“Faça um exercício mental, e talvez perceberá uma coisa curiosa: já se perguntou sobre como podemos comprovar a existência de algo abstrato como sabedoria?

    “Somente a suma ignorância encarnada, horrorosa e assustadora de olhar, possessa de teimosia e bravura — é capaz de se armar e de repente defender a suma compreensão. Portanto, tudo o que carrego comigo não são instrumentos de justiça, mas sementes sutis de bondade e grandeza, símbolos do desconforto, logo o pensamento. 

    “É minha vez, agora, de remendar sem medicina. Pois, para realizar essa jornada por seu caminho, me afundarei ao inferno.”

    1. O ser é aquilo que permanece pela força de um fluxo movido pela consciência, como se fosse um rio, que somente porque ele se move em relação a quem o percebe. Então, não-ser é tudo aquilo que se opõe ao ser, e o liberta, quando finalmente se adentra para nadar na correnteza e ver o restante do mundo se mover em relação a ele. São respectivamente chamados de आत्मन् e अनात्मन् (Ātman e Anātman, alma e inalma).[]
    2. Princípio e retorno, movimento e consequência.[]
    3. Do Sânscrito बोधिसत्त्व, significa alguém que é destinado à budidade, um estado de libertação espiritual. Bodhisattvas fazem votos em prol de sua missão de ensinar aos leigos a alcançar a plenitude de uma bodhicitta (mente iluminada), disposta a desprender-se de dogmas básicos, como as paixões e vícios em geral.[]
    4. lit. Discursos Agrupados, reunidos. É uma coleção de saberes que faz parte do cânone de escrituras sagradas em Pali (uma língua franca bem antiga do nordeste da Índia). São datadas do século 1 e 2 D.C, nascendo junto do Budismo primitivo, sendo traduzido em inúmeras línguas orientais posteriormente.[]
    5. Compare com a ideia de não-ser.[]

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