Ao contrário da maioria das pessoas que escrevem artigos acadêmicos, para Lu Zhou, qualquer problema poderia ser resolvido através dos pontos do sistema, então a importância de propor uma ideia adequada era muito maior do que a de implementá-la.

    Portanto, a questão-chave estava na escolha do tema.

    Os critérios de Lu Zhou para a seleção de um tema eram bem simples.

    Já que ele estava determinado a ser um verdadeiro deslizamento de terra no mundo acadêmico, então, obviamente, o melhor seria escolher os campos mais fáceis de encher de conteúdo! E quanto ao periódico, o ideal seria aquele onde fosse mais fácil publicar!

    Vale ressaltar que, como uma das áreas de engenharia com o segundo maior teor de enrolação em suas publicações, encontrar um periódico para encher linguiça em tecnologia da informação ainda era relativamente fácil.

    Afinal, se no campo da matemática uma única “nova solução para um teorema de prova” já podia render um artigo, na área da tecnologia da informação, um algoritmo levemente original já era suficiente para garantir uma publicação.

    Em uma entrevista com o fundador da Khan Academy em 2013, Musk fez uma piada ao dizer que “90% dos artigos acadêmicos (da área de TI) são completamente inúteis” e “quantas teses de doutorado realmente foram usadas por alguém?”. E essa fala ainda recebeu o apoio de quase uma centena de elites do setor tecnológico do Vale do Silício.

    É claro, houveram muitas críticas também.

    A afirmação era, de fato, tendenciosa, mas também refletia alguns problemas do outro lado da moeda.

    A segurança da informação na internet e as redes neurais artificiais ainda se mantinham relativamente sólidas, mas Big Data e computação em nuvem já tinham virado um verdadeiro caos, e Inteligência Artificial estava em um nível ainda pior, ao ponto de até cientistas amadores darem seus palpites sem embasamento. E não era só na China, no exterior a situação também era a mesma. Esse era um problema comum de qualquer “campo jovem” da ciência.

    Levando isso em consideração, após ponderar um pouco, Lu Zhou decidiu que Inteligência Artificial seria sua área de foco.

    Claro, o campo da inteligência artificial era enorme. Desde videogames até escovas de dente elétricas que mudam de frequência, dava para dizer que essa tecnologia já havia se infiltrado em praticamente todos os aspectos da sociedade. A única diferença era o grau de aplicação.

    Lu Zhou refletiu por um momento e digitou uma linha de texto no word.

    [Aplicação da Inteligência Artificial em Sistemas de Informação Geográfica]

    Desde a navegação por GPS em smartphones até a condução autônoma, do controle de tráfego à navegação automatizada de drones.

    Ele escolheu a última opção, exatamente no momento em que o conceito emergente de “logística por drones” estava ganhando força.

    Claro, esse ainda era um campo bastante amplo. Mas não havia problema, afinal, ele precisava publicar nove artigos!

    Se fosse para despejar uma gota no oceano acadêmico, ele a dividiria em nove partes com um conta-gotas e despejaria cuidadosamente, gota a gota.

    Assim, seus dedos voltaram ao teclado e ele continuou a digitar.

    [Um Algoritmo Assistido por Inteligência Artificial para de Análise de Pixels]

    [Algoritmo de Otimização para Reconhecimento Dinâmico de Imagens por Inteligência Artificial]

    [Um Algoritmo Automatizado Assistido por Inteligência Artificial para Aferição de Medidas Antropométricas]

    [Um Algoritmo Assistido por Inteligência Artificial para Identificação Automatizada de Endereços de Entrega]

    [Um Algoritmo Assistido por Inteligência Artificial para…]

    Além de apenas definir os títulos, ele ainda precisava escrever os resumos dos artigos e descrever os temas de forma detalhada. Afinal, no jogo Red Alert, até mesmo um bot no modo easy em Red Alert era considerado Inteligência Artificial, assim como “J.A.R.V.I.S”. em Homem de Ferro. Lu Zhou não esperava que o sistema entendesse perfeitamente a diferença entre os dois.

    Portanto, ele não precisava apenas escrever os resumos, mas também descrever claramente em palavras aquelas ideias que nem sequer apareceriam no corpo principal da dissertação.

    Ele só terminou tudo isso quando a biblioteca já estava quase fechando.

    Empacotando todos os arquivos junto daquele documento sobre o tema da dissertação de matemática em uma única pasta, Lu Zhou se espreguiçou, recostou-se na cadeira e relembrou mentalmente os documentos que havia acabado de escrever, murmurando para si mesmo:

    “Sistema, dá um preço para os artigos do pai aqui.”

    O sistema não decepcionou. Em questão de instantes, ele recebeu a resposta para seu pedido.

    [Foram detectados 10 questões. Custo total: 210 pontos gerais. Confirmar a troca?]

    O custo médio era de 21 pontos gerais por tese, e depois disso, ele ficaria com apenas 125 pontos gerais sobrando. No entanto, ao completar a missão, ele receberia 800 pontos gerais, sem contar as recompensas extras caso conseguisse uma nota S.

    A média de consumo foi de 21 pontos por questão. Com isso, seus pontos restantes cairiam para apenas 125. No entanto, considerando que completar a missão garantiria uma recompensa mínima de 800 pontos e que uma avaliação S daria bônus extras, no fim das contas, ele ainda sairia no lucro!

    “Confirmar troca!”

    No instante seguinte, Lu Zhou fechou os olhos. Logo, uma sensação parecida com uma descarga elétrica percorreu sua espinha, subindo direto até o cérebro. Uma torrente avassaladora de informações invadiu sua mente.

    Embora sua experiência em ciência da computação não tenha aumentado de forma explícita, conforme absorvia os novos conhecimentos, ele sentiu que sua compreensão sobre inteligência artificial havia avançado mais um nível.

    Usar pontos para trocar por conhecimento era, essencialmente, um método de aprendizado. Só que muito mais direto e brutal do que estudar por conta própria.

    Claro, ainda levaria um tempo para digerir completamente todas essas informações.

    Mas já era o suficiente para escrever os artigos!

    Lu Zhou respirou fundo e abriu os olhos. Um fogo ardente brilhava em seu olhar.

    Dez artigos.

    No máximo, levaria um mês.

    Ele iria concluir isso de qualquer forma!

    No dia seguinte, Lu Zhou mal conseguiu se arrastar para fora da cama. Após escovar os dentes e lavar o rosto, vestiu-se e saiu do dormitório ainda meio grogue.

    Devido à noitada de estudos da noite anterior, duas olheiras bem evidentes estavam grudadas sob suas sobrancelhas. Ele nem conseguia contar quantas vezes bocejou no caminho do refeitório até o prédio de aulas.

    “Lu Zhou!”

    A uma curta distância, Chen Yushan, carregando uma bolsa de ombro, sorriu e o chamou. Ao notar as olheiras em seu rosto, não perdeu a chance de provocar: “Ué, de onde saiu esse panda-gigante?”

    “Escapei do zoológico ao lado… esse trocadilho foi tão ruim que deu frio na espinha.” Lu Zhou respondeu entre bocejos.

    O estilo de Chen Yushan hoje não era diferente do habitual: óculos de aro redondo e lentes grossas repousando sobre o nariz, enquanto seus longos cabelos negros estavam presos em um rabo de cavalo simples. Pensando bem, a única vez que ele a viu de maquiagem leve e usando lentes de contato foi uma ocasião rara. Num mundo onde até os caras mais novos estavam aderindo às máscaras faciais, garotas “desleixadas” como ela eram quase uma espécie em extinção.

    Os dois continuaram andando juntos já que seguiam pelo mesmo caminho

    Chen Yushan perguntou: “Hoje você não vai para a biblioteca?”

    Lu Zhou pensou por um instante e respondeu: “Talvez à tarde. Tenho um treinamento para a competição de modelagem matemática agora de manhã.”

    “Ah, modelagem matemática.” Chen Yushan acenou com a cabeça, como se tivesse entendido, e logo assumiu um tom de veterana: “Essas competições têm um peso bem alto. Vão ser muito úteis para a sua carreira. Se empenhe bastante!”

    “Você já participou antes?”

    “Tá brincando? Eu cheguei a ganhar a premiação nacional de segundo nível! Carreguei o time inteiro nas costas!” Chen Yushan ergueu as sobrancelhas com orgulho e bateu no peito. “Se tiver alguma dúvida, pode vir me perguntar. Não precisa ter vergonha!”

    “Sei, sei, sei.” Lu Zhou bocejou de novo, claramente sem muita emoção.

    Pelo visto, essa competição de modelagem não exigia tantas habilidades matemáticas assim…

    Isso podia ser um problema.

    Enquanto ele refletia sobre isso, Chen Yushan parou de repente e falou:

    “Espera aí, não se mexa.”

    “Hm?”

    Ela abriu sua bolsa de ombro e tirou um pacotinho de lenços de papel e se aproximou.

    Lu Zhou ficou confuso sobre o que ela pretendia fazer. Chen Yushan deu dois passos à frente, olhou para ele com uma expressão séria e, de repente, estendeu a mão e passou o lenço em seu rosto.

    “Argh, que nojo. Você não se cuida mesmo, né? Você saiu de casa sem nem limpar as remelas direito!” Chen Yushan exclamou, jogando o lenço no lixo mais próximo com uma careta.

    Que raio?!

    Na mesma hora, o rosto de Lu Zhou ficou completamente vermelho, e todo o sono que ainda restava evaporou de uma vez.

    Mas não era por vergonha.

    Era porque…

    Eu passei a manhã inteira andando por aí com um remelão na cara?!

    Com a expressão meio travada, ele perguntou baixinho:

    “Não… não estava tão óbvio assim, né?”

    Chen Yushan soltou uma risadinha. “Tá bom, tá bom, na real nem tá tão visível. Mas, se eu fosse você, daria uma passadinha no banheiro antes de entrar na sala.”

    Inferno, precisava nem dizer!

    Lu Zhou quase saiu correndo em direção ao banheiro, querendo tacar um punhado de água na cara e esfregar o rosto umas três ou cinco vezes.

    Depois de lavar o rosto, ele se sentiu revigorado

    Lu Zhou entrou na sala de aula ainda com o rosto úmido. Assim que entrou, percebeu que só havia uma pessoa lá dentro.

    Escolheu um lugar na primeira fileira e deu um cumprimento rápido.

    “Bom dia.”

    Wang Xiaodong notou a presença de Lu Zhou, levantou brevemente os olhos, deu um leve aceno com a cabeça em resposta e voltou a folhear o livro de referência que segurava.

    Na próxima semana haveria a prova de inglês da universidade. Só que, para alguém como Lu Zhou, que já tinha devorado um livro inteiro de preparação para o exame de nível 4 (CET-4), junto com o apêndice de vocabulário, essa prova não era motivo de preocupação. No fim das contas, o vocabulário e a gramática exigidos no inglês obrigatório da universidade eram praticamente os mesmos do CET-4. Com essa base, mesmo que não fosse gabaritar, garantir pelo menos um 80 seria tranquilo.

    Ficar sentado ali era entediante, e conversar com Wang Xiaodong era ainda mais. Então, Lu Zhou pegou o celular e começou a revisar os materiais que não terminara de ler no dia anterior. Ao mesmo tempo, tentava processar e absorver lentamente os conhecimentos que adquirira na noite anterior.

    Felizmente, a maioria dos programas de inteligência artificial eram desenvolvidos em C++, uma linguagem de programação com maior flexibilidade. Linguagens mais populares, como Python, geralmente serviam apenas para criar interfaces. Um bom exemplo disso era o DistBelief, o primeiro sistema de aprendizado de inteligência artificial do Google.

    E, coincidentemente, a única linguagem de programação que Lu Zhou realmente conhecia era justamente C++. Isso facilitava bastante o entendimento do conteúdo.

    Caso alguém perguntasse como ele havia conseguido escrever aqueles artigos, pelo menos teria algo para dizer sem precisar inventar muita coisa.

    Enquanto cada um estava ocupado com seus próprios afazeres, o relógio bateu oito horas em ponto.

    Foi então que o professor responsável pelo treinamento para a competição de modelagem matemática, Liu Xiangping, entrou na sala pontualmente com o toque do sinal.

    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 0% (0 votos)

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.

    Nota