Capítulo 60 - Abertura da Competição Nacional!
No dia 12 de setembro, a competição foi realizada conforme o previsto.
Na véspera do evento, Lu Zhou e os demais embarcaram no ônibus escolar, foram do novo campus para o antigo, onde foram acomodados em dormitórios provisórios organizados pela instituição.
Os colchões e travesseiros já estavam preparados, bastava levar uma fronha e um lençol. Aqueles menos exigentes podiam até ir de mãos vazias, afinal, ainda que o período da competição fosse de 72 horas, o tempo médio de sono por participante dificilmente ultrapassaria dez horas.
Lu Zhou era um exemplo disso.
Sua carga de trabalho era a mais pesada, com a maior quantidade de tarefas a cumprir. Apenas no segundo dia poderia tirar um breve cochilo, por isso decidiu sequer levar roupas para trocar, indo de mãos vazias. E sua primeira ação ao chegar ao novo dormitório foi deitar-se na cama e dormir.
Mesmo sem sono, era necessário forçar-se a dormir.
Ele despertou às cinco horas da manhã do dia seguinte. Permaneceu de olhos fechados na cama até por volta das sete. Depois de tomar o café da manhã no refeitório, Lu Zhou encontrou-se com Wang Xiaodong e Lin Yuxiang, e os três seguiram juntos para o laboratório especial preparado pela universidade para a competição de modelagem matemática.
Segundo as informações oficiais divulgadas, esta edição da competição conta com a participação de mais de 70 mil universitários, organizados em 25.347 equipes, provenientes de 1.338 instituições de ensino superior de 33 províncias, municípios e regiões autônomas da China (incluindo Hong Kong e Macau), bem como dos Estados Unidos e de Singapura. Todos acessaram simultaneamente o site oficial da competição para baixar os enunciados dos problemas e iniciar o desafio.
A competição foi organizada conjuntamente pelo Departamento de Educação Superior do Ministério da Educação e pela Sociedade Nacional de Matemática Industrial e Aplicada da China. Em razão de sua rigorosidade e imparcialidade nos critérios de avaliação, embora sua influência seja ligeiramente inferior à do “Cálice do Desafio”1, o valor da premiação nacional, sob determinados aspectos, supera em muito o do “Cálice do Desafio”.
Às sete e meia da manhã, o laboratório já estava completamente ocupado por dez equipes.
Embora muitos optem por utilizar seus próprios notebooks para responder às questões, na maioria das vezes ainda os levam ao laboratório. Afinal, apenas no laboratório e na biblioteca é possível acessar gratuitamente artigos acadêmicos pela plataforma da CNKI. Confiar em fontes não verificadas encontradas no Baidu para vencer uma competição como essa é o mesmo que acender um incenso e esperar que a dissertação se escreva sozinha.
O professor Liu deu uma volta pelo local, cumprimentou Lu Zhou e os outros três com um sorriso, mas não abordou questões relacionadas à competição. Limitou-se a perguntar: “Descansaram bem ontem à noite?”, “Já se acostumaram ao dormitório do antigo campus?” e outras frases de cortesia semelhantes. Em seguida, saiu tranquilamente do laboratório, pegou o carro e retornou ao novo campus para cuidar de seu próprio projeto.
Às oito horas, o sino soou.
Todos acessaram rapidamente o site oficial e baixaram os enunciados das questões.
De acordo com o regulamento, os problemas estavam divididos em quatro grandes categorias: A, B, C e D. Os problemas A e B pertenciam ao grupo de nível bacharelado, enquanto os C e D estavam destinados ao grupo de nível técnico. Cada equipe deveria escolher um dos problemas como alvo e, no prazo de 72 horas, concluir e fazer o upload do código MD5 gerado pelo software oficial, além de submeter, no mesmo dia do encerramento da competição, a versão em PDF do artigo correspondente ao código MD5.
De modo geral, a escolha do tema deveria ser feita em no máximo meia hora, com todos os participantes correndo contra o tempo para ler os enunciados.
Contudo, no instante em que visualizaram os problemas, todos ficaram atônitos.
“A: Projeto e estratégias de controle da trajetória de pouso suave da Chang’e 3… B: Mesa dobrável criativa de superfície plana?! Mas que porra é essa? Que diabos são esses temas deste ano?”
“VSF, isso não tem nada a ver com os treinamentos que fizemos!”
“Uns dias atrás eu acho que fiz algo parecido, parecia ser um esquema de lançamento do foguete Shenzhou… Mas achei que esse tipo de tema viajado nunca ia cair, e não é que… fui ingênuo!”
“Mas que merda, cara, você não tirou noventa e cinco em Cálculo Avançado? Pensa em alguma coisa aí!”
“Eu estudei Cálculo, não estudei como caralhos se vai pro espaço!”
“Projetar uma mesa… o que há para projetar numa mesa? Não são só quatro pernas? Dobrável… e se a gente botar uma mola atrás das pernas do banco?”
O ambiente no laboratório estava consideravelmente agitado. Era evidente que os alunos estavam completamente desnorteados diante dos problemas, sem saber por onde começar.
Contudo, entre eles, havia também verdadeiros especialistas.
Por exemplo, Luo Rundong, o segundo melhor aluno da turma de Lu Zhou, que naquele momento conversava com os colegas de equipe em voz baixa, mantendo uma expressão absolutamente serena.
E também Liu Rui… Na equipe desse sujeito, parecia haver um membro bastante confiável. Já haviam terminado a leitura do enunciado e estavam começando a distribuir as tarefas entre os integrantes.
Diante dos dois problemas baixados do site oficial, Wang Xiaodong franziu a testa com intensidade.
Era um início catastrófico.
Ambos os problemas estavam relacionados à física.
O primeiro envolvia cálculos orbitais próprios da física aeroespacial. Confiar apenas nos conhecimentos de física do ensino médio certamente não seria suficiente. O problema B, à primeira vista, parecia simples, mas na realidade não era muito menos exigente do que o primeiro. Ele requeria uma análise do movimento dinâmico das pernas da mesa, uma análise das forças aplicadas nos materiais, entre outras questões complexas. Isso implicava não apenas domínio das técnicas de modelagem matemática, mas também certo conhecimento em mecânica estrutural, ciência dos materiais e até mesmo em ergonomia.
Contudo…
O “gênio da matemática” da equipe ainda estava apenas no segundo ano da graduação, e sequer havia iniciado as aulas de física.
Não havia outra saída, era preciso evitar o pesado e ir para o mais leve.
O primeiro problema exigia um conhecimento de física que eles absolutamente não possuíam, tornando impossível resolvê-lo. O segundo ainda permitia a coleta de informações pela internet, e talvez fosse possível convertê-lo em um problema matemático a ser solucionado.
Wang Xiaodong olhou para Lu Zhou. “Que tal escolhermos o problema B?”
Lu Zhou balançou a cabeça. “Vamos escolher o problema A.”
“O problema A?”, Wang Xiaodong franziu as sobrancelhas, “Você tem certeza do que está fazendo?”
“Se for apenas física universitária, eu já estudei tudo. Física aeroespacial pode até parecer complexa, mas, no fundo, se resume apenas ao conteúdo dos três primeiros capítulos.” Após uma breve pausa, Lu Zhou lançou um olhar à equipe ao lado e continuou. “Além disso, só de observar aqui neste laboratório, já dá para ver que há muita gente escolhendo o problema B.”
Os problemas A e B seriam avaliados separadamente, e, diante de um problema A tão intimidador, era inevitável que a maioria optasse pelo problema B. Nesse momento, era hora de demonstrar a coragem de quem, sabendo que há um tigre na montanha, ainda assim segue em direção a ela, deixando a ponte estreita para o exército de milhares e, com tranquilidade, seguir sua própria ampla estrada de um futuro brilhante!
Naturalmente, essa decisão de Lu Zhou só foi tomada porque, em seu íntimo, ele estava seguro quanto à resolução do problema A.
Wang Xiaodong assentiu com uma expressão impassível, compreendendo naturalmente o significado por trás das últimas palavras de Lu Zhou.
“Certo, então deixaremos a modelagem por sua conta.”
“Pode deixar comigo.”
Através do olhar, os dois prodígios acadêmicos já haviam chegado a um consenso.
Lin Yuxiang, completamente confusa, observava os dois colegas de equipe que já haviam se entendido sem dizer quase nada, e não pôde deixar de perguntar, em voz baixa: “Bem… há algo em que eu possa ajudar?”
Wang Xiaodong esboçou um sorriso que ele mesmo julgou bastante gentil, preparando-se para dizer com elegância: “Pode deixar tudo comigo.” No entanto, antes mesmo que pudesse cultivar alguma emoção naquele rosto sempre apático, Lu Zhou, debruçado sobre a folha A4 fazendo rascunhos à mão, respondeu com franqueza e sem sequer levantar a cabeça: “Trazer comida e água, conto com você.”
Modelagem, programação e redação do artigo, para isso não faltavam pessoas. O que estava faltando era alguém para fazer os serviços de apoio.
Não se engane achando que é fácil vencer sem esforço. Se não deixasse essa garota fazer alguma coisa, Lu Zhou não se sentiria em paz consigo mesmo.
Wang Xiaodong: “…”
Lin Yuxiang, por outro lado, não demonstrou qualquer ressentimento. Animada, assentiu com vigor: “Certo, pode deixar comigo!”
Quando a modelagem matemática e a redação do artigo ficam sob a responsabilidade de uma única pessoa, muitas tarefas que normalmente exigiriam comunicação entre duas pessoas podem ser executadas por apenas uma, eliminando questões como entrosamento entre os membros da equipe ou dificuldades de expressão e compreensão.
Ao mesmo tempo, estando sob o controle direto de quem executa tanto a modelagem quanto a redação, Lu Zhou, como líder da equipe, podia emitir instruções com precisão a Wang Xiaodong, responsável pela etapa da programação.
Desse modo, praticamente não havia espaço para divergências entre os membros da equipe!
Superando as informações introdutórias do enunciado, o problema principal se divide em três partes:
(1) Determinar a posição do periselênio e do aposelênio da órbita de preparação para o pouso, bem como a magnitude e a direção da velocidade correspondente da Chang’e 3.
(2) Determinar a trajetória de pouso da Chang’e 3 e a estratégia ótima de controle ao longo de seis estágios.
(3) Realizar a análise de erro e a análise de sensibilidade correspondentes à trajetória de pouso e à estratégia de controle por vocês projetadas.
“A seção do resumo constitui a síntese de todo o conteúdo do artigo, e pode ser redigida após a conclusão do texto integral. O ponto central está na análise do problema após sua reexposição, o que envolve toda a linha de raciocínio da modelagem. A alma de todo o artigo reside aqui.” Mordendo a ponta da caneta esferográfica, Lu Zhou digitava no teclado enquanto seus dedos tamborilavam, redigindo o esboço da estrutura do artigo. Em seguida, com base nos rascunhos feitos à mão anteriormente, começou a definir o elemento mais essencial de seu texto, a alma de sua dissertação.
[Problema 1: A fim de determinar a posição do periselênio e do aposelênio da órbita de preparação para o pouso, bem como a magnitude e a direção da velocidade correspondente da Chang’e 3, utilizamos inicialmente os conhecimentos da mecânica, em combinação com as condições já conhecidas, para efetuar os cálculos. Por meio do raciocínio de limite, dividimos o movimento da fase principal de desaceleração da Chang’e 3 em um número infinito de movimentos retilíneos uniformemente acelerados. Em seguida, empregamos o software MATLAB para elaborar um programa que execute cálculos iterativos sobre essa fase principal de desaceleração…]
[Problema 2: Para garantir a trajetória de pouso da Chang’e 3 e a estratégia ideal de controle ao longo dos seis estágios, é necessário tomar como objetivo a minimização do consumo de combustível. Com base nesse princípio, realizamos a análise, empregando os parâmetros obtidos no Problema 1. Utilizamos o software MATLAB para aplicar um algoritmo de identificação de obstáculos em mapas de elevação digital (DEM), possibilitando assim o reconhecimento de obstáculos e a definição do ponto de pouso, além da construção de um modelo para simular a trajetória de pouso ideal…]
[Para analisar os erros da estratégia de controle da trajetória de pouso desenvolvida no Problema 2, é essencial, primeiramente, enumerar o máximo possível de fatores que possam gerar erros e realizar uma análise detalhada desses elementos…]
Completamente imerso no trabalho, Lu Zhou estava com sua mente e corpo inteiramente concentrados na tarefa à sua frente.
No instante em que concluiu a análise do problema, sentiu sua mente extraordinariamente lúcida, a ponto de já ter formado, em sua mente, uma estrutura geral do desenvolvimento do artigo.
O trabalho restante consistia, então, em traduzir esse esboço para a linguagem da matemática…
Para a maioria das equipes, a redação do artigo costuma ser deixada para depois da conclusão da modelagem e da programação. Porém, para Lu Zhou, essas etapas podiam ser realizadas simultaneamente!
E isso se tornaria a maior vantagem de sua equipe!
- 挑战杯, Challenge Cup ou Cálice do desafio é uma competição estudantil muito conhecida na China.[↩]
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