Índice de Capítulo

    Na cidade de Shen, no edifício do Grupo Shunfeng, dentro do escritório da presidência, Wang Wei estava recostado em sua cadeira executiva, deslizando o dedo pela tela do celular.

    Era hora do almoço. Após cada refeição, ele sempre reservava meia hora para relaxar um pouco, dar uma olhada nos assuntos mais comentados do Weibo, ou conferir as manchetes do dia. Afinal, para empresas como a dele, que cooperam intimamente com a internet, estar atento aos acontecimentos e tópicos em alta era uma necessidade.

    “Um aluno de graduação da Universidade Jin publicou nove artigos em revistas científicas… Os graduandos de hoje em dia são tão incríveis assim?”, Wang Wei balançou a cabeça com um sorriso.

    Clicando nos assuntos em alta, o primeiro da lista era um artigo de Zhu Fangcai, um conhecido autor de divulgação científica.

    Ao ver o nome desse sujeito, Wang Wei franziu ligeiramente a testa. Sua primeira impressão já não era das melhores.

    Esse tal de Zhu Fangcai era, de certa forma, uma figura conhecida. No círculo do Weibo, ele havia ganhado fama por provocar e confrontar os outros, embora ele próprio não tivesse grandes habilidades. Era apelidado de Zhu Boca de Lata. Para Wang Wei, que sempre foi um cara das ações concretas, gente desse tipo, um palhaço que vive de causar para aparecer, era só perda de tempo. E especialmente porque aquele sujeito adorava criticar o sistema educacional da China. Sempre que mencionava esse tópico, invariavelmente usava ousava invariavelmente o fato de Wang ter apenas o ensino médio completo como um exemplo para sustentar seus próprios argumentos.

    Embora Wang Wei não se importasse com o fato de ter apenas o ensino médio, afinal, com o dinheiro que ele tinha, poderia facilmente doar alguma quantia para qualquer universidade e conseguir um título de doutor honorário. O quão difícil seria isso?

    Só que ouvir esse “ensino médio” repetido constantemente à boca cheia começava a cansar. Ninguém gosta de ter suas falhas apontadas uma, duas, três vezes sem parar.

    Ao ver o nome daquele sujeito, Wang Wei sequer teve vontade de abrir o artigo. Nem precisava ler para saber, era só mais um texto cheio de distorções e manipulações no estilo dos anais de primavera e outono.

    Falar sobre o sistema acadêmico da China a partir de nove artigos publicados por um graduando?

    Mas quem você pensa que é?

    Foi então que se ouviu uma batida na porta do escritório.

    “Entre.”

    O homem que entrou se chamava Liang Shenghao. Era o diretor técnico do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Logística por Drones da empresa, graduado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, com dupla titulação de doutorado em Gestão Logística e Ciência da Computação. E a sua idade? Mal tinha passado dos trinta.

    Recentemente, com o surgimento de novos avanços na tecnologia de drones, o conceito de logística por drones tornou-se um tema aquecido. Para acompanhar de perto essa tendência, a Shunfeng, sendo a principal empresa de logística privada do país, naturalmente não queria ficar para trás. Por isso, firmou uma parceria com a Dajiang Drones para estabelecer um projeto conjunto de logística com drones, investindo 500 milhões de yuans na construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento totalmente novo na cidade de Shen.

    É claro que, devido às restrições de hardware, era muito difícil conseguir distribuições de drones no curto prazo.

    Naturalmente, devido às limitações impostas pelas condições de hardware, a realização da entrega por drones ainda enfrentava enormes dificuldades no curto prazo.

    Wang Wei, é claro, também estava plenamente ciente disso. Por essa razão, embora o centro tivesse o nome de “Centro de Pesquisa em Logística com Drones”, os pesquisadores de fato dedicados à logística por drones não eram muitos. A maioria dos projetos de pesquisa e desenvolvimento ainda estava concentrada na direção da chamada logística inteligente.

    Ou seja, tratava-se de processos como definição de localização de armazéns impulsionada por big data, previsões de vendas em escala macro para empresas, além de melhorias nas tecnologias de triagem automatizada nos centros de distribuição.

    Ao se aproximar da mesa de trabalho, Liang Shenghao colocou um exemplar de uma revista de computação sobre a superfície e, sorrindo, disse: “Presidente Wang, eu arranjei um talento para você.”

    “Oh?”, Wang Wei largou o celular, deu uma olhada na revista sobre a mesa e, sorrindo, comentou: “‘Tecnologia Moderna de Comunicações e Informação Geográfica’? Não foi você mesmo quem disse da última vez que tem muito artigo porcaria se passando por pesquisa de verdade nas revistas de computação, e que por isso assinou só duas delas?”

    “Eu sempre assinei periódicos na área de computação, especialmente alguns dos principais voltados para pesquisa em inteligência artificial. Só que raramente presto atenção nas revistas nacionais.” Ajustando os óculos, Liang Shenghao continuou: “Foi uma sorte eu estar olhando os assuntos em alta naquele momento. Caso contrário, essas poucas teses teriam acabado se perdendo no meio do lixo.”

    “O que você está querendo dizer não seria?” A expressão de Wang Wei ficou ligeiramente estranha.

    “Exatamente. Aquele estudante de graduação que publicou nove artigos. Dei uma olhada, e as ideias e alguns algoritmos que ele propõe são bem interessantes. Só que…”

    Oh?

    Um aluno de graduação com tanta capacidade assim, a ponto de despertar o interesse de um doutor vindo do exterior?

    Wang Wei ficou curioso. Sentou-se e perguntou: “Só que o quê?”

    “Só que a pesquisa dele tem um certo grau de… vanguarda.” Liang Shenghao escolheu as palavras com cautela antes de continuar: “Logística com drones, no momento, ainda é só um conceito. Nenhuma empresa até hoje conseguiu produzir um drone que atenda aos padrões técnicos rígidos exigidos para entregas autônomas. Então, no cenário global, as grandes empresas de logística ainda estão focando, principalmente, nas questões de hardware.”

    Wang Wei assentiu com a cabeça e perguntou: “Isso eu sei. E aí?”

    “O que acontece é que o conteúdo discutido nas teses dele parte do pressuposto de que a entrega por drones já é tecnicamente viável. Por exemplo, ele propõe o conceito de construir ‘colmeias logísticas’ dentro das cidades, interligadas com os centros de triagem, e integrar os drones a sistemas GIS. A partir daí, os drones fariam o trajeto automaticamente, sem nenhuma intervenção humana, reconhecendo os endereços de entrega com câmeras, identificando o destinatário com tecnologia de reconhecimento facial, confirmando o recebimento com gestos, e, em caso de tentativa de interceptação, transmitindo automaticamente os dados do incidente como um alarme…”

    Ao chegar nesse ponto, Liang Shenghao parou de falar.

    Seu dedo indicador tamborilava levemente sobre a mesa enquanto Wang Wei mergulhava em pensamentos. Depois de um bom tempo, ele finalmente disse: “Então… ele só propôs um conceito?”

    Se foi só isso, propor um conceito, então não tinha muito o que discutir. Qualquer um que saiba montar um PowerPoint consegue divagar umas ideias sobre inteligência artificial e parecer convincente. Ser capaz de pensar nessas coisas só demonstra que ele tem um certo conhecimento na área.

    Se for só esse o nível de habilidade dele, então não passaria nem perto de ser aprovado por Wang Wei, muito menos pelos recrutadores de RH que ele envia para fazer seleção nas universidades.

    “Não é só um conceito.”, Liang Shenghao balançou a cabeça, “Ele também desenvolveu alguns algoritmos, principalmente nas áreas de reconhecimento facial e sistemas GIS. E é justamente aí que eu vejo o real potencial dele. Especialmente nos algoritmos que ele criou para o reconhecimento facial, apesar de, na minha opinião, ainda apresentarem algumas imperfeições, ainda assim demonstram um grau notável de inovação. São tão promissores que nosso centro de pesquisas poderia muito bem aproveitar diretamente o trabalho dele e continuar o desenvolvimento a partir dali, sem problema algum.”

    Não era apenas uma ideia solta, esse tal de Lu Zhou realmente começou a concretizar aquilo que propôs. E isso mudava completamente o jogo.

    É como se uma pessoa dissesse: “Eu quero construir uma casa aqui”, enquanto outra fosse lá, delimitasse o terreno e colocasse dois tijolos no chão. O valor gerado por esses dois indivíduos é fundamentalmente diferente.

    Quanto ao quão avançado está o progresso dessa pesquisa do estudante de graduação, sinceramente, Wang Wei não se importava. Toda pesquisa demanda tempo. E quanto mais valioso for o projeto, maior será o investimento necessário.

    Wang Wei permaneceu em silêncio, pegou aquela revista de computação que estava à mão e folheou até as páginas dobradas.

    [Discussão sobre o Potencial e a Estrutura do Desenvolvimento de Logística com Drones].

    [Um Algoritmo Assistido por Inteligência Artificial para de Análise de Pixels]

    [Algoritmo de Otimização para Reconhecimento Dinâmico de Imagens por Inteligência Artificial]

    [Um Algoritmo Automatizado Assistido por Inteligência Artificial para Aferição de Medidas Antropométricas]

    […]

    Embora as teses individuais pudessem estar abaixo do padrão. Mas, mesmo com algumas partes assim, é inegável o valor que essas publicações, somadas, apresentam.

    Vendo que o presidente não respondia, Liang Shenghao continuou: “Esses algoritmos são bons demais para ficarem apenas em uma publicação de revista científica. Eu recomendo que mandemos uma oferta formal para ele, contratar esse tipo de talento diretamente para a nossa empresa e investir no trabalho dele, para que ele possa continuar com a pesquisa.”

    “Sem pressa.” Wang Wei acenou com a mão.

    Liang Shenghao franziu a testa: “Você está preocupado com o currículo dele? Me desculpa a franqueza, mas com base no que ele já demonstrou, mesmo um pós-graduando especializado em aplicações de inteligência artificial não teria feito melhor. E sobre logística com drones, certo, a curto prazo talvez nem iremos aplicar isso, mas entrar nesse campo é uma questão de tempo! Começar a formar talentos desde já é muito melhor do que disputar com os outros no futuro.”

    Como uma disciplina ainda jovem, a área de computação é diferente de outros campos. Embora o diploma ainda pese bastante no momento da contratação, essa regra não se aplica tão bem a quem já demonstrou resultados concretos.

    Afinal, essas pessoas são consideradas talentos especiais, e normalmente não estão por aí no mercado de trabalho. Eles estão nas listas exclusivas das grandes empresas de caça-talentos.

    “Haha, você não precisa me ensinar isso. Eu apenas olho para as habilidades, você sabe disso”, disse Wang Wei. Ele sorriu e jogou a revista sobre a mesa: “Não envie a oferta ainda, vamos esperar um pouco. Até porque, no momento, só a nossa empresa está investindo em logística com drones aqui no país. Então não tem com que se preocupar, nenhum concorrente virá roubar ele de nós.”

    Liang Shenghao ficou um pouco surpreso. Ele estava prestes a dizer algo, mas de repente entendeu as intenções do presidente, seus olhos se iluminaram.

    Então é isso…

    Esse presidente é muito inteligente!

    Afinal, para um jovem cheio de sangue fervente, ser acusado injustamente, ver os frutos da própria pesquisa sendo jogados no lixo como se não valessem nada, isso com certeza iria fazer ele ficar com aquela raiva entalada no peito.

    Deixe que o palhaço Zhu Fangcai o ataque um pouco mais e espere até que Lu Zhou não consiga mais suportar a pressão. Então, o grupo Shunfung aparecerá e lhe oferecerá um emprego de 500 mil por ano, afirmando o valor de sua pesquisa…

    Deixe esse palhaço saltitante do Zhu Fangcai continuar esperneando por aí. Vamos usar isso para lapidar o temperamento desse tal Lu Zhou. Quando ele estiver quase no seu limite, é aí que o Grupo Shunfeng entra em cena de maneira grandiosa e envia uma proposta de trabalho com um salário anual de quinhentos mil, reconhecendo o valor da pesquisa dele…”

    Então ele seria leal à Shunfeng para sempre!

    Postos com salário alto sempre existem na empresa seguinte, é por isso que tantas companhias investem em cultura corporativa, benefícios para os funcionários e participação acionária. No fim das contas, tudo isso serve para reter talentos. E reter talentos depende, em parte, de fazer com que eles acreditem no futuro da empresa, e em parte de fazer com que eles desenvolvam um laço emocional com ela.

    Em certo sentido, esse segundo aspecto é ainda mais decisivo do que o primeiro.

    Recostando-se confortavelmente na cadeira de escritório, Wang Wei sorriu e disse: “Deixe essa edição da revista aqui comigo. Eu vou me lembrar disso. Pode voltar para o que estava fazendo.”

    “Certo.” Liang Shenghao assentiu com a cabeça e se retirou da sala.

    1

    1. O título “雪中送炭”, literalmente “enviar carvão durante a neve”. Essa é uma expressão chinesa que significa “ajudar alguém em necessidade”.[]

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (1 votos)

    Nota