Capítulo 42 - Eu Quero Ser um Cientista
O que Lu Zhou não esperava era que, ao ver alguém marcando ele nos comentários daquela postagem compartilhada pelo presidente da Shunfeng, que ele achava que era só uma brincadeira, ele realmente acabaria recebendo uma oferta de emprego enviada pelo Grupo Shunfeng.
Como eles não tinham o e-mail dele, a oferta foi enviada diretamente por entrega expressa para a central de distribuição da universidade, naturalmente, usando os serviços da própria Shunfeng Express.
E para piorar a situação, quando a central de distribuição ligou para o celular dele pedindo para que fosse buscar a encomenda, nem sequer passou por sua cabeça que pudesse ser uma oferta de emprego. Acabou abrindo o pacote ali mesmo, e, como resultado, foi visto por alguns veteranos que estavam por perto também retirando suas entregas.
Talvez por alguém já ter passado por um processo seletivo da Shunfeng, não demorou para a oferta ser reconhecida.
Juntando isso com aquele assunto que esteve nos assuntos em alta uns dias atrás…
A partir de agora, todos saberiam que o presidente da Shunfeng estava falando sério!
Agora, sim, estava feito. Lu Zhou não apenas havia viralizado no Weibo, mas também tinha se tornado assunto em praticamente todos os círculos da universidade. Com tantos compartilhamentos acompanhados de “salve o gênio”, “glória ao crânio”, estava difícil até tentar manter a discrição.
Embora em uma universidade como a universidade de Jinling não fosse raro encontrar estudantes geniais, não havia muitos que estivessem no nível que ele!
Receber uma oferta com salário anual de quinhentos mil logo no primeiro ano da faculdade, imagina só o que esse monstro vai estar fazendo quando se formar!
Teve até ex-alunos que comentaram, amargurados, que parecia que os quatro anos de faculdade tinham sido um desperdício. Estudaram nas áreas mais quentes do mercado, colecionaram certificados, batalharam cinco ou seis anos no mercado de trabalho, trocaram de empresa sete ou oito vezes, e no fim das contas, estavam lá, ganhando um salário bruto mensal entre 20 e 30 mil.
Quando se olhavam no espelho, só conseguiam se ver como uma pessoa de meia-idade quase aposentada.
Quinhentos mil por ano. Isso é um número que faz a maioria das pessoas olhar para cima com reverência.
No entanto, Lu Zhou estava um pouco chateado.
Ele estava indeciso. O que ele deveria fazer com essa oferta?
Desde que recebeu a proposta ontem, já leu aquele contrato várias vezes. Não dá pra negar, as condições oferecidas pelo Grupo Shunfeng eram extremamente sedutoras. Prometeram a ele um salário anual de quinhentos mil, além de participação acionária após três anos.
Sinceramente, ao ver aquele valor, Lu Zhou ficou realmente tentado.
E como não ficaria? Quinhentos mil em um ano, com aumentos de salário e participação nos lucros depois, em três ou cinco anos, casa e carro já estariam garantidos. Depois era só encontrar uma bela, rica e elegante moça à altura da sua beleza e sucesso total na vida!
Porém, ao lembrar do seu maldito sistema, Lu Zhou de repente ficou em silêncio.
Por mais que esse sistema o tivesse ferrado incontáveis vezes, ele ainda sentia que, tendo esse sistema em mãos, seu valor deveria ir muito além disso.
Pelo menos, não era com meros quinhentos mil que ele se venderia…
“Zhou… Irmão Lu, você já decidiu o que vai fazer com aquela oferta?”Liu Rui originalmente ia chamá-lo de Zhouzi1, mas por algum motivo, quando as palavras chegaram à boca, ele foi totalmente esmagado por aquela aura de vencedor nato da vida, e acabou trocando o tom sem nem perceber.
Lu Zhou olhou para Liu Rui e ficou em silêncio por um momento, até que, de repente, falou: “Você está com inveja?”
Liu Rui ficou atônito e respondeu: “Nem precisa perguntar… Quem não ficaria com inveja?!”
Sério mesmo que ele tinha que perguntar uma coisa dessas?!
Lu Zhou soltou um suspiro: “Mas eu… quero rejeitar a oferta”.
Liu Rui: ???
Ele já sabia que o Zhouzi ia mandar mais uma daquelas, mas ainda assim não conseguiu se segurar de perguntar.
“Mas por quê? É uma baita oportunidade!”
Lu Zhou olhou para o céu e disse: “Porque essa não é a vida que eu quero.”
Quando ele viu a expressão de Liu Rui, ele finalmente decidiu.
Salário de quinhentos mil por ano? Um monte de gente sonha com isso. Mas no fim das contas, é só o objetivo comum da maioria das pessoas. Nem importa se fosse quinhentos mil, um milhão, ou até uma vaga numa das dez maiores empresas do mundo, no fundo, tudo dava no mesmo.
Se ele tinha o sistema, por que diabos iria trabalhar para os outros?
Lu Zhou entendeu de vez.
Trabalhar para os outros? Esquece. Essa vida não é para mim.
Liu Rui ficou um tempo sem palavras, até perguntar: “Tá bem, mas que tipo de vida você quer, então? Tipo… você não pode ter qualquer tipo de vida se tiver dinheiro?”
“Eu quero ser um cientista.”
Liu Rui: “…”
Eu, assim como Takeshi Goda, estou com uma puta vontade de sair no soco.
…
Afinal de contas, eles enviaram a oferta por meio de uma carta formal.
Lu Zhou achou que responder por e-mail, mesmo sendo o endereço oficial indicado na carta de oferta, ia soar um pouco informal demais. Então, após pensar um pouco, decidiu aproveitar o horário do almoço e ligar para o número indicado na proposta. Com um tom gentil e educado, expressou sua recusa.
Após ouvir suas justificativas, a pessoa do outro lado da linha permaneceu em silêncio por aproximadamente dez segundos, antes de abrir a boca e dizer: “Achou pouco? Então venha até a cidade de Shen, arcaremos com as passagens de ida e volta. Podemos conversar pessoalmente.”
Lu Zhou: ???
Os profissionais de recursos humanos atualmente comportam-se como presidentes autoritários 2?
Vendo que Lu Zhou permaneceu em silêncio, a pessoa do outro lado da linha pigarreou levemente e disse em voz baixa: “Permita-me apresentar-me, sou Wang Wei.”
Que absurdo?
O número de telefone que constava na oferta de trabalho não pertencia ao departamento de recursos humanos?
Quão desocupado deveria estar um presidente para isso…
Se Wang Wei soubesse o que Lu Zhou estava pensando naquele momento, talvez ficasse tão irritado a ponto de cuspir sangue.
Sem se deixar intimidar pelo fato de estar falando com uma figura presente na lista da Forbes, Lu Zhou respirou fundo e prosseguiu: “A questão não se trata de ser mais ou menos dinheiro. Sinto que meus conhecimentos ainda são superficiais, e há muitas coisas que preciso aprender. Portanto, embora sua proposta seja muito atraente, no momento não tenho intenção de ingressar no mercado de trabalho. Sinto muito.”
Contudo, do outro lado da linha, a pessoa não desistiu. Em tom de quem fala com um jovem, continuou: “Muitas coisas podem ser aprendidas no trabalho, na sociedade; não é necessário permanecer para sempre na torre de marfim. Acredito que, vindo para cá, o senhor poderá aprender muito mais sobre aquilo que realmente lhe interessa. E, para ser franco, se já é capaz de elaborar algoritmos como este, a universidade pouco mais poderá lhe ensinar. O que necessita agora são recursos e oportunidades práticas, algo que a escola dificilmente poderá proporcionar, mas que eu posso.”
Ao dizer isso, ele fez uma pausa, deu uma leve risada e prosseguiu: “Se sua preocupação é de que a falta de um diploma possa se tornar um obstáculo para futuras promoções, não há necessidade de temer. Diplomas existem para filtrar os medíocres, não se aplicam a talentos excepcionais. O que valorizo é a capacidade e o desempenho, não o coeficiente de rendimento acadêmico.”
Lu Zhou suspirou em seu íntimo, sentindo profunda admiração.
Não é à toa que Wang Wei, tendo começado do nada, conseguiu entrar na lista da Forbes. Tal postura, tal espírito de valorização de talentos, se fosse o Lu Zhou de dois meses atrás, provavelmente já teria se emocionado profundamente e, ajoelhando-se, o reconhecido como irmão mais velho.
Parece que ainda há muito que preciso aprender…
“Peço desculpas”, disse Lu Zhou, balançando a cabeça com clareza e firmeza, “embora esteja profundamente grato por sua elevada consideração, tanto agora quanto no futuro, não pretendo aceitar uma proposta de emprego. Espero que nosso próximo encontro seja como parceiros de negócios.”
Do outro lado da linha, houve um breve momento de surpresa, seguido de uma risada franca e aberta.
“Hahahaha, isto, de fato, será algo digno de grande expectativa.”
Ele foi rejeitado, então não havia muito mais o que falar.
Diante de uma recusa tão definitiva, naturalmente não havia mais muito a ser dito.
Encerrada a ligação, Wang Wei sorriu, balançou levemente a cabeça e lançou o celular sobre a mesa.
“Este rapaz realmente sabe se expressar.”
Tornar-se parceiro de negócios do Grupo Shunfeng? Não é pouca coisa.
Para chegar a esse ponto, seria melhor que primeiro pensasse em como superar a fase de financiamento-anjo!
Há inúmeros técnicos autônomos que empreenderam e naufragaram no meio do caminho. Sem a aprovação do capital, possuir apenas tecnologia, sem mais nada, não oferece nenhuma oportunidade real de transformar essas capacidades em realizações concretas.
Somente cartas de demissão apresentadas sob o pretexto de empreendedorismo ele já viu mais do que poderia contar.
- Não lembro se comentei, então vou explicar aqui. Zhouzi [肘子] literalmente significa cotovelo de porco. Zhou [肘] é o primeiro nome do prota e Zi [子] é usado aqui como um sufixo de tratamento, o “Zi” pode ser adicionado ao final de nomes de forma mais afetiva, um adulto chamando uma criança ou alguém mais novo. No caso do Lu Zhou, é realmente uma forma dar uma zoada com ele k. Rui chamar ele de irmão Lu, usando o sobrenome dele, é uma forma de demonstrar essa troca de tom, para algo com mais respeito.[↩]
- Referência a “CEO autoritário” que normalmente é visto em romances.[↩]
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.