Capítulo 8 – Teoria da Inversão Ideal de Operadores Lineares e Funcionais Lineares
Desde que adquiriu o sistema, Lu Zhou sentia sua vida se tornando mais organizada. Todas as manhãs, ele pegava seu notebook de segunda mão e se dirigia à biblioteca. Para ele, essa experiência era simplesmente algo inédito.
Sentado no mesmo lugar de sempre, Lu Zhou abriu seu notebook e conectou o carregador à tomada. Ele refletiu por um momento antes de digitar uma linha de grandes palavras em um documento do Word.
[Teoria da Inversão Ideal de Operadores Lineares e Funcionais Lineares]
[Resumo: Estudou-se vários tipos de problemas de inversão de funcionais lineares e operadores lineares quando são dadas informações completas ou parciais. Apresentou-se os resultados básicos da teoria da inversão ótima, com destaque para a construção dos métodos de inversão ideal…]
Lu Zhou vinha pensando sobre esse problema enquanto estava deitado na cama revisando suas anotações. Durante uma aula de análise matemática, o professor Tang mencionara brevemente a fórmula de inversão de Fourier. Era um dos poucos campos pouco populares, mas ainda assim na fronteira do conhecimento.
Combinando informações que encontrou online, Lu Zhou formulou essa questão.
Mas como resolver esse problema?
Hmm…
Com o nível de habilidade que ele tinha, seria impossível resolvê-lo. Portanto, ele precisaria recorrer a meios pouco convencionais.
Se lembrava bem, os pontos gerais do sistema de alta tecnologia podiam ser usados para resolver problemas técnicos modernos. Ele já havia tentado resolver a Hipótese de Riemann, mas o sistema não reagiu. Ele concluiu que ou a questão estava acima do seu nível matemático ou os pontos gerais necessários eram um número insanamente alto que ele não possuía.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Para este nível de dificuldade, certamente o sistema daria uma resposta, certo?
Lu Zhou ponderou sobre isso. Concentrando-se na tela do computador, começou a pensar intensamente: “sistema, sistema, sistema”.
Hmm…
Parece que não houve resposta.
Hm?
De repente, uma corrente de ar quente fluiu das suas costas para o topo de sua cabeça. Lu Zhou sentiu seu cérebro esquentar. Imediatamente após, um som de “bum” ecoou. Uma enorme corrente de informações explodiu em sua mente como um mar de conhecimento. Linhas de texto começaram a flutuar diante de seus olhos.
[65 pontos gerais utilizados.]
[Baseado no nível matemático Lvl 0, a solução ideal está sendo produzida…]
Ele não sentiu nenhum desconforto. Pelo contrário, sentiu prazer. Justamente quando Lu Zhou se perguntou se estava sonhando, ele despertou.
Fixando o olhar na tela branca do computador, Lu Zhou olhou para suas próprias mãos, depois para o teclado, murmurando para si mesmo com uma leve excitação que não conseguia esconder.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
“Está… resolvida?”
Realmente foi resolvida!!!
Se não estivesse na biblioteca, ele teria começado a gritar de alegria.
Assim como quando dominou o método de prova da Conjectura de Zhou, o método central de argumentação do projeto ficou gravado em sua mente, como se tivesse sido marcado com ferro quente.
Dos passos às respostas, cada número, cada símbolo, até mesmo cada ponto final, estava em sua cabeça. Tudo era tão conciso e carregado com a beleza da matemática.
O único problema era que esse tipo de beleza era muito abstrato. Ele precisava usar a linguagem para enriquecer suas conotações e transformá-la em um artigo.
Um artigo que pudesse ser compreendido por outros.
Enquanto refletia, Lu Zhou parecia começar a entender o propósito por trás do sistema de alta tecnologia.
No entanto, ele ainda estava confuso quanto à razão de tudo isso.
De repente, uma caneta esferográfica cutucou levemente seu braço.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
“, colega…” Chen Yushan, com o rosto todo vermelho, perguntou timidamente: “Posso pedir sua ajuda com mais uma questão de matemática?”
Originalmente, ela não queria procurá-lo. Mas ela já tinha perguntado para todas as pessoas ao seu redor sobre essa questão em particular, e ninguém conseguiu resolvê-la.
Sem escolha, quando se estava sob o telhado de outra pessoa, não havia como evitar abaixar a cabeça.
Chen Yushan escolheu engolir o orgulho e suportar a humilhação, decidindo esquecer a “vergonha” que ele lhe causou dois dias atrás.
Recobrando a consciência, Lu Zhou disse: “Tudo bem, me mostre a questão.”
Chen Yushan respirou aliviada e silenciosamente arrastou sua cadeira para mais perto de Lu Zhou.
Lu Zhou deu uma breve olhada na questão e percebeu que era muito mais difícil do que a que ela lhe perguntara no outro dia. Estava em um nível parecido com a questão que Liu Rui havia mostrado.
Mas, por mais difícil que fosse, nada fugia ao grande escopo da álgebra avançada, especialmente para ele. Quando se tratava de questões dos livros de exercícios, a ideia de não conseguir resolver simplesmente não existia
Lu Zhou pegou uma caneta e começou a escrever no papel rascunho.
Enquanto Lu Zhou resolvia as questões, Chen Yushan deu uma olhada furtiva no seu perfil.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Embora a personalidade desse cara fosse difícil de aturar, sua expressão de foco era surpreendentemente atraente.
Enquanto Chen Yushan esperava entediada que Lu Zhou resolvesse os problemas para ela, de repente notou o documento do Word na tela do computador dele e perguntou baixinho: “Colega, você está fazendo o seu projeto de graduação?”
Deixar o projeto de graduação para junho e ainda não ter terminado… realmente, um talento fora do comum!
Enquanto Lu Zhou resolvia os problemas, respondeu casualmente: “Não, isso é um artigo. Vou enviar para uma revista científica.”
Ao ouvir isso, Chen Yushan ficou com o rosto cheio de admiração.
Meu Deus, estou diante de um perito!
Nem parecia, tão jovem, e já era um candidato a doutorando!
E ainda por cima já estava enviando artigos para revistas científicas durante o mestrado, impressionante!
Tomada de admiração, Chen Yushan perguntou: “Sênior, qual é o seu curso?”
Lu Zhou, com a mesma expressão neutra enquanto resolvia o problema, sorriu ao ouvir a pergunta: “Ah… Matemática.”
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
“Matemática?! Jesus Cristo! Qualquer um que consiga estudar matemática é um ser que já ascendeu…” Chen Yushan exclamou, cheia de admiração, e seu respeito ficou ainda mais evidente.
Ela estava na Faculdade de Administração. Embora o conhecimento em sua área fosse bem ok, o único problema era a disciplina de Matemática. O quarto ano estava chegando, e o exame de seleção para a pós-graduação, que parecia uma montanha de dificuldades, estava bem na sua frente, deixando-a completamente angustiada, já que ainda queria continuar seus estudos.
“Resolvi. O processo e o raciocínio estão tudo anotados no papel, você deve conseguir entender se se estudar com calma.” Empurrando a folha de rascunho para o lado de Chen Yushan, Lu Zhou disse suavemente: “Matemática é uma questão de talento, mas também de prática. Não adianta só ouvir os outros explicando, é preciso realmente praticar, diferente das outras ciências exatas.”
Aqui, afinal, era a biblioteca, não era o lugar adequado para discutir questões. Trocar algumas palavras baixinho não seria um problema, mas se ficasse conversando por muito tempo, com certeza receberia muitos olhares tortos. Então, Lu Zhou parou de falar, deixando a garota com os recursos necessários para resolver a questão por conta própria.
Chen Yushan agradeceu baixinho, pegou o papel rascunho e, em seguida, tirou o celular. Pediu timidamente: “Bem… Sênior, eu posso adicionar você no WeChat? Quando eu encontrar questões que não consigo resolver, eu gostaria de poder te perguntar.”
“Sem problemas.” Lu Zhou também não pensou muito e tirou seu Xiaomi básico, escaneando o QR Code da garota.
“Obrigada! Eu pago um almoço pra você da próxima vez”, disse Chen Yushan, corando. Ela agradeceu novamente, afastou sua cadeira e voltou a estudar com afinco.
De repente, Lu Zhou percebeu algo. Ele tinha esquecido de esclarecer um mal-entendido.
Ele não era um candidato a doutorado. Era apenas um calouro.
Embora… Em alguns meses, seria um aluno do segundo ano.
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
Se ele fosse atrás dela para corrigir especificamente essa questão, pareceria obsessivo e constrangedor. Melhor deixar para esclarecer da próxima vez, se tivesse oportunidade.
Balançou a cabeça, afastando o pensamento, e voltou sua atenção para a tela. Seus dedos começaram a tocar levemente o teclado enquanto ele se concentrava em escrever su artigo.
…
Embora o sistema tenha fornecido a solução com base no nível de matemática Lvl 0, Lu Zhou podia afirmar com certeza que os conceitos usados nessa solução não eram provenientes do seu próprio conhecimento acumulado, mas sim de informações extraídas diretamente do banco de dados do próprio sistema.
Enquanto escrevia seu artigo, Lu Zhou também fazia anotações no caderno. Ele listava as partes que não entendia e marcava com um ponto de interrogação os passos que ainda lhe causavam dúvidas.
Para outras pessoas, escrever um artigo era como espremer água de uma esponja. Para Lu Zhou, era como derramar água dentro de uma esponja. Não era produção, era absorção.
Lu Zhou ficou na biblioteca o dia inteiro. Até o almoço foi o baozi que havia sobrado do café da manhã.
Olhando para as milhares de palavras na tela e as duas páginas cheias de anotações em seu caderno, ele se recostou na cadeira e deu um bom espreguiço.
“Agora só preciso entender as partes anotadas no caderno. Vou tentar descobrir sozinho… O que eu não conseguir encontrar em livros, pergunto ao professor.”
Também tem partes da seção de argumentação do artigo que estão um pouco redundantes, essas podem ser simplificadas. Quando for fazer a busca no CNKI, o que já tiver sido comprovado por outros artigos, é só apagar o processo de comprovação e deixar a citação.”
Este conteúdo está disponível no Illusia. Se estiver lendo em outro lugar, acesse https://illusia.com.br/ para uma melhor qualidade e maior velocidade.
“O último passo é revisar tudo… Não deve ser um grande problema para mim. Afinal, escrevi cada palavra pessoalmente.”
Tecnicamente, foi o sistema quem escreveu. Mas dá na mesma.
Já estava tarde, e seu estômago começou a roncar. Lu Zhou levantou-se da cadeira e saiu da biblioteca.
Na janta como arroz com carne assada de novo? Ou arroz com curry?
Depois do jantar, ele iria ao escritório do Professor Tang. Se lembrava bem, ele deve estar na sala de consultas para o exame de pós-graduação do quarto ano.
“Ok, decidido então, vai ser isso!”
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.