Índice de Capítulo

    “Zhouzi, Liu Rui, estamos indo. Vocês dois se cuidem.”

    “Nos vemos daqui a dois meses.”

    Arrastando as malas, Shi Shang e Huang Guangming acenaram com as mãos antes de partirem, deixando para trás apenas suas silhuetas despreocupadas. No dormitório agora vazio, restavam apenas Lu Zhou e Liu Rui.

    As férias de verão tinham começado.

    Em menos de uma semana, o campus inteiro ficou deserto. Só no final de agosto os estudantes começariam a retornar, trazendo novamente a agitação ao campus. E não seriam apenas os alunos veteranos de volta, os calouros também chegariam.

    Depois de preencher seu pedido para permanecer no campus durante as férias, Lu Zhou deu um aviso rápido a Liu Rui, pegou sua bolsa de notebook e saiu do dormitório. Primeiro, passou no alojamento estudantil para entregar o formulário, e depois seguiu para a biblioteca.

    O ambiente acadêmico da Universidade de Jinling era realmente exemplar. Embora a maioria dos alunos tivesse ido embora, a biblioteca continuava lotada com aqueles que estavam se preparando para o exame de pós-graduação. Alguns lugares estavam ocupados até mesmo por pilhas de livros, ainda que ninguém estivesse presente.

    Às vezes, Lu Zhou se perguntava o que essas pessoas ganhavam com isso. Havia livros acumulando poeira há um bom tempo, mas os donos nunca apareciam para lê-los.

    Ao ver que o seu lugar habitual estava ocupado por um livro deixado sobre a mesa, ele se preparou para procurar outro assento. No entanto, percebeu que Chen Yushan, que estava sentada ao lado, discretamente tirou o livro e fez um gesto chamando-o.

    Lu Zhou logo percebeu que este lugar estava reservado para ele.

    Sem hesitar, ele caminhou diretamente até lá.

    Colocando o notebook sobre a mesa, ele não se sentou imediatamente. Em vez disso, foi até a estante de livros ao lado.

    Lembrando-se da lista de leitura que havia preparado, hesitou por um momento antes de pegar um exemplar de Álgebra Linear (Edição da Indústria de Defesa Nacional).

    O sistema havia fornecido uma lista de livros recomendados para ele, e até mesmo usava hologramas visíveis apenas para ele, indicando a posição exata de cada livro na estante. O problema era que, desta vez, o sistema não forneceu o coeficiente de valor de cada livro, então ele teve que confiar em seu próprio julgamento para decidir a ordem de leitura.

    Podia parecer um detalhe insignificante, mas a sequência em que se absorve conhecimento é algo crucial. Afinal, as disciplinas estavam interligadas, não só dentro de uma mesma disciplina, mas também entre diferentes áreas do conhecimento.

    Se alguém nunca estudou “Física de Semicondutores” ou “Design Básico de Circuitos”, entender “Microeletrônica” se tornaria um desafio considerável. E sem uma base em microeletrônica, ler diretamente “Introdução ao Design de Circuitos Integrados” seria como tentar decifrar um enigma alienígena.

    Começar pelos fundamentos matemáticos era, sem dúvida, uma escolha prudente.

    Normalmente, a base matemática influencia diretamente a compreensão de outras disciplinas das ciências exatas e tecnológicas. Raramente ocorre o contrário, onde outras disciplinas acabam afetando a matemática. Além disso, por coincidência, a matemática era justamente a área em que Lu Zhou tinha mais facilidade. Mesmo quando se tratava de conceitos novos, ao menos ele não se sentiria completamente perdido.

    E a verdade é que, apesar de sua aptidão, seu conhecimento matemático ainda possuía falhas consideráveis. Havia lacunas espalhadas por toda parte, como se tivesse aprendido de forma fragmentada e inconsistente.

    Por exemplo, devido ao seu primeiro artigo trocado pelo sistema, ele havia adquirido um entendimento profundo sobre certas partes da análise complexa, análise real e análise funcional. No entanto, os tópicos não abordados pelo artigo ainda eram um mistério completo para ele.

    Graças a deus que ninguém pensou em abrir um livro e começar a interrogá-lo, senão, na primeira questão, ele já estaria em apuros.

    Afinal, um sujeito que nem sequer terminou de estudar um livro-texto de análise funcional, mas que escreve para periódicos de prestígio discutindo “Teoria da Inversão Ideal de Operadores Lineares e Funcionais Lineares”, seria algo tão absurdo que nem daria para contar como piada.

    “Ah, se ao menos eu tivesse um pouco de água agora.” Parado atrás da estante de livros, Lu Zhou tirou de seu bolso um frasco branco e olhou de relance para o copo d’água sobre a mesa de Chen Yushan. Por um breve momento, hesitou. Mas no fim, abandonou a ideia ousada que lhe passou pela cabeça.

    Em vez disso, retirou uma cápsula do frasco, fechou os olhos e a jogou para dentro da boca. Sem outra opção, juntou um pouco de saliva e engoliu à força.

    Passaram-se alguns instantes. Quando começou a se perguntar se aquilo estava realmente funcionando, de repente, uma leve sensação de ardor começou a se espalhar a partir da base de sua nuca, irradiando-se por toda a cabeça antes de convergir em um ponto entre as sobrancelhas.

    Era difícil descrever aquela sensação. Era como se uma legião invisível de formigas estivesse rastejando pelo seu couro cabeludo.

    Nanorrobôs?

    Ou algum tipo de hormônio químico especial?

    Lu Zhou não fazia ideia. A tecnologia por trás do sistema já ultrapassava completamente os limites do conhecimento humano atual. Tudo o que ele sabia era que, de repente, sua mente estava incrivelmente clara, sua linha de raciocínio, extremamente precisa. Como se Newton, Einstein e Heimerdinger tivessem possuído seu corpo ao mesmo tempo.

    E o mais estranho — assim como aqueles chicletes Xuanmai 1 de mastigação infinita, essa sensação era viciante e parecia não querer parar.

    Lu Zhou percebeu imediatamente que o efeito do medicamento havia começado.

    Sem perder um segundo, voltou para sua mesa, abriu o livro na primeira página e começou a ler com absoluta concentração.

    O efeito da cápsula de foco era bem diferente da experiência de leitura imersiva que teve em sua tarefa anterior.

    Naquela vez, a experiência de leitura foi como uma absorção total — como uma baleia engolindo água do oceano, tragando conhecimento de forma bruta e intensa..

    Já desta vez, a sensação era como se seus neurônios estivessem sendo ativados ao máximo. Não era apenas um processo de assimilação de conhecimento, mas também de reflexão própria sobre cada conceito aprendido.

    O tempo foi passando, minuto após minuto. Em um piscar de olhos, o meio-dia já tinha se transformado em seis da tarde, e a luz dourada do entardecer começava a tingir o céu fora da janela.

    Chen Yushan, que se espreguiçava após horas de estudo, olhou de relance para Lu Zhou e percebeu que ele ainda estava na mesma posição de uma hora atrás. Seu coração se encheu de admiração.

    Isso sim é um talento!

    Então é assim que um gênio se forja!

    Mas será que o pescoço dele não fica dolorido depois de ficar sentado assim por tanto tempo?

    Curiosa, Chen Yushan cutucou o braço de Lu Zhou e perguntou baixinho: “Ei, juniorzinho, você não vai para o refeitório?”

    Lu Zhou balançou a cabeça e respondeu: “Pode ir na frente, ainda não estou com fome.”

    Cinco horas haviam se passado, e os efeitos da cápsula estavam diminuindo gradualmente, mas ele ainda conseguia sentir um leve resquício do estímulo.

    Agora, ele queria testar: por quanto tempo essa sensação poderia durar no total?

    “Então, eu vou indo primeiro…” Chen Yushan já estava prestes a sair, quando de repente se lembrou de algo e baixou a voz. “Ah, é! Você ainda lembra daquele trabalho que te falei?”

    Lu Zhou assentiu. “Sim. Quando eu começo?”

    “Bom, amanhã é sábado. Que tal marcarmos um horário? Posso te levar para conhecer minha tia.”

    Lu Zhou pensou por um momento e acenou com a cabeça: “Fechado.”

    De qualquer forma, ele estaria livre amanhã, e o remédio precisava de 24 horas antes de poder ser tomado novamente.

    Duzentos yuans por hora era um salário bem generoso. Se fizesse isso algumas vezes, já conseguiria cobrir as mensalidades do próximo semestre.

    Os dois combinaram de se encontrar às nove da manhã no portão da universidade. Logo depois, Chen Yushan arrumou rapidamente suas coisas e saiu para o refeitório.

    Assim que ela saiu, Lu Zhou voltou sua atenção para o livro.

    Com o passar do tempo, ele notou claramente sua concentração diminuindo, voltando ao seu estado normal.

    Os tópicos que antes ele compreendia em uma única leitura agora exigiam múltiplas revisões.

    E o pior, sem o efeito da cápsula, sua mente começava a divagar com mais frequência — na verdade, até mais do que o normal.

    Olhando para o caderno repleto de anotações e para o notebook que já havia desligado sozinho, Lu Zhou suspirou, tirou o celular do bolso e conferiu as horas.

    Já eram sete e meia.

    Depois de tanto tempo se segurando, sua fome finalmente bateu forte.

    “O efeito da pílula dura cinco horas. Depois disso, vai se dissipando gradualmente ao longo de uma hora até sumir por completo.”

    “Sem ela, eu simplesmente não consigo estudar direito… Isso não é nada bom.”

    Com um suspiro, pegou o livro e foi até a bibliotecária. Pegou sua carteirinha e fez o empréstimo do exemplar. Depois, juntou suas coisas e deixou a biblioteca.

    No caminho de volta para o dormitório, passou no refeitório e pediu um prato simples de macarrão para matar a fome.

    Ao chegar no quarto, sentou-se à mesa e voltou a estudar.

    Mesmo que a eficiência na absorção do conteúdo tivesse caído, qualquer progresso ainda era válido.

    Embora seu ritmo normal fosse bem mais lento, isso não impedia que ele revisasse e consolidasse os tópicos já estudados, além de fazer algumas conexões extras com base no que já sabia.

    Claro, o mais importante era que ele não queria se tornar dependente daquela cápsula de foco.

    Afinal, aquele frasco só continha 40 cápsulas. Quando acabasse, não haveria mais. E considerando a taxa absurda de obtenção no sistema, sabe-se lá quando ele teria a sorte de conseguir outra dessas.

    Por volta das nove da noite, Liu Rui voltou para o dormitório carregando uma pilha de livros de referência, vindo direto da reunião de treinamento para a competição de modelagem matemática.

    Assim que entrou, avistou Lu Zhou estudando. Ele largou a bolsa de ombro no chão e foi logo se aproximando com um olhar curioso.

    “Zhouzi, as provas já acabaram, e você ainda está estudando?”

    “Não tenho nada para fazer de qualquer jeito. Não tem muita coisa acontecendo,” respondeu Lu Zhou com um sorriso.

    Liu Rui deu uma olhada no conteúdo do livro que Lu Zhou estava estudando e ficou em silêncio.

    Depois de aceitar essa realidade absurda, percebeu que sua mente estava bem mais calma.

    Se a diferença fosse de um ou dois pontos, ainda daria para correr atrás. Mas a distância entre noventa e nota máxima era tão esmagadora que ele nem sequer tinha coragem de tentar alcançar.

    Pensar nisso ainda doía.

    Por um mês inteiro antes das provas, Liu Rui acordava e começava a estudar no instante em que abria os olhos, e continuava resolvendo exercícios mentalmente até pegar no sono. Enquanto isso, esse cara ainda estava fazendo bicos até duas semanas antes da prova. Aí, bem na véspera das provas, resolveu “acordar para a vida”, estudou só um pouquinho e passou o rodo nele e no Luo Rundong.

    Liu Rui simplesmente não conseguia entender. O que diabos aconteceu com o Lu Zhou para ele ficar tão incrível do nada?

    No final, não conseguiu se segurar e decidiu perguntar para esclarecer sua dúvida.

    “Zhouzi, você tem algum segredo para aprender matemática? Pode me ensinar?”

    Ao dizer isso, um leve rubor tomou conta de seu rosto.

    Afinal, antes, quando os colegas de quarto pediam ajuda com exercícios ou queriam pegar emprestado seus resumos, ele sempre ficava meio relutante.

    Lu Zhou parou de escrever e pensou seriamente por um instante.

    “Sei lá… talvez seja talento?”

    “…”

    Quando ouviu isso, Liu Rui quase vomitou sangue.

    Para de ser metido! Até os alunos ruins têm dignidade, sabia?!

    Olhando para as costas de Liu Rui enquanto ele voltava para seu assento, sem expressão, Lu Zhou suspirou silenciosamente e pensou consigo mesmo: acho que o barquinho da amizade virou de novo…

    Mas o que ele poderia fazer?

    Ele também estava sem saída.

    Não dava simplesmente para contar que tinha um sistema dentro da cabeça, né?

    1. Xuanmai é uma marca real de chiclete famosa na China, conhecida por sua longa duração.[]

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (1 votos)

    Nota