Capítulo 653: Evento (2/5)
Finalmente chegou o tão aguardado quarto dia, quando nossos esforços seriam avaliados.
As arquibancadas estavam fervilhando, cheias de espectadores desde o momento em que a brisa da manhã começou a soprar. Os curiosos olhavam para o centro do palco e eram recebidos por enormes cortinas cobrindo os prédios que haviam sido construídos nos últimos três dias. As estruturas estavam escondidas para atrair a atenção e a curiosidade de todos.
— Hmm, parece que o edifício do Barão Yandel é bem grande.
Os representantes de cada casa que seriam avaliados hoje estavam sentados juntos. O homem à minha direita iniciou uma conversa comigo.
— Estou muito ansioso por isso. Vamos ver que tipo de prédio esses guerreiros veteranos construíram!
Não detectei hostilidade ou sarcasmo na sua voz. Pelo contrário, parecia que ele ainda me considerava um adversário, mas não se importava muito em ganhar a competição; ele só queria aproveitar a oportunidade para se aproximar de mim.
— É o destino nos encontrarmos assim, realmente. Venha visitar nossa casa um dia. Eu lhe darei as boas-vindas quando esse dia chegar.
— …Quando eu tiver tempo. A propósito, Visconde Kiembrota, acho que você não visitou os prédios aqui depois do primeiro dia.
— Haha, estou bastante ocupado com o trabalho, então é difícil encontrar tempo para lazer…
Boa mentira. Isso só significava que ele não estava muito empolgado com a competição.
Para ser justo, ele não era o único com esse sentimento. Mesmo entre os outros representantes, apenas um deles veio pessoalmente supervisionar o processo de construção. Não que eu não entendesse isso.
— Ainda assim, o gerente que escolhi em meu lugar me disse que o trabalho foi bem feito, então estou ansioso. Ah, claro, com o nível das outras casas presentes, não estou com grandes expectativas.
Todos ali estavam acostumados a jogar o trabalho nas mãos de seus subordinados. Dessa forma, se perdessem o concurso, a culpa seria dos outros, e não deles.
— Você é bem modesto, Visconde Kiembrota — comentou uma voz. Era o nobre à minha esquerda, que aparentemente estava irritado com a nossa conversa. — Pelo menos sabe que vai evitar o último lugar.
Surpreso, o visconde perguntou:
— Conde Ranglestern? O que você quer dizer com evitar o último lugar…?
Ah, certo. Ele.
Ele era o único, além de mim, que havia ficado no local para supervisionar o processo de construção. Naturalmente, isso significava que ele também tinha visto meu edifício.
— Você não ouviu as novidades, Lorde Visconde? A Casa Yandel construiu um prédio que está longe do tema do concurso.
Parece que o visconde já havia ouvido, pois apenas lançou um olhar irritado ao conde.
Suspirei. Por que havia tantas pessoas que faziam questão de me irritar quando eu não estava nem fazendo nada?
Quando o ignorei, o conde também perdeu o interesse e se afastou da conversa. O visconde à minha direita parecia igualmente aborrecido com a intromissão, focando sua atenção de volta no evento.
— Certo, então agora revelaremos o primeiro edifício!
Uma explicação sobre como os prédios seriam avaliados foi dada, e finalmente chegou a hora de começar a revelação dos edifícios.
— Waaaaah!
Os aplausos da multidão aumentaram quando o primeiro prédio foi revelado. O anfitrião entrou em uma conversa com o mestre de obras principal, que começou a apresentar o prédio, incluindo suas características, o porquê de ter sido construído daquela maneira e os detalhes minuciosos que haviam sido colocados nele. Eles também falaram sobre o custo real de viver naquele edifício e até se vangloriaram da estabilidade interna.
— Os juízes darão suas notas agora!
O processo de avaliação começou logo em seguida e foi dividido em três categorias principais: 25% dos especialistas em construção, 25% do comitê de juízes nobres e 50% de uma seleção aleatória de cem civis sentados na plateia. Cada categoria era avaliada de acordo com sua porcentagem designada, e uma pontuação máxima de cem pontos poderia ser alcançada se eles recebessem a nota máxima em todas as categorias.
Os pontos do primeiro prédio foram anunciados.
— Um total de 71 pontos!
A casa visualmente impressionante era aquela que eu via como minha maior competição, mas a pontuação que eles receberam foi menor do que eu esperava.
A razão para isso era muito simples. O prédio não teve uma boa pontuação entre os plebeus.
— Eu não entendo! Olhe para ele! — protestou o mestre de obras que havia criado a planta e supervisionado a construção do prédio. — Qual é o motivo de não gostarem tanto do prédio a ponto de darem uma pontuação baixa?
Um dos plebeus que havia votado respondeu, claramente surpreso com a raiva do artesão.
— Uh… O prédio é ótimo… Mas sinto que está muito longe do que eu preciso… E também é caro…
O mestre de obras estalou a língua em descrença. — Hah! Não me faça rir! — No entanto, ele não tentou discutir com os votos dos espectadores.
Ele sabia também. Se fizesse escândalo na frente de tantos olhares atentos, seria ele quem enfrentaria a ira de seus superiores. De qualquer forma, sua resposta fez com que ele parecesse péssimo.
— Tsc. Com o peso que o voto dos plebeus tem… será difícil obter uma pontuação justa.
De qualquer forma, a pontuação do primeiro prédio pareceu chocar os espectadores. O conde, cujo edifício seria o segundo, estalou a língua e murmurou:
— O que essas criaturas insignificantes sabem… Não sei o que o primeiro-ministro estava pensando quando propôs esse sistema de avaliação…
Bem, eu achei que era um sistema bem justo.
A razão pela qual o voto dos plebeus tinha tanto valor era para ‘gamificar’ o evento. Esse concurso era o primeiro grande evento realizado após todos aqueles incidentes. Do ponto de vista do palácio, em vez de realizar uma competição justa, era mais importante conquistar o coração dos cidadãos.
“Enfim, devo contar ao marquês quando o encontrar depois que esse cara falou mal dele.”
Sem prestar atenção às reclamações de cada casa, o evento continuou enquanto as pontuações eram declaradas uma a uma. O conde foi o segundo a apresentar sua bela, porém realista, mansão e recebeu 76 pontos. Uma casa baronesa veio depois e recebeu 71 pontos. E o quarto a apresentar seu prédio, o visconde…
— 69 pontos!
Recebeu a pior pontuação até agora e caiu para o último lugar. Quando isso aconteceu, o conde não perdeu a oportunidade de consolá-lo, ao mesmo tempo que me rebaixava.
— Não se preocupe tanto. Você vai recuperar sua honra quando o próximo prédio for revelado, não é?
Ele falava como se fosse um fato consumado que eu ficaria em último lugar. Mais uma vez, eu não respondi. Os resultados falariam por si.
— E agora, o último edifício! A pessoa que todos aqui estavam esperando! O Gigante! É o edifício do Barão Yandel!
— Woooo!
— E desta vez, o próprio barão vai falar sobre o edifício, em vez de deixar isso para um artesão… Por favor, deem uma salva de palmas para Sua Senhoria!
Quando anunciaram que eu subiria ao palco pessoalmente, a multidão aplaudiu e gritou mais alto. O conde me olhou com a testa franzida, como se eu fosse algum tipo de palhaço.
— Não sei como a nobreza chegou a esse ponto…
Ele me olhava como se eu estivesse me esforçando demais. Já vi aquele olhar antes enquanto seguia minha vida. Quem reagia assim era o tipo de pessoa que eu precisava manter bem longe de mim. Essas pessoas não traziam nada de bom.
— Seja bem-vindo, Lorde Barão! Pelo que ouvi, o senhor teve um papel importante no design deste prédio. Poderíamos ouvir uma breve declaração antes de começarmos a ver o edifício?
— Trabalhamos duro para construir algo que mais se aproxima da alegria.
— Oh! Entendo! Estou realmente ansioso por isso. Então, não vamos prolongar mais. Revelem o edifício!
Com o grito do anfitrião, os nós das cortinas foram desfeitos, e o prédio escondido foi revelado.
— Wahoooo… Ah?
Como esperado, os aplausos pararam assim que viram o edifício. Afinal, estava longe dos prédios extravagantes que vimos antes.
— Haha…! Por fora, parece bem simples e exala uma aura robusta! No entanto, surpreendentemente, há dois edifícios aqui! Vocês talvez tenham escolhido quantidade em vez de qualidade?
— Isso mesmo.
— Ah, entendo! Certamente! Como os resultados deste concurso determinarão quem assumirá a construção de um dos distritos de Ravigion, a velocidade de construção é um fator importante na avaliação…!
O que estava acontecendo com esse anfitrião? Por que ele estava puxando meu saco tão bem? Será que era um fã meu ou o marquês lhe deu ordens para me favorecer?
Ignorando minhas crescentes suspeitas, o anfitrião tentou levantar a energia no palco enquanto continuava:
— Estamos ansiosos para ver como é o interior! Vamos todos entrar no prédio juntos! Oh! Já vejo muitos quartos no primeiro andar! Parece que a sala de estar é um pouco menor que o habitual—
— Desculpe, mas isso é o corredor, não a sala de estar.
— …Perdão?
— Quero dizer, não seria ridículo chamar isso de sala de estar para começar?
— S-sim… Isso é verdade… Ah, então vamos ver o primeiro cômodo!
Enquanto o cristal mágico de gravação transmitia a visão do interior ao vivo para o público, os aplausos desapareceram por completo.
— Ha… Haha! É um cômodo bem aconchegante, não é? A estrutura também é bem interessante. Geralmente, a maioria dos pequenos cômodos como esse não tem banheiro… Podemos ouvir o motivo disso…
— Vou explicar tudo de uma vez no final.
Então o anfitrião tinha recebido instruções do marquês. Ele começou a suar ainda mais cada vez que eu recusava sua ajuda. Mesmo assim, ele parecia ter aceitado isso.
Primeiro andar, segundo andar, terceiro andar, quarto andar…
Enquanto passávamos por cada andar e seus quartos, o anfitrião já não tentava manter a empolgação. Ainda assim, eu tinha que elogiar o jeito como ele não desistia até o fim.
— E-então é hora de ver o segundo prédio! Estou ansioso para ver qual segredo este guarda…
— Ah, não tem segredo nenhum lá.
— Perdão…?
— É o mesmo prédio, então não precisam entrar nele.
— E-Eu entendo. — O anfitrião fechou os olhos com força quando sua última esperança foi esmagada sem piedade. No entanto, ele não esqueceu seu dever mesmo assim. — Então, poderíamos ouvir a apresentação que você disse que faria?
Olhei lentamente ao redor. As grandes expectativas dos espectadores haviam se transformado em um choque igualmente grande. Os nobres pareciam não esperar nada menos. E o anfitrião me olhava com olhos que imploravam para eu não piorar ainda mais a situação.
Tap, tap.
Era a oportunidade perfeita para uma reviravolta.
— Esta casa é pequena. Mesmo que você more sozinho, não pode guardar muitas coisas aqui. E esqueça uma criança, até morar com seu parceiro será difícil. Não há jardim ou sequer um terraço para aproveitar o ar, e a cozinha é tão apertada que você terá dificuldades para cozinhar.
Chamei a atenção deles declarando abertamente as fraquezas do prédio, como uma forma de aumentar a curiosidade. Afinal, quem sabia o que eu diria a seguir?
— No entanto! — Mesmo sem um dispositivo de amplificação de som, gritei alto o suficiente para que todos ouvissem. — Digo isso aqui e agora. Esta é a casa mais próxima da alegria!
— …Poderíamos ouvir o motivo pelo qual você acredita nisso? — perguntou o anfitrião.
— Um mundo onde todos possam ser felizes não existe.
Na verdade, mesmo com as tecnologias e avanços modernos, ainda era impossível criar um sistema onde todos fossem felizes.
— Esta casa foi feita para um futuro de felicidade!
Apresentei meu prédio com mais paixão do que nunca.
— Uma casa onde você pode sonhar com a felicidade que talvez não tenha neste exato momento! Mesmo que nem todos possam ser felizes, esta é uma casa onde você pode esperar por uma ‘chance’ de ser feliz no futuro.
Vinte e quatro lares em um único edifício de quatro andares.
— Seu nome: Mansão da Felicidade!
Simplificando, era um complexo de quitinetes.
Após dar uma descrição básica da Mansão da Felicidade, comecei a vender seus atrativos: um preço de construção realista e o aluguel mensal estimado.
Isso, e sobre como os pequenos apartamentos de um cômodo tinham layouts eficientes para todo o mobiliário necessário.
— Com esse preço, é mais barato que ficar por longos períodos na estalagem…
— Mais importante, aquilo não era uma parede… mas um armário…?
— Meu Deus! O armário tem uma mesa dentro!
Talvez porque a primeira impressão tenha sido terrível, as pessoas mudaram de ideia rapidamente assim que os pontos fortes do prédio foram revelados.
“Ainda assim, isso é um pouco fraco sozinho.”
Por isso, utilizei até mesmo a estratégia negativa que havia preparado de antemão.
Quero dizer, isso era uma competição, certo? Como eu era o último, não podia diminuir diretamente as pontuações dos outros, mas podia mudar a percepção deles o suficiente para aumentar minha pontuação em relação às outras, ainda que levemente.
— Quantas pessoas vocês acham que ficariam felizes morando nas casas mostradas antes desta?
— …Não seria a maioria? Honestamente, se eu pudesse, gostaria de morar nessas casas.
— Bem, não sei o número exato, mas mais de 90% das pessoas nesta cidade não poderiam. Elas seriam esmagadas pelo aluguel mensal, e teriam que ganhar dinheiro mesmo que se machucassem. Porque precisariam pagar seus impostos.
— Ah…!
— E também olhem para a estrutura. Eles estão desperdiçando tanto espaço. Mesmo que sejam bonitos, são lares desconfortáveis para viver, e não há espaço de armazenamento neles. Ficarão bagunçados assim que você começar a acumular algumas posses.
— Hmm…
— E o que dizer do custo de manutenção? Se você quiser manter a fachada limpa e as luzes em ordem, precisará gastar ainda mais. Você quer morar nessas casas e pagar tudo isso? Mesmo que pareçam que vão desmoronar se você bater em uma ou duas colunas?
Quanto mais eu fazia ataques lógicos contra os edifícios apresentados antes do meu, mais rápido as opiniões do público começavam a mudar.
— É verdade… Um prédio como esse reduziria os custos de manutenção.
— Não é uma casa em que viveríamos, de qualquer maneira.
— Talvez essas pessoas simples encontrem felicidade em um prédio assim.
Até os juízes nobres pareciam mudar suas opiniões.
— Fizemos um teste de durabilidade interna, e é uma casa bastante resistente.
— Eu vi o plano de construção, e ele foi feito sobre uma base muito forte.
— Não precisa se preocupar com desmoronamentos, nem mesmo em um terremoto.
— Uma fachada extravagante só convida a mais fraquezas na estrutura. Este prédio não terá que se preocupar com nada disso.
— Se você fizer a manutenção adequada, ele vai durar facilmente cem anos.
À medida que a opinião pública mudava, até os construtores especialistas começaram a acenar com a cabeça e concordar com meus pontos. No entanto, parecia que alguém não podia mais ficar parado.
— Quanto tempo mais vocês vão dar para ele? — exigiu o conde. — Prossigam com a avaliação!
O anfitrião recuperou a compostura e começou a pedir a pontuação final.
— Os-resultados-estão-prontos!
Conforme os pontos eram somados, a pontuação final do Baronato Yandel foi decidida. Embora ainda não tivesse sido declarada…
Ba-dum!
Meu coração batia de alegria.
O ar parecia fresco e meu coração estava calmo.
Eu não sentia nenhuma ansiedade. Realmente o perfeito…
— Um total de 72 pontos! Segundo lugar!
— …Hã?
— O vencedor deste concurso, ficando em primeiro lugar com 76 pontos, é o Conde Ranglestern! Parabéns…!
Droga.
Eu realmente acreditava que, às vezes, ser segundo lugar era mais valioso do que ser o primeiro. O segundo lugar permitia à pessoa refletir e entender internamente por que perdeu.
“Acho que fui avassalador na votação dos plebeus, mas parece que o problema foi o resto.”
Os juízes nobres e os artesãos. Aposto que eles não reagiram emocionalmente ao meu raciocínio filosófico. Eram o tipo de pessoas que, em geral, eram bem teimosas, para começar.
— Segundo lugar… devo dizer que você parece ter se esforçado bastante para isso. É apenas uma diferença de um ponto com o terceiro lugar empatado, no entanto. Em todo caso, seu discurso foi realmente surpreendente, Lorde Barão. Claro, nem tudo vai sair como você gostaria.
Com isso, o Conde Ranglestern me esnobou antes de subir ao pódio para receber o prêmio por ter ficado em primeiro lugar no concurso.
Senti como se um fogo estivesse queimando em meu peito, mas eu não estava fervendo de raiva. Quero dizer, de certa forma, eu tinha conseguido meu objetivo original?
“Já que fiquei em segundo lugar… Não vou precisar me preocupar com isso.”
Senti um pouco de pena daquele conde que sorria como o vitorioso, mas o contrato do Distrito Sete viria para mim no final. Afinal, o primeiro-ministro havia me prometido que, se a Casa do Barão Yandel apresentasse um resultado bom o suficiente que não chamasse atenção negativa, eu receberia o contrato.
Então, o verdadeiro vencedor era eu no final.
Suspirei.
Mas por que eu ainda estava tão irritado com aquele cara? E eles poderiam simplesmente ter chamado a casa que ficou em primeiro lugar. Por que tínhamos que subir juntos?
Resmunguei em silêncio e fitei o Conde Ranglestern em frente ao marquês.
“Uma luz…?”
De repente, uma luz brilhante surgiu da arquibancada.
Não houve tempo para perceber que algo estava errado. Meu corpo reagiu instintivamente antes mesmo que eu pudesse pensar.
Ba-dum!
Meu coração começou a acelerar, sentindo o perigo.
“…Magia.”
Só então minha mente reconheceu a situação pelo que era.
“Perigo.”
Não para mim, mas para eles.
Eu não sabia o que estava acontecendo.
“Mas eu preciso impedir.”
Não demorei muito para tomar a decisão. Os instintos do bárbaro protetor tomaram conta do meu corpo.
【Você lançou Escamas da Ganância.】
【Sua Resistência à Mana está acima de 500】
【Todo dano mágico recebido será reduzido em 50%】
Lancei todas as minhas habilidades e saltei na frente deles.
Boom!
Uma explosão ressoou enquanto eu envolvia a pessoa-alvo com meu corpo.
Pshhh!
O calor queimou minhas costas.
— …Um ataque!
O grito trouxe minha percepção do tempo de volta ao normal.
Os cavaleiros próximos correram atrasados e montaram um bloqueio, e eu soltei um gemido que estava segurando.
— Arg…
Doeu mais do que eu esperava. Quando relaxei meus braços tensos, o marquês pareceu só então recobrar os sentidos.
— Você… — Ele me olhou atordoado. — Por que me salvou?
Não era algo que alguém que acabou de ser salvo deveria dizer. Mas eu também não tinha muito o que responder.
— Uh…
Por que bloqueei isso?