Índice de Capítulo

    [Porra, esse gênio é realmente um gênio. Não conseguiu comprar passagem, então ele mesmo programou um aplicativo para disputar o ingresso. Eu me ajoelho diante dele!]

    [Agora entendi por que o gênio recusou até a oferta do presidente Wang, ele está se preparando para empreender por conta própria! Aff, que inveja de quem tem cérebro bom! (rindo e chorando ao mesmo tempo)]

    [Repostando, repostando. Sem palavras, só respeito.]

    [Eu publiquei novamente, estou convencido].

    [Gênio, gênio, quer webnamorar? Tenho voz de loli!]

    [Mestre gênio, sou estudante do ensino fundamental. A garota mais bonita da minha turma disse que se eu ficar entre os dez primeiros na prova final, ela vai namorar comigo. Eu preciso ganhar esse sorteio. Você pode me ensinar matemática?]

    [Revisando artigos científicos? Eu aceito! Os Três Puros no céu, Buda me abençoa, Santa Maria, por favor, que eu seja sorteado! Repostando!]

    [Eu, um doutorando, estou rendido… Repostando!]

    [Não quero revisão de artigo científico. Pode trocar por dinheiro?]

    Na tarde do dia seguinte, enquanto jantava, Lu Zhou abriu o aplicativo do Weibo em seu celular e ficou chocado.

    Por que é que o número de repostagens está tão alto?

    Embora, ao olhar para os títulos das republicações, a maioria parecesse estar só se juntando à multidão para entrar na onda….

    Ainda meio cético, Lu Zhou abriu os tópicos quentes e, ao ver o que havia lá, perdeu completamente a calma.

    Quarto lugar nos tópicos mais comentados!

    Como é que isso subiu para lá do nada?

    Se fosse apenas pela quantidade de repostagens, embora realmente estivesse um pouco alta, ainda assim parecia insuficiente para entrar nos tópicos quentes, não?

    Ao clicar para ver o conteúdo do tendências, Lu Zhou finalmente entendeu. Não era sua postagem que havia subido, e sim o fato de ele ter desenvolvido o aplicativo, o que fora noticiado por alguma conta de marketing.

    A fonte original da notícia parecia ser uma chamada “Notícias Fresquinhas do Campus”, mas depois disso vários outros perfis de marketing com milhões de seguidores copiaram e repostaram a matéria. No fim, até mesmo o perfil oficial do Jornal da Juventude da China notou o caso e também compartilhou a notícia sem grandes cerimônias.

    Embora não tivessem repostado sua publicação original, o nome “Trem Universitário” aparecia destacado no corpo da matéria.

    [Calouro de determinada universidade em Jinling não consegue comprar passagens de trem-bala, então cria aplicativo próprio para ajudar os colegas a conseguirem bilhetes gratuitamente. Veja como é a vida universitária dos outros…]

    [Lembram-se daquele calouro que publicou dez artigos científicos em um mês? Pois é, ele está de volta (emoji de cachorro)1]

    Enfim, eram todos títulos desse tipo.

    E, a partir desse ponto, a reação em cadeia causada por esse tipo de sensacionalismo tornou-se completamente incontrolável…

    “…”

    Diante de tal situação, Lu Zhou não sabia se ria ou chorava.

    Ele realmente não esperava que fosse parar duas vezes nos tópicos quentes em um intervalo de apenas dois meses.

    Conectando-se ao painel de administração pelo celular, ele digitou o nome de usuário e a senha de desenvolvedor e fez uma checagem rápida na quantidade de usuários e nos dados de download nas diversas plataformas.

    Santo Deus, o número de contas registradas havia ultrapassado a marca de cento e cinquenta mil!?

    Especialmente na loja de aplicativos do Android, os dados de download explodiram de forma exponencial, fazendo com que o aplicativo disparasse até o topo do ranking de downloads diários.

    Ao que tudo indicava, seu aplicativo havia, de fato, conquistado a aprovação dos estudantes em geral.

    Quanto a quantos usuários conseguiriam ser mantidos no longo prazo, isso dependeria da gestão futura da plataforma.

    Foi nesse momento que ele recebeu uma ligação de Chen Yushan.

    “Lu Zhou! Lu Zhou! Foi você mesmo que fez aquele aplicativo?” Do outro lado da linha, a voz vinha carregada de empolgação, mais animada até do que ele próprio.

    Lu Zhou: “Fui eu, sim. Por quê?”

    “…”

    Após obter uma confirmação inequívoca, a outra parte caiu subitamente em silêncio.

    Passou-se um bom tempo.

    Do outro lado da linha, ouviu-se um suspiro inesperado, e a voz soou com certa melancolia: “Não é nada. É só que, de repente, parece que você voou tão alto, tão longe que eu já nem sei mais o que dizer.”

    Lu Zhou respondeu, confuso: “Voei tão longe? Não é pra tanto. Ainda faltam três anos para eu me formar.”

    “Você está certo.” Chen Yushan deu uma risada e mudou de assunto: “Ah, verdade. Minha prima voltou de Xangai, e minha tia pediu que eu lhe perguntasse se, no próximo semestre, você ainda terá tempo para realizar algum trabalho de meio período.”

    “Sim, claro que vou.” Lu Zhou respondeu sem a menor hesitação.

    Atualizar o servidor da Alibaba Cloud, expandir a capacidade de armazenamento, adquirir pacotes de tráfego para serviços de comunicação em rede, projetar uma interface gráfica mais refinada… tudo isso custa dinheiro!

    Atualmente, seu aplicativo é oferecido de forma totalmente gratuita, estando ainda distante de qualquer forma de monetização. Quem sabe quanto mais dinheiro será necessário despejar?

    Os pontos gerais não podiam ser convertidos em dinheiro. Logo, a única alternativa de Lu Zhou é trabalhar por conta própria e continuar subsidiando o projeto com seus próprios rendimentos.

    Do outro lado da linha, ouviu-se uma voz cheia de alegria: “Isso é maravilhoso, a Mengqi vive elogiando o modo como você explica os problemas de matemática. Muitas questões difíceis, basta que você explique uma vez para que ela compreenda.”

    “O mérito é, sobretudo, do talento que ela tem”, respondeu Lu Zhou com um leve sorriso.

    Chen Yushan: “Ah, sim, mais uma coisa. Desde que ela ingressou no segundo ano do ensino médio, só tem folga nas tardes de domingo. Por isso, as tutorias agora serão concentradas em um único dia por semana. Está tudo certo para você quanto a isso?”

    Lu Zhou: “Sem problema algum. Estou livre tanto aos sábados quanto aos domingos. Basta ver qual horário é mais conveniente para ela.”

    No escritório do diretor, Zhang Zhongjie empurrou a porta e entrou. Assim que adentrou o recinto, já se adiantou com um sorriso no rosto: “Diretor Lu, parece que o Instituto2 de Matemática Aplicada de vocês revelou um verdadeiro talento.”

    O Diretor Lu, sem responder de imediato, colocou a caneta de lado, retirou os óculos do nariz e suspirou: “Diga, o que aquele garoto Lu Zhou foi fazer agora?”

    O Reitor Zhang sorriu e disse: “Ora, eu nem cheguei a dizer o nome e o senhor já adivinhou que foi o Lu Zhou que aprontou algo de novo?”

    “Dentro de todo a Instituto de Matemática Aplicada, quem mais além daquele garoto seria capaz de causar tanto alvoroço quanto ele?”

    “Pelo jeito do seu tom, parece que você não está muito satisfeito, hein?”, comentou o diretor Zhang, sentando-se no sofá com um sorriso no rosto. “Então que tal transferimos o Lu Zhou do seu instituto para o nosso de Ciência da Computação? Eu, sinceramente, estou bastante satisfeito com esse garoto.”

    “Heh.” O Diretor Lu recostou-se na cadeira de escritório, lançou-lhe um olhar de soslaio e respondeu sem a menor cerimônia: “Nem pense nisso!”

    Que piada.

    Embora o Instituto de Matemática da Universidade Jindong esmagasse incontáveis universidades 211 e 985 no eixo vertical, em comparações horizontais ainda ocupava a parte inferior entre as dez melhores instituições de ensino superior do país, bem diferente de Física, que era muito mais expressivo.

    Agora, com muito esforço, o Instituto de Matemática Aplicada finalmente revelara um talento como aquele. Lu Fangping não era nenhum tolo, como poderia deixá-lo ir embora assim tão fácil? Se fosse preciso, usaria de todas as táticas, da lábia à chantagem emocional, para mantê-lo por perto!

    “Olha só como você se empolgou. Eu só estava brincando”, riu Zhang. “Além do mais, essa questão de trocar de instituto depende da vontade dele. Mas vamos ao que interessa, você tem dado uma olhada no Weibo ultimamente?”

    “Weibo?” O Diretor Lu franziu a testa. “O que estão dizendo no Weibo agora?”

    Embora Lu Fangping soubesse o que era Weibo, nunca chegou a instalar o aplicativo no celular. Primeiro, porque não tinha o menor interesse nas fofocas de celebridades jovens que vivem entre os assuntos em alta. Segundo, porque o tamanho da fonte na tela do celular era pequeno demais, para alguém mais velho, aquilo era um castigo. Bastava passar um pouco mais de tempo lendo para que os olhos começassem a doer. E, além disso, ele estava sempre atarefado com os assuntos do instituto e com seus próprios projetos, sem tempo algum para ficar grudado no telefone o dia todo.

    No quesito faro para assuntos em alta, ele naturalmente não podia se comparar ao diretor Zhang, do Instituto de Ciência da Computação.

    “O Lu Zhou do seu departamento recentemente criou um aplicativo chamado Trem Universitário. Alguns professores do nosso departamento deram uma olhada e, para a nossa surpresa, o aplicativo está muito bem feito. Agora que a universidade está incentivando o empreendedorismo, pensamos em dar uma força para ele. Por isso vim aqui lhe avisar”, disse o diretor Zhang, sorrindo.

    Diante do sorriso cordial do diretor Zhang, o diretor Lu também sorriu, embora seus olhos tenham se estreitado levemente, enquanto lembrava de certas coisas.

    Visando incentivar a inovação tecnológica nas universidades e promover o espírito empreendedor, proativo e independente e blá blá blá, o ministério da educação lançou recentemente um “Plano Nacional de Apoio ao Empreendedorismo Universitário”, enviado às instituições subordinadas diretamente ao governo central, bem como às secretarias estaduais e municipais de educação.

    O diretor Lu já tinha ouvido falar desse plano. O foco principal era nos alunos do último ano da graduação que não pretendiam prestar o exame de mestrado. Em termos simples, o governo bancava com dinheiro (empréstimos), a universidade contribuía com pessoal, recursos e apoio técnico, tudo para te ajudar a empreender e colocar seu sonho de pé!

    Claro, não era qualquer projeto que podia pleitear esse empréstimo sem juros. Se você quisesse abrir uma loja de chá de boba, vender roupas no Taobao ou, pior ainda, usar o dinheiro para especular na bolsa, a universidade não aprovaria de jeito nenhum!

    Para um projeto ser elegível a esse empréstimo, primeiro de tudo, ele precisava cumprir o critério de inovação tecnológica. Em segundo lugar, tinha que ser pé no chão, a ideia apresentada não podia ser exageradamente mirabolante. Por exemplo, se você já chega gritando que quer construir um foguete ou desenvolver energia alternativa, isso definitivamente não vai passar na avaliação!

    E por fim, o critério mais prático de todos, ele precisava ser capaz de gerar empregos.

    Afinal, se é um projeto incubado pela própria universidade, na hora de contratar, por mais que se diga o contrário, vai acabar priorizando os próprios ex-alunos.

    A Universidade Jinling também respondeu ativamente ao chamado do governo, repassando a cada instituto uma cota específica para apoiar seus alunos no empreendedorismo independente. No fim das contas, emprego é prioridade número um. E colocar em prática aquilo que se aprende é algo que o país sempre enfatizou. Se um projeto grande realmente saísse da incubadora, isso já contaria como um grande resultado, tão valioso quanto produzir um avanço científico!

    Só que, via de regra, essa política não é voltada para alunos que ainda não estejam no último ano. Afinal, o papel principal de um estudante ainda é estudar. Se nem os créditos obrigatórios você completou, e resolve se jogar no empreendedorismo a ponto de comprometer a formatura, isso não só é um erro de prioridades para o aluno, como também uma falha de direção por parte da universidade!

    Só que essa regra, obviamente, não se aplicava a Lu Zhou. Um cara capaz de escrever um artigo de matemática naquele nível, para ele, fazer uma graduação era só um protocolo a ser cumprido. Entre os professores e diretores do departamento, quase ninguém o tratava como um aluno de graduação. Pelo menos, não como um estudante do primeiro ano.

    Mas…

    Por mais talentoso que fosse esse moleque do Lu Zhou, ele ainda era do nosso Instituto de Matemática Aplicada. Que papo é esse de o pessoal do Instituto de Ciência da Computação querer se meter?

    O diretor Lu percebeu imediatamente que esse cara veio tentar roubar nosso ouro!

    Vendo que o Diretor Lu ficou calado, o Diretor Zhang deu mais um sorriso, num tom amistoso, e continuou: “Não precisa ficar achando que isso vai atrapalhar os estudos dele, viu? Estudar também é algo que se aprofunda na prática. Essa minha proposta, para o aluno Lu, só vai trazer benefícios. E, além disso, alguns professores do nosso Instituto de Ciência da Computação analisaram a ideia e acharam que o projeto tem bastante valor, por isso…”

    “Nem pense nisso! Vou procurar o reitor do nosso instituto de matemática agora mesmo”, cortou o diretor Lu, se levantando imediatamente com uma risada. “Pode parar com esse papo de vir roubar talento nosso! Aqui no instituto de matemática, se tem uma coisa que não nos falta, é cota para distribuir!”

    Não é que a gente tenha cota sobrando, é que não tem nem onde usar!

    A matemática até tem sua utilidade. Mas, convenhamos, você realmente espera que alguém com formação de graduação em matemática vá conseguir inventar alguma coisa realmente inovadora?

    As propostas que apareciam até agora vinham com todo um ar profissional, cheias de gráficos estatísticos feitos em software, com análises de big data pra cá, machine learning pra lá, mas na hora de olhar o conteúdo, era só plano de montar banquinha ou abrir loja online. Para aprovar uma coisa dessas, só se o avaliador fosse cego!

    Agora, havia finalmente aparecido alguém de verdade, e o diretor Lu, é claro, não ia soltar esse peixe grande de jeito nenhum. Nem deixou o outro terminar e já recusou na hora.

    Do seu lado, vocês oferecem tanto pessoal quanto recursos, dizendo que é para ajudar nosso Instituto de Matemática a incubar um projeto. Mas é bem capaz que, durante essa incubação, no final tanto a galinha quanto os ovos acabem virando propriedade de vocês, do Instituto de Ciência da Computação!

    Não é porque Lu Fangping anda por aí com óculos bifocais, passando os dias indo e vindo entre o laboratório e o escritório, que ele seja algum sujeito simplório. Muito pelo contrário, ele enxergou claramente quais eram as reais intenções de Zhang Zhongjie!

    Too young!

    Too simple!3

    “Mas escuta aqui, velho Lu. Isso não está certo, não é? Um projeto dessa natureza, voltado para a ciência da computação, sendo registrado pelo Instituto de Matemática, que relação isso tem com matemática…? Se isso vier a público, o que as pessoas vão pensar?”, disse o Diretor Zhang, entre frustrado e incrédulo.

    “Se eu digo que tem relação, então tem! Desde quando análise de grandes volumes de dados não usa matemática? Está aprovado!”, rebateu o diretor Lu, arregalando os olhos. Como se, de repente, tivesse se lembrado de que o projeto ainda nem havia sido protocolado, ele acrescentou em tom firme: “Hoje mesmo vou ligar para Lu Zhou e pedir que ele traga o formulário de solicitação do projeto. Eu mesmo vou levá-lo até o reitor… E vou ficar em cima até que ele aprove!”

    O Diretor Zhang se exaltou: “Isso que você está fazendo é inaceitável! No mínimo, devemos consultar a opinião do próprio estudante! Permitir que ele faça sua própria escolha, isso, sim, é agir em benefício dele!”

    Ora, agora ele resolveu discursar sobre princípios?

    O diretor Lu girou os olhos ligeiramente e respondeu, com prontidão: “Muito bem, então. Mais tarde eu converso com ele. Você, por ora, pode voltar e esperar.”

    “De jeito nenhum!” retrucou prontamente o Diretor Zhang, descruzando as pernas e cruzando-as novamente com desdém, recusando-se a sair. “Você é um velho ardiloso que não sabe jogar limpo. Pois muito bem, vou ficar sentado exatamente aqui. Ligue para ele agora mesmo e mande-o vir até aqui! Caso contrário, o jantar desta noite ficará por sua conta!”

    O diretor Lu riu e xingou-o de cara de pau, mas vendo que ele nem sequer esboçou reação, percebeu que enquanto não resolvessem isso ali mesmo, a coisa não teria fim. Só pôde balançar a cabeça, estender a mão e pegar o celular para ligar para Lu Zhou.

    1. Tenho quase certeza que é o doge[]
    2. Mudei de faculdade para instituto >× Depois vou mudando os outros capítulos na calma.[]
    3. Ambos tem que ser lido com sotaque. “tchu yangi!” “tchu simpou!”.[]

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (1 votos)

    Nota