Índice de Capítulo

    O tempo rapidamente avançou para o final de agosto, e diversas universidades em breve dariam início a temporada de início do novo ano letivo.

    Os veteranos do quarto ano que permaneceram no campus para a última rodada de exames de recuperação também arrastaram suas malas rumo à sociedade, acenando em despedida à própria juventude. Enquanto isso, um grupo de calouros ainda frescos e radiantes, repletos de vigor juvenil, estava prestes a inundar os campi universitários, abrindo um novo capítulo chamado juventude.

    Logo seria o período mais animado do ano.

    Os membros do grêmio estudantil começam a retornar à universidade um após o outro, dando início a reuniões agitadas e aos preparativos para recepcionar os novos alunos.

    Lu Zhou também havia retornado. Embora não estivesse envolvido na recepção aos calouros, sua tarefa era ainda mais significativa do que recepcionar. Neste exato instante, ele já havia impresso uma pilha de panfletos e retomado sua antiga ocupação.

    Entretanto, justo quando ele estava prestes a colar o primeiro panfleto, acabou sendo surpreendido pela vice-presidente do conselho estudantil.

    Lin Yuxiang observou curiosamente o panfleto nas mãos de Lu Zhou e perguntou: “O que você está fazendo?”

    Lu Zhou ficou com uma expressão estranha quando percebeu que havia sido pego.

    “Eh, não é permitido colar panfletos aqui?”

    Com uma expressão de total inocência, Lin Yuxiang respondeu: “Embora eu possa fechar um olho e fingir que não vi, logo, outros membros do grêmio estudantil virão recolher tudo.”

    Isso, sim, era um verdadeiro contratempo…

    Quando Lu Zhou estava pensando no que fazer, Lin Yuxiang se aproximou e, chegando bem perto do panfleto, lançou um olhar curioso.

    “Aplicativo de trem universitário? Uau… eu não sabia que você sabia programar. Foi você mesmo que escreveu isso?”

    Ei, ei, perto demais…

    Lu Zhou deu um pequeno passo para trás, de forma sutil: “Sim… por quê?”

    “Por que você não divulga no fórum Tieba da nossa universidade? Quem já chegou ao campus provavelmente nem precisa mais baixar um aplicativo só para comprar passagem, não é?”, perguntou Lin Yuxiang.

    Como se eu não quisesse!

    Lu Zhou respondeu com resignação: “…Fui silenciado por fazer propaganda.”

    Os olhos de Lin Yuxiang brilharam, e ela bateu o punho direito na palma da mão esquerda.

    “Ah, é isso então. Nesse caso, deixa comigo.”

    Lu Zhou ficou levemente surpreso: “Deixar com você?”

    Jogando para trás uma mecha de cabelo que caía perto da orelha, Lin Yuxiang sorriu e assentiu: “Uhum! O fórum da nossa escola é administrado pelo grêmio estudantil, e por coincidência, o dono da conta do administrador é o nosso diretor de departamento. Se eu for lá dar uma palavrinha, conseguir alguns dias de fixação para a sua postagem não vai ser problema. Ah, e depois me manda o QR code ou o link do arquivo apk no drive. Esses dias vi vários calouros no fórum perguntando sobre como pegar o ônibus.”

    Dessa vez, Lu Zhou estava genuinamente surpreso.

    “Sério mesmo…? Muito obrigado!”

    Sorrindo, Lin Yuxiang respondeu: “Não precisa agradecer, se for para agradecer, eu é que deveria te agradecer.”

    Isso…

    É o que chamam de poder de conexões pessoais?

    Não é à toa que, enquanto os outros ainda estavam começando como membros rasos no primeiro ano, ela já tinha chegado ao cargo de vice-presidente do grêmio estudantil.

    Olhando para as costas dela enquanto se afastava, Lu Zhou não pôde deixar de refletir.

    Que mulher assustadora…

    Mas, acima de tudo, ele se sentia profundamente grato!

    Antes, ele até tinha algumas críticas contra aquela colega de equipe que “nem deitada servia direito”1, mas agora ele simplesmente não conseguia mais reclamar.

    Espera aí…

    Um pensamento repentino passou pela mente de Lu Zhou, como se tivesse agarrado algo importante.

    Muitos calouros estavam perguntando sobre transporte…

    E seu aplicativo Trem Universitário tinha justamente os estudantes como público-alvo principal.

    “Transporte realmente é um problema, não é só sobre pegar o trem-bala…” Pensando em como, na sua primeira vez indo para a universidade, ele até acabou parando no campus errado, Lu Zhou começou a refletir seriamente sobre aquilo. “É perfeitamente possível adicionar diretamente na tela principal um canal exclusivo para estudantes, com subcategorias como retornar ao campus e sair do campus. Isso ajudaria os calouros a comprar passagem com um clique, e o aplicativo ainda poderia mostrar automaticamente a rota de ônibus mais curta.”

    “Só que, se for fazer isso, vou ter que puxar os dados de todos os pontos de ônibus… Espera aí, dá para puxar dados secundários direto de mapas de terceiros, né? O Baidu e o Gaode estão cheios de rotas de transporte público! Como é que eu fui esquecer uma coisa dessas?!”

    À medida que pensava, os olhos de Lu Zhou brilhavam cada vez mais.

    Não era só ônibus e metrô, muitos estudantes, após desembarcarem da estação de trem, preferem se juntar em grupos para dividir o carro. E isso normalmente depende daqueles motoristas de táxi não licenciados que vão ativamente abordando os estudantes na saída da estação.

    Mas e se ele usasse direto o seu próprio aplicativo para coletar informações como o número do trem que o usuário pegou, a universidade de destino e a cidade de origem (a casa da pessoa)? E se ele compilasse isso tudo para mostrar quantos estudantes de cada universidade estavam viajando naquele mesmo trem?

    Eles poderiam formar os grupos ali mesmo, dentro do vagão. Mesmo que não fossem para dividir carro, já seria ótimo ter um colega de viagem para ir junto até a faculdade.

    Vir para a universidade geralmente não é um problema, já que muitas instituições de destaque contam com metrô direto. Mas na hora de voltar para casa a coisa já complicava. Depois de sair do trem, pode ser que o destino final fique longe do centro, então a logística já ficava mais difícil. Se existir essa demanda de dividir carro, viajar junto com outro estudante, especialmente um calouro ou veterano da mesma faculdade, seria muito melhor do que pegar carona com um desconhecido que não tem absolutamente nenhum ponto em comum com você.

    Quantas universidades existem no país?

    Quantos universitários?

    Mesmo que ele conseguisse atingir apenas metade da fatia de mercado, o volume de usuários já seria imensuravelmente grande, a ponto de ultrapassar qualquer estimativa que ele pudesse conceber.

    Além disso, esses usuários estariam precisamente concentrados em um grupo específico, cujo valor agregado seria alto a ponto de desafiar a própria imaginação.

    Ao chegar a essa conclusão, Lu Zhou não hesitou mais. Voltou imediatamente ao dormitório, ligou seu notebook e começou a trabalhar na atualização da versão 0.12.

    Nesta grande reformulação, o aplicativo passaria a permitir a vinculação (opcional) entre a universidade do usuário e as informações da passagem de trem. Assim, bastaria ao usuário associar-se à sua instituição de ensino, e ele poderia saber, enquanto estivesse sentado no trem, quantos colegas universitários estariam a bordo da mesma composição, também utilizando o “Trem Universitário”.

    Funções como adicionar amigos, mensagens privadas, formação de grupos para caronas compartilhadas, além de orientações para conexões entre rotas… todas essas seriam implementações obrigatórias. No futuro, ainda seria possível integrar canais de bate-papo em grupo, a fim de aumentar ainda mais a retenção de usuários. No entanto, isso exigiria um esforço técnico muito maior e envolveria várias outras questões, sendo mais prudente adiar tal etapa.

    Como a atualização envolvia alterações profundas no código-fonte, o volume de trabalho seria consideravelmente alto. Além disso, como vários submódulos estavam sendo especialmente projetados para atender às necessidades do público estudantil, toda a interface do usuário também precisaria passar por uma reestruturação significativa.

    Para ganhar tempo, Lu Zhou gastou 150 pontos de sistema, delegando parte dos trechos mais difíceis do código para que o sistema os completasse. Em seguida, ele simplesmente os transcreveu de acordo com o que lembrava. Assim, finalmente conseguiu concluir o último teste de estabilidade antes do fim do mês.

    Agora, seu saldo restante era de 775 pontos.

    “Submeter atualização…”, Lu Zhou soltou um longo suspiro, “dessa vez, essas mudanças foram radicais como um terremoto. Espero que consiga se destacar em meio a essa enxurrada de aplicativos.”

    Ele olhou para os números de download. Apenas quinze.

    Lu Zhou tentou se consolar. Em comparação com a versão 0.11, pelo menos agora o número de usuários já tinha ultrapassado os dois dígitos. Já era um começo. Afinal, ele só tinha enviado o link para Lin Yuxiang ontem. Provavelmente, hoje mesmo o aplicativo apareceria no fórum da universidade. Talvez, depois de hoje, o número de usuários aumentasse bastante.

    “Aliás, já que dá para divulgar no Tieba, por que não tentar também em outras plataformas?”

    De repente, Lu Zhou lembrou-se de que da última vez, quando discutiu com aquele Zhu Fangcai, acabou criando uma conta no Weibo apenas para revidar.

    Que porra é essa?

    Mais dez mil seguidores?

    Ao continuar rolando a tela, quando viu aquele número 99+ nas mensagens privadas, a sobrancelha dele voltou a se contorcer violentamente.

    Ao abrir, como já era de se esperar, era tudo ou gente pedindo contato, ou gente pedindo TCC, ou artigo escrito por encomenda.

    Porra, será que essas pessoas não conseguem ao menos colocar um preço junto?

    Vai que um deles até consegue me comprar?

    Por que é que todo mundo é assim, sem um pingo de sinceridade!?

    Lu Zhou balançou a cabeça, resignado, e começou a escrever sua postagem. Depois colou o link.

    [O app “Trem Universitário” foi lançado, venham baixar agora…]

    Emmm…

    Ficou meio forçado.

    Mas e aí, o que ele podia escrever como slogan?

    Lu Zhou quebrou a cabeça tentando pensar, mas não conseguiu bolar nada. No fim, desistiu completamente e entrou no espírito da coisa, aderindo ao estilo local e adicionando uma frase clichê no final.

    [Compartilhe esta postagem… sortearei dez seguidores para ajudar na revisão de artigos científicos em inglês (sem coautoria)]

    Outras coisas ele não tinha como oferecer, então só podia vender o próprio talento mesmo.

    Entre seus seguidores, provavelmente a maioria eram universitários, não é? Esse tipo de divulgação devia servir para alguma coisa, não é?

    Quer saber, ficar se preocupando com isso não adianta nada.

    Lu Zhou clicou em publicar e depois fechou o Weibo.

    Fazer o planejamento está nas mãos do homem; realizar está nas mãos do céu.

    1. É uma gíria que significa que a pessoa é preguiçosa ou incompetente.[]

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (1 votos)

    Nota