Capítulo 65 - Entrevista com especialistas
Três dias se passaram rapidamente.
Logo chegou o dia de partir para a capital e participar da entrevista com os especialistas.
As passagens do trem-bala até a capital foram reembolsadas pela universidade, mas às despesas com o hotel ainda precisavam ser arcadas por conta própria.
Após chegarem à capital de trem, os três reservaram quartos individuais em um hotel próximo à Universidade de Yanjing.
A noite transcorreu sem incidentes.
Na manhã do dia seguinte, exatamente às oito horas, os três se encontraram na sala de espera do local de entrevistas, dentro da Universidade de Yanjing.
Quando chegaram, o local já estava tomado por uma multidão. Além das diversas equipes participantes, havia também alguns repórteres de veículos de imprensa da capital entrevistando os candidatos selecionados que já se encontravam no recinto.
Não querendo aparecer na televisão, Lu Zhou escolheu um canto mais afastado para se sentar, tirou o manuscrito do artigo e começou a fazer sua última revisão.
No entanto, mal havia lido duas linhas, ouviu uma conversa vinda de perto.
“…Os especialistas da banca avaliadora já decidiram quem vai receber o prêmio antes mesmo da entrevista. A entrevista serve apenas para verificar a autenticidade do seu artigo.” Não muito longe dali, um gênio com ar arrogante recostava-se na cadeira e conversava com tom de veterano com algumas equipes ao redor: “Já é a terceira vez que venho aqui.”
Os ouvintes ao lado ficaram surpresos: “Quer dizer que os vencedores já estão definidos?”
“Até os roteiros de comunicado de imprensa já está pronto!”, respondeu o prodígio com um sorriso.
“Senhor gênio, de onde você é?”
“De Wudaokou.”
Os rostos ao redor logo se encheram de respeito
Não é à toa que é um dos prodígios de Wudaokou. Está claramente em outro nível!
Três vezes vencedor consecutivo do primeiro prêmio nacional. Que talento aterrorizante!
É bem possível que esse veterano tenha vindo desta vez com os olhos voltados para a Taça da Higher Education Press.
Mas a Universidade de Wudaokou não era aquela que desprezava a participação na Competição Nacional de Modelagem Matemática e dava valor apenas à sua própria competição interna?
No fim das contas, todos dizem que não querem, mas o corpo acaba sendo bastante honesto, não é mesmo…
Sentado não muito longe, Lu Zhou também demonstrou uma expressão de surpresa no rosto.
Será que isso é verdade?
Ele havia pensado que a entrevista com os especialistas seria diferente da defesa oral da fase regional. Ele jamais imaginou que se tratava apenas de uma formalidade. E pensar que ele passou três dias virando noites para revisar o PPT. No fim das contas, ninguém sequer olharia para aquilo.
Ao chegar a essa conclusão, Lu Zhou não pôde deixar de esboçar um sorriso amargo.
Ainda assim, mesmo que fosse apenas uma formalidade, talvez ainda fosse possível colher algum benefício, não? Afinal, este era um local onde se reuniam gênios das mais prestigiadas universidades do país. Conseguir fazer amizade com pessoas desse mesmo nível certamente traria vantagens para seu desenvolvimento futuro…
No entanto, isso era apenas na teoria. A realidade era bem diferente.
Os gênios são todos orgulhosos. Quando um grupo de pessoas orgulhosas se reúne, nem se fala em fazer amizades, só conseguir sintonizar as ondas cerebrais no mesmo canal já é algo bastante difícil.
Sentada entre essas pessoas, Lin Yuxiang sentia-se completamente desconfortável, como se não conseguisse parar quieta.
Para ela, lidar com dois gênios até que não era um problema. No entanto, agora havia gênios por todos os lados. Sendo quase um fracasso acadêmico, ela não apenas se sentia totalmente deslocada em meio àquele ambiente, como também estava sob uma pressão imensa!
Até aquele sorriso puro e doce, que era sua marca registrada, parecia agora rígido e forçado.
Enquanto Lu Zhou folheava o manuscrito de seu artigo, se preparando para a entrevista com os especialistas que logo começaria, uma jovem repórter, acompanhada de um operador de câmera, aproximou-se.
“Olá, senhor. Por acaso você é o Lu Zhou?”
Lu Zhou levantou a cabeça e olhou para o microfone à sua frente. Embora estivesse um pouco confuso, ainda assim assentiu: “Sim.”
“Sou uma repórter do Diário da Capital. Eu poderia entrevistá-lo?”
“Sem problemas. O que você gostaria de perguntar?”
“Muito obrigada pela sua colaboração.” A repórter sorriu, comprimindo os lábios, e prosseguiu: “Gostaria de saber qual é a sua impressão sobre esta edição da competição de modelagem matemática.”
Lu Zhou pensou por um instante e respondeu: “Foi razoável.”
A repórter esperou um bom tempo, e nenhuma outra palavra veio.
“…” Ela sorriu de forma constrangida, mas ainda assim educada, e continuou: “Apenas razoável? Posso perguntar se o senhor achou o tema desta edição da competição de modelagem matemática particularmente difícil?”
“Foi… aceitável.” Assim que pronunciou a primeira palavra, Lu Zhou imediatamente se deu conta e corrigiu-se a tempo.
Que sorte!
Por pouco ele não respondia de novo que “foi razoável”.
Por sua própria sagacidade, Lu Zhou deu a si mesmo um elogio mental silencioso.
Repórter: “…”
Finalmente tendo conseguido se livrar da repórter, Lu Zhou se preparava para voltar a sua atenção à dissertação por um momento, quando viu outro homem se aproximar.
Esse homem vestia um terno que destoava completamente do ambiente ao redor, com um ar refinado. Até mesmo Lu Zhou teve de admitir que, em termos de aparência, aquele sujeito chegava a ter metade do seu próprio charme. Quanto à aura que o envolvia, havia algo de semelhante à de Wang Xiaodong, mas mais intensa.
Ao ver um homem bonito vindo em sua direção, os olhos de Lin Yuxiang brilharam e ela discretamente ajeitou a franja diante do espelho do celular.
Entretanto, o mais constrangedor foi que aquele homem não lançou sequer um olhar em sua direção, tampouco olhou para Wang Xiaodong, que estava ao seu lado. Seu olhar permaneceu fixo em Lu Zhou o tempo todo.
“Você é o Lu Zhou, não é?”
Lu Zhou levantou a cabeça e perguntou: “…E você é?”
“Wei Wen, da Universidade de Yanjing.” Wei Wen estendeu a mão direita. “Li o seu artigo ‘Teoria da Inversão Ideal de Operadores Lineares e Funcionais Lineares’. Ele é excepcional.”
Lu Zhou sorriu levemente, levantou-se e apertou a mão estendida. “Você está exagerando.”
“Não precisa ser modesto”, disse Wei Wen ao soltar a mão. “É claro que, mesmo que o seu artigo esteja excelente, o campeão desta competição certamente serei eu.”
Lu Zhou: ???
Deixando apenas essas palavras, ele simplesmente virou-se e foi embora.
Olhando para as costas daquele sujeito, Lu Zhou ficou completamente confuso.
Que diabo foi isso? Ele veio até aqui só para apertar minha mão e se exibir?
E pensar que ele ainda havia passado tanto tempo analisando por que aquele sujeito repentinamente viera puxar conversa com ele…
No fim das contas, será que não havia mesmo uma única pessoa normal entre todos os presentes, exceto ele?
Lu Zhou balançou a cabeça. Ele estava prestes a retomar os estudos, já interrompidos inúmeras vezes, quando naquele exato momento soou a campainha do auditório.
A defesa havia começado!
…
Dentro do auditório, na bancada dos avaliadores, os jurados do comitê organizador mantinham uma postura solene.
Ele já estava completamente insensível aos inúmeros títulos pendurados sobre a bancada dos jurados.
Seguindo o protocolo, ele passou a apresentação do PPT.
Após o término da apresentação.
Enquanto Lu Zhou aguardava nervosamente pelas perguntas das autoridades do comitê organizador, um dos senhores sentados à esquerda do centro da bancada abriu a boca calmamente.
“Qual a sua opinião sobre as perspectivas de uma missão lunar?”
Hã?
Esse tipo de pergunta tem alguma relação com o artigo?
Contudo, Lu Zhou hesitou por menos de um segundo e respondeu fluentemente.
“É de grande importância.”
“Quão grande? Eu vejo como um desperdício de recursos e energia.” O senhor idoso sorriu ao fazer a pergunta. “Recentemente, estive discutindo esse assunto com um velho amigo. Em muitas regiões remotas do nosso país, nem sequer há carteiras escolares suficientes para as crianças. E mesmo assim, todos os anos, gastam-se dezenas de bilhões. Comparado aos americanos, aos russos e aos europeus, você acha mesmo que isso tem tanta relevância assim?”
Lu Zhou lançou um olhar curioso para aquele senhor, sem compreender exatamente o que ele queria com aquelas perguntas. Será que ele queria que ele discorresse sobre o futuro da tecnologia aeroespacial? O valor científico da exploração lunar? Ou sobre como o programa espacial poderia fortalecer o sentimento de coesão nacional?
Nada daquilo parecia ser o cerne da questão.
Lu Zhou observou discretamente os demais avaliadores e percebeu que, ao contrário do que imaginava, eles não demonstravam qualquer intenção de interromper, pelo ao contrário, pareciam bastante interessados, aguardando com atenção a resposta que ele daria.
Diante do silêncio do capitão, Lin Yuxiang não conseguiu evitar a inquietação, embora nada pudesse fazer a respeito. Wang Xiaodong, que estava logo atrás de Lu Zhou, permanecia com a expressão inalterada. Não se sabia se confiava plenamente que seu capitão encontraria uma solução, ou se, assim como ele, também não fazia ideia de como responder àquela pergunta.
Depois de pensar um pouco, Lu Zhou falou.
“O senhor considera que a Muralha da China tem algum valor?”
O senhor arqueou as sobrancelhas, surpreso por aquele jovem lhe devolver a pergunta. Ainda assim, sorriu e respondeu: “É claro que tem valor. Que filho ou filha de Yan e Huang1 ousaria questionar o significado da Muralha da China?”
“Isso é hoje, mas e no passado?” Lu Zhou também sorriu e, olhando diretamente para aquele senhor, prosseguiu: “Há mais de mil anos, muitos consideravam a resistência uma perda de recursos e de esforço e cederam as Dezesseis Prefeituras de Youyun. O imperador vassalo Shi Jingtang foi amaldiçoado nos livros de história por mais de mil anos por causa disso. Se hoje julgarmos que o programa espacial é um desperdício de recursos e decidirmos abandoná-lo por completo, pensando que apenas lançar mísseis e satélites na órbita é o bastante, será que queremos que as gerações futuras nos amaldiçoem por termos renunciado ao universo inteiro?”
O silêncio tomou conta da bancada dos avaliadores.
Lin Yuxiang prendeu a respiração, mantendo no rosto um sorriso que forçava parecer sereno. Wang Xiaodong continuava com a expressão impassível, mas os punhos cerrados revelavam a tensão contida.
Fitando Lu Zhou, o velho senhor subitamente caiu na risada.
“Hahaha, muito bem! Excelente resposta!”
Então, acabou?
Lu Zhou ainda custava a acreditar que aquele avaliador de perguntas tão traiçoeiras o tivesse simplesmente deixado passar assim.
E quanto ao artigo? Não era para se averiguar a autenticidade do conteúdo? Como é que logo a etapa mais crucial fora ignorada, e em vez disso, foi questionado apenas um assunto que parecia de pouca relevância imediata? Ele não conseguia acreditar que aquele velho senhor, estando em tal posição, fosse incapaz de compreender o valor da exploração espacial, ao ponto de precisar consultar um mero estudante.
Com um gesto do avaliador sinalizando a saída, Lu Zhou pegou seu pen drive e, acompanhado de seus dois colegas, dirigiu-se à saída do auditório.
Antes de sair, ele deu uma olhada na placa de identificação sobre a mesa daquele velho senhor.
Ele achava que não faria diferença olhar, mas assim que viu, ficou atônito.
Ren Changming!
Na verdade, o que o assustou nem foi o nome em si, mas sim o título que vinha logo abaixo dele—
Ex-Projetista-Chefe do Programa de Exploração Lunar Chinês!
Após a saída da equipe de Lu Zhou, Ren Changming olhou para o velho ao lado e comentou com um sorriso: “Velho Wang, e aí? Você ficou satisfeito com aquela resposta?”
“Heh, então você realmente trouxe a nossa discussão para a mesa dos jurados? O que um estudante saberia? E ainda quis falar do passado e do presente. No fim, foi só um monte de palavras vazias e sofismas”, disse Wang Zhongyi. Apesar de manifestar sua insatisfação em voz alta, pela expressão no rosto de Wang Zhongyi, era evidente que aquilo era mais teimosia do que genuína crítica.
Após uma breve pausa, Wang Zhongyi voltou a perguntar: “Como é o nome daquele estudante?”
Ren Changming destampou sua garrafa térmica, tomou um gole de água quente e respondeu sorrindo: “Lu Zhou.”
Wang Zhongyi franziu as sobrancelhas: “Tenho a impressão de já ter ouvido esse nome em algum lugar…”
…
Quando os três voltaram para o hotel à noite, eles se reuniram em frente à televisão no quarto de Lu Zhou.
A lista dos vencedores seria divulgada no canal de notícias ainda naquele mesmo dia.
Pelo visto, a entrevista com os especialistas de fato não se passava de uma formalidade. Os vencedores já haviam sido definidos antes mesmo do início das entrevistas, do contrário, seria absolutamente impossível determinar o campeão geral em tão curto intervalo de tempo.
Sem falar que, só para se reunir e trocar opiniões em uma reunião, já não haveria tempo suficiente!
“Conseguir o prêmio nacional de primeiro nível já é algo muito bom”, comentou Lin Yuxiang em voz baixa, enquanto assistia à notícia na televisão. “Eu vi vários gênios na sala de espera.”
“Sim.” Wang Xiaodong assentiu com a cabeça. “Dei uma olhada nas equipes que estavam na sala de espera. Várias daquelas pessoas me eram bem familiares…”
“Familiares?” Ignorando seletivamente certo alguém que havia vencido sem esforço, Lu Zhou voltou-se para Wang Xiaodong e perguntou.
“Un”, Wang Xiaodong assentiu com a cabeça e disse, com expressão inalterada: “O campeonato nacional de programação universitária do ano passado.”
Agora faz sentido.
Aquela era, de fato, uma reunião de gênios.
Lu Zhou assentiu levemente e voltou o olhar para a tela da televisão.
A competição de modelagem matemática, sendo altamente especializada, recebia pouca atenção do público em geral. A cobertura da CCTV foi bem limitada, e a matéria foi inserida no meio de várias notícias curtas.
“Na tarde de hoje, a última rodada de entrevistas com especialistas da Competição Nacional Universitária de Modelagem Matemática foi concluída com sucesso. No total, mais de setenta mil estudantes de graduação e ensino técnico participaram da competição, resultando em pouco mais de trezentos prêmios nacionais de primeiro nível.”
“…Além desses trezentos prêmios nacionais de primeiro nível, foram concedidos ainda dois prêmios especiais, a Taça da Higher Education Press e o Prêmio de Inovação MATLAB.”
Aí está.
Lu Zhou cerrou os punhos, fixou os olhos na tela e prendeu a respiração.
O momento decisivo, que definiria sua avaliação final, havia finalmente chegado!
E a lista dos vencedores é…
O vencedores da Taça da Higher Education Press, da categoria de graduação—
Lu Zhou, Wang Xiaodong, Lin Yuxiang (Universidade de Jinling)!
- Referência clássica, que significa “descendentes do Imperador Yan e do Imperador Huang”. É uma expressão cultural que simboliza o povo chinês como um todo, ou seja, os chineses são considerados descendentes desses dois ancestrais mitológicos e históricos.[↩]
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.