Capítulo 69 - A Mística Teoria dos Números
Uma única foto levou nada menos que uma hora para ser tirada.
Arrastando o corpo cansado de volta ao dormitório, Lu Zhou abriu a porta e viu que apenas Liu Rui ainda estava lá.
“Cadê todo mundo? Ainda não é hora do jantar, né?”
Liu Rui estava fazendo perguntas de física quando revirou os olhos e disse: “Eles foram motivados por você e foram estudar.”
Com a cabeça abaixada, concentrado em resolver problemas de física, Liu Rui nem levantou os olhos e revirou-os: “Você abalou tanto eles que foram todos estudar na sala de autoestudo.”
Lu Zhou: ???
Liu Rui: “Ah, sim, a tarefa de física tem que ser entregue hoje à tarde. Aposto que você nem começou, né?”
“Já terminei faz tempo. Já entreguei, inclusive.”
Lu Zhou respondeu sem muito interesse enquanto tirava as roupas da mochila de viagem
Ele não só terminou essa tarefa, mas também todas as tarefas de Física Geral do mês inteiro.
Isso foi antes mesmo da viagem à Capital. Como ele vivia pedindo dispensa a cada dois ou três dias, Lu Zhou ficou meio sem graça e resolveu fazer logo todos os exercícios do caderno e depois levou tudo de uma vez ao professor Li.
O professor Li Rong’en também era uma figura interessante. Depois de lançar apenas um olhar sobre as tarefas de Lu Zhou, nem comentou se estavam certas ou erradas e simplesmente declarou que, dali em diante, ele não precisaria mais entregar os exercícios de física, que fazer esse tipo de coisa era uma perda de tempo, e que seria melhor dedicar-se a algo mais significativo.
“Terminou?” Liu Rui ficou espantado. “Você nem foi às aulas. Quando é que teve tempo de fazer isso?”
“Antes de eu ir à Capital. Às fiz enquanto estava preparando o powerpoint.”
Liu Rui não acreditou. Pegou de imediato uma das questões que havia copiado durante a aula e perguntou: “Então me aí ensina, vai?”
“Espera aí, deixa eu dar uma olhada.”
Depois de colocar as roupas sujas no balde da lavanderia na varanda, Lu Zhou voltou ao quarto e ficou de pé atrás de Liu Rui, olhando por cima do ombro dele a questão.
[Calcule o calor específico a volume constante da mistura, à temperatura ambiente, de vapor d’água com massa M1 = 3,0 × 10²kg e hidrogênio com massa M2 = 3,0 × 10² kg]
A questão era curta e parecia simples à primeira vista.
No entanto…
Lu Zhou disse: “Essa questão está fora do escopo curricular. É perfeitamente normal que você não consiga resolvê-la.”
Provavelmente era uma das questões reflexivas que o professor Li Rong’en havia proposto em sala. Quando Lu Zhou fez os exercícios do caderno, essa pergunta não estava incluída.
Liu Rui: ?
Ao ver a expressão completamente confusa no rosto de Liu Rui, Lu Zhou sorriu levemente e continuou.
“À temperatura ambiente, pode-se considerar as moléculas de gases diatômicos e as de vapor d’água como moléculas rígidas. Embora, de fato, suas ligações covalentes ainda apresentem vibração, a grande maioria dos níveis vibracionais das moléculas não sofre transições, de modo que não contribuem para o calor específico a volume constante. Portanto, o resultado é o mesmo que se considerarmos a vibração molecular. Isso talvez não esteja mencionado no livro de física geral para não especialistas em física, mas consta nos materiais de química inorgânica.”
Liu Rui: ??
É claro que, apenas saber disso ainda não basta. Também é necessário conhecer o calor molar a volume constante de moléculas rígidas diatômicas, o calor molar a volume constante das moléculas de água, além de uma série de dados que não foram fornecidos no enunciado.
O curso de matemática não oferece aulas de Química, então essa questão provavelmente deixaria muita gente em apuros. Se alguém conseguisse resolvê-la, ou o aluno estudou química inorgânica por conta própria, como Lu Zhou, ou participou de treinamentos para olimpíadas de física no ensino médio.
O professor Li Rongen criou essa questão para cultivar a capacidade dos alunos de aprender de forma independente. Afinal de contas, nem tudo era ensinado nas aulas da faculdade. Era importante aprender também fora da sala de aula.
O professor Li Rong’en deve ter proposto essa questão reflexiva com a intenção de estimular a capacidade de estudo autônomo dos alunos fora da sala de aula. Afinal, a universidade é esse tipo de ambiente. O número de aulas por disciplina é limitado, e cada professor está, metaforicamente, lançando foguetes. O conteúdo que se consegue abordar em sala é bem restrito, e muitas coisas precisam ser aprendidas por conta própria.
É claro, isso também depende do nível de exigência que cada um tem consigo mesmo.
Quem quisesse apenas obter o diploma empurrando com a barriga, nem precisaria assistir às aulas. Bastaria dar uma olhada nos pontos principais antes das provas e dar uma melhorada no coeficiente de rendimento antes de se formar que passava dessa fase tranquilamente.
“Portanto, podemos concluir…”
Lu Zhou pegou a caneta e escreveu na folha de rascunho.
[Cv1 = 3R, Cv2 = 5/2R]
[O calor específico da mistura gasosa: (M1/u1)Cv1 + (M2/u2)Cv2]
[O alor específico a volume constante da mistura gasosa: c = Ctotal / (M1 + M2)]
[Dados: u1 = 0,018; u2 = 0,00; R = 8,314 J/(mol·K)]
[Substituindo os valores acima, obtém-se: 5,86 × 10³ J/(kg·K)]
O cálculo em si era simples, até um aluno do ensino fundamental conseguiria resolver. O difícil era o fato de incidir sobre um ponto cego do conhecimento.
Devolvendo a caneta a Liu Rui, Lu Zhou sorriu e disse: “Essa questão até que é bem simples. Agora, se fosse para calcular o valor absoluto da energia interna, aí sim seria necessário incluir a energia vibracional das moléculas. Mas esse tipo de questão com certeza não cai na prova final. É melhor deixar para os gênios da faculdade de física quebrarem a cabeça com isso.”
Liu Rui: ???
Ao ver a expressão completamente desnorteada no rosto de Liu Rui, Lu Zhou ficou momentaneamente surpreso e perguntou: “Não entendeu? Quer que eu explique de novo…?”
“Entender, eu até entendi…” Liu Rui assentiu com um olhar ainda atônito. “Mas de onde foi que você ouviu essas coisas?”
Será que nós realmente estudamos na mesma universidade?
Liu Rui começou a duvidar da própria existência.
Lu Zhou, com a maior naturalidade, respondeu: “Obviamente lendo na biblioteca.”
Liu Rui não disse mais nada. Silenciosamente, começou a arrumar suas coisas.
Lu Zhou ficou surpreso: “Por que você está arrumando suas coisas?”
Liu Rui ergueu os olhos para o teto com o olhar cheio de melancolia: “Percebi que meu nível de conhecimento ainda está muito aquém. A partir de hoje… eu também vou passar os dias na biblioteca.”
Dizendo isso, pegou a mochila e, sem dizer mais uma palavra, saiu pela porta.
…
Na tarde de segunda-feira, em um auditório em formato de escadaria, o público se espremia entre os assentos e não havia uma única cadeira vazia.
Como capitão da equipe, Lu Zhou estava em pé no palco, prestes a fazer seu discurso de agradecimento pelo prêmio recebido.
Olhando para a multidão compacta à sua frente, ele sabia muito bem que a maioria ali tinha sido convocada por órgãos como o grêmio estudantil, o comitê juvenil e o projeto Qingma1, um público totalmente figurante trazido sob pressão.
Afinal, todos ali já eram adultos. Quem, em sã consciência, estaria disposto a perder tempo só para aplaudir alguém de graça?
Já os calouros, ainda deslumbrados com a variedade da vida universitária e com os gênios que mal entendiam, mas já admiravam, haviam sido atraídos por meia dúzia de palavras e agora seguravam seus caderninhos, prontos para tomar nota. Lu Zhou, honestamente, não sabia se seu discurso seria capaz de ajudá-los em alguma coisa.
Só que, se resolvessem colocá-lo como modelo a ser seguido, era bem possível que suas vidas universitárias acabassem permeadas por uma constante sensação de frustração…
Nas laterais da sala, havia também alguns veículos da imprensa, em sua maioria jornais universitários e periódicos locais. O de maior destaque, provavelmente, era a TV provincial de Jinling. Todos convidados oficialmente pela universidade.
Ao perceber o olhar encorajador do diretor Lu, Lu Zhou suspirou silenciosamente: “Ganhar dinheiro não é fácil mesmo.” Em seguida, pigarreou levemente, segurou o microfone com uma das mãos e começou a falar.
“Prezados professores, líderes e colegas, bom dia a todos!”
“É uma grande honra ter tido a oportunidade de, junto a dois companheiros de equipe, participar desta competição de escala sem precedentes, lutar lado a lado e conquistar a ‘Taça da Higher Education Press‘. Em primeiro lugar, peço licença para, em nome de todos os participantes do país, expressar meus mais sinceros agradecimentos aos organizadores, patrocinadores, professores orientadores de todo o país e a todos os profissionais envolvidos que, com grande empenho, contribuíram para o bom andamento desta competição…”
Ele falou por mais de dez minutos naquele palco. Discorreu desde os acontecimentos dentro da competição até o que vivenciou fora dela, compartilhou experiências da competição de modelagem matemática e também métodos de estudo para diferentes disciplinas. Depois, passou a comentar sobre a oferta de emprego com salário anual de quinhentos mil e seus planos para o futuro.
Resumindo em uma frase: 99% inspiração motivacional, 1% método prático.
Essa não era mais a primeira entrevista de Lu Zhou, então ele não estava nem um pouco nervoso. Naturalmente, ele levou sua performance ao ápice da ostentação.
Clap clap clap!
O auditório irrompeu em aplausos ensurdecedores.
Alguns deles provavelmente não eram genuínos, mas ao ver os calouros anotando uma página inteira de caderninho e aplaudindo com entusiasmo, era inegável que a empolgação era real.
“…Muito obrigado a todos!” Com uma leve reverência, Lu Zhou entregou o microfone ao professor Liu e desceu do palco
Ao ver Lu Zhou se aproximando no corredor ao lado dos assentos do auditório, o Professor Tang sorriu e assentiu levemente: “Belo discurso.”
Lu Zhou soltou uma risadinha: “Professor Tang, quando é que a premiação da universidade vai ser depositada?”
“No máximo em uma semana. Está com tanta pressa por quê? Acha que a escola vai te passar a perna por causa de alguns trocados?”, respondeu o professor Tang, sorrindo. “E então, anda pesquisando o quê ultimamente?”
“Teoria dos números”, respondeu Lu Zhou, após pensar por um instante. “Mais especificamente, sobre os números primos de Mersenne.”
“Primos de Mersenne? Ainda está mexendo com isso?”, o professor Tang suspirou, seu tom carregando uma leve nota de pesar.
A teoria dos números é algo realmente curioso, seu nível de entrada é extraordinariamente baixo. Tão baixo que muitos de seus teoremas e fórmulas podem ser compreendidos até mesmo por estudantes do ensino fundamental. E é exatamente por isso que ela se tornou uma zona de desastre preferida por amadores obsessivos.
Diz a lenda que, todos os anos, as cartas enviadas por cientistas autodidatas ao Instituto de Matemática da Academia Chinesa de Ciências, tentando resolver a questão do professor Goldbach, dariam para dar uma volta completa ao redor da Terra. O velho porteiro do Instituto de Matemática da Academia teria, segundo a lenda, nove problemas matemáticos na manga. Se o amador que chegasse lá não conseguisse resolver nenhum, não passava da porta.
Disso pode-se concluir que, alcançar resultados concretos no campo da teoria dos números é muito mais difícil do que aparenta. Não bastava apenas possuir uma base sólida em matemática. O mais crucial era possuir um talento matemático verdadeiramente extraordinário.
Se não se tem esse talento, é melhor nem tentar insistir nesse campo. Afinal, mesmo que se dedique uma vida inteira a isso, é bem possível que se consiga menos do que o que alguém realiza num único momento eureka.
Ainda assim, mesmo tendo plena consciência disso, o professor Tang não disse nenhuma palavra para desencorajá-lo.
Pois ele conhecia bem demais o temperamento de Lu Zhou.
Impaciente, utilitário e ansioso por alcançar resultados rápidos.
Quando ele bater de frente com o muro da teoria dos números e sentir a poeira do fracasso em seu nariz, então ele naturalmente recuará.
- O “Projeto Qingma” (青马工程) é a abreviação de “Projeto de Formação de Jovens Marxistas” (青年马克思主义者培养工程). Ele foi lançado em 2007 pelo Comitê Central da Liga da Juventude Comunista, com apoio de ministérios estatais. Seu objetivo é formar jovens quadros políticos com firmeza ideológica, habilidades destacadas e forte senso de responsabilidade social e patriótica.
Desde o 18º Congresso da Liga, o projeto passou a ser considerado instrumento estratégico de formação política, com ênfase na qualidade e abrangência do treinamento. Cada ciclo nacional tem duração de um ano e recebe cerca de 200 participantes, enquanto outras turmas seguem o princípio de “poucos, porém qualificados”.
Até junho de 2020, o programa já havia formado cerca de 2 milhões de jovens. Nesse mesmo mês, foi publicada uma diretriz conjunta por diversos órgãos estatais para aprofundar a implementação do projeto no contexto da nova era. [↩]
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.