Índice de Capítulo

    “…” Lu Zhou não respondeu.

    “Eu entendo. Você deve ter suas próprias opiniões sobre ela”, o Professor Liu riu, “assim como na minha comunidade de pesquisa, sempre tem um ou dois no time que só querem empurrar com a barriga e passam dias sem fazer nada de útil. Essas pessoas sempre vão existir.”

    “Professor, sua mentalidade é realmente muito boa”, disse Lu Zhou com um sorriso.

    “Não é que eu tenha uma boa mentalidade,” o professor Liu acenou com a mão e sorriu, “é que eu já vi isso tantas vezes.”

    Dizendo isso, ele bateu de leve no ombro de Lu Zhou e, com um tom cheio de significado, aconselhou: “Você tem que ter clareza de uma coisa: conquistar o primeiro lugar nas nacionais é o nosso único objetivo. O fato de que quem tem mais capacidade acaba assumindo mais responsabilidades pode parecer injusto à primeira vista, mas, no fundo, isso também é uma forma de aprimoramento.”

    Lu Zhou pensou por um instante e, por fim, assentiu. “Ok, entendi. Posso ficar responsável por construir o modelo matemático e escrever a tese, mas tenho uma condição.”

    “Diga.” O professor Liu disse com um sorriso.

    “Quero reduzir a quantidade de sessões de treinamento em grupo e trocá-las por treinamento individual. Podemos retomar os treinos em grupo mais perto da data da competição.” Ele fez uma breve pausa antes de continuar: “Dessa forma, posso organizar meu tempo de forma mais flexível.”

    Ter que reunir todos para treinar acabava desperdiçando muito tempo.

    Lu Zhou preferia trabalhar no seu próprio ritmo.

    “Sem problema, já era essa a minha ideia desde o início”, respondeu Liu Xiangping com um sorriso.

    Os dois voltaram para a sala de informática.

    Finalmente, Lu Zhou podia fazer a redação do artigo.

    Afinal, ele já tinha experiência com publicação em revistas científicas. Para completar as exigências do sistema, ele tinha se preparado bastante por conta própria. No quesito escrita acadêmica, não só Lin Yuxiang, que era uma completa novata, ficava para trás, mas até mesmo Wang Xiaodong, um veterano um ano à frente, não chegava aos seus pés.

    Claro, como era apenas um treinamento, não havia necessidade de refinar o artigo ao nível de uma competição oficial. Um artigo acadêmico de 10 a 20 páginas não era algo que se escrevia em um único dia.

    Seguindo o formato dos artigos de modelagem matemática, Lu Zhou focou em escrever as seções mais importantes, como “hipóteses do modelo” e “análise do problema”. Quanto às partes menos cruciais, ele apenas anotou os títulos, deixando o conteúdo em branco por ora.

    Olhando para o artigo finalizado, Lin Yuxiang agradeceu repetidamente a Lu Zhou e, com um olhar de cachorro abandonado, lamentou por ter sido um peso morto hoje. Disse, com um tom quase suplicante, que se sentia muito culpada e que, ao voltar para casa, definitivamente se esforçaria para alcançar o ritmo dos demais e por aí vai…

    Lu Zhou sorriu sem dizer nada, mas, por dentro, soltou um suspiro.

    Que se vire sozinha!

    Após o término da reunião, Lu Zhou recusou o convite de Lin Yuxiang para comer algo por conta dela.

    Com a mochila do notebook nas costas, ele seguiu seu caminho habitual para a biblioteca, onde começou a escrever furiosamente seu artigo.

    Chen Yushan estava sentada ao seu lado. Tirando algumas perguntas que fazia ocasionalmente, a maior parte do tempo ela estava concentrada resolvendo exercícios. Ela até sentia curiosidade sobre o porquê de alguém do curso de matemática estar escrevendo um artigo da área de ciência da computação, mas não chegou a perguntar.

    Se espreguiçando na cadeira para relaxar os braços, Lu Zhou estava prestes a ir ao banheiro quando seu celular, que estava sobre a mesa, de repente começou a vibrar.

    Ao olhar a tela, viu que era uma ligação do Gordo Wu. Ele se levantou e caminhou apressadamente até o banheiro da biblioteca.

    Atendendo a chamada e aproximando o celular do ouvido, Lu Zhou se encostou na janela e perguntou.

    “Alô, o que houve?”

    “Sou eu, Wu Dahai. Tá livre essa semana?”

    Do outro lado da linha, a voz animada do Gordo Wu soou. Pelo jeito, ele estava precisando de alguém para mais um de seus bicos.

    Apesar de também estar no terceiro ano, esse cara não demonstrava a menor pressa em se preparar para o exame de pós-graduação nem em procurar um emprego. Passava os dias ocupado tentando ganhar dinheiro, a ponto de ser raramente visto dentro da universidade. Se não fosse pelo fato de ainda ter um crachá de estudante, Lu Zhou já estaria duvidando se ele era mesmo da Universidade de Jinling.

    “Que tipo de trabalho?” perguntou Lu Zhou.

    Embora estivesse atolado de coisas para fazer, se a remuneração fosse boa, talvez valesse a pena considerar.

    Mesmo que, na prática, ele soubesse que essa chance era bem pequena.

    “O novo empreendimento imobiliário em Jinling está contratando gente para distribuir panfletos. Vinte yuans por hora. Eles precisam de gente essa semana inteira. Vai encarar?” Wu Dahai perguntou.

    “… Esses dias eu ando bem ocupado, melhor deixar pra lá.” Mesmo que a proposta fosse tentadora, Lu Zhou sabia que ainda tinha nove artigos para escrever. Então, educadamente, recusou.

    “Tranquilo, vou perguntar para outra pessoa então.” O Gordo Wu não pareceu se importar e riu com sua habitual despreocupação. “Se cuida aí.”

    Após desligar a chamada, Lu Zhou foi ao banheiro e depois voltou para a biblioteca.

    Ao voltar para o seu lugar, Lu Zhou percebeu que havia uma folha de rascunho em cima do seu teclado. Sentada ao lado, com a postura certinha e uma expressão cheia de expectativa, Chen Yushan o observava atentamente. Vendo essa cena, Lu Zhou não pôde evitar sorrir e balançar a cabeça. Sem dizer nada, pegou a caneta e começou a resolver o problema.

    A questão era sobre a solução geral de uma equação diferencial de segunda ordem com coeficientes constantes, um dos pontos mais difíceis do álgebra avançada. Por envolver conceitos como funções trigonométricas, integração e derivação, esse tipo de questão geralmente aparecia como a penúltima ou a última da prova.

    Mas, para Lu Zhou, aquilo não era nenhum desafio.

    Sem querer se gabar, ele já não encontrava mais questões de matemática avançada no nível universitário que pudessem lhe causar dificuldade.

    Enquanto ele resolvia o problema, Chen Yushan perguntou baixinho: “Quem era no celular agora há pouco?”

    “Um veterano. Ele costuma me chamar para uns bicos.” Lu Zhou respondeu sem dar muita atenção.

    “Você trabalha?” Chen Yushan arregalou os olhos, surpresa. “Mas eu vejo você o tempo todo na biblioteca…”

    “Ultimamente tenho feito menos. Da última vez, fui só à noite…” A caneta parou por um instante, e então Lu Zhou acrescentou: “Era um serviço de triagem de encomendas.”

    “Por que fez questão de enfatizar isso?” Chen Yushan perguntou, curiosa.

    “Sem motivo… Aqui, resolvi.”

    Enquanto falava, Lu Zhou entregou a folha de rascunho para ela. Do momento em que leu o enunciado até terminar a solução, não gastou nem três minutos. Considerando o nível da questão, não seria exagero dizer que a maioria das pessoas ficaria presa nela por pelo menos meia hora.

    “Ah, obrigada… Mas posso te perguntar uma coisa?” Chen Yushan segurou a folha e baixou um pouco a voz. “Sua mesada não é suficiente?”

    “…Digamos que sim.” Lu Zhou respondeu casualmente.

    Ele nunca teve mesada para começo de conversa.

    Chen Yushan acenou com a cabeça, parecendo entender. Depois de um tempo, voltou a falar: “Então… Eu sei de um outro bico que talvez seja mais tranquilo do que triagem de encomendas. Você quer tentar?”

    As mãos de Lu Zhou, que estavam digitando, pararam por um instante. Ele virou o rosto e lançou um olhar estranho para ela.

    “Não vem me dizer que é para te ensinar matemática?”

    “Minha matemática… é tão ruim assim!?” Chen Yushan arregalou os olhos. Ela estava prestes a levantar a voz, mas, ao se lembrar de que ainda estava na biblioteca, apenas rangeu os dentes e abaixou o tom. “É aula de matemática, sim, mas não é para mim… Eu tenho uma prima que está no ensino médio, aqui mesmo em Jinling. A casa dela não fica muito longe do nosso campus. Ela está prestes a começar o segundo ano, mas as notas dela são um desastre, principalmente em matemática. Minha tia já está desesperada com isso e me pediu para encontrar um tutor para ela, de preferência alguém que seja muito bom em matemática…”

    Dizendo isso, Chen Yushan olhou para Lu Zhou com um pouco de constrangimento.

    “Eu ia pedir para minha colega de quarto de início, mas nós duas estamos estudando para a pós, então não temos tempo. Além disso, já faz anos que terminamos o ensino médio, e esquecemos quase tudo. Aí eu pensei… você parece ser bem inofensivo, então queria saber se tem tempo durante as férias verão…”

    Lu Zhou: ???

    Inofensivo? O que diabos ela quis dizer com isso? Se quer elogiar minha aparência, não precisa dar essa volta toda, né?

    Vendo que Lu Zhou ficou em silêncio por um tempo, Chen Yushan perguntou baixinho: “Sem tempo? Se não der, posso procurar outra pessoa…”

    “Quanto pagam?” Lu Zhou decidiu perguntar o valor antes de tomar uma decisão.

    Ele já planejava arrumar um bico nas férias para ganhar um dinheiro extra. Trabalhar para o Gordo Wu ou para Chen Yushan não faria muita diferença.

    Chen Yushan pensou um pouco e respondeu:

    “Duzentos por hora, com reembolso do transporte. Começa em julho, e só precisa dar aula aos sábados e domingos.”

    “Quanto???”

    “200 por hora… O que foi?”

    Após ouvir a resposta, Lu Zhou ficou com as mãos sobre o teclado, silencioso por um longo tempo.

    “É pouco?” Chen Yushan perguntou, achando que ele estava insatisfeito com o valor. “Se for o caso, posso conversar com a minha tia…”

    “Não precisa,” Lu Zhou balançou a cabeça. “Fechado.”

    “Então por que essa cara séria? Achei que você estava achando pouco.” Chen Yushan suspirou aliviada e revirou os olhos para ele.

    “Nada, eu só fiquei…” Lu Zhou olhou para o teto e suspirou suavemente, “muito irritado.”

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (1 votos)

    Nota