    Liu Rui: “Acho que foi A… Aquela questão estava difícil, então chutei.”

    Huang Guangming riu e disse: “Cacetada, eu também coloquei A! Sabia que tinha acertado no chute!”

    Shi Shang franziu a testa. Pensou por um momento e disse: “Não era B?”

    Liu Rui relembrou a questão. Balançou a cabeça e respondeu: “Com certeza não era B. Usando as informações fornecidas, devia ser uma convergência de série, e o quadrado dela não poderia divergir… É. Mas eu chutei, então posso estar errado.”

    Ele enfatizou novamente que poderia estar errado.

    Huang Guangming e Shi Shang já estavam acostumados com essa “humildade” de Liu Rui, então não acharam nada estranho.

    Huang Guangming lembrou do terror que passou nos últimos trinta minutos da prova e suspirou: “Essa prova foi muito difícil. Parece que eu não estudei nada.”

    Shi Shang permaneceu em silêncio.

    Ele sentia que tinha se saído ainda pior.

    Nesse momento, um dos gênios da sala passou por eles.

    O rapaz de cabeça raspada e pele escura era alto e magro, com as costas eretas e uma aparência que não chamava muita atenção. Seu nome era Luo Rundong, um verdadeiro gênio. Ele foi o único aluno da sala a tirar 150 na prova de matemática do vestibular. Enquanto outros foram para o curso de Matemática por remanejamento, ele escolheu esse caminho por conta própria.

    Quanto às suas notas, Liu Rui tinha uma leve vantagem porque o inglês de Luo Rundong não era muito bom. No entanto, em álgebra avançada e análise matemática, Liu Rui não chegava nem perto.

    “Liu Rui, você resolveu aquela última questão de preenchimento?”

    “Conseguir resolver até consegui, mas não sei se fiz certo…”

    Os dois começaram a discutir a questão de matemática. Palavras incompreensíveis e complicadas saíram de suas bocas, e ninguém ao redor conseguia entender.

    Huang Guangming e Shi Shang se entreolharam, um olhar de total desamparo nos olhos.

    Se ao menos Lu Zhou estivesse ali.

    Sem o Lu Zhou para comparar, parecia que os dois tinham acabado virando os fracassados acadêmicos.

    Essa sensação era insuportável!

    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (1 votos)

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.

    Nota