Capítulo 4 – Enquanto os outros resolvem exercícios, eu devoro livros.
Eram 6 horas da manhã. Sentindo o leve tremor da cama, Liu Rui apertou os olhos, ainda sonolento, enquanto olhava ao redor em busca da origem do tremor. Nesse momento, ele viu Lu Zhou, que dormia na outra extremidade, descendo a escada com os braços em volta dela. Com um resmungo sonolento, Liu Rui murmurou: “Zhouzi, por que acordou tão cedo?”
Lu Zhou respondeu em voz baixa, temendo acordar os outros dois colegas de quarto.
“Uhum.”
Liu Rui insistiu, perguntando de novo.
“Vai fazer bico de novo?”
Lu Zhou hesitou por um instante e balançou a cabeça antes de responder: “Não, vou descansar nos próximos dias.”
“Para onde você vai tão cedo então?”
“Pra biblioteca.”
O sono de Liu Rui desapareceu num piscar de olhos.
Lu Zhou foi até a pia para escovar os dentes. Aproveitando a ida, fez um desvio para ir ao banheiro. Quando saiu do banheiro, deu de cara com Liu Rui descendo da cama, o que o fez perguntar, intrigado: “Você não vai dormir mais?”
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
“Vou revisar.” Liu Rui pegou seu copo de escovar os dentes e, apressado, correu até a pia na varanda.
Lu Zhou não sabia se ria ou chorava observando seu colega de quarto, que parecia tão tenso quanto se estivesse diante de um grande inimigo. Ele balançou a cabeça sem dizer nada, calçou os sapatos, pegou a mochila e saiu pela porta.
O calor de junho em Jinling era como o de um forno, sendo a única exceção os primeiros momentos da manhã, por volta das cinco ou seis horas.
O ar estava misturado com o aroma suave do orvalho matinal, e a brisa suave que de vez em quando acariciava o rosto não trazia calor, mas apenas um toque de frescor. O campus às seis da manhã era como uma jovem serena caminhando suavemente entre o amanhecer e o entardecer. Era um mundo completamente diferente daquele que existia à noite.
Ele comprou dois baozi e um copo de leite de soja no refeitório da universidade. Após o café da manhã, Lu Zhou caminhou tranquilamente em direção à biblioteca.
Não era à toa que Jin Ling era uma universidade famosa e renomada. Ainda não havia funcionários na biblioteca, mas os alunos já estavam lendo do lado de fora, na entrada.
Não era atoa que a Universidade de Jinling era uma instituição de ensino superior renomada. Os funcionários da biblioteca ainda não haviam chegado para trabalhar à essa hora, mas já havia várias pessoas de pé no espaço externo, estudando de manhã cedo.
Ele também pegou seu livro de vocabulário do nível quatro e ficou estudando por um tempo. Embora não fosse tão eficaz quanto estudar na biblioteca, devido ao ambiente de aprendizado ao redor, o resultado até que não foi tão ruim. Lu Zhou ficou esperando na porta da biblioteca até às sete e meia, quando finalmente viu os funcionários chegarem, atrasados, e a porta ser aberta.
As portas se abriram, e os estudantes fluíram para dentro como ondas de maré. Em poucos minutos, a multidão do lado de fora desapareceu.
Com a abertura das portas da biblioteca, um exército de candidatos ao exame de pós-graduação 1 invadiu como uma torrente, e em pouco tempo, o espaço em frente à biblioteca ficou completamente vazio.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Com a maré de pessoas entrando, Lu Zhou não se apressou em se perder no vasto mar de livros. Em vez disso, foi direto até a estante escolher um exemplar de “Álgebra Avançada, Tu Boyun”, e só então se dirigiu a um canto tranquilo da biblioteca, onde se acomodou em uma posição isolada.
Lu Zhou estimou que em seu estado de foco, poderia levar de uma a duas horas para absorver completamente os conteúdos de um módulo, incluindo a memorização dos tópicos principais, os cálculos mentais, a análise dos tipos de questões, e outros processos envolvidos.
Pelas páginas que restavam, ele sabia que o “Novas Lições de Análise Matemática” só iria durar até o final da manhã. Quando chegasse a tarde, ele planejava aproveitar a oportunidade para revisar também os tópicos de álgebra avançada.
Lu Zhou respirou fundo e abriu o livro “Novas Lições de Análise Matemática” no lugar onde o marcador foi colocado ontem, retomando sua concentração no conteúdo do livro.
Logo, ele novamente entrou no mesmo estado de foco de ontem, esquecendo tudo ao seu redor. Era apenas ele e seu livro…
Cada segundo passava lentamente, e ao meio-dia, às onze e meia, Lu Zhou soltou um suspiro profundo e largou o livro que estava segurando.
O livro “Novas Lições de Análise Matemática” poderia ser considerado como completamente lido, e seu coeficiente de valor foi reduzido a 5.
Isso confirma exatamente a suposição de Lu Zhou, de que o sistema avalia o valor dos livros não com base acadêmica deste mundo, mas segundo o nível de conhecimento dele.
Quanto ao motivo de ser 5 e não 0, provavelmente é porque há partes do livro que ele ainda não compreendeu completamente. Para realmente entender tudo, talvez fosse necessário ler o livro novamente.
Ele provavelmente não faria isso. Gastar tempo precioso em uma leitura profunda para conseguir apenas 5 pontos de valor seria um péssimo negócio, não importa como você olhasse para isso.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Quando chegou a hora do almoço, ele fechou o livro e começou a sair da biblioteca.
Quando passou pela porta principal da biblioteca, ele deu uma olhada na projeção holográfica na entrada e viu que o tempo restante para a tarefa de foco já havia diminuído para 18 horas.
De repente, Lu Zhou não queria que a missão de foco acabasse tão rápido. Só com esses 6 horas de estudo, ele sentia que aprendeu mais do que no ano inteiro passado.
Pensando no livro de “Álgebra Avançada” que ainda não havia sido aberto sobre a sua mesa, Lu Zhou tocou o queixo enquanto caminhava em direção ao refeitório.
Ele também tinha um exame de programação em C pela frente. Talvez devesse ter procurado um livro de C em vez disso?
Também tinha inglês.
Ele não sabia se livros de inglês tinham pontuação de valor, mas os jornais em inglês próximos à entrada certamente não tinham. Esse sistema de alta tecnologia parece ter um tipo de preconceito estranho contra os cursos de humanas, o que não é nada bom.
Ele usou seu cartão de refeição para comprar um prato feito e, depois de terminar de comer, Lu Zhou correu de volta para a biblioteca. Primeiro, foi ao balcão devolver o livro que havia lido, e depois deu uma passada na estante, pegou o livro de “Análise Detalhada da linguagem C, Quinta Edição”, colocou debaixo do braço e voltou para o seu lugar.
Quando a pausa para o almoço terminou, a biblioteca ficou lotada novamente.
Lu Zhou estava totalmente focado em “Álgebra Avançada”. Ele estava prestes a passar para o próximo capítulo quando sentiu alguém tocando em seu braço. Olhou para o lado e viu uma garota bonita com rabo de cavalo e óculos redondos. Ela segurava uma caneta e parecia um pouco envergonhada.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Com os pensamentos totalmente concentrados no livro de “Álgebra Avançada”, Lu Zhou estava prestes a entrar no próximo tópico de estudo quando, de repente, sentiu algo cutucando seu braço. Virando o rosto, Lu Zhou viu uma garota com óculos de aro redondo e um rabo de cavalo simples, de aparência delicada, segurando uma caneta e olhando para ele, com um olhar um pouco envergonhado.
“Colega, desculpe incomodar… Posso te fazer uma pergunta?”
Lu Zhou acenou com a cabeça de forma descontraída e disse: “Sem problemas, pode perguntar.”
Embora seu estudo tivesse sido interrompido, ele não se incomodou nem um pouco.
Quer saber o porquê?
Não posso deixar de dizer que os seres humanos são animais com senso estético, e, nas interações entre as pessoas, a aparência realmente tem um grande peso.
Por que essa garota não foi procurar outra pessoa, e justamente escolheu a mim?
Não há outra razão, é porque eu sou mais bonito que os outros!
Lu Zhou realmente gostava de explicar as coisas para pessoas como ela, que tinham bom gosto e eram diretas e honestas.
Não tinha segundas intenções, era só porque isso lhe agradava!
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
“Obrigada”, Ela murmurou um “obrigada” baixinho, levantou a cadeira com cuidado e se sentou ao lado de Lu Zhou, passando gentilmente a caneta e o papel.
Lu Zhou também não foi de formalidades. Pegou a caneta e o papel, deu uma olhada na questão
“Deixe-me ver… Limites, certo?”
Encontre os números positivos a e b. Limite (X→ 0) lim 1/(x-bsin(x)) ∫t2/√(a+2t) dt =1 (com limites de integração de 0 e x)
Ele achava que nunca tinha feito aquela questão antes, mas enquanto estava lendo, parecia ter visto um exercício parecido.
Por acado, ele estava lendo sobre álgebra agora pouco, então decidiu testar um pouco a capacidade do sistema.
Lu Zhou começou a girar a caneta enquanto pensava. Em menos de um minuto, disse: “Resolvi.”
“Você… Você resolveu assim tão rápido?”, perguntou Chen Yushan, desconfiada. Ela se perguntava como diabos ele resolveu sem escrever nada.
Lu Zhou olhou para a garota e pensou que era por isso que dizem que o tamanho dos seios é inversamente proporcional ao QI. 2
Mas, para ser sincero, ele mesmo ficou surpreso com a velocidade com que resolveu a questão. Antes, quando se deparava com um tipo de questão assim, embora não fosse impossível de resolver, definitivamente não seria tão fácil e fluido como foi desta vez. Ele nem precisou usar o papel de rascunho, o processo de resolução estava claro em sua mente.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Lu Zhou não perdeu tempo e começou a escrever o desenvolvimento da questão. Enquanto escrevia, explicou:
“É um típico caso de indeterminação do tipo 0/0. Vamos aplicar a regra de L’Hôpital. Primeiro, dividimos a integral em partes menores, algo bem simples. A partir da condição (X → 0) lim (1 – bcos(x)) = 0, conseguimos deduzir que b = 1. Substituindo isso de volta na equação original, obtemos a = 4. Agora, confira no gabarito e veja se está correto.”
Chen Yushan encarava o caderno de rascunhos, atônita, pensando que aquele cara resolvia os problemas mais rápido do que ela conseguia processar o raciocínio.
Quando ele escreveu os dois últimos resultados, ela percebeu que sua cabeça ainda estava no passo de resolver a integral.
Desconfiada, ela virou para a página de respostas. Seus olhos se arregalaram.
Essa realmente era a resposta!?
Lu Zhou percebeu a expressão da garota e não pôde deixar de rir. Enquanto girava a caneta, comentou: “Simples aplicação da regra de L’Hôpital. A propósito, você é caloura? Qual seu curso?”
Chen Yushan ficou com o rosto vermelho e murmurou baixinho: “Estou estudando para o mestrado…”
Seu rosto ficou ainda mais vermelho depois dessas palavras.
Ela não estava envergonhada, mas sim irritada!
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Enfurecida!
Não é só uma questão de matemática resolvida? Que orgulho insuportável! Faz uma eternidade que eu não toco em cálculo e já esqueci de tudo, mas e daí? Esse cara não tem a menor classe! Bem feito ser um encalhado! Bem feito ficar mofando sozinho na biblioteca!”
Com esse pensamento, Chen Yushan conseguiu aliviar um pouco sua frustração. Quanto ao fato de que ela também estava sozinha estudando na biblioteca, isso foi convenientemente ignorado por ela.
“Eh…” Lu Zhou fez uma expressão um tanto constrangida. Ele achava que estava no mesmo ano que ela, mas não esperava que a pessoa pra quem estava se exibindo fosse uma veterana do quarto ano.
Ele estava prestes a se desculpar quando um barulho alto de tosse veio da fileira à frente dos dois.
Percebendo que os dois estavam incomodando outras pessoas com a conversa, Chen Yushan corou, mostrou a língua e voltou para o seu lugar, carregando o caderno de exercícios e as folhas de rascunho.
Lu Zhou nem teve a chance de se desculpar, muito menos de perguntar o nome dela ou conseguir seu número de WeChat…
Ele se sentou e ficou se debatendo com seus pensamentos por um momento. balançou a cabeça e voltou a pegar o “Álgebra Avançada” que ainda não tinha terminado de estudar.
Garotas não são mais importantes que estudar.
Relações interpessoais?
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Desculpe, mas um verdadeiro gênio não precisa dessas coisas.
Subir matemática para o nível 1 é o mesmo que conquistar o mundo inteiro!
Logo, Lu Zhou recuperou sua concentração e deixou completamente esse incidente para trás, tratando-o apenas como um pequeno episódio durante sua maratona de estudos na biblioteca.
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.