Capítulo 55: Provando o próprio valor
06 de janeiro de 2024, sexta-feira.
Victor e Aki estavam numa sala ampla, com as paredes do fundo sendo grandes janelas escurecidas, com armação em tom grafite.
Uma grande mesa de armação cromada e tampo de vidro ocupava uma parte da sala, enquanto havia um pequeno “palco” num dos cantos, com um projetor mirando na parede, além de algumas telas auxiliares.
A sala estava com quatorze pessoas além dos membros da Elegante Affairs e de Matheus e Carla. Todos eram representantes de empresas com interesse em participar do projeto Event Link.
Com o projeto quase consolidado, faltando pouco tempo para iniciar a fase beta, alguns investidores viram uma boa oportunidade, bem como seria de igual valor para a Pacca Consortium.
Logo, a reunião se iniciou. Victor e Aki estavam sentados em suas respectivas cadeiras, lado a lado, mais ao meio.
Matheus inicia a reunião, em pé, na área elevada. Ele apresenta o projeto desde o seu início, quando ainda era só uma ideia distante, o que pensava sobre isso e como foi se consolidando.
Também aborda seus objetivos em trabalhar nisso, como beneficiaria os clientes e também os fornecedores. Cada um dos representantes ali teriam suas oportunidades.
Victor, embora não demonstrasse, estava nervoso. Sentia suor se acumulando em suas costas. “Essa sensação… Chega a ser nostálgico…” Pensou, lembrando-se de quando era mais novo e participava de importantes eventos.
Ele lembra de um dia em específico, onde ele falava de onde Matheus estava agora, apresentando uma inovação da Pacca Consortium para os acionistas. A tensão era vívida somente de lembrar.
A tensão em cada músculo, a hesitação antes de falar cada palavra, o suor que aparecia excessivamente… “O Matheus sempre teve mais jeito para isso, de qualquer forma”. Pensou, lembrando-se da facilidade com que ele conduzia suas reuniões.
“Enfim, é uma qualidade dele que eu respeito, essa liderança…” Seus pensamentos quase o tiraram do foco da reunião. “Ele sentiu muito menos o impacto quando nossos pais morreram… Parece que nunca perdeu o foco”
Um sentimento de respeito e admiração por Matheus foi relembrado. Mesmo que Victor visse seu irmão dessa forma, não era comum refletir sobre.
“Será que eu consigo restabelecer minha confiança como antes?” Victor se questionava. Por mais que olhasse para Matheus com todas essas qualidades, se considerava alguém que conseguia fazer o seu melhor, mesmo que não fosse da mesma intensidade do irmão.
Mas, agora, se via em patamares muito mais baixos que Matheus, sentindo-se inferior, como se o irmão estivesse inalcançável.
“Não posso ficar me sentindo assim para sempre, eu sei… Mas será que sou capaz de alcançá-lo?” Victor divagou por alguns instantes, perdendo a noção do que acontecia ao seu redor.
Foi quando sentiu o toque de Aki, um leve cutucão disfarçado: — Você está bem?
As palavras dela soaram preocupadas e Victor rapidamente se recupera, afastando seus pensamentos.
— Estou bem. — Victor respondeu, sorrindo. — Só viajei um pouco.
Aki esboça um sorriso e eles se concentraram novamente na reunião.
O diálogo se estendeu, com alguns investidores fazendo suas respectivas perguntas. Após um tempo, Matheus surpreende a todos, quando chama Victor e Aki para subirem ao palco.
Os olhares de todos recaem sobre os dois. Aki sentiu uma ansiedade explosiva, fazendo suas pernas vacilarem. Não sabia que seria chamada à frente daquela reunião. Ela tinha conhecimento de que todos ali eram pessoas importantes.
Victor sentiu toda a inquietação do início da reunião voltando como um turbilhão, misturando suas emoções.
“O que ele está planejando?” Pensou Victor, levantando-se da cadeira, com Aki seguindo seus passos. Eles caminham até lá.
O que surpreendeu alguns, que somente agora perceberam que os dois eram idênticos fisicamente.
— Esse é Victor Pacca, meu irmão. Mas ele não está aqui como sócio, e sim, como representante da Elegance Affairs, uma das nossas grandes parceiras.
Um burburinho se iniciou, com Victor olhando para seu irmão, surpreso.
— O que é isso? — Cochichou com Matheus.
— Relaxa. Você vai entender. — Matheus respondeu, com um tom firme.
— Como eu ia dizendo… — Após uma falsa tosse para chamar a atenção para si, Matheus continuou: — Ele está trabalhando no Japão atualmente.
Aki estava surpresa. Victor havia pedido segredo, mas eles haviam esquecido de um detalhe: Os dois eram irmãos gêmeos. Numa conferência dessas, claro que iriam perceber.
Aki imaginou que Matheus estivesse tentando salvar Victor de uma fofoca, ou melhorar a reputação de suas palavras, esclarecendo as coisas. Ela também estava confusa, então não chegou a uma conclusão.
— E essa é outra representante da Elegance Affairs, seu nome é Aki Yamada. Eles terão um momento de palavra.
“O quê?!” Tanto Victor quanto Aki pensaram, surpresos.
Victor, sentindo toda a tensão no ar, iniciou a conversa. Ele sabia que a aparência era importante nesses casos.
Após se apresentar formalmente, dá espaço para Aki também poder se identificar. Depois volta a atenção em si.
Victor explica, brevemente, que teve uma oportunidade no Japão e decidiu investir lá, se mudando, mas que não tinha nenhuma relação direta com a Pacca Consortium.
Ele precisava deixar claro sobre isso, caso a informação chegasse aos ouvidos dos colegas, para não criar mal entendidos.
— Trabalhamos como “Supervisores de Eventos e de Parcerias” na Elegance Affairs. — Victor gesticula enquanto fala. Sentiu suor se acumulando em suas costas.
Uma sensação familiar e nostálgica. Era sempre difícil coordenar reuniões importantes. Estava tentando aliviar a carga de Aki, concentrando a atenção em suas palavras, mas não podia esconder alguns fatos.
— A Aki é a líder do nosso departamento e temos informações relevantes. — Victor pega o seu celular e entrega-o para Matheus.
Em instantes, se inicia uma apresentação de slides, com gráficos e números.
“Ele já sabia disso?” Aki se perguntou, sentindo suas pernas quase vacilando.
— Como podemos ver, com o devido planejamento e redirecionamento, tanto o lucro quanto a satisfação têm uma margem percentual maior. — Victor continua explicando, assim como fizeram no evento da “Prestige Eventos”.
Victor comenta da importância do planejamento direcionado, mostrando o recente crescimento da empresa e da qualidade dos eventos.
Alguns investidores presentes cochichavam entre si. Se os gráficos fossem reais, aquela empresa japonesa havia adotado um sistema concreto.
— E o que isso tem a ver com a Event Link? Todas essas informações, após vários estudos e pesquisas, foram levados em consideração na construção do algoritmo e do planejamento do aplicativo. — Victor explicava, com novas imagens surgindo nas telas.
— Por exemplo, graças ao uso de Inteligência Artificial e de Realidade Aumentada, conseguimos criar um ambiente virtual que mescla a decoração desejada com o “mundo real” de onde o cliente está usando de referência.
— Como garantir que os clientes conseguirão ter suas necessidades atendidas com o aplicativo? — Um investidor perguntou, esse, um homem magro e ruivo.
— Usamos um extenso banco de dados, com uma grande variedade de fornecedores. — Victor explicou.
— Mas e a acessibilidade ao público? Como funcionará? — Um investidor de meia-idade, óculos redondo, perguntou. — Qual será o público-alvo? Somente a elite poderá usufruir dos benefícios? É um aplicativo caro… Como ele se manterá?
— O Matheus saberá informar melhor essa parte, mas posso adiantar que será um aplicativo para todas as demandas. Desde pequenos até grandes eventos. Independente do tamanho, teria a disponibilidade de um pacote Premium, com funcionalidades extras. Mas os recursos grátis serão suficientes para eventos pequenos.
O senhor analisa a resposta, enquanto cochichava com seu auxiliar, que fazia anotações em um tablet.
Victor finaliza a apresentação, não antes de passar a palavra para Aki. Ela sente seu corpo tremer ao ouvir seu nome.
“Não posso decepcionar! O chefe Akashi confiou em mim para supervisionar eventos… E o Victor também está confiando… Preciso agir como uma verdadeira supervisora! Prove o seu valor, Aki!” Aki pensou rapidamente.
Desde que o chefe Akashi lhe deu a oportunidade de trabalhar nos eventos, um sentimento de gratidão para com ele era evidente para ela. E agora, Victor, também lhe deu uma oportunidade, lhe confiou para isso.
Ela sentia que precisava corresponder às expectativas, mostrar seu valor, por mais que reprimisse esses sentimentos. Ela sempre focava em fazer seu melhor.
Entretanto, recentemente, ela passou a pensar mais nisso, em como retribuir tudo que lhe fora ofertado. Ela se sentia verdadeiramente agradecida por essas oportunidades.
E Victor sabia que Aki não tinha experiência com esse tipo de reunião, por isso assumiu a maior parte. Mas, queria que Aki experimentasse dessa sensação de “dever cumprido”. Sabendo o quão importante era esse sentimento após todos os olhares presentes estarem em você.
“Se ela não falar nada, eles podem até pensar em algo estranho…” Victor ponderou, antes de lhe dar aquela chance.
— A Elegance Affairs tem um compromisso inabalável com os clientes. Como Victor já disse, temos um grande acréscimo, tanto de lucro quanto de satisfação dos clientes, quando analisamos os dados corretamente. Com o Event Link, tudo isso será feito de forma automatizada. — Aki olha para Victor de soslaio, que a observava e confirma.
“Ela até falou sobre o Event Link. Parabéns, Aki!” Victor pensou, surpreso com ela ter mencionado um dos pontos positivos do aplicativo, sem ter sido conversado anteriormente.
Aki finaliza, agradecendo a oportunidade da Elegance Affairs em se pronunciar, com Matheus retomando a direção.
“Que calafrio! Então é assim que as pessoas se sentem nessas reuniões?” Aki imaginava.
Eles voltam aos seus lugares, e Victor digita uma mensagem para ela, para evitar de conversarem.
“Mandou muito bem, Aki! O que achou?”
Aki respondeu: “Obrigada. Acho que nunca fiquei mais tensa.”
Victor guarda o seu celular e deixa os pensamentos para depois que acabasse ali.
“Até eu gelei nessa. O Matheus nunca muda… Continua me colocando nessas situações para me testar.” Victor relembra algumas cenas, onde algo semelhante aconteceu, com um sorriso discreto no rosto.
Aki agora estava focada nas palavras de Matheus, enquanto pensava se o que tinha falado estava realmente certo.
…
Com o fim da reunião, todos investidores já tinham se retirado, ficando na sala somente Victor, Aki, Matheus e Carla.
— A reunião demorou mais do que planejamos. — Comentou Matheus. — Que tal irmos naquele bar mais tarde? — Ele encara Victor, enquanto se aproxima de Carla, passando o braço por cima de seu ombro.
— O que você acha? — Victor perguntou para Aki, que concorda.
— Certo. Nos encontramos lá, maninho. Agora preciso sair para um compromisso. Eu queria poder ficar mais tempo com você aqui… — Matheus se lamenta. — Mas a gente recupera esse tempo. — Ele sorri, enquanto caminha para fora da sala.
— Vamos indo também?
Victor e Aki seguem logo atrás, se dirigindo para fora da sala de reuniões.
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.