Índice de Capítulo

    Trabalhar por mais de trinta horas ininterruptas, ainda por cima em um estado de concentração tão intensa, já havia levado o estado mental de Lu Zhou ao seu limite.

    Depois de retornar ao dormitório temporário, Lu Zhou, como de costume, nem sequer trocou de roupa. Ele encostou a cabeça no travesseiro e, imediatamente, mergulhou no mundo dos sonhos.

    Quando voltou a abrir os olhos, o sol do lado de fora já se inclinava sobre a linha do horizonte.

    Ao tirar o celular do bolso e conferir as horas, viu que já eram cinco e meia da tarde. Lu Zhou não pôde deixar de refletir consigo mesmo.

    “Meu ritmo de sono está completamente invertido. Parece que nos próximos dois dias, vou ter que reservar um tempo para ajustá-lo.”

    Como ninguém apareceu para acordá-lo no meio do caminho, ele acabou dormindo até esse horário sem sequer se dar conta.

    Na tela do celular, apareciam mais de dez chamadas não atendidas. Algumas de Chen Yushan, outras de dois companheiros de equipe, além do professor Liu, do orientador da turma, e de seu colega de quarto.

    Lu Zhou abriu o WeChat e respondeu um por um, explicando o motivo de não ter atendido as ligações.

    Depois de terminar de enviar as mensagens, ele colocou a mochila de viagem nas costas e se preparava para devolver a chave do dormitório, quando recebeu uma nova ligação.

    O nome que apareceu na tela foi o de Chen Yushan.

    Assim que atendeu a chamada, uma voz agradável soou imediatamente do outro lado da linha.

    “Lu Zhou! Como você está se sentindo?”

    Lu Zhou: “Acho que estou bem.”

    Chen Yushan logo perguntou: “Ouvi dizer que os temas deste ano estavam bem difíceis. Qual problema você escolheu?”

    Lu Zhou: “A, aquele sobre a sonda Chang’e 3.”

    Ao ouvir a resposta de Lu Zhou, Chen Yushan arregalou os olhos de surpresa e disse: “Você realmente escolheu aquele problema! Você conseguiu entender o que estava no enunciado?”

    Lu Zhou refletiu por um momento antes de responder: “Acho que sim. Embora o tema de exploração espacial pareça meio assustador à primeira vista, depois de convertê-lo para um problema matemático, ele acabou sendo surpreendentemente simples.”

    “Claro, só você mesmo para achar aquilo simples.” Chen Yushan suspirou. “Uma colega de quarto minha também participou este ano. A ideia dela era conseguir um prêmio nacional de primeiro nível1 e, com isso, tentar garantir a recomendação direta para o mestrado. Mas assim que ela viu os enunciados da competição, ficou completamente desnorteada.”

    Prêmio nacional de primeiro nível na Competição de Modelagem Matemática conta pontos para recomendação ao mestrado?

    Lu Zhou teve um lampejo de compreensão.

    Não é à toa que Lin Yuxiang estava tão desesperada para se encostar em alguém forte.

    Entendo, agora tudo fazia sentido.

    Lu Zhou: “Qual problema ela escolheu?”

    Chen Yushan: “O problema B, aquela de projetar a mesa dobrável.”

    Isso sim era trágico.

    Lu Zhou pensou internamente.

    Naquela sala de informática, ao menos sete equipes haviam escolhido o problema B. As outras três provavelmente nem haviam notado, e não se podia descartar a possibilidade de que a equipe de Lu Zhou fosse a única de toda a sala a escolher o problema A.

    “E o que ela achou do problema?”

    “Muito difícil. Envolvia mecânica estrutural, ergonomia… enfim, muito, muito complicado. Segundo as palavras dela: ‘o que é que tem pra calcular num maldito pedaço de mesa?’.” Chen Yushan suspirou. Ela acrescentou: “Os problemas da categoria de cursos técnicos eram mais razoáveis, um era sobre projetar um criadouro de porcos, o outro, um armário de armazenamento de medicamentos. Enfim, não vou tomar mais seu tempo, vá comer alguma coisa. Imagino que você tenha acabado de acordar. Eu vou lá consolar minha colega de quarto.”

    “Un, até mais.”

    Lu Zhou desligou o telefone. Justo nesse momento, viu que Lin Yuxiang havia respondido com uma mensagem dizendo que tanto o código MD5 quanto o artigo haviam sido enviados com sucesso. Ela e Wang Xiaodong já tinham voltado para a universidade. Disse ainda que, caso ele precisasse de ajuda no futuro, não deveria hesitar em pedir, e que o convidaria para uma refeição outro dia, como forma de agradecimento, entre outras coisas.

    Lu Zhou pensou por um momento e respondeu com um simples: [Não há de quê.]

    A competição havia terminado. Ainda que os outros tivessem se esquivado bastante das responsabilidades, ao menos ele tinha servido como um “soldado de apoio” por três dias, o que, de certa forma, também era uma contribuição.

    Reclamar mais do que isso seria injustificável.

    A condução da escola já havia partido. A próxima só sairia na manhã seguinte.

    As condições de alojamento no campus antigo eram realmente precárias. Além disso, já fazia três dias que Lu Zhou não tomava banho nem trocava de roupa, e ele não queria permanecer ali nem por mais um segundo.

    Assim, colocou a mochila de viagem nas costas e dirigiu-se até o portão da escola. Lá, comeu uma tigela de macarrão em um restaurante qualquer e, em seguida, pegou o metrô de volta para o campus novo.

    “Um-dois-um, um-dois-um…”

    “Balancem os braços! Movam essas pernas! Um por um, ninguém aí ouse bancar o preguiçoso comigo!”

    O som de apitos ecoava por todo o campo de esportes. Os calouros do primeiro ano, todos vestindo um uniforme verde vibrante, estavam sendo submetidos ao treinamento dos instrutores militares.

    Olhando para aqueles calouros radiantes de energia, Lu Zhou soltou um suspiro involuntário. Ser jovem é realmente uma dádiva. Depois disso, seguiu em direção ao dormitório.

    Ao retornar ao dormitório, mal havia empurrado a porta, quando três animais vieram cercá-lo de imediato.

    “Zhouzi, como foi a prova?”

    “Está confiante de que passou para a próxima fase? O Liu Rui já disse de novo, e de novo, e de novo, que está completamente ferrado.”

    “Mas é verdade que estou completamente ferrado…”, disse Liu Rui, entre o riso e o choro. “Por que vocês simplesmente não acreditam em mim? Olhei para os dois problemas com cara de idiota, só consegui entender um pouco da segunda. E mesmo assim, foi graças ao craque do nosso grupo, que enquanto escrevia o código ainda me ajudava a construir o modelo. Se conseguirmos um prêmio provincial, já vai ser ótimo.”

    Impaciente, Shi Shang interrompeu o rapaz: “Tá, tá, tá. Você se deu mal, se deu sim. Se não tivesse se dado mal, eu até perdia o respeito por você. Agora sai da frente, a gente quer falar com o Zhouzi.”

    Huang Guangming aproximou-se e perguntou: “Zhouzi, e você? Como se saiu? O problema A estava difícil?”

    Lu Zhou respondeu de forma casual: “Estava razoável… E você, Liu Rui?”

    “Muito difícil… Tinha vários problemas que só com matemática não dava para resolver”, respondeu Liu Rui, balançando a cabeça.

    Isso era de se esperar.

    Afinal, seja a matemática ou a programação, ambas são apenas ferramentas para resolver problemas. E é justamente nisso que reside o cerne da ideia por trás da modelagem matemática. A competição não visa selecionar talentos que simplesmente sejam bons em provas, mas sim talentos aplicados, capazes de utilizar a matemática para resolver problemas concretos do mundo real.

    Afinal, por que dizem que o prêmio nacional possui alto valor? O prestígio está justamente nesse ponto.

    Diferentemente das provas de matemática, a Competição de Modelagem Matemática não dá margem para muita discussão. Um leigo sequer consegue entender o artigo, quanto mais quando o artigo está num pendrive.

    Puxado por dois colegas de quarto que estavam planejando participar da competição no próximo ano, Lu Zhou foi interrogado por um bom tempo. Depois de finalmente conseguir livrar-se da perseguição daqueles animais, subiu pela escada até sua cama e abriu seu notebook.

    Depois de deixar o computador ligado por tanto tempo, se ao menos a barra de progresso não tivesse avançado nem um pouco, então o prejuízo seria grande.

    No entanto, quando Lu Zhou levantou a tampa do notebook e olhou, ficou furioso na hora.

    VSF.

    A barra de progresso havia avançado só um mísero tantinho, praticamente igual ao que estava antes de ele sair.

    O caralho que vou deixar essa merda rodando. É só um desperdício de energia!

    Tomado de indignação, Lu Zhou desligou o notebook sem dizer uma palavra, agarrou dois livros de programação que havia pegado emprestado, enfiou-os na bolsa tiracolo e saiu correndo para a biblioteca, a fim de estudar por conta própria.

    Após o término da Competição de Modelagem Matemática, Lu Zhou finalmente pôde desfrutar de um breve período de tranquilidade.

    Ele carregava consigo, todos os dias, apenas dois livros. Um exemplar de “Estrutura de Dados” e outro de “Exemplos de Programação em Inteligência Artificial”. Ele assistia às aulas de matemática com eles, também às de física, com exceção das aulas de educação física, praticamente em todas as demais ficava na sala apenas cuidando dos próprios assuntos.

    Essa era a única coisa boa da universidade, o tempo passava a ser gerido por si próprio.

    Exceto pelos diretores e da faculdade e por alguns professores mais velhos, em geral, os docentes apenas se preocupavam em dar suas aulas lá na frente. No máximo, faziam uma chamada para verificar quem havia faltado. Raramente se importavam quanto ao que os alunos estavam fazendo sentados lá embaixo, desde que não atrapalhassem a aula, tudo corria bem.

    No seu cotidiano, ele costuma estar assistindo às aulas, ou estudando por conta na biblioteca, ou ainda no dormitório, digitando e provocando a inteligência artificial Aizinha com brincadeiras. Lu Zhou acabou descobrindo, inesperadamente, que conversar com a Aizinha ajudava a acelerar o progresso da barra de carregamento, e com uma eficiência muito maior do que simplesmente deixar o computador ligado sem fazer nada.

    Por essa razão, Lu Zhou escreveu, ele mesmo, um pequeno programa em Python, estabelecendo uma interface de conexão entre o programa principal de Aizinha e o bate-papo do QQ. Além disso, registrou uma nova conta no QQ, dando-lhe como apelido simplesmente o nome “eye”.

    Dessa forma, ele só precisava deixar sua conta secundária conectada na estação de trabalho móvel e, então, enviar mensagens do seu próprio QQ pessoal para essa conta secundária. A mensagem seria lida por aquele pequeno programa e inserida automaticamente na janela de conversa da Aizinha.

    Isso equivalia, na prática, a utilizar uma ferramenta de chat de terceiros para interagir à distância com a Aizinha de maneira indireta. Levando em conta que a Aizinha possuía controle absoluto sobre a “estação de trabalho móvel”, ele poderia inclusive, por meio disso, controlar seu notebook remotamente.

    Se solicitasse que a Aizinha executasse determinado programa, ela o executaria automaticamente.

    Por exemplo, bastava que ele digitasse “desligar”, e a Aizinha desligaria o computador por ele.

    Pensando bem, isso era até bastante impressionante.

    Naturalmente, por precaução, ele adicionou uma trava de segurança no código principal do pequeno programa. Apenas mensagens enviadas a partir do seu próprio número do QQ seriam reconhecidas e inseridas na janela de diálogo da Aizinha.

    Portanto, mesmo que alguém localizasse sua conta secundária usando a função de busca por “pessoas nas proximidades” e enviasse uma mensagem para ela, isso não teria efeito algum.

    Afinal, a única conta que poderia ser reconhecida era a dele mesmo.

    1. Acredito que cheguei a traduzir como primeiro lugar antes, não lembro onde, mas acabei de ver que é algo bem diferente. Vou explicar abaixo:

      Prêmio Nacional de Primeiro Nível (国家级一等奖)não é exatamente “primeiro lugar” no sentido em que “só uma pessoa ou equipe ganha”. Ele não significa que a pessoa ficou em 1º lugar absoluto, mas sim que entrou na faixa de excelência mais alta dentro de uma competição nacional, e várias pessoas ou equipes podem receber esse prêmio ao mesmo tempo. O primeiro nível costuma ser top 1% a 5% (varia por competição) []

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (1 votos)

    Nota