Índice de Capítulo

    “Não é como se eu estivesse pedindo para você ir pilotar um foguete.” Ren Changming quase se engasgou com a própria saliva, tossindo algumas vezes antes de continuar: “O que eu quero saber é se você teria interesse em seguir para a área de pesquisa aeroespacial.”

    Assim que ouviu a palavra aeroespacial, Lu Zhou finalmente se lembrou.

    Esse senhor idoso… não era justamente o mesmo que ele havia visto no júri de especialistas durante a entrevista da competição de modelagem matemática?

    Professor Ren Changming…

    Ex-projetista chefe do Programa Lunar da China!

    Porém…

    O senhor já não estava aposentado?

    Percebendo que Lu Zhou permanecia em silêncio, o professor Ren sorriu levemente, supondo que o jovem estivesse refletindo seriamente sobre a questão, e então continuou com calma: “Eu li diversas vezes o seu artigo de modelagem matemática. Conseguir, em tão pouco tempo, concluir uma modelagem de tamanha qualidade não é nada fácil.”

    “Ouvi dizer que, embora você seja do curso de Matemática Aplicada, também tem feito pesquisas consideráveis em Matemática Pura, e até publicou recentemente um artigo no campo dos funcionais. O que o setor aeroespacial do nosso país precisa é exatamente de talentos capazes de aplicar teoria na prática.” Ao dizer isso, Ren Changming sorriu novamente, com um tom carregado de expectativa: “Então, rapaz, tem interesse em cursar pós-graduação na Yanjing? O Instituto de Mecânica e Tecnologia Aeroespacial de Yanjing é bastante renomado no país!”

    Diante do ramo de oliveira1 que lhe fora estendido, Lu Zhou finalmente recobrou a lucidez.

    Organizando as palavras na mente, ele recusou de maneira educada: “Desculpe-me, professor Ren, mas eu não tenho muito conhecimento sobre o campo aeroespacial. Para ser sincero, a modelagem matemática não passa de traduzir problemas de movimento de partículas em questões matemáticas, sem envolver conhecimentos realmente profundos. Do contrário, eu jamais teria conseguido, por sorte, conquistar a Taça da Higher Education Press. Se fosse para eu me desenvolver nessa área, talvez não fosse o caminho mais adequado para mim.”

    Como ele poderia aceitar aquilo?

    Lu Zhou não pôde aceitar a oferta do professor.

    Não é que ele não tivesse interesse por tecnologia aeroespacial, é que, neste campo, as águas são profundas demais. Com o nível que ele tem agora em física, matemática e engenharia, ele tinha receio que nem sequer conseguiria tatear onde estão as pedras no leito do rio, quanto mais atravessar o rio tateando as pedras.

    Mesmo que fosse para mirar o céu, isso só deveria acontecer depois que ele elevasse ciências dos materiais, bioquímica e engenharia todos a LVL 5 ou acima, não é?

    Se fosse para ingressar agora nesse campo, ele mal daria conta sequer de tarefas auxiliares.

    “Heh, para que serve o estudo? Não é justamente para compreender o que ainda não se sabe! Se você já soubesse tudo, estudaria o quê? Eu o mandaria direto trabalhar na Agência Espacial”, disse o professor Ren, sorrindo. “Você ainda é jovem, não cabe a você decidir se é adequado ou não. Aposto que, se se dedicar de verdade, seu futuro será sem limites.”

    Lu Zhou não sabia bem como recusar.

    Nesse momento, ouviu-se, de não muito longe, uma voz potente.

    “Velho Ren, você não toma jeito mesmo. Já aposentado, ainda sai da Capital para vir a Jinling e roubar nossos talentos.”

    Lu Zhou seguiu o som com o olhar e viu o professor Tang caminhando em sua direção.

    “Que jeito de falar é esse? Como assim roubar talentos? Estou pensando no bem da causa aeroespacial do nosso país. Um talento não pode ser desperdiçado!” Ao ouvir a acusação de roubar talentos, o velho rosto de Ren Changming ficou constrangido e ele retrucou sem rodeios.

    “Heh, e por que seria um desperdício de talento? Estudar matemática é um desperdício? Ou é a nossa Universidade de Jinling que desperdiça o talento dele?” O velho Tang não gostou. “Se a Universidade de Yanjing é tão extraordinária assim, por que não sobem ao espaço vocês mesmos?”

    Um empreendimento de P&D tão gigantesco e sistêmico quanto a exploração lunar não é algo que qualquer universidade consiga assumir sozinha.

    Somente o processamento dos dados que a Chang’e-3 trouxe de volta da Lua já exigiu o esforço conjunto de equipes de pesquisa de universidades como Yanjing, Jinling, Shandong e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, entre outras instituições de ensino superior. Isso sem falar no próprio envio da Chang’e-3 ao espaço.

    Embora o Instituto de Matemática da Universidade de Jinling fosse um pouco mais fraco do que o de outras universidades 985, o Instituto de Física era, sem dúvida, um dos melhores do país.

    Ao menos, assim era no coração dos professores de Jinling!

    Olhando para aqueles dois professores idosos que continuavam a discutir acaloradamente, Lu Zhou não sabia se ria ou se chorava.

    Aproveitando-se de que nenhum dos dois lhe prestava atenção, murmurou um discreto até logo aos professores e, misturando-se à multidão que saía aos poucos do auditório, escorregou para fora como quem ungiu os pés de óleo.

    Depois de almoçar no refeitório, ele dirigiu-se à biblioteca.

    Lu Zhou escolheu um canto qualquer, sentou-se e abriu o caderno com as anotações feitas durante a palestra.

    Embora o professor Ren fosse especializado em aeroespacial, o nível de sua palestra deixava claro que também possuía pesquisas bastante aprofundadas no campo da matemática.

    Especialmente na área da Teoria dos Números.

    Como ele mesmo havia mencionado, o professor Zhang havia aberto uma verdadeira porta para a demonstração da Conjectura dos Primos Gêmeos. A importância disso era comparável ao que o professor Brown, da Noruega, representara para a Conjectura de Goldbach com sua prova do “9+9”. Isso ofereceu aos pesquisadores de Teoria dos Números de todo o mundo um caminho de raciocínio pelo qual poderiam avançar.

    E, seguindo a linha de raciocínio proposta pelo professor Zhang, as pesquisas globais sobre a infinitude dos primos gêmeos, até o momento, já avançaram até o número 246. A distância até alcançar o ponto final, que seria o 2, parece não estar tão longe assim.

    A chave, porém, está apenas na escolha da função λ…

    Mas será que é realmente assim?

    Lu Zhou sempre teve a sensação de que a questão não era tão simples.

    Aquela inspiração que parecia vir do além, estava sempre um pouco aquém…

    “Será que é por causa do meu nível de Matemática?”

    Lu Zhou de repente teve uma ideia.

    Será que o nível de Matemática era apenas um desbloqueio do banco de dados do sistema?

    De repente, ele se recordou que na última missão, o sistema havia lhe exigido completar, de forma independente, a Competição Nacional de Modelagem Matemática, sem recorrer à ajuda do próprio sistema, e conquistar o prêmio nacional de primeiro nível.

    Na prática, ele não só conquistara o prêmio de primeiro nível, mas também a Taça da Higher Education Press, símbolo do primeiro lugar em todo o país.

    Se fosse há alguns meses, eu poderia ter feito isso?

    Lu Zhou de repente pensou em algo que aconteceu há muito tempo.

    Antes mesmo de elevar o nível de Matemática a LVL 1, quando havia acabado de receber o [projeto] do método de prova da Conjectura de Zhou, ele também tentou acompanhar todo aquele processo de demonstração do início ao fim. Mas, naquela época, não surgiu nele nenhuma daquelas chamadas inspirações do além.

    “Em outras palavras, a elevação do nível das disciplinas centrais não se limita simplesmente a ampliar a permissão de acesso ao banco de dados do sistema. Ela também pode aprimorar a capacidade de pesquisa em determinada área específica? Reduzir o tempo de investigação?” refletia Lu Zhou em seus pensamentos.

    Ele acreditava na teoria do talento.

    Talvez, no campo das engenharias, isso não se manifestasse de maneira tão evidente. Mas, em disciplinas puramente teóricas como Matemática e Física, quanto mais se avança em profundidade, mais se percebe a restrição imposta pelo chamado “gargalo”.

    Um exemplo clássico era o problema que atormentou a comunidade matemática durante séculos, para Gauss não passava de um trabalho de uma noite. Se considerarmos que o nível matemático de um matemático comum é LVLn, então o de Gauss seria aproximadamente LVL(n+1), ou até superior a LVL(n+1).

    Lu Zhou supunha que essa diferença de níveis não tinha relação direta com a mera quantidade de conhecimento acumulado, mas estava muito mais próxima de um conceito abstrato como “capacidade de pesquisa e desenvolvimento”.

    Por exemplo, segundo as análises em grande escala realizadas pelo sistema, ele, em seu nível de Matemática LVL 1, se tentasse, de modo independente, desenvolver uma prova para a infinitude dos primos gêmeos, em condições normais levaria de várias décadas a até mais de um século. Mas, ao atingir LVL 2, esse tempo poderia ser reduzido para algumas dezenas ou pouco mais de dez anos. E ao chegar a LVL 3, talvez para dez anos ou até uns poucos anos…

    Talvez, quando elevasse seu nível de Matemática a LVL 2 ou ainda mais alto, conseguisse enfim agarrar aquele lampejo de “inspiração” e experimentar aquela sensação de pensamentos fluindo como uma nascente em sua mente.

    Se essa hipótese se confirmasse, então o nível das disciplinas principais não estaria apenas vinculado às permissões de acesso ao banco de dados do sistema, mas também à sua própria capacidade de pesquisa dentro de determinado campo. E essa capacidade de pesquisa determinaria, em condições normais, o custo temporal necessário para concluir um projeto de pesquisa…

    De repente, Lu Zhou se deu conta.

    Embora ainda não tivesse conseguido resolver a infinitude dos primos gêmeos seguindo o fio lógico, acabara por deduzir algo muito mais extraordinário.

    Um segredo sobre o sistema…

    1. Uma oferta.[]

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 0% (0 votos)

    Nota