Índice de Capítulo

    O que Lu Zhou estava fazendo?

    Ele estava, obviamente, dormindo.

    Após trabalhar a noite inteira, a bateria do seu celular acabou. Ele voltou para o dormitório às sete da manhã, colocou o celular para carregar e foi direto para a cama.

    Lu Zhou acordou à tarde. Não havia ninguém no dormitório.

    Ele sentiu o estômago roncando. Esfregou os olhos, desceu da cama, lavou o rosto e, depois de colocar algumas roupas, seguiu em direção ao refeitório.

    Lu Zhou pediu uma tigela de arroz frito e um copo de leite de soja e sentou-se em um canto. Pegou o celular e estava prestes a dar uma olhada no feed de notícias dos amigos.

    No entanto, ao desbloquear o celular, viu que o escritório do Professor Tang havia deixado uma dúzia de chamadas não atendidas.

    “Será que ele terminou de revisar o artigo? Por que… Por que tantas chamadas perdidas?”

    Lu Zhou não sabia o que pensar. Sem perder tempo, terminou de comer, colocou a bandeja no balcão de coleta e se dirigiu rapidamente ao prédio de pesquisas.

    Liguei para você o dia inteiro e não consegui falar! O que você anda fazendo o dia todo, moleque?” Sentado atrás da mesa de seu escritório, o professor Tang começou dando uma bronca em Lu Zhou.

    “Ah, é que… o celular estava sem bateria, esqueci de ligar de novo”, respondeu Lu Zhou, coçando a parte de trás da cabeça, meio sem jeito.

    Ele não pretendia contar ao professor sobre o trabalho temporário. Primeiro, porque a universidade, em teoria, não permitia que calouros passassem a noite fora do campus. Segundo, porque ele não queria que isso chegasse aos ouvidos do conselheiro, e, por fim, temia que, no final, essa história fosse parar nos ouvidos de seu pai, preocupando sua família à toa.

    Graças a deus, o velho Tang não insistiu no assunto. Ele tirou os óculos, desconectou o pen drive de seu notebook, colocou-o sobre a mesa e disse: “Seu artigo está muito bom. Não houve tantas mudanças a serem feitas, então não vou pedir para você me colocar como coautor.”

    “Como assim, você não quer ser coautor? Sem a sua ajuda…”

    Tang Zhiwei acenou com a mão, interrompendo Lu Zhou, e disse: “Essa é minha decisão. Eu li seu artigo. Esse seu trabalho, apesar de bom, não é suficiente para merecer minha assinatura como coautor. Ensinar é minha especialidade. Não me importo com o que outros professores façam, mas eu não posso deixar você colocar meu nome nisso. Se realmente quiser me retribuir, me ajude com uma coisa.”

    Para falar a verdade, alguém do nível de Tang Zhiwei não se importava nem um pouco com uma coautoria em um artigo para uma revista científica. Por outro lado, para Lu Zhou, um artigo totalmente escrito por ele era algo extremamente valioso. Ter o nome de Tang Zhiwei nele poderia lhe dar uma vantagem no processo de revisão, mas não era necessariamente algo benéfico a longo prazo.

    Lu Zhou disse sinceramente: “Pode contar comigo para qualquer coisa que precisar.”

    “Ah, não é nada muito grande. Confie em mim, será bom para você”, disse Tang Zhiwei. Ele falou calmamente: “Em setembro, haverá uma competição nacional de modelagem matemática. Nossa faculdade decidiu formar um super time com a faculdade de ciência da computação. Eu conversei com o diretor Lu Fangping, e você foi o escolhido.”

    Uma competição nacional de modelagem matemática?

    Lu Zhou ficou ligeiramente surpreso.

    Ele já tinha ouvido falar sobre ela. Diziam que o valor dessa competição era enorme. Era tão significativa que alguns departamentos de RH de empresas olhavam seu currículo com mais atenção se a participação nessa competição estivesse registrada.

    Mas, ainda assim…

    Quanto à lendária competição de modelagem matemática, ele só tinha ouvido falar por alto.

    Já era junho, faltavam apenas três meses para setembro.

    Três meses de preparação seriam suficientes?

    Lu Zhou perguntou baixo: “Posso pensar a respeito?”

    O Professor Tang franziu a testa. Ele estendeu a mão, pressionou o pen drive sobre a mesa e disse: “Pensar a respeito? Essa é uma oportunidade incrível! Tá bom, pode ir pensar, mas esse pen drive fica aqui. Você pode levá-lo de volta quando terminar de pensar!”

    Ao ver o comportamento ilógico do Professor Tang, Lu Zhou não sabia se ria ou chorava. Ele respondeu: “Mas, Professor Tang, eu nunca participei de uma competição como essa antes. Se o senhor me pedir para representar a faculdade e eu acabar estragando tudo…”

    Participar da competição não era o problema…

    Ele só não queria ser um peso morto para o time!

    “Não se preocupe com isso. O que há para se preocupar?”, disse Tang Zhiwei, claramente irritado. Ele fez uma pausa e, em seguida, falou em um tom mais gentil: “Não superestime a dificuldade dessa competição. Entre nela com confiança. Sua habilidade é mais do que suficiente. Eu tenho certeza disso.”

    Considerando que o Professor Tang estava praticamente implorando, seria irracional recusar.

    Na verdade, se Lu Zhou pensasse bem, não havia nenhuma desvantagem em participar de uma competição como essa. O que o fazia hesitar era o fato de que o treinamento para a competição atrapalharia seu trabalho e o andamento das missões.

    Ele já havia planejado frequentar aulas de verão para avançar rapidamente no sistema. Pelo menos queria alcançar o lvl 1 em matemática, olhar aquela fileira de zeros era deprimente. Além disso, ele precisava trabalhar para pagar as aulas de verão e ainda juntar dinheiro para as despesas do próximo semestre.

    Como se o Professor Tang conseguisse enxergar através de seus pensamentos, ele disse: “Embora a competição não ofereça prêmios em dinheiro, a escola concede um prêmio. Um time que ganhar a medalha de ouro receberá não apenas um prêmio de dez mil yuans, mas também terá prioridade na avaliação para bolsas de estudo.”

    “Professor Tang, eu já pensei. Quero representar a faculdade na competição!”, declarou Lu Zhou com um olhar determinado.

    O Professor Tang deu um sorriso forçado e colocou sua xícara sobre a mesa. Ele acenou com a mão e disse: “Eu já coloquei seu nome na lista. Venha aqui no sábado para conhecer seus colegas de equipe. É só isso. Não se esqueça.”

    “Combinado!” respondeu Lu Zhou com entusiasmo renovado.

    Um prêmio de dez mil yuans! Mesmo dividido entre três pessoas, ainda daria cerca de três mil para cada um! Somando isso com a bolsa de estudo de oito mil yuans, seriam mais de dez mil no total!

    Essa quantia poderia parecer pequena para um estudante de família rica, mas para alguém como Lu Zhou, que tinha apenas três mil no banco, era um valor enorme!

    Depois de agradecer novamente ao Professor Tang, Lu Zhou pegou o pen drive e voltou para seu dormitório.

    O céu já estava escuro. Exceto por Liu Rui, que ainda estava estudando matemática em uma sala de aula, Shi Shang e Huang Guangming já tinham voltado e estavam jogando no computador com intensidade.

    Embora Lu Zhou também quisesse relaxar com eles, ele sabia que ainda tinha coisas a fazer. No final, desistiu da ideia. Pegou seu notebook, subiu na cama, conectou-se ao Wi-Fi e começou a enviar seu artigo.

    Ele ponderou por um longo tempo. Finalmente, escolheu o jornal do Instituto Courant de Ciências Matemáticas da Universidade de Nova York – Theoretical and Applied Mathematics Communication.

    E o motivo? Obviamente, porque não havia taxas de submissão.

    Por outro lado, ele sabia que teria que esperar bastante tempo pela resposta.

    Lu Zhou abriu o site, preencheu seu nome e e-mail e passou cerca de dez minutos preenchendo outras informações diversas. Finalmente, chegou à última etapa e submeteu o artigo.

    O status exibia: “Submitted to the editorial office”. Agora, tudo o que ele precisava fazer era esperar. Esperar que algum editor notasse seu pequeno artigo.

    Lu Zhou alongou as costas e estava prestes a se jogar na cama, quando, de repente, seu celular vibrou.

    Ele pensou que fosse Chen Yushan pedindo ajuda novamente, mas, em vez disso, viu uma notificação de e-mail.

    Ao ler o título do e-mail, Lu Zhou ficou atônito.

    Ele achou que havia lido errado, então releu.

    “…Como isso é possível?!”

    Era o acordo de autorização de direitos autorais emitido pelos Estados Unidos!

    Isso significava que seu artigo já havia entrado na fase de “prova”!

    Embora cada revista tenha suas próprias regras, a maioria delas só envia o contrato de licença depois de aceitar o artigo, e o processo geralmente leva uma ou duas semanas.

    Ou seja, o artigo de Lu Zhou havia pulado a fila e ido diretamente para o editor da revista!

    Talvez seja o poder do sistema?

    Lu Zhou engoliu em seco. Ele abriu o e-mail, baixou o contrato e o assinou conforme solicitado. Em seguida, enviou o arquivo eletrônico de volta ao endereço fornecido no e-mail.

    Após uma espera de cinco minutos, ele atualizou a página de submissão.

    [Under review]

    Lu Zhou sentiu seu coração disparar de leve.

    Isso significava que o artigo dele já havia passado pela revisão de formato feita pelo editor técnico e estava prestes a ser analisado por um editor acadêmico especializado. Em outras palavras, estava entrando na temida fase de revisão por pares!

    Para a maioria das pessoas, a primeira submissão geralmente enfrenta alguns obstáculos na etapa de revisão técnica. Porém, graças às revisões feitas pelo velho Tang em sua tese, parece que Lu Zhou conseguiu superar essa etapa de uma só vez. No entanto, a fase de revisão externa que viria a seguir seria a mais rigorosa — e também a mais longa — de todo o processo de submissão para uma publicação em uma revista científica.

    Em circunstâncias normais, os revisores acadêmicos também são pesquisadores. A revisão é um trabalho não remunerado e exige muito esforço. Por isso, uma submissão pode ficar parada por um ou dois meses, dependendo do humor ou da agenda do revisor!

    Lu Zhou atualizou a página novamente depois de esperar mais cinco minutos.

    Desta vez, o status não mudou.

    Por algum motivo, Lu Zhou sentiu-se aliviado ao ver isso.

    Embora as habilidades do sistema superassem suas expectativas, parecia que ele ainda respeitava o senso comum em momentos críticos. Revisores acadêmicos não ficam de olho em suas caixas de entrada o dia inteiro esperando por trabalho voluntário.

    Era evidente que o sistema não podia manipular o comportamento humano diretamente. Porém, parecia possuir algum tipo de poder misterioso, capaz de acelerar o processo de submissão dentro das regras aceitáveis. Talvez ele fizesse o artigo aparecer como prioridade na caixa de e-mails dos revisores. Contudo, esse poder tinha suas limitações.

    Lu Zhou ainda não sabia exatamente o que esse poder era. De qualquer forma, era algo positivo.

    Se o sistema fosse realmente poderoso o suficiente para controlar o comportamento de uma pessoa, isso seria assustador.

    Embora ele apreciasse o conhecimento e a conveniência oferecidos pelo sistema, Lu Zhou não queria se tornar um fantoche. A liberdade era inestimável, mesmo em tempos difíceis.

    É claro que seria ótimo se o artigo fosse aceito antes da prova de análise matemática.

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (1 votos)

    Nota