“Iniciar tarefa!”

    Lu Zhou fechou os olhos e murmurou as palavras. Ele repetiu isso mais duas vezes, só para garantir que fosse suficiente.

    Quando abriu os olhos, viu uma linha de palavras semitransparentes flutuando bem diante dele.

    [Tarefa três iniciada. Tempo atual: 0 hora. O cronômetro para ao sair da biblioteca.]

    Lu Zhou ficou surpreso com as palavras que apareceram de repente. Ele olhou ao redor e, quando viu um estudante atravessar as palavras semitransparentes como se nada estivesse ali, começou a relaxar.

    Aparentemente, ninguém mais podia ver as palavras do sistema.

    De qualquer forma, bastava passar 24 horas lendo alguns livros na biblioteca, e a tarefa seria concluída, não é?

    Ficar à toa também seria entediante. Lu Zhou levantou os pés e caminhou em direção à estante de livros da seção de matemática. Ele estava prestes a pegar um livro qualquer para ler quando, de repente, sua visão ficou turva. Então, ele viu uma série de valores numéricos marcados nos livros. E não era só isso, as cores desses valores exibiam um certo padrão. De acordo com a magnitude dos números, eles gradualmente mudavam do vermelho para o cinza.

    [Fundamentos da Análise Moderna, Dieudonné, 10]

    [Linear-Algebra (Greub), 0]

    [Novas Lições de Análise Matemática, Zhang Zhusheng, 100] 1

    […]

    Mas que diabos?!

    Lu Zhou de repente se lembrou das recompensas da terceira tarefa. Os pontos de experiência pareciam ser determinados pelo valor do coeficiente dos livros lidos.

    Em outras palavras, se tudo o que ele fizesse fosse apenas permanecer na biblioteca totalmente imerso, o máximo que se poderia ganhar seria apenas um bilhete de sorteio.

    Um verdadeiro gênio nunca fica parado na biblioteca!

    Lu Zhou engoliu em seco enquanto pensava nisso.

    Mas ainda havia algo que ele não entendia. Por que os livros de alguns grandes nomes da matemática tinham um coeficiente de valor determinado pelo sistema tão baixo, enquanto os livros voltados para iniciantes tinham coeficientes de valor absurdamente altos?

    Especialmente aquele livro Fundamentos da Análise Moderna de Dieudonné, que foi elogiado de forma exagerada pelos professores de álgebra avançada deles e fortemente recomendado como uma obra-prima de um grande mestre. Só que para eles, entender o conteúdo desse livro ainda seria bastante difícil. Pelo menos, precisariam ter uma base sólida em teoria da medida e funções generalizadas para conseguir compreendê-lo.

    Neste momento, ele de repente se lembrou de seu painel de atributos. O nível de matemática parecia ser Lvl 0, e uma expressão de compreensão apareceu em seu rosto

    Agora faz sentido!

    Talvez esse tal coeficiente de valor seja avaliado com base no seu nível atual de conhecimento?

    O chamado valor tem uma dualidade, como no caso da hipótese de Riemann. Para a comunidade acadêmica, a hipótese de Riemann tem um significado profundo, milhares de fórmulas matemáticas são baseadas na suposição de que ela é válida, e seu valor, portanto, é altíssimo, impossível de ser superado. No entanto, para Lu Zhou, entender a hipótese de Riemann ainda é uma grande dificuldade, e isso, naturalmente, não traria nenhum benefício para seus estudos. Portanto, o valor dela para ele é 0.

    Tendo compreendido isso, Lu Zhou não hesitou mais e pegou da estante o livro “Novas Lições de Análise Matemática, Zhang Zhusheng”.

    Coincidentemente, em duas semanas ele teria o exame de Análise Matemática II, e alguns pontos difíceis ainda estavam apenas parcialmente compreendidos, então ele tratou aquilo como uma revisão.

    Quando encontrou um lugar para se sentar, acomodou-se e começou a ler o livro de análise matemática.

    Para ser sincero, ele não gostava muito de se aprofundar em matemática, mas, surpreendentemente, conseguiu tolerar a leitura do livro.

    Ele não sabia se era efeito do sistema, mas aos poucos, Lu Zhou sentiu que entrava em um estado de foco. Era como se tivesse completamente esquecido tudo ao seu redor, o único mundo que existia era o livro diante dele, e além disso, nada mais importava.

    O tempo passava minuto a minuto, e as pessoas na biblioteca iam desaparecendo aos poucos. Lu Zhou não percebia nada, continuando imerso no vasto mar que era o livro, completamente alheio ao que acontecia ao seu redor.

    Foi só quando alguém bateu em seu ombro que ele despertou desse estado de perda de si mesmo.

    “Estudante, são 10 horas. A biblioteca está prestes a fechar”, disse a bibliotecária.

    Lu Zhou levantou-se rapidamente antes de inserir um marcador no livro. Ele disse: “Ah, desculpe. Perdi a noção do tempo. Vou arrumar minhas coisas agora.”

    “Não se preocupe. Trabalho aqui há muitos anos e esta é a primeira vez que vejo um estudante tão focado lendo um livro de matemática”, disse a bibliotecária.

    “Ainda posso pegar um livro emprestado? Eu gostaria de levar este livro para casa.” Ainda imerso na experiência de leitura anterior, Lu Zhou sentia uma sensação de que não tinha se saciado o suficiente.

    Ele nunca havia ficado tão fascinado ao estudar um problema de matemática como agora.

    Era como se o que ele estivesse lendo antes não fosse um livro de referência, mas sim um romance, um romance que narrava a vida de um número.

    Talvez por ver que o aluno era educado, a bibliotecária não se incomodou e, de forma generosa, disse: “Sem problemas. Se você quer lê-lo, pode pegar emprestado. O computador ainda está ligado, vou lá registrar para você. Vai lá e traga a sua carteirinha de biblioteca, ok?”

    Lu Zhou respondeu sinceramente: “Certo… muito obrigado!”

    “Não precisa agradecer, não há necessidade!”

    Enfiando o livro emprestado em sua mochila, Lu Zhou saiu rapidamente da biblioteca.

    No momento em que ele atravessou o painel holográfico, o cronômetro da missão foi pausado.

    No entanto, a atenção de Lu Zhou naquele instante estava totalmente voltada para outra coisa. Ele não queria perder nem um segundo e só pensava em voltar rapidamente àquela experiência de leitura mágica.

    Quando finalmente chegou de volta ao dormitório, os outros dois colegas de quarto também estavam lá, jogando League of Legends.

    Assim que ouviu o som da porta se abrindo, Huang Guangming, que estava concentrado em uma teamfight e clicava na habilidade suprema freneticamente, gritou sem nem virar a cabeça:

    “Zhouzi 2, bora uma partidinha?”

    A palavra “partidinha” saiu de sua boca com um tom exagerado e prolongado, esse era o código secreto para convocar todos para o Summoner’s Rift no quarto deles.

    “Hoje não. Ainda tenho umas coisas para fazer. Podem jogar à vontade”, respondeu Lu Zhou.

    Depois de ganhar a teamfight e avançar até o Nexus inimigo, Shi Shangteng aproveitou a brecha para dar uma olhada para trás. Quando viu Lu Zhou tirar um livro de referência da mochila e se sentar para estudar, imediatamente soltou um grito:

    “Caralho, Zhouzi! Desde quando você gosta tanto de estudar assim?”

    Ao ouvir que Lu Zhou estava lendo, Liu Rui imediatamente deixou de lado os problemas de matemática e fixou o olhar na mesa de Lu Zhou.

    Lu Zhou sorriu, achou que explicar seria muito complicado, então deu uma desculpa qualquer: “Logo, logo as provas vão chegar, não é? Tem um monte de coisa que eu ainda não entendi. Se eu não revisar agora, depois vai ser tarde demais. Depois que a prova acabar, vou jogar com vocês até cansar.”

    “Prova é o meu ovo! Só passar já tá ótimo!” Huang Guangming exclamou enquanto clicava furiosamente no mouse, despejando ataques contra as torres do nexus inimigo.

    Ele também disse a mesma coisa no final do semestre passado. Mas, se Lu Zhou lembrava bem, Huang Guangming tirou 89 em Cálculo I, só 1 ponto abaixo do gênio do dormitório, Liu Rui.

    Todo mundo se esforçava em silêncio quando ninguém estava olhando.

    Lu Zhou deu um sorriso, mas não disse mais nada. Virou até a página marcada e voltou sua atenção ao livro.

    Dez segundos se passaram.

    Um minuto.

    Cinco minutos…

    Ele ouviu o som da vitória vindo de trás dele. Lu Zhou nem tinha terminado de ler duas páginas antes de voltar ao ponto de partida. As palavras simplesmente não entravam em sua cabeça.

    O som de Victory ecoou atrás dele. Lu Zhou nem tinha terminado de ler duas páginas antes de voltar ao ponto de partida. As palavras simplesmente não entravam em sua mente.

    “Haha! Prata IV! Subi de ranque!” Huang Guangming reclinou na cadeira, rindo de forma exagerada.

    “Subiu porque eu te carreguei, seu lixoso!” Shi Shangteng também se encostou na cadeira e despreguiçou-se.

    “Quem carregou quem, se liga. Matei o ADC na torre da fonte em segundos com a minha LeBlanc! Não vai me dizer que não foi um show?”

    “Show onde, seu noob? Tá se achando estando na piscina de peixes 3 e ainda fica falando merda. Eu que tirei você do elo hell 1. Tive que smurfar todos os dias pra arrastar teu rabo até o prata. E tu ainda esqueceu de pegar a primeira vitória de ontem!

    Não dava, Lu Zhou simplesmente não conseguia se concentrar.

    Não era porque os colegas de quarto estavam muito barulhentos, mas sim porque ele simplesmente não conseguia se concentrar no livro. Seu estado atual de leitura estava igual ao das revisões de sempre, onde até o menor movimento ou som ao redor parecia mexer com seus pensamentos já caóticos.

    No entanto, na biblioteca, havia sido diferente. Mesmo com pessoas conversando e andando ao redor, ele conseguiu se perder completamente no mundo do livro.

    Lu Zhou suspirou e colocou o “Novas Lições de Análise Matemática” de volta na mesa.

    Como esperado, isso era o poder do sistema?

    1. Esse daqui não tem tradução pra português, então se pesquisarem não vão achar. Pra achar seria necessário jogar 数学分析新讲张住生版 no guglis.
    2. Curiosidade: adicionar zi no final do nome é uma forma de chamar pessoas próximas, mas Zhouzi em si significa joelho de porco lol
    3. Elo baixo
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (1 votos)

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.

    Nota