Capítulo 50 - Um gênio que não sabe aplicar o que aprendeu não é um verdadeiro gênio.
“Você escreveu um crawler em Python?” Ao terminar de ouvir a explicação de Lu Zhou, Wang Xiaodong, que segurava o celular, franziu ligeiramente as sobrancelhas.
Lu Zhou explicou: “Para ser mais preciso, é um aplicativo para disputa de ingressos. Estou pensando em comprar um servidor para testar. Você tem alguma sugestão útil—”
“Não perca seu tempo com isso,” Wang Xiaodong interrompeu Lu Zhou sem a menor cerimônia, dizendo: “Você sabe montar um servidor? Tem onde colocá-lo? Tente instalar no seu dormitório para ver, não vai funcionar por nem trinta segundos antes de toda a ala do prédio cair junto com você no blecaute.”
Hã?!
Será que é tão exagerado assim?
Contudo, pelo tom de sua voz, parecia realmente alguém que já havia passado por essa situação…
Do outro lado da linha, Wang Xiaodong prosseguiu com uma expressão indiferente: “Se você quiser ganhar algum trocado, é melhor aceitar projetos de freelance. Não há necessidade de se desgastar mantendo um aplicativo que não trará retorno. Se tiver dinheiro sobrando e quiser brincar, pode tentar alugar um servidor em nuvem, com certeza sairá mais barato do que fuçar com um servidor por conta própria. Despesas com energia elétrica, internet, ruído e dissipação de calor não serão suas preocupações. Existem planos com cobrança por tráfego, por hora ou até mesmo por mês.”
“Existe essa possibilidade?” Lu Zhou ficou atônito.
“Por isso mesmo digo que leigos não deveriam se meter em áreas que não compreendem”, suspirou Wang Xiaodong, continuando com paciência: “Além disso, é melhor que você registre um domínio para o aplicativo que está desenvolvendo. Aposto que isso nem lhe passou pela cabeça.”
“Não posso simplesmente usar o IP do servidor?”, perguntou Lu Zhou.
“Não pode”, respondeu Wang Xiaodong com firmeza. “Por exemplo, se você desenvolveu um aplicativo para o sistema iOS e inseriu um endereço IP fixo do servidor diretamente no código, uma vez que o provedor de serviços em nuvem substituir o equipamento do servidor, você não apenas terá que empacotar novamente o aplicativo e reenviá-lo para a App Store, como também poderá perder diretamente mais da metade dos usuários, afinal, nem todos mantêm a atualização automática ativada.”
Mas que merda?!
Foi por um triz. Lu Zhou realmente nunca tinha ouvido falar disso.
Após uma breve pausa, Wang Xiaodong prosseguiu: “E o mais crucial é que, como seu programa de crawler precisa coletar dados de sites de terceiros, há a possibilidade de o IP ser bloqueado pelos administradores do site. Usar um servidor em nuvem pode evitar esse problema. Afinal, operadoras de grande porte como o Alibaba Cloud possuem um número astronômico de endereços IP em seus pools, o que também lhe poupa o incômodo de configurar IPs virtuais.”
Assim que entrou em um campo no qual era especialista, esse aluno prodígio inesperadamente se tornou um tagarela, falando com uma fluidez impressionante. Isso fez Lu Zhou lembrar-se do camarada Guangming, de seu dormitório, que ao discorrer sobre as mecânicas da personagem LeBlanc conseguia falar por meia hora sem parar.
Naturalmente, tudo aquilo que o gênio Wang estava explicando era de fato bastante valioso.
Lu Zhou não apenas ouvia com atenção, como também pegou um caderninho e começou a anotar.
“…Se for para extrair dados do site 12306, o crawler em si não consome muitos recursos do servidor. Especialmente agora, que o Alibaba Cloud está na fase de promoção voltada para pequenas e médias empresas, os preços estão com descontos consideráveis. Deixe-me pensar… no início, você pode alugar um servidor com capacidade de envio e recebimento de pacotes de um milhão de PPS, e isso vai te custar um pouco mais de trezentos yuans por mês. Quando o tráfego de usuários aumentar, você pode simplesmente pagar para fazer o upgrade do serviço, vai ser muito mais prático do que configurar um servidor por conta própria.”
Cacete, esse gênio é gênio mesmo.
Lu Zhou teve a impressão de que, com apenas esse telefonema, tinha acabado de evitar jogar fora pelo menos algumas dezenas de milhares de yuans à toa.
É claro que ele ainda precisava comprar seu próprio servidor, só que agora podia adiar isso por um tempo, até que conseguisse reorganizar o fluxo do seu capital.
“Obrigado, um dia desses eu te pago uma refeição.” Agradeceu Lu Zhou com seriedade.
“Depois falamos disso.”
O assunto passou de computação para comida, e, no mesmo instante, o entusiasmo de Wang Xiaodong por falar desapareceu por completo, voltando ao seu habitual modo econômico de palavras, como se cada sílaba custasse dinheiro.
Mas, por sorte, Lu Zhou já tinha feito todas as perguntas pretendidas, e, sem vontade nenhuma de continuar empurrando uma conversa forçada, agradeceu mais uma vez e encerrou a ligação.
Com a mão no mouse, Lu Zhou acessou a página do Alibaba Cloud e começou a pesquisar os serviços disponíveis.
De fato, como Wang Xiaodong tinha dito, o Alibaba Cloud estava em plena campanha promocional, e os servidores estavam com descontos bastante significativos.
“Servidor de um milhão de PPS por apenas 300 yuans mensais, incluindo 100GB de disco SSD em nuvem gratuito. Com mais 200 yuans, dá para fazer upgrade para 1TB… o que passar disso é cobrado a 0,3 yuan por GB/mês. CPU, largura de banda interna e capacidade de envio e recebimento de pacotes podem ser atualizados de forma personalizada. Promoção de 50% válida por três anos…”
Esse preço podia, sem exagero, ser considerado uma baita oferta. Se tudo corresse bem, ele conseguiria manter os custos de operação do aplicativo abaixo dos mil yuans mensais no curto prazo. E, caso o número de usuários ultrapassasse as expectativas, bastaria pagar para fazer o upgrade do serviço.
“Então vamos com isso. O próximo passo agora é divulgar o aplicativo, e tem que ser antes da temporada de volta às aulas.”, ponderou Lu Zhou.
Anunciar no Tieba para novos grupos de alunos…
Fazer propaganda no Tieba1, divulgar nos grupos de calouros…
Em suma, o objetivo principal era turbinar o número de usuários ativos!
Depois de preencher a solicitação para alugar o servidor, Lu Zhou foi até o banheiro tomar um banho. Quando terminou de secar o cabelo, voltou para o dormitório.
No entanto, justo quando estava se preparando para subir a escada e dormir, de repente sentiu um fedor azedo e insuportável no ar.
Virando-se, viu Liu Rui deitado de lado, tinha acabado de vomitar tudo de forma bem líquida e barulhenta.
Puta que pariu!
Esse desgraçado não estava dormindo tranquilamente agora há pouco? Como assim começou a vomitar do nada?
Lu Zhou nem teve tempo de hesitar. Saltou da escada de imediato, segurou Liu Rui e saiu arrastando o cara em direção ao banheiro.
“Vaza… eu ainda aguento beber mais”, murmurou Liu Rui, grogue, tentando empurrar Lu Zhou com a mão trêmula.
Ao ver essa reação do moleque, Lu Zhou entrou em pânico na hora e gritou: “Caralho, irmão Rui, segura isso aí! Tô te avisando, acabei de tomar banho!”
“Uóóó…!”
Lu Zhou: “…”
Pronto. O banho foi à toa. E o sono? Esquece. O quarto inteiro estava tomado por aquele cheiro horrível de vômito ácido, uma combinação tão azeda que dava vontade de chorar.
Lu Zhou jurou para si mesmo que essa era a última vez que bebia junto com esse desgraçado do Liu Rui.
No fim das contas, depois de tanto vomitar, Liu Rui acabou voltando à consciência. Olhou ao redor, viu a bagunça espalhada pelo chão e as roupas do Lu Zhou, e, sem saber onde enfiar a cara, pediu desculpa várias vezes.
Após desligarem o ar-condicionado, os dois se juntaram para limpar os estragos da madrugada. Abriram as portas da frente e de trás do dormitório para deixar o cheiro sair.
Terminando tudo isso, Lu Zhou foi tomar outro banho. Quando saiu, não disse uma palavra, pegou seu colchonete, abraçou como se fosse um tesouro e foi direto para o dormitório do monitor para dormir no chão.
Com esse clima infernal, era simplesmente impossível pregar o olho sem um ar-condicionado.
…
Na manhã seguinte, Lu Zhou acordou cedo.
Quando voltou para o dormitório, Liu Rui ainda roncava alto na cama.
Lu Zhou não o incomodou. Em vez disso, ele foi para sua mesa e ligou o computador.
O servidor em nuvem que ele havia solicitado já estava pronto. Assim que terminou de fazer o upload dos dados, o crawler entrou em ação e começou a coletar, direto do site oficial 12306, informações sobre estações, horários de trens, quantidade de passagens restantes e outros dados relevantes, tudo organizado e processado automaticamente. Com a conta e senha salvas localmente, qualquer pessoa agora podia fazer compras de passagens com apenas um clique, ativar notificações de abertura de vendas, compras automáticas, checagens periódicas de disponibilidade, e por aí vai.
O aplicativo tinha todas as funções que precisava ter e também era bem prático de usar. A interface azul-clara era meio sem graça, sim, mas pelo menos não causava antipatia.
Agora que já tinha instalado o aplicativo no próprio celular, Lu Zhou escolheu uma estação qualquer para fazer um novo teste. Constatou que fazer o pedido funcionava perfeitamente, e, ao chegar na etapa do pagamento, clicou para cancelar o pedido.
Depois disso, ele passou o dia inteiro seguindo o passo a passo para colocar o aplicativo nas lojas, subiu ele na Android Market, Baidu Mobile Assistant, 360 Assistant e outras plataformas grandes de download de aplicativos na China.
Olhando ali no painel do desenvolvedor, vendo aquele número de downloads firmemente estacionado no 0, Lu Zhou soltou um suspiro.
“Acho que criar um aplicativo de sucesso não é tão fácil. Não ter usuários é um grande problema.”
“Eu sabia que administrar um aplicativo não era tão fácil assim. Mesmo que o vinho seja bom, se o beco for fundo demais, ninguém sentirá o aroma2. Sem usuários, não dá para fazer nada.”
“Vai saber quando vão aprovar os pedidos de promoção gratuita que mandei para os sites.”
Balançando a cabeça, Lu Zhou fechou o notebook e enfiou o livro que precisava ler hoje dentro da mochila.
“Não importa. Vou trabalhar nisso por meio ano ou mais. Se não der certo, pelo menos já vou ter acumulado alguma experiência.”
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.